Para Onde Viajar em Cada Mês do Ano – Janeiro a Julho

Para Onde Viajar em Cada Mês do Ano: Janeiro a Julho

Uma dúvida muito comum de todo viajante é para onde viajar em cada mês do ano. Será que vai chover? Será que é um mês bom? Como encontrar melhores preços? Enfim, todo mundo quer fazer o melhor de suas viagens.

Para nós, essa escolha ainda é mais importante. Nosso trabalho, além de identificar os melhores lugares para viajar no Brasil e no mundo, é sempre mostrar o melhor de cada destino para vocês. Por conta disso, temos sempre a preocupação de visitar cada lugar na sua melhor época. Já imaginou se a gente postasse fotos de praia com chuva? Aquele céu azul faz toda a diferença.

Na hora de pesquisar as tendências do clima, costumamos consultar sites como o Holiday Weather ou o Climate-Data, que nos apresentam a média das temperaturas e chuvas de cada destino. Através dele, conseguimos identificar quais são os meses mais e menos chuvosos. Até mesmo a temperatura do mar é possível consultar.

Além disso, é importante ficar atento ao calendário de eventos, caso você queira aproveitar festas como o carnaval, São João ou eventos específicos, como festivais gastrônomicos, festivais de cinema, festas literárias ou eventos culturais. Esses eventos podem vir para o bem ou para o mal: para o bem se você quer aproveitar o evento, para o mal porque os lugares podem ficar mais caros e mais cheios.

Então fique ligado nas dicas de para onde viajar em cada mês do ano, no Brasil e no exterior, e não esqueça de comentar no final desse artigo se você tiver alguma outra dica de viagem e o mês ideal para compartilhar.

Para Onde Viajar em Cada Mês do Ano – Janeiro a Julho

Confira a seguir dicas de viagem para os meses do ano baseado no clima, preços e calendário de eventos

Salve no Pinterest para consultar depois

Para Onde Viajar em Cada Mês do Ano - Janeiro a Julho

1 – Janeiro – Melhores Meses para Viajar para o Nordeste

O que fazer em Trancoso - Porto Seguro, Bahia: do Quadrado às Praias, confira dicas do que fazer em Trancoso
Destinos como Trancoso (Porto Seguro, BA) estão no auge da beleza nos meses de verão
  • Para quem quer começar o ano curtindo o Reveillon e uma bela queima de fogos, o Rio de Janeiro é um dos destinos campeões. Pelo menos uma vez na vida, vale a pena assistir a queima de fogos na Praia de Copacabana.

No Brasil, a Região Nordeste está com clima ótimo e ensolarado, exceto o Ceará. Aposte em destinos como  Costa dos Corais (Alagoas), Costa do Descobrimento (Bahia), Natal ou Porto de Galinhas. Em 2018 visitamos a Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso) no mês de janeiro e adoramos. Essa dica vale até março.

  • Os preços não estão muito camaradas, mas é janeiro né? Se você quer praia mas procura viagem barata, melhor evitar o verão. Mas ainda assim, seguindo nossas dicas, dá para economizar.
  • Praias na Região Sudeste em geral sofrem com as chuvas no final do dia, sejam nas chuvas praias do litoral norte de São Paulo ou até mesmo no Rio de Janeiro.
  • Para quem não curte praia, também é importante ficar atento sobre destinos de ecoturismo como Chapada dos Veadeiros, Jalapão ou regiões de serra (como a Serra da Mantiqueira). É que nesses meses chove muito, estradas ficam ruins e as cachoeiras ficam perigosas.
  • No exterior, os destinos do hemisfério norte estão muito frios, mas vale apostar em destinos do Caribe, como Aruba, Curaçao ou Punta Cana. Cancun e Riviera Maya, no México, também são ótimas opções.
  • Novamente, esses destinos do Caribe também ficam mais caros nos meses de verão e Cancun, por exemplo, lotada de brasileiros.
  • Finalmente, destinos do América Latina como Santiago também são boas opções. Rola um calorzinho e bons preços, mas melhor evitar outros destinos do Chile como Puerto Varas ou Deserto do Atacama, que nessa época enfrentam muitas chuvas.
  • A Entidade de Turismo de Buenos Aires recomenda os meses de janeiro e fevereiro já que nesta época o trânsito é mais ágil e o transporte público mais confortável. A cidade fica mais tranquila pois os moradores viajam de férias (mais ou menos como aqui em São Paulo). Rola até praia, a Buenos Aires Playa, com areia, guarda-sóis, espreguiçadeiras, chuveiros, jogos aquáticos, quadras de futebol e vôlei de praia e setores de leitura, além de aulas de dança e ginástica aeróbica. Aberta de 10 de janeiro a 1 de março, sempre de terça a domingo.

Leia mais:
Costa dos Corais: Roteiro em Alagoas e Pernambuco – Maragogi, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas na mesma viagem

2 – Fevereiro – Carnaval (Bloquinhos e Fugir da Folia)

Bloquinhos do carnaval de rua agitam as ruas de São Paulo e Belo Horizonte
  • Para quem curte o carnaval, Salvador, Olinda e Rio de Janeiro são destinos campeões.

Caso você seja como nós, e adore um bloquinho de rua, São Paulo e Belo Horizonte viraram alguns dos destinos mais populares para quem curte carnaval de rua. Todo ano nós acompanhamos vários blocos em SP. Rio de Janeiro, lógico, também entra no páreo. Tudo na faixa, é só sair na rua e curtir.

  • Finalmente, tem também a turma que quer lugares tranquilos. Destinos da Região Sudeste atingem valores exorbitantes, então pode ser uma boa pensar em destinos do Nordeste onde não há carnaval, como Fortaleza e João Pessoa.
  • Se quiser relaxar sem gastar muito, Curitiba e seus lindos parques podem ser uma excelente opção. Dá até para fazer um roteiro de cerveja na região (no verão hein, delícia).
  • Na Serra Gaúcha está rolando a vindima, que é a época da colheita das uvas (considerada por muitos o período mais bonito para visitar os vinhedos do Rio Grande do Sul). Em outras regiões vinicultoras também acontece o evento, como em São Roque, conhecida por seu roteiro do vinho.
  • Em Bento Gonçalves, a Estação Vindima entrou para o calendário oficial de eventos turísticos da cidade em 2015. Desde então, apresenta uma variação programação. Em 2020, os eventos começam no dia 10 de janeiro e segue até o dia 22 de março. Almoços harmonizados, piqueniques e a pisa da uva, ao som de músicas tradicionais da imigração italiana.
  • Em 2020, o Veraneio da Vindima em Garibaldi ocorre a partir do dia 17 de janeiro e a programação segue até 14 de março. É possível realizar a colheita e a pisa de uva, além de saborear pães, salames, copas, queijos, grostoli, sfregolá, brusquetas, polenta sapecada e bebidas típicas como sucos de uva, vinhos e espumantes.

Saiba mais:
O que fazer em Fortaleza – Melhores Passeios

3 – Março – Um dos Melhores Meses para Viajar para Praia

O que fazer em Arraial do Cabo RJ: Dicas e Roteiro de Viagem
Em março, vale apostar na Região dos Lagos do Rio de Janeiro
  • Não deu para ir até o Nordeste no verão? Ainda tem chance. Março é um bom mês para pegar o finalzinho do verão, sem gastar os preços caros da alta temporada.
  • Lembre-se de não visitar o Ceará nessa época. Março é um dos meses mais chuvosos por lá.
  • Ainda não é o momento de viajar para os Lençóis Maranhenses. Apesar de ser época de chuvas por lá, ainda não deu para encher as lagoas.

Um destino que vale a pena apostar é na Região dos Lagos. O pessoal diz que nesse mês o mar de Arraial do Cabo atinge tonalidades ainda mais impressionantes e você ainda pega o finalzinho do verão, quando fica mais fácil suportar as águas geladas do mar da região. Em 2014 estivemos em Arraial do Cabo no mês de março e foi fantástico.

Saiba mais:
O que fazer em Arraial do Cabo: Dicas e Roteiro de Viagem

  • Subindo mais um pouco, vale também apostar nas praias do Espírito Santo. Guarapari tem águas muito geladas, então ir ainda no verão ajuda. Já Itaúnas, quase divisa com a Bahia, ganha com águas mais quentinhas e também para quem curte lugares mais rústicos.
  • Espera mais um pouquinho que ainda não dá para viajar para outros destinos da Região Sudeste e Centro-Oeste sem pegar chuva.

Entre os destinos internacionais, o Caribe continua com tudo. Aruba, Curaçao ou Punta Cana são boas pedidas. Cancun e Riviera Maya, no México, também são ótimas opções. Todos esses destinos tem pouquíssima chuva nesse período. Em 2019, viajamos para Cancun no mês de março e adoramos, apesar do Spring Break.

Clique aqui para conferir:
Aruba ou Curaçao: Qual a Melhor Ilha do Caribe

4 – Abril – Menos Chuvas no Sudeste

TOP 10: Melhores Praias de Cancun e Riviera Maya - México
Um dos melhores meses para viajar para Cancun: clima favorável e bons preços
  • Abril tem dois feriados, a Páscoa e Tiradentes, então tá todo mundo correndo atrás de dicas de viagem curtinhas.
  • Na Região Sul, essa pode ser uma boa época para viajar para as praias de Santa Catarina, como Florianópolis, Praia do Rosa ou Bombinhas. A época das chuvas já passou, é só torcer para o calor também aparecer.
  • O período de chuvas também deu uma trégua na Região Sudeste, o que favorece tanto as viagens para as regiões de serra, como na Serra da Mantiqueira, como as praias do litoral norte de SP. No inverno, destinos como Maresias ficam mais tranquilos e charmosos (exceto nos feriados, obviamente).

Saiba mais:
O que fazer em Maresias: Top 10 Melhores Praias do Litoral Norte de SP

  • Pode ser um bom mês para visitar Capitólio, aquele lugar com belíssimas cachoeiras no estado de Minas Gerais, com menos chuvas e com o excesso de turistas do verão.

A temporada de chuvas começa na Região Nordeste, então é melhor evitar. Se quiser ir mesmo para a região, escolha Porto Seguro onde as chances de chuva são menores nesse período (justamente pela proximidade com a região Sudeste).

  • Como já mencionamos, março e abril são os meses do Spring Break (uma espécie de semana do saco cheio dos universitários dos Estados Unidos). Por isso, é melhor evitar resorts muito baratos na Zona Hoteleira de Cancun. Mas fora isso, é um dos melhores meses para ir para Cancun e Riviera Maya.
  • Para quem quer viajar para a Europa, a primavera já começou por lá. Mas a primavera deles ainda é bem fria e chuvosa, então se você procura um clima mais agradável, melhor apostar nos meses seguintes.

Confira tudo:
Cancun – 10 Perguntas e Respostas Mais Frequentes: Melhor Época, Onde Ficar, Quanto Custa

5 – Maio – Um dos Melhores Meses para Praia e Destinos de Ecoturismo

Quanto Custa uma Viagem para o Atacama: Preços e Como Economizar
Maio é um dos melhores meses para visitar o Deserto do Atacama, no Chile
  • Nós adoramos viajar nesse mês. Costuma chover menos em boa parte do país (exceto Região Norte e Nordeste) e os preços estão mais camaradas.

Em 2019, visitamos a Região dos Lagos no mês de maio e adoramos. Tudo mais tranquilo e dias de sol bem bonitos. Mas obviamente, a chuva pode dar as caras de vez em quando. Aposte em Búzios ou Cabo Frio como cidades base.

Leia também:
Búzios: Dicas e Roteiro de Viagem de 4 Dias

  • Outros destinos de praia que você pode apostar são Ilha Grande, Paraty, Litoral Norte de São Paulo e Santa Catarina.
  • A partir de maio, é mais garantido encontrar lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses, mas ainda pode chover bastante por lá.
  • Destinos de ecoturismo como Bonito, Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina ou Jalapão já estão livres do período de chuvas. Cachoeiras mais cristalinas (sem aquela água barrenta) e trilhas sem lama.
  • No Sul do Brasil, a região de Aparados da Serra também é um destino imperdível, com trilhas pela borda de lugares como o Cânion Fortaleza ou o Cânion Itaimbezinho.

Esse é um dos melhores meses para viajar para o Deserto do Atacama. Com temperaturas extremas no verão e inverno, a dica é viajar para lá nos meses com menor variação de temperatura (na primavera e outono deles).

  • Ainda não é verão na Europa, mas a primavera já traz uma série de eventos interessantes, como a Primavera de Praga, um Festival Internacional de Música Clássica.

Clique aqui para saber mais:
Deserto do Atacama: Dicas, Quando Ir e Roteiro de Viagem

6 – Junho – Um dos Melhores Meses para Viajar para a Europa e Estados Unidos

Rota das Emoções: Lençóis, Delta e Jeri - Dicas e Roteiro de Viagem
Paisagem paradisíaca nos Pequenos Lençóis Maranhenses, um dos destinos da Rota das Emoções
  • É época de São João no Nordeste, uma festa lindíssima. E já que estamos com as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses, viajar para o Maranhão é uma excelente pedida nesse mês.

A Rota das Emoções é um roteiro que inclui Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara na mesma viagem. O auge da temporada começa justamente em junho e segue até setembro. Aproveite que junho ainda tem melhor preços do que julho.

Saiba tudo:
Rota das Emoções: Roteiro Completo, Dicas e Preços

  • Como estamos com menos chuvas, também vale super a pena apostar nas Cataratas do Iguaçu. A região fica mais bonita quando chove menos, e a água das quedas não fica tão barrenta. As gotículas também atrapalham a visibildade quando o volume das quedas está muito grande.
  • Para quem curte cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais lindos do Brasil, vale a pena conhecer. Aproveite e inclua destinos próximos, como Brasília ou Pirenópolis.

Esse é um dos melhores meses para viajar para a Europa, Estados Unidos e Canadá. Já é possível encontrar dias mais quentes, mas ainda sem os preços caros dos meses de verão.

  • Para quem procura neve, pode ser que você já dê sorte para encontrá-la nas estações de ski do Chile, mas é melhor aguardar até julho.

Confira também:
O que fazer na Europa: Roteiros e Lugares Imperdíveis

7 – Julho – Curtir a Serra da Mantiqueira e Destinos de Inverno

Para quem curte montanha, Monte Verde é um dos destinos mais românticos da Serra da Mantiqueira, destino perfeito para ir no mês de julho
  • Mês de férias, tudo fica mais caro. Nesse mês, nós costumamos evitar destinos que envolvem passagens aéreas, pois tudo fica mais puxado.

Para quem vive na Região Sudeste, é época de ir para a Serra da Mantiqueira curtir o friozinho. São vários destinos incríveis, com destaque para Campos do Jordão (em São Paulo) e Monte Verde (em Minas Gerais).  Mas prepare-se, pois esses são os destinos com maior altitude da Serra, portanto o frio é mais rigoroso.

Leia mais:
O que fazer em Monte Verde – Serra da Mantiqueira

  • Por incrível que pareça, pode dar praia em julho. Búzios é uma excelente opção, e rola até um Festival Gastrônomico por lá nesse mês. Os melhores restaurantes de Búzios oferecem pratos por preços bem competitivos.
  • Esse é último mês para viajar para o Caribe. A partir de agosto, começa a temporada de furacões por lá.
  • Na Europa e Estados Unidos, o calor pode ser extremo. É comum ver as reportagens sobre as pessoas sofrendo com excesso de calor em Nova York, Paris ou Roma. Evite as cidades grandes e aposte nos destinos de praia, como a Grécia, a Costa Amalfitana, a Riviera Francesa ou as Ilhas Baleares. Lembrando, lógico, que vai estar tudo caríssimo.
  • Auge da temporada no Chile, para quem quer viajar e curtir a neve. Os destinos de ski como Valle Nevado e Farellones estão bombando, mas você pode conhecê-los através de viagens bate-volta a partir de Santiago.

Saiba mais:
Top 10 – Dicas de Lugares para Viajar no Mês de Julho

Aguarde que em breve postaremos a segunda parte dessa lista, com as dicas de viagem para os meses de agosto a dezembro.

Leia também:

1 comentário

  1. Oi gente. Sobre viagem em maio, para litoral norte de Sp e RJ não é frio? Eu tenho férias em maio e não sei para onde ir. Obrigada!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.