Melhores Destinos em Cada Mês do Ano – Turismo de Agosto a Dezembro

1

Conhecer a melhor época para viajar para cada destino é muito importante para aproveitar melhor a sua viagem. Quais os melhores destinos turísticos para viajar em cada mês do ano?

Baseado nisso, já divulgamos a primeira parte desse artigo, com os melhores lugares para onde viajar mês a mês, de Janeiro até o mês de Julho.

Agora chegamos no segundo semestre. Esses meses são ideais para conhecer alguns destinos brasileiros, mas também podem ser uma grande furada para viajar para alguns lugares do Caribe.

Confira os melhores destinos turísticos e para onde viajar, mês a mês.

Melhores Destinos para Viajar em Cada Mês do Ano – Turismo de Agosto a Dezembro

Melhor época de cada destino, baseado no clima, preços e calendário de eventos

Salve no Pinterest para consultar depois

Melhores Destinos para Viajar em Cada Mês do Ano – Turismo de Agosto a Dezembro

1 – Agosto (Rota das Emoções e Festival de Cinema)

Melhores Destinos para Viajar em Cada Mês do Ano – Turismo de Agosto a Dezembro
Cenário paradisíaco nos Lençóis Maranhenses: agosto é um dos melhores meses para encontrar as lagoas cheias
  • No Brasil, ainda estamos no inverno, e destinos do Nordeste ainda devem ser evitados por causa das chuvas.

A exceção é para os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Essa é a melhor época para visitar destinos como os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e a famosa Jericoacoara. Todos fazem parte de um roteiro chamado Rota das Emoções.

  • Fique ligado que agosto e setembro são alguns dos melhores meses para viajar para Fernando de Noronha. No primeiro semestre chove e a partir de outubro, começa o swell. O mar fica muito mexido e atrapalha a visibilidade dos mergulhos.
  • Se você estiver procurando um destino de inverno, lugares como Campos do Jordão, Monte Verde, Socorro e Santo Antônio do Pinhal são boas opções. Você ainda curte o clima de inverno mas sem preços caros do mês de Julho.
  • Outra ótima opção também nessa mesma linha é Gramado. A cidade recebe o Festival Internacional de Cinema. É uma boa forma de conciliar uma viagem charmosa com o glamour de um festival de cinema.
  • Em Paraty, acontece o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Como a cidade é famosa pela produção artesanal de cachaça, é um evento já tradicional na cidade, que acontece desde 1983.
  • O inverno também é a boa pedida no Chile. Especialmente para quem quer realizar o sonho de curtir a neve. O roteiro pode incluir a capital Santiago e as estações de esqui do Valle Nevado, Farellones e Portillo.

Tudo o que você precisa saber
O que fazer no Chile: Roteiro de Viagem e Principais Pontos Turísticos

  • Para quem viaja para o exterior, os destinos do Caribe devem ser evitados, por causa da época de furacões e da grande possibilidade de chuvas.
  • A boa exceção são as ilhas ABC. Aruba, Bonaire e Curaçao estão fora da rota das furacões.

Leia mais:
Aruba: O que Fazer, Dicas e Roteiro de Viagem

  • Finalmente, agosto é o auge do verão na Europa e na América do Norte. Você pode imaginar que é uma boa época para ir para lá, mas não é.
  • Agosto equivale ao mês de janeiro dos norte-americanos e europeus. Mês de férias com preços altíssimos e lugares mega lotados. Melhor evitar.

2 – Setembro (Verão na Europa)

Melhores Destinos para Viajar em Cada Mês do Ano – Turismo de Agosto a Dezembro
Setembro é final do verão na Europa e dá para curtir as praias do Algarve, no sul do Portugal
  • Setembro é um ótimo mês para viajar pelo Brasil e pelo exterior. Meu aniversário é também nesse mês e sempre procuro marcar férias nesse período.
  • Para quem viaja pelo Brasil, os destinos do Nordeste já estão começando a sair da época de chuvas. Já viajamos para Alagoas nesse mês e pegamos alguns (poucos) dias de chuva.
  • A temporada das Baleias Jubarte acontece nos meses de julho a outubro, no sul da Bahia. De Prado/BA, é possível fazer um passeio até o Arquipélago de Abrolhos e ainda encontrar com esses animais encantadores no caminho. Confira a experiência nesse vídeo do casal do Num Pulo

Leia mais:
Alagoas: Roteiro de Viagem de Norte a Sul do Estado

  • Há muitos festivais culturais e gastronômicos acontecendo pelo país. Uma boa dica é o Festival da Moqueca Capixaba, que acontece em Anchieta, no Espírito Santo ou o Festival de Cultura e Gastronomia em Tiradentes.
  • Em setembro é comemorada a Semana Farroupilha, com vários eventos na região sul do país. É uma boa época, por exemplo, para incluir a Serra Gaúcha no seu roteiro.
  • Setembro é o mês da Exploflora, um festival de flores que acontece na cidade de Holambra, interior de São Paulo. É um evento lindo, embora seja bastante lotado nos fins de semana.

O mês também é ideal para fazer um roteiro de viagem na Califórnia. O roteiro pode incluir lugares como São Francisco, Los Angeles e o Napa Valley, famosa região das vinícolas na Califórnia.

Confira
O que fazer no Algarve: Dicas e Roteiro Completo


3 – Outubro (Caribe Brasileiro)

Melhores Destinos para Viajar em Cada Mês do Ano – Turismo de Agosto a Dezembro
Já que chove muito no Caribe, aposte no Caribe Brasileiro
  • Já que o Caribe enfrenta um dos seus piores meses (além do risco de furacões, é um dos meses mais chuvosos), o negócio é apostar no Caribe Brasileiro.
  • Destinos como Arraial do Cabo e Ilha Grande possuem praias paradisíacas, dignas de Caribe. Ou até melhores.

Esse é um dos melhores meses para ir para Búzios e Maresias, por exemplo. Esse e outros destinos da Região Sudeste estão em seu último período antes da temporada de chuvas, que coincide com o verão.

  • Se você gosta de cachoeiras, pode apostar também em alguns destinos de ecoturismo.
  • No mês de outubro, chove menos do que no verão, e o clima está começando a esquentar. Ótimo para um banho de cachoeira, em Brotas, Socorro, Bonito ou na Chapada dos Veadeiros.

Leia mais:
Chapada dos Veadeiros: Dicas de Viagem, Melhor Época e Roteiro de Viagem

  • Para quem quer economizar, vale programar suas férias nesse mês. Chove muito pouco nas praias no Nordeste, então o clima é de verão, mas sem os preços exorbitantes da alta temporada.
  • Aqui no blog, nós já indicamos alguns lugares para viajar barato no Brasil.
  • Como no mês de outubro também costuma acontecer a Semana do Saco Cheio, é provável que destinos como Porto Seguro estejam muito cheios.
  • Entre os eventos de turismo, a Oktoberfest em Blumenau/SC e o Círio de Nazaré em Belém/PA são os mais famosos.
  • Se você quer viajar para o exterior, Aruba e Curaçao são boas opções no Caribe. Como já mencionamos, esses são alguns dos poucos destinos caribenhos que estão livres de furacões.
  • O Deserto do Atacama também vive um dos melhores meses. No outono, dá para fugir das temperaturas rigorosas do inverno e também do calor extremo do verão.

Saiba mais:
Deserto do Atacama: Dicas, Melhor Época e Roteiro de Viagem


4 – Novembro (Nordeste na Baixa Temporada)

Melhores Destinos para Viajar em Cada Mês do Ano – Turismo de Agosto a Dezembro
As praias e piscinas naturais do Nordeste são uma ótima opção em novembro
  • Tá chegando em verão e você já tá pensando em praia? Ótimo, porque novembro é aquele mês ideal para curtir o calor, sem os preços da alta temporada.
  • Já não é mais o caso das praias de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses meses, as chuvas aumentam na região, com a proximidade da época mais chuvosa, que é o verão. São Sebastião e Paraty, que normalmente já são meses bem chuvosos, nesse mês tem um dos períodos mais críticos.
  • Melhor apostar em praias de Santa Catarina, por exemplo, como Florianópolis, Bombinhas ou a Praia do Rosa.

No Nordeste, as melhores opções são Porto de Galinhas, Natal, Fortaleza e Maceió. Chove pouco nessa região e você aproveita para conhecer esses destinos super procurados, mas fora da alta temporada.

  • Se você quer fugir da muvuca das capitais, aposte em lugares mais paradisíacos, como a Praia da Pipa ou São Miguel dos Milagres, que já entraram na nossa lista de alguns dos melhores destinos do Brasil.
  • Um roteiro incrível que nós sempre recomendamos é a Costa dos Corais, um trecho de litoral entre Recife e Maceió cheio de piscinas naturais.

Saiba mais:
Costa dos Corais: Roteiro em Alagoas e Pernambuco

  • Aproveite também para ir ao Ceará, antes de começar a temporada de chuvas por lá. Canoa Quebrada e Jericoacoara são lugares incríveis.
  • O Natal Luz de Gramado começa em novembro. Já é um bom mês para entrar no clima de fim de ano e economizar. Os preços ficam bem caros em dezembro.
  • Finalmente, novembro é um dos melhores meses para viajar para Cancun. A temporada de furacões oficialmente ainda não terminou por lá, mas nós já fomos para lá nesse mês e adoramos.
  • Também no Caribe, a Ilha de Saint Barth pode ser uma ótima pedida. Um dos eventos mais aguardados da ilha de Saint-Barthelémy é o Saint Barth Gourmet Festival, que irá acontecer de 11 a 15 de novembro de 2020, com grandes chefs premiados. Os chefs preparam menus de quatro tempos (preço fixo de € 95,00) e de oito tempos (€ 130,00 por pessoa).

Saiba mais:
Cancun e Riviera Maia: Tudo o que você precisa saber


5 – Dezembro (Natal e Reveillon)

Melhores Destinos para Viajar em Cada Mês do Ano – Turismo de Agosto a Dezembro
O Palácio dos Festivais de é um dos lugares mais bonitos da decoração do Natal Luz de Gramado
  • Se você quiser economizar e fugir das multidões, é melhor viajar na contramão de todo mundo. Escolha lugares mais alternativos e menos procurados.
  • Que tal viajar para Curitiba, por exemplo? A cidade tem vários parques incríveis e em Dezembro também acontece o belíssimo espetáculo do Coral de Natal.

Belo Horizonte também é um destino alternativo com ótimas opções de passeios. A própria cidade tem museus incríveis, mas você também pode conhecer Inhotim ou fazer a Rota das Grutas de Minas Gerais.

  • Todo fala de passar o Natal em Gramado, mas a vizinha Canela também possui eventos nesse período. Tem até Papai Noel escalando a Catedral de Pedra da cidade. As festividades atraem mais de 2 milhões de visitantes no período.

Saiba tudo sobre o
Natal Luz de Gramado

  • Ainda na proposta de viajar na contramão, que tal trocar a Riveira Maia, no México, pela Riviera Nayarit. Também com muitas praias incríveis, o destino é uma possibilidade de encontrar um México mais autêntico do que na região de Cancun.
  • Já fora da época das monções, o Sudeste Asiático é uma opção para quem quer conhecer destinos paradisíacos como as Maldivas, a Tailândia ou as Filipinas.
  • Se você quer curtir o Reveillon, a mais famosa queima de fogos acontece em Copacabana. Mas Fortaleza e Salvador também possuem festas incríveis e mais econômicas. A queima de fogos em Santos, minha cidade natal, também é incrível.

Confira também:
Para Onde Viajar: Mês a Mês – De Janeiro a Julho

Leia mais:

 

Share.

About Author

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

1 comentário

  1. Pingback: Para Onde Viajar em Cada Mês do Ano - Janeiro a Julho

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.