Cancun: 10 Perguntas mais Frequentes – Melhor Época e Dicas de Viagem

Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem

Antes de decidir viajar para Cancun, no México, todo viajante precisa saber algumas dicas de viagem práticas. As dúvidas mais importantes e frequentes são quando ir para Cancun (melhor época), como ir e quanto custa essa viagem.

Enfim, aqui você vai conferir quais as principais dicas na hora de planejar uma viagem para o México. 

Nossa primeira viagem foi em 2012, quando publicamos alguns artigos no blog e desde então estamos respondendo as dúvidas de nossos leitores.

Em 2019 retornamos a Cancun, Playa del Carmen e Riviera Maia, atualizamos nosso conteúdo aqui no site e resolvemos reunir as dúvidas mais frequentes nesse artigo.

Vale a pena ficar num resort all inclusive? Quantos dias ficar? Onde é melhor ficar hospedado? O que fazer em Cancun e Riviera Maya, quais são os lugares imperdíveis? Melhor comprar um pacote de viagem ou dá para viajar por conta própria?

Aproveite essas dicas de Cancun e Riviera Maia e qualquer dúvida, é só deixar um comentário no final de cada post que iremos responder. 

Cancun – Top 10 Perguntas Mais Frequentes: Melhor Época e Dicas de Viagem

Dicas de Viagem para Cancun: Quando Ir, Como Chegar, Quantos Dias, Aluguel de Carro e Preços

Salve no Pinterest para consultar depois

Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem

1 – Vale a Pena Conhecer?

Quando alguém fala em Cancun, logo você tem na imagem uma praia paradisíaca, um hotel delicioso e as férias perfeitas. Para nós, Cancun foi tudo isso é muito mais. Lugares incríveis, em que a natureza está em harmonia com a ótima infraestrutura para quem viaja. Transporte, alimentação, hotelaria, passeios, descobertas, tudo funciona. O México realmente me surpreendeu.

Além disso, é uma viagem que funciona para todo tipo de viajante.

Se você gosta de ficar curtindo um hotel all inclusive, é o lugar. Para quem gosta de parques temáticos, também encontra aqui. Agora se o seu negócio são praias desertas e paradisíacas, é o lugar. Buscando aventuras? Explore os cenotes da Península de Yucután ou pode até escalar uma pirâmide.

Mas antes de tudo é bom se informar, para planejar a viagem de acordo com o gosto de cada turista. Para quem quer um destino exclusivo, não dá para parar em um hotel super povoado da Zona Hoteleira. Ou para quem quer só quer relaxar, e acaba viajando no Spring Break. Pesquise, conheça e planeje bem sua viagem.

Pacote ou Viajar por Conta Própria

Durante muito tempo prorroguei uma viagem para Cancun, porque não sou muito adepto de pacotes de viagem. Mas Cancun e região são perfeitas seja para quem gosta de pacotes, seja para quem viaja independente.

Uma dica importante para quem viaja sem pacotes de excursão é dividir sua hospedagem e não ficar somente em Cancun. Em Playa del Carmen, cidade vizinha, você fica mais próximo da maior parte das atrações da Riviera Maya e também consegue se locomover com facilidade.

Há também opções de passeios em agências de turismo, ou você também pode conhecer a maior parte dos lugares sem precisar de guias. Você decide como será a sua viagem.

Praia, Cenote ou Ruínas Maias?

Já imaginou conhecer (e até mesmo escalar) uma pirâmide? Nadar num cenote para dentro de uma caverna cheia de morcegos? Visitar as ruínas de um templo maia de frente para o mar? Ou mergulhar com tartarugas ou ainda pilotar uma lancha? Essas são experiências que vivemos nessa viagem.

Mas se você gosta de praia e de mergulhar, esse é o lugar certo. A água do mar em Cancun é impressionante e a vida marinha também. Alguns parques como o Xcaret e o Xel-Há propõe atividades com snorkeling em que é possível ver muitos peixes.

Mas também é importante ficar atento, pois em algumas época a incidência de sargaço (uma éspecie de alga marinha) pode atrapalhar sua viagem.


Atenção: Inadmissões no México – Problemas com Turistas Brasileiros para entrar no México

  • O Consulado-Geral do Brasil no México informou em 2 de janeiro de 2020 que tem aumentado o número de turistas brasileiros que são barrados na hora de entrar no México.
  • O texto do Consultado alerta que brasileiros “têm sua entrada negada e são obrigados a esperar seu retorno ao Brasil, por horas ou dias, detidos em salas dos aeroportos internacionais mexicanos em condições equivalentes a presídios”. Há relatos também no site do O Globo.
  • Tendo em vista a política anti-imigração do governo dos Estados Unidos, é possível que o México (assim como os Estados Unidos) tenha mudado sua política de imigração.
  • Não é preciso visto para entrar no México. Mesmo assim, todo turista deve cumprir os requisitos migratórios. Por isso, é importante não dar motivo para quem a imigração barre a sua entrada e vale tomar todas as precauções.

Leve todos os comprovantes impressos. Passagem aérea de retorno, reserva do hotel impressa (se possível, na imprima em inglês ou espanhol), passagens domésticas impressas (se houver), comprovantes de aluguel de carro, dinheiro em espécie ou cartão de crédito internacional e quaisquer outros documentos que possam provar que você está no México somente para turismo.


2 – Quantos Dias Ficar

Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem
Com águas cristalinas e muitos peixes, as praias do Hard Rock Hotel são perfeitas para relaxar ou para fazer snorkeling

Uma das dicas de Cancun mais importantes é definir o tempo dessa viagem.

A resposta é simples: quanto mais tempo, melhor. O tempo mínimo ideal é de 7 dias, mas mesmo assim a viagem fica um pouco corrida.

Se você vai ficar num resort all inclusive, nós recomendamos pelo menos dois dias só para curtir o hotel. Nós ficamos no Hard Rock Hotel Riviera Maya em Cancun e o resort tem muitas praias, piscinas e restaurantes, então você precisa se dedicar para aproveitar tudo.

Além disso, há pelo menos 3 passeios de dia inteiro imperdíveis e 2 parques temáticos que também demandam um dia inteiro de viagem. Quando você viu, os seus 7 dias de viagem já terminaram.

Leia mais:
O que fazer em Cancun e Riviera Maya: Como Montar seu Roteiro de Viagem

Na matéria acima, nós relacionamos os principais passeios e uma sugestão de roteiro dia a dia em Cancun e Riviera Maya.


3 – Quando Ir para Cancun – Melhor Época (Cancun Mês a Mês)

Entre as dicas de viagem para Cancun, outra bem relevante é sobre o clima. Confira a seguir, mês e mês, qual é a melhor época para viajar para Cancun.

Mas desde já podemos antecipar que os melhores meses em Cancun, pelo menos de você considerar o clima, vão de Novembro a Março. Confira a seguir o porquê.

Janeiro e Fevereiro

Apesar de serem meses de pouca chuva em Cancun, Janeiro e Fevereiro estão no período de alta temporada. Os hotéis ficam mais cheios e mais caros, então se você quiser economizar ou busca um período mais tranquilo, melhor fugir desse período.

A média de temperatura é de 23 graus e a temperatura do mar é ligeiramente inferior aos meses de água mais quentinha (de Julho a Outubro).

Caso ainda assim você pretenda viajar para Cancun, melhor ficar hospedado em Playa del Carmen ou na Riviera Maya, onde os hotéis estarão menos lotados.

  • Pontos Positivos: Temperatura Amena e Poucas Chuvas
  • Pontos Negativos: Preços Altos e Alta Temporada
Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem
Os meses mais quentes vão de junho a setembro, mas a temperatura em Cancun é boa durante o ano inteiro. Fonte: Holiday Weather

Março

O mês de Março mantém as mesmas características de Janeiro e Fevereiro, com o adicional de ser época do Spring Break (segunda quinzena).

Nesse período, estudantes dos Estados Unidos tem um período de folgas nas universidades (equivalente a semana do saco cheio no Brasil) e viajam em peso para Cancun e outros destinos do Caribe.

O resultado são muitas festas e vida noturna efervescente, mas também muito barulho, americanos bêbados circulando pela rua e os resorts mais baratos ficam lotados.

Em 2019, nós fomos para Cancun em Março e gostamos bastante. Quase não tivemos contato com nenhum problema do Spring Break, mas os preços estavam mais altos do que nos meses seguintes.

  • Pontos Positivos: Temperatura, Poucas Chuvas e Vida Noturna
  • Pontos Negativos: Spring Break, fuja se você procura sossego

Confira no nosso vídeo de Cancun como estavam as condições do mar durante nossa viagem em março de 2019.

Abril e Maio

Guarde essa dica de Cancun bem preciosa. Abril e Maio são os meses menos chuvosos em Cancun. A quantidade de chuvas fica abaixo dos 30 mm. A temperatura sobe ligeiramente em comparação com os meses anteriores, com média de 26 graus.

Além disso, a alta temporada já acabou, os preços também estão melhores, o que torna esse período a melhor época para quem viajar para a região e economizar.

Por outro lado, há indícios que nesses meses a incidência de sargaço nas praias é maior. Sites como o Mexicanist e o Jorney Mexico indicam os meses de abril a agosto como os piores meses. Outros estudos indicam que o fenômeno pode começar em fevereiro.

  • Pontos Positivos: Temperatura, Poucas Chuvas e Preços Menores
  • Pontos Negativos: Probabilidade de maior incidência de sargaço nas praias

Junho e Julho

Aqui começa a temporada de chuvas em Cancun, embora ainda não sejam os meses mais chuvosos. Oficialmente, também é considerada época dos furacões, mas eles costumam se concentrar mais no segundo semestre.

Em contraste ao aumento das chuvas, também aumenta a temperatura, com média de 28 graus. Pelo fato de estar fora da alta temporada, os preços continuam competitivos.

Em relação ao sargaço, ele costuma acontecer durante todo o ano, mas há quem diga que os meses de verão são os piores.

  • Pontos Positivos: Maior Temperatura, Água do Mar mais Quente e Preços Menores
  • Pontos Negativos: Aumento das Chuvas; Meses com Maior Incidência de Sargaço
Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem
Além de ser época de furacões, os meses de agosto a outubro estão no período mais chuvoso em Cancun. Fonte: Holiday Weather

Agosto, Setembro e Outubro

Estamos oficialmente na temporada dos furacões. Eles são muito raros, e houve incidência de três furacões nos últimos 30 anos. Mas se puder, não arrisque.

Até mesmo porque além dos furacões, esses meses são os mais chuvosos na região, podendo a chegar em 270 mm no mês de Setembro (lembre-se que nos meses mais secos, a precipitação é menor que 30 mm).

Mas para quem quer economizar, esses são os melhores meses. Os hotéis estão mais vazios e fazem muitas promoções.

  • Pontos Positivos: Preços Baratos
  • Pontos Negativos: Piores Meses para Chuvas e Furacões

Novembro e Dezembro

No mês de Novembro, a chuva já dá uma trégua e apesar de ainda estarmos oficialmente na época de furacões, eles são raríssimos.

Em 2012, nós fomos para Cancun em Novembro e gostamos bastante. Mas a chuva deu as caras em alguns períodos.

Em relação ao mês de Dezembro, se você viajar na segunda metade do mês, já pode considerar época de feriado e alta temporada, então os preços sobem consideravelmente.

  • Pontos Positivos: Diminuição das Chuvas e Preços Menores (exceto no final de Dezembro)
  • Pontos Negativos: Chuvas superiores aos melhores meses

4 – Quanto Custa Viajar para Cancun, Preços e Principais Gastos

Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem
Entre os principais gastos de uma viagem para Cancun, é preciso ficar atento para os passeios e parques temáticos

Entre as dicas de Cancun, também gostamos de compartilhar os preços. Para ajudar você no planejamento e orçamento dessa viagem, nós relacionamos todos os gastos de uma viagem para Cancun e elaboramos uma tabela com estimativa total de gastos.

Desde já, dá para adiantar que a passagem aérea é o principal gasto.

A hospedagem é uma grande chance de economizar. Na nossa última viagem, ficamos em diferentes tipos de hospedagem. Em Cancun ou Playa del Carmen, é possível encontrar hotéis baratos e com boa relação custo benefício, gastando a partir de R$ 150,00 a diária.

  • Os passeios podem ser uma grande fonte de gastos.
  • Mesmo que você alugue o carro, a maior parte dos lugares cobra valor de entrada, e em entre os maiores gastos, os parques temáticos podem custam mais do que US$ 100,00 por pessoal.
  • E uma das maiores dúvidas é se você deve levar dólares ou pesos mexicanos.
  • Nossa dica é circular com metade do dinheiro em dólares e a outra metade em pesos mexicanos. Lembrando que não é aconselhável comprar pesos mexicanos aqui no Brasil, pois fica mais caro. Compre ou saque de um caixa eletrônico assim que você chegar no México.

Leia mais:
Quanto Custa Viajar para Cancun – Preços e Dicas para Economizar


5 – Como Ir – Passagens Aéreas

Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem
A AeroMexico é uma das companhias áereas que fazem escala na Cidade do México antes de chegar em Cancun

Em 2012, nós optamos por um vôo pela Aeroméxico, fazendo escala na Cidade do México.

Nossa intenção foi também reservar uns dias para conhecer a capital mexicana.

Em 2019, nossa escolha foi a LATAM, que também faz escala na Cidade do México.

Outras companhias aéreas fazem escala no Panamá, em Lima, em Bogotá ou nos Estados Unidos. Lembre-se, no entanto, que mesmo que você não desembarque nos Estados Unidos, é preciso visto até mesmo para fazer uma escala por lá.

Como é Viajar de Executiva pela Aeromexico

Voo direto do Brasil

  • Em 2019, a Gol Linhas Aéreas inaugurou uma linha direta de Brasília para Cancun. A Gol é a única companhia aérea que trabalha com voos diretos do Brasil para Cancun.
  • Mesmo que os voos saiam somente de Brasília, a malha de Cancún foi pensada para todas as regiões do país, já que os passageiros podem fazer conexões rápidas para diversos aeroportos como Congonhas ou Santos Dumont. A companhia promete conexões com média de 60 minutos.
  • Os voos internacionais da Gol oferecem serviço de bordo com refeições e bebidas e plataforma de entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, sem custo adicional.

Visto para o México

  • Desde 2013, não é preciso visto para a entrada no México.

Chegando no Aeroporto de Cancun – Transfer

  • Chegando no aeroporto de Cancun, existem ônibus da empresa ADO que podem te levar até Cancun ou até Playa del Carmen.
  • Caso seu vôo chegue após as 23h, que foi o nosso caso, a melhor alternativa é mesmo um táxi, que sai por volta de 100 dólares até Playa del Carmen.
  • Finalmente, a terceira opção é alugar um carro.

6 – Vale a Pena Alugar um Carro?

Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem
As excelentes estradas de Cancun e Riviera Maia. Créditos da Imagem: Shutterstock.com

Sim, vale super a pena alugar um carro. Uma das dicas de Cancun que mais compartilhamos é essa, justamente porque já viajamos sem carro e sabemos que o carro ajuda a poupar tempo nos deslocamentos.

Além disso, o aluguel de carro também te dá maior liberdade para aproveitar melhor o seu dia.

O aluguel em Cancun é super barato. Nós gastamos cerca de US$ 200,00 para 8 dias de viagem.

Vale dizer também que as estradas são ótimas, o que ajuda bastante na decisão de alugar um carro.

Para o aluguel de carros, nós recomendamos o site da Rentcars. No site é possível pesquisar modelos de carros variados e os preços de diferentes agências e escolher a melhor para você. Só tome cuidado com empresas muito baratas, é importante verificar se não existem muitas reclamações. Nós alugamos pelo site da Rentcars com a National Car Rental e não tivemos problemas.

Pela Rentcars você também pode escolher se quer pagar em reais (antecipadamente e também é possível parcelar) ou em dólares no próprio destino.

No primeiro caso, você economiza o valor do IOF sobre operações internacionais (6,38% sobre o valor do aluguel). O segundo caso é para os mais desconfiados, você só paga mesmo na hora que for retirar o carro alugado.

Há pessoas que relatam problemas com os policiais no México e com eventuais cobranças de propinas. Pessoalmente, nós não tivemos nenhum problema. Mas recomendamos toda atenção na hora de dirigir para não ultrapassar os limites de velocidade. É justamente quando eles podem aparecer.


7 – Dá para conhecer sem carro? Tem indicação de agências para os passeios?

Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem
O passeio até El Cielo, em Cozumel, é um dos programas que você pode contratar através de uma agência de turismo

Também é possível circular pela região sem carro. Em 2012 nós fizemos todo nosso roteiro só andando de transporte coletivo.

Em Cancun, há algumas linhas de ônibus que circula por toda a Zona Hoteleira. O ônibus é seguro e frequentado por muitos turistas.

Em Playa del Carmen, a oferta de transporte público é ainda maior. Existem vans que fazem o trajeto de Playa del Carmen até Tulum. Nesse trajeto é que se encontram boa parte dos lugares para conhecer na Riviera Maya, como os cenotes e os parques temáticos.

As vans podem ser tomadas na Calle 2 Norte esquina com 20 Avenida Norte. Veja mapa aqui.

A empresa de ônibus ADO é responsável também por trajetos que ligam as cidades da região.

A região não tem Uber, mas o táxi não é tão caro.

Cuidados na hora de contratar passeios

  • A oferta de passeios é enorme em Cancun e Playa del Carmen.
  • Eu sugiro evitar lugares que você não tenha referência, como quiosques localizados na rua. Se possível, peça indicações no hotel onde você está hospedado.
  • Nós tivemos inclusive uma experiência estranha com uma agência. O atendente insistiu muito para que comprássemos o passeio e até quis acompanhar a gente até um banco para sacar o dinheiro na hora e pagar o passeio. Achamos estranho e preferimos não arriscar.

Muitas pessoas nos pedem dicas de agências em Cancun e Riviera Maia. Existem duas agências de turismo especializadas em atendimento para brasileiros. A vantagem é que você pode se informar e negociar tudo em português. O atendimento das duas é ótimo e você consegue negociar muita coisa por WhatsApp. Elas são a Tio Nenê Tours e a Travel Ahead. Não esqueça de mencionar que você é leitor do Viagens Cinematográficas para ajudar a divulgar o nosso trabalho.

  • Os preços são superiores aos que você irá encontrar com esses vendedores na rua. Mas o grau de confiabilidade também é maior.

8 – Quais Passeios dá para fazer no mesmo dia?

O que fazer em Isla Mujeres - Dicas: Playa Norte e Garrafon Park - Cancun
Entre os passeios que duram um dia inteiro, Isla Mujeres é daqueles lugares que demandam até mais de um dia do seu roteiro de viagem

Na hora de montar o roteiro de uma viagem, muita gente não dispõe de mais do que 7 dias para circular em Cancun e Riviera Maya.

Por isso, recebemos muitas dúvidas de quais passeios dá para juntar em um mesmo dia de viagem.

Antes de mais nada, é preciso dizer quais passeios demandam um dia inteiro de viagem. Nem adianta tentar, pois passeios como Isla Mujeres, Chichén Itzá, Cozumel, Xcaret e Xel-Há precisam de um dia inteiro de seu roteiro.

  • O passeio até as ruínas de Tulum pode ser conciliado com os vários cenotes que existem na região, como o Gran Cenote, o Cenote dos Ojos ou o Cenote Azul.
  • As praias de Akumal e Xpu-Há ficam no meio do caminho entre Playa del Carmen e Tulum, e você também pode encaixar no dia que você irá para Tulum ou em algum outro dia com algumas horas livres.
  • Se você tiver poucos dias de viagem, escolha apenas um parque temático para visitar. Nossa dica é escolher o Xcaret.
  • Para quem quiser conhecer o MUSA, procure um passeio até Isla Mujeres que inclua esse mergulho, pois o museu subacquático fica bem no meio do caminho entre Cancun e Isla.
  • Não esqueça dos dias para relaxar no seu resort all inclusive, hein?

Leia mais:
O que fazer em Cancun e Riviera Maya: Roteiro de Viagem

Na matéria acima, nós relacionamos os principais passeios e uma sugestão de roteiro dia a dia em Cancun e Riviera Maya.


9 – Não sei nadar, dá para aproveitar?

Cancun México: Quando Ir e Como Chegar - Dicas de Viagem
Rios subterrâneos podem ser percorridos através de flutuação ou passeios de barco: coletes salva-vidas estão inclusos no valor do ingresso

Os diversos passeios e lugares de Cancun e Riviera Maya oferecem coletes salva-vidas. Isso permite que os menos nadadores, como eu, possam aproveitar bem o passeio.

Entre os lugares que alugam coletes estão os vários cenotes, a praia de Akumal (onde rola o mergulho para nadar com as tartarugas) e os parques aquáticos. Em Xcaret e Xel-Há eles são gratuitos e ficam disponíveis em vários lugares dos parques.

Caso você queira ter a experiência de fazer snorkeling, mesmo sem saber nadar é possível. Em Cozumel, fizemos um passeio até El Cielo que incluía duas paradas para snorkeling. O mergulho ocorre em alto mar, então é preciso ficar calmo e estar familiarizado com a experiência.

Para quem não sabe nadar, eu sugiro evitar os mergulhos com cilindro. Ao contrário de Fernando de Noronha, onde você nada de mãos dadas com instrutores, em Cozumel o mergulho acontece de forma mais independente e em lugar mais arriscado, próximo de grandes correntes marítimas.


10 – Vale a Pena Ficar em um Resort All Inclusive?

Hard Rock Hotel Riviera Maya All Inclusive: Dica de Resort em Cancun
A estrutura do Hard Rock Hotel Riviera Maya All Inclusive tem diversas piscinas e restaurantes

Com certeza, vale a pena ficar em um resort all inclusive em Cancun ou Riviera Maya. Os hotéis por lá possuem um alto nível de excelência.

A dica, no entanto, é procurar não ficar o tempo todo num resort all inclusive. Por exemplo, se você tem 7 dias de viagem, reserve apenas 2 ou 3 noites para o hotel all inclusive, e nos demais dias, prefira um hotel sem essa comodidade.

Isso porque em muitas dias de passeio, você ficará fora o dia inteiro, então praticamente não irá aproveitar a estrutura do hotel. Corre o risco até de você ficar com preguiça de sair do hotel, e dispensar alguns passeios imperdíveis na região.

Nossa dica de resort é o Hard Rock Hotel Riviera Maya All Inclusive.

Índice de Posts no Blog

Leia mais:

Nota: Esse artigo foi publicado originalmente em Outubro de 2014 e atualizado em 2019. Os comentários do post antigo foram transportados para o novo post. 

Tags:

28 comentários

  1. Olá Fabio, tudo bem?

    Adorei ler as dicas no seu blog, parabéns!

    Eu queria entender melhor, pq vc fala, que não compensa comprar pesos no Brasil? vi em uma casa de cambio que um peso sai a 0,25 centavos. Não entendo muito, mas agora nesse momento comprar dólar a 4,40 está saindo muito caro. Oq vc acha?
    Viajo agora em março/abril…

  2. Olá Fábio! Adorei suas dicas e gostaria da sua opinião…rs
    Iremos em abril passar nossa lua de mel!
    Estou vendo em agências mas está muito caro, na verdade as passagens estão saindo caras…
    Tenho medo de fazer por conta e ficarmos meio que ” perdidos” pois nunca viajamos para outro país. E a agência me deixa mais segura caso precise de algum suporte! O que acha?
    Obrigada

    1. Oi, Daniela. Eu acho que o suporte de uma agência é realmente muito importante, especialmente para quem não tem experiência de viagem internacional. Mas é fundamental escolher bem o profissional, nós já tivemos alguns problemas com agências, até já reservaram hotel em uma cidade diferente de onde nós iríamos ficar. Infelizmente há bons e maus profissionais, procure indicações para ter maior segurança e verifique avaliações para saber como é o atendimento e se eles dão suporte a vocês durante a viagem. Abraços.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.