O que fazer em Alagoas: Roteiro de Viagem de 7 a 10 Dias – Litoral Norte a Sul

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Missão de viagem: roteiro Alagoas. O objetivo dessa expedição que fizemos em 2017 e complementamos em 2020 era explorar o litoral do Estado, de norte a sul, em 10 dias de viagem.

Planejar uma viagem que cubra todo o litoral de um Estado pode ser complicado, mas no caso de Alagoas, o litoral é menor e a tarefa não se torna tão difícil. E o litoral é repleto de praias incríveis e lugares paradisíacos, em uma área de proteção ambiental, a APA Costa dos Corais.

Mesmo assim, infelizmente não deu para conhecer todos os cantinhos. Mas acreditamos que o melhor desse Estado esteja bem representado.

Para explorar as melhores praias de Alagoas, nós escolhemos 5 bases para nos hospedar, distribuídas entre Maceió, Litoral Sul (Praia do Gunga e Barra de São Miguel) e Litoral Norte (Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres).

Mas para quem tem menos tempo, a viagem pode ser em apenas 1 ou 2 bases. O litoral de Alagoas não envolve longas distâncias.

Confira a seguir como foi nosso roteiro Alagoas em 10 dias de viagem e algumas dicas de onde ficar, quando ir e o que fazer por lá.

O que fazer em Alagoas: Roteiro de 7 a 10 Dias do Litoral Norte ao Sul

Confira nosso roteiro de viagem para explorar os melhores praias e passeios de Alagoas: Maceió, Maragogi e Praia do Gunga

1 – Roteiro Alagoas de 7 a 10 Dias

Essa não era nossa primeira vez em Alagoas. Em 2011, em roteiro que começou em Porto de Galinhas, já havíamos explorado alguns destinos da Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas. Conhecemos Maragogi, Japaratinga e Porto de Pedras.

Mas como a viagem era antiga, queríamos muito voltar. Não somente para revisitar esses lugares, mas também para incluir outras regiões (Maceió e Praia do Gunga tínhamos visitado em 2007).

Salve esse roteiro no Pinterest para consultar quando quiser

Alagoas: Dicas de Viagem e Roteiro de 7 a 10 Dias, incluindo as praias de Maceió, Maragogi e Praia do Gunga

Roteiro de 10 Dias em Alagoas

Maceió (2 noites)

  • Dia 1: Chegada em Maceió – Pernoite em Maceió (Dica Viagens Cine: Meridiano Hotel ou Flix Hotel)
  • Dia 2: Praias de Pajuçara, Ponta Verde, Garça Torta, Praia da Sereia, Ipioca – Pernoite: Maceió

Aluguel de Carro

Se você precisar alugar um carro, nós recomendamos os serviços da Rentcars. O portal faz uma pesquisa entre diversas locadoras e apresenta os melhores preços para você escolher.

O pagamento é feito online pela Rentcars ou diretamente na locadora.

Para locações no exterior, você tem a opção de economizar o valor do IOF, fazendo o pagamento em reais diretamente com a Rentcars.



Barra de São Miguel (2 noites)

  • Dia 3: Trajeto para Barra de São Miguel e Praia do Gunga (40 min) – Pernoite: Barra de São Miguel (Dica de Hospedagem: Gungaporanga Hotel)
  • Dia 4: Praias do Litoral Sul e Passeio até a Foz do Rio São Francisco – Pernoite: Barra de São Miguel
  • Dia 5: Praia do Francês

Nota: O pernoite em Barra de São Miguel não é essencial. Você pode conhecer as praias do litoral sul através de passeios bate-volta a partir de Maceió. A Praia do Gunga fica a menos de 1 hora de distância de Maceió.

São Miguel dos Milagres (2 noites)

  • Dia 5: Trajeto de Barra de São Miguel para o Litoral Norte (3h): Paripueira e Barra de Santo Antônio – Pernoite: São Miguel dos Milagres (Dica de Pousada: Pousada Côte Sud ou uma opção mais barata é Pousada Praia Bonita)
  • Dia 6: São Miguel dos Milagres (passeio até as piscinas naturais), Praia do Toque e Porto de Rua – Pernoite: São Miguel dos Milagres
  • Dia 7: Visita até a cidade vizinha de Porto de Pedras: Associação Peixe-Boi, Praia do Patacho e Praia de Lages – Pernoite: São Miguel dos Milagres

Japaratinga (2 noites)

  • Dia 7: Trajeto para Japaratinga atravessando a balsa do Rio Manguaba (1h30 – há também a opção de ir por Porto Calvo) – Pernoite: Japaratinga (Dica do Viagens Cine: Pousada do Alto)
  • Dia 8: Japaratinga, Praia de Bitingui e Barreira do Boqueirão – Pernoite: Japaratinga

Maragogi (2 noites)

  • Dia 9: Trajeto para Maragogi (30 min), Praia de Barra Grande, Praia de Antunes e Ponta de Mangue – Pernoite: Maragogi (Dica de Pousadas: Pousada Mariluz no centro ou a Pousada Meraki Beach em Barra Grande ou ainda o Costa Dourada Village em Ponta de Mangue, ideal para famílias)
  • Dia 10: Piscinas Naturais de Maragogi – Pernoite: Maragogi
  • Dia 11: Retorno para Maceió

Para conhecer um pouco mais desse roteiro e de alguns desses destinos, vale a pena conferir nossos vídeos no YouTube.

Nosso vídeo mais recente mostra a beleza do Caribe Brasileiro com o Top 10 Costa dos Corais.


Roteiro de 7 Dias em Alagoas

Para quem só tem 7 dias, recomendamos o seguinte roteiro Alagoas.

Note que nessa opção, nós escolhemos somente três bases: Maceió, São Miguel dos Milagres e Maragogi.

  • Dia 1: Chegada em Maceió
    • Chegada e Pernoite em Maceió
  • Dia 3: Praias de Maceió
    • Praias de Maceió: Pajuçara, Ponta Verde e Ipioca
    • Trajeto de carro até São Miguel dos Milagres
    • Pernoite em São Miguel dos Milagres
  • Dia 4: São Miguel dos Milagres
    • Praias de São Miguel dos Milagres: Porto da Rua, Praia do Toque, Praia do Riacho e Praia do Marceneiro
    • Pernoite em São Miguel dos Milagres
  • Dia 5: Porto de Pedras e Praia do Patacho
    • Praias de Porto de Pedras: Praia do Patacho e Praia de Lages
    • Trajeto até Maragogi
    • Pernoite em Maragogi
  • Dia 7: Retorno para Maceió

Para quem tem menos dias ainda, é preciso fazer um recorte. Ou optar pelo litoral sul ou pelo litoral norte.

Nós preferimos o litoral norte, com praias mais bonitas e selvagens do que o litoral sul. Mas se você prefere praias com infraestrutura de quiosques na praia, o litoral sul é a melhor opção para você.

Confira
O que fazer em Maceió: Praias e Piscinas Naturais


2 – Onde Ficar em Alagoas

Alagoas: Roteiro de Viagem de 7 a 10 Dias - Maceió e Maragogi
As charmosas pousadas pé na areia de Milagres, em Alagoas

O nosso roteiro Alagoas foi dividido em 5 bases principais:

  • Maceió;
  • Barra de São Miguel;
  • Japaratinga;
  • São Miguel dos Milagres;
  • Maragogi.

Para quem não gosta de ficar pulando de hotel em hotel, a parte do litoral norte pode ser condensada em apenas uma hospedagem (Japaratinga, São Miguel dos Milagres ou Maragogi).

A hospedagem no litoral sul também não é essencial. As principais praias do litoral sul podem ser conhecidas a partir de passeios bate-volta a partir de Maceió.

Um roteiro com menos hospedagens pode ser dividido em 3 bases:

  • Maceió;
  • São Miguel dos Milagres;
  • Maragogi.

Dicas de Hotéis e Pousadas

Vamos às nossas 5 opções de hospedagem:

  • Em Maceió, ficamos no Meridiano Hotel, que fica na Praia de Pajuçara e possui um terraço e piscina incríveis, com vista para as praias de Pajuçara e Ponta Verde.
Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
Vista para as praias de Pajuçara e Ponta Verde, em Maceió, a partir do Meridiano Hotel
  • Em Barra de São Miguel, ficamos no Gungaporanga Hotel. A inspiração para ir nesse hotel veio dos amigos do blog CASALVENTURA. O hotel é muito bonito, localizado no alto de uma falésia, com uma piscina de borda infinita com vista para a Lagoa do Roteiro e Praia do Gunga.
  • Em São Miguel dos Milagres, ficamos hospedados na Pousada Côte Sud, que fica na Praia de Porto da Rua. A praia é uma das que possuem melhor estrutura de Milagres, com alguns restaurantes próximos. Mas a própria pousada possui um restaurante incrível e é uma pousada pé na areia deliciosa.
  • Em Japaratinga, a Pousada do Alto foi outro acerto dessa viagem e também dica do CASALVENTURA. Com vista privilegiada para toda a praia de Japaratinga, a pousada possui mirante cinematográfico e piscina de borda infinita. A pousada trabalha em regime de meia pensão e o jantar é delicioso.

Leia mais sobre essa
Dica de Pousada em Japaratinga: Pousada do Alto

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
A piscina com borda infinita da Pousada do Alto, em Japaratinga, é um convite para fotos incríveis
  • Finalmente, em Maragogi já ficamos em várias pousadas, desde algumas bem baratas como a Pousada Maragolfinho e a Pousada Mariluz, até outras ideais para famílias, como o Costa Dourada Village, em Ponta de Mangue. Mas confessamos para vocês que ainda não ficamos numa pousada em Maragogi que tivéssemos gostado 100% dela.

3 – Como Chegar e Como Circular

A melhor maneira de chegar nos destinos e circular por Alagoas é de carro.

O transporte público funciona para transporte entre as cidades e de forma restrita para ir até as praias: em Maragogi dá para se virar bem com o serviço de vans coletivas, idem para o transporte em Barra de São Miguel e em Maceió com ônibus.

Na Rota Ecológica (São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras), a locomoção de forma independente fica mais difícil. Vimos poucos transportes coletivos. Ainda assim, dá para caminhar entre algumas praias.  

Aluguel de Carro

Para alugar o carro, consultamos o site da Rentcars. A Rentcars é uma parceira do Viagens Cine e consolida o preço de diversas operadoras, compara os valores e efetiva a reserva dos veículos. Sempre optamos por reservar os carros pela empresa, assim contamos com o suporte da empresa em caso de algum problema.

Nesse aluguel de carro em Maceió, fechamos com a Localiza Rent a Car através do site da Rentcars. O aluguel custou cerca de R$ 110,00 a diária para carro automático. O único problema é que, ao chegarmos no balcão da Localiza, havia uma fila um pouco grande. A empresa é a mais concorrida de Maceió. Mas fora isso, os funcionários são muito solícitos e o carro foi entregue em boas condições.

Uma curiosidade é que a atendente da Localiza logo notou que éramos um casal gay e foi super simpática. Adoramos ser bem recebidos logo de cara em nossa viagem em Alagoas.

Condições das estradas

Para quem vai fazer esse roteiro Alagoas de carro, vale alertar que o acesso às praias é quase sempre por estradas de terra esburacadas. Aliás, as condições das estradas não são das melhores. Mas dá para visitar sem maiores problemas.

Pegamos uma época de chuvas e, mesmo assim, poucos caminhos apresentavam problemas.

O maior perrengue que tivemos foi na Praia do Carro Quebrado. O nome da praia já indica perrengue. Nosso carro atolou por lá, e estávamos com um guia local, que nos orientou por um caminho bem complicado. Por isso, evite ir com carro próprio. No local é possível fechar passeios de buggy.

Algumas estradas possuem um visual incrível, cercado de coqueiros e com vista para o mar. Em outros caminhos, passamos por vilas bem humildes e isoladas.

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
Algumas estradas em Alagoas são cheias de coqueiros e com vista para o mar

4 – Quando Ir: Qual a Melhor Época

  • O verão é a melhor época para fazer esse roteiro Alagoas. Apesar de mais cheio, é quando o mar ganha coloração mais incrível, pela ausência de chuvas.
  • Além de atrapalhar na cor do mar, as chuvas também prejudicam a visibilidade dos passeios até as piscinas naturais. 
  • Nós fomos no mês de setembro, já no final do inverno, e mesmo assim pegamos bastante chuva, um pouco de frio e as águas do mar nem estavam tão mornas. No mês de julho, as chuvas são ainda mais frequentes.

Em 2020, visitamos a região em novembro e foi perfeito. Foi a primeira vez que vimos o mar de Maragogi com uma coloração tão impressionante que justifica o apelido de Caribe Brasileiro.

Alagoas: Roteiro de Viagem de 7 a 10 Dias - Maceió e Maragogi
Caribe Brasileiro: a cor do mar em Maragogi é impressionante, mas somente nos meses sem chuva
  • Para quem quer fugir dos meses mais cheios, vale apostar nos meses de outubro e novembro, quando o inverno já acabou, mas a alta temporada ainda não chegou.

Maragogi e Alagoas em Julho

  • Segundo o site Climatempo, os meses mais chuvosos vão de abril a julho, quando a precipitação é maior que 200 mm.
  • É possível que sejam chuvas passageiras, mas já peguei dias inteiros só com chuva no mês de julho. É muito frustrante num destino de praia.

Consulte também a tábua das marés antes de viajar. Para conhecer as piscinas naturais, é preciso que a maré esteja baixa, até no máximo 0.4.


5 – O que fazer em Alagoas: Dicas de Passeios Imperdíveis

Alagoas: Roteiro de Viagem de 7 a 10 Dias - Maceió e Maragogi
As piscinas naturais são passeios imperdíveis na Costa dos Corais: quase todo destino tem uma opção de passeio

Piscinas Naturais

Visitar Alagoas e não fazer um passeio até as piscinas naturais é imperdoável. Nós fizemos vários, em nível crescente de qualidade.

  • O primeiro passeio de piscinas naturais, em Pajuçara (Maceió), foi bem ruim. A visibilidade do mar estava péssima e a maré enchendo.
  • Já em São Miguel dos Milagres, fizemos os passeios em São Miguel dos Milagres, na Praia do Toque e na Praia do Patacho. São todos incríveis, mas se tiver que escolher um, faça o passeio do Patacho.
  • Em Maragogi estão os melhores passeios. As Galés são as piscinas mais famosas, mas são mais fundas e pode ser que você na época da sua visita não dê para alcançar o chão.
  • Se quiser uma piscina mais rasa e cristalina, vale super a pena apostar nas piscinas naturais de Barra Grande. É a nossa preferida nesse roteiro.
  • Um passeio bem diferente e imperdível é a Expedição Bike Aquática na Praia de Ponta de Mangue, em Maragogi. O passeio em grupo, percorre as piscinas naturais da praia e ainda inclui um sessão de fotos em um cenário paradisíaco.

Tudo o que você precisa saber sobre as
Piscinas Naturais de Maragogi

Alagoas: Roteiro de Viagem de 7 a 10 Dias - Maceió e Maragogi
Piscinas Naturais de Barra Grande, em Maragogi, bem rasinhas, ao contrário das Galés

Os preços variam bastante. É possível encontrar passeios a partir de R$ 50,00, mas tome sempre cuidado com vendedores que abordam você no local.

É comum ouvirmos relatos de pessoas que foram enganadas ou fizeram passeios de baixa qualidade.

Prefira sempre comprar com agências que você já tenha indicações.

Nós indicamos a 4Trip Agência, que opera com passeios em Porto de Galinhas até Maragogi e a Costa Azul Turismo, que opera em Maragogi e Japaratinga. Seguidores do Viagens Cine têm desconto.

Passeios de buggy

Não fizemos nenhum passeio de buggy dessa vez. Os passeios variam de R$ 130,00 a R$ 200,00 por carro. 

  • Um dos passeios mais concorridos é na Praia do Gunga, que também pode ser feito de quadriciclo. O passeio leva até as falésias.
  • A subida até o Mirante do Gunga é bem mais barata: R$ 3,00 por pessoa.
Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
O Mirante do Gunga tem uma vista 360 graus de toda a praia

O buggy é uma ótima opção para quem viaja sem carro ou para quem quer o acompanhamento de um guia, explicando e dando dicas espertas sobre os lugares. Isso se o bugueiro for bem escolhido. 

Leia mais sobre
Barra de São Miguel, Praia do Gunga e as praias do litoral sul de Alagoas

Beach Clubs e Day-Use

  • As praias possuem estruturas de diferentes preços e condições. Desde as mais simples, com aquelas mesas e cadeiras de plástico colocadas na areia, até equipados beach clubs, como o Praerô em Barra de São Miguel (R$ 30,00 por pessoa), o Mar & Cia em Paripueira (R$ 5,00 o day-use) ou o concorrido Hibiscus, na Praia de Ipioca (R$ 30,00 por pessoa).
  • O importante é que há opções para todos os gostos e bolsos.
  • Em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, a maioria das pousadas é pé na areia, portanto oferecem estrutura de praia para seus hóspedes. Mas isso encarece bastante o valor das diárias.
  • Mas vale super a pena conhecer o Sonhos do Patacho (não há cobrança de day-use) e o Milagres do Toque (R$ 30,00 por pessoa). Além das praias serem incríveis, os restaurantes possuem ambientes charmosos e instagramáveis.
Alagoas: Roteiro de Viagem de 7 a 10 Dias - Maceió e Maragogi
Beach Club em São Miguel dos Milagres
  • Finalmente, a região também conta com vários restaurantes à beira-mar. Em Maragogi, a maior parte deles também funciona como receptivo e oferecem os passeios até as piscinas naturais. É o caso do Casa da Praia Restaurante, que fica na praia de Barra Grande.
  • Na Praia do Francês, a infraestrutura à beira-mar é ampla. No entanto, trazem grande fluxo de pessoas e acabam não sendo indicados para quem procura tranquilidade.

Leia também:
Top 10 – Melhores Praias de Alagoas

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga

Caminhadas pelas praias

  • Boa parte das praias pode ser explorada a pé. Aposte nos roteiros a pé em algumas praias que permitem caminhadas ecológicas bastante agradáveis. Em todos os casos, fique de olho nas marés, pois na maré cheia a faixa de areia pode desaparecer e você não terá como fazer o caminho de retorno.
  • Em São Miguel dos Milagres, é possível ir caminhando da Praia de São Miguel dos Milagres até a Praia de Porto de Rua, passando pela Praia do Toque (40 minutos, só ida).
  • Uma outra caminhada imperdível e bem rápida e da Praia do Riacho até a Praia do Marceneiro (que fica em outra cidade, Passo de Camaragibe). Nessa caminhada é possível conhecer a famosa Capela dos Milagres.
  • Em Porto de Pedras, a Praia do Patacho e Praia de Lages também ficam próximas (15 minutos).
  • Já em Maragogi, a caminhada da Praia do Antunes até a Praia do Peroba (ou caminho inverso) desbrava cenários cada vez mais incríveis (1,5 hora).
  • Em Japaratinga, vale apostar na caminhada do centro até a Barreira do Boqueirão, ou para os mais dispostos, até a foz do Rio Manguaba (2 horas).
  • Finalmente, em Barra de São Miguel, é possível ir caminhando até a Praia do Francês (1 hora). 

Top 10 – Passeios e Praias Imperdíveis em Alagoas

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Praias e Passeios Imperdíveis
Passeio até as piscinas naturais de Maragogi, um dos programas imperdíveis no roteiro de viagem em Alagoas
  1. Piscinas Naturais de Barra Grande, Maragogi
  2. Praia e Jangadas do Patacho, Porto de Pedras
  3. Praia e Piscinas Naturais do Toque, São Miguel dos Milagres
  4. Praia de Antunes, Maragogi
  5. Praia e Mirante do Gunga
  6. Caminhada pelas praias de São Miguel dos Milagres (Praia do Marceneiro, Praia do Toque e Porto da Rua)
  7. Praia de Ipioca (Hibiscus Beach Club)
  8. Praia e Piscinas Naturais de Japaratinga
  9. Orla de Maceió: Praia de Pajuçara e Praia da Ponta Verde
  10. Expedição Bike Aquática em Ponta de Mangue, Maragogi

Nota: As hospedagens na Pousada do Alto, na Pousada Côté Sud e no Gungaporanga Hotel  foram uma cortesia. As agências de passeios 4Trip e Costa Azul também ofereceram passeios em cortesia.

Leia mais:
O que fazer em Maragogi: Melhores Praias e Piscinas Naturais

Salve no Pinterest para consultar depois

Alagoas: Dicas de Viagem e Roteiro de 7 a 10 Dias, incluindo as praias de Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
Compartilhe.

Sobre o autor

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

39 Comentários

  1. Pingback: 8 Roteiros de Viagem na Região Nordeste do Brasil

  2. Pingback: COSTA DOS CORAIS: Roteiro Maragogi - AL e Porto de Galinhas - PE

Deixei uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.