O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem

5

Como montar um roteiro em Paris? Quantos dias de viagem reservar para Paris? E o que fazer em Paris, se você tem 3, 5 ou 7 dias na cidade? Tempo pode ser um dos grandes limitadores para você conhecer Paris da forma mais adequada.

Isso se consideramos que o melhor programa de Paris talvez seja justamente flanar pela cidade, ou seja, vagar sem rumo e sem checklist de lugares para conhecer na cidade.

Mas sejamos honestos. Ninguém quer voltar de Paris ou de um roteiro na Europa sem ter conhecido a Torre Eiffel, a Notre-Dame (infelizmente após o acidente, vamos acompanhar como será a reconstrução) ou a Monalisa no Museu do Louvre, mesmo com a multidão de turistas que frequenta esses lugares.

Os clichês de Paris não ficaram famosos à toa. São lugares impactantes e que os viajantes não conseguem passar batidos.

Mas quer saber de uma coisa?

Tudo o que é obrigatório, fica mais chato, então curta Paris do seu jeito, no seu ritmo e não se estresse. Assim como eu, você provavelmente vai querer voltar para Paris várias outras vezes.

Para organizar melhor suas ideias, nesse artigo vamos apresentar os 10 melhores pontos turísticos de Paris e algumas sugestões do que fazer em Paris, se você tem 3 dias, 5 dias ou 7 dias de viagem.

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem

Top 10 Melhores Pontos Turísticos de Paris

Nesse artigo você vai conferir:

Paris é uma das cidades mais lindas e cinematográficas do mundo.

Todo ano mais de 900 produções de cinema são filmadas por lá. Mas mesmo para quem não é cineasta, há tanto o que fazer em Paris, que o viajante logo precisa fazer uma lista de prioridades. 

Na realidade, a cidade encanta pelo conjunto da obra, e não por esse ou aquele ponto turístico.

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem
O Rio Sena e a Torre Eiffel, dois clássicos de Paris

É lógico que a Torre Eiffel é maravilhosa, ou caminhar pelo Rio Sena é encantador, ou lá você encontra alguns dos melhores museus do mundo. Mas o prazer de caminhar sem rumo pela cidade, apenas pelo prazer de vagar pelas ruas de Paris (também conhecido como flanar por Paris), parece ser um de seus principais encantos.

Então alterne seu tempo em Paris entre visitar os principais e melhores pontos turísticos, que vamos identificar aqui, e também reserve um tempo livre para se surpreender pela cidade que só você vai conhecer.

O nosso roteiro de viagem em Paris

Essa viagem em Paris fez parte de um roteiro na França e Itália em que visitamos as locações de 10 filmes de viagem super famosos e inspiradores.

Nesse roteiro nós percorremos destinos cinematográficos como a Provence, a Riviera Francesa, a Toscana e a Costa Amalfitana. Além disso, as inspirações cinematográficas de Paris são inúmeras, mas para essa viagem resolvemos destacar “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, “Meia Noite em Paris” e “Antes do Pôr do Sol”, todos filmes encantadores.

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem
“O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” foi um dos filmes que inspiraram o nosso roteiro de viagem em Paris

Foi muito legal ter percorrido algumas das locações desses filmes e também usar essa inspiração como guia para nossa viagem.

  • O filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet e protagonizado pela querida Audrey Tautou tem a maior parte das locações gravadas no charmoso bairro de Montmartre, que escolhemos como base nessa visita a Paris (roteiro do dia 4).
  • As locações do filme Meia Noite em Paris de Woody Allen são um verdadeiro guia turístico por Paris e arredores. Desde os jardins de Monet, em Giverny (um dos lugares mais lindos que visitamos, porém no cinema tudo parece mais vazio e tranquilo), até o Castelo de Versailles, as locações ainda incluem o Museu Rodin e o Museu da Orangerie.
  • Foi difícil escolher apenas 3 filmes de viagem para explorar Paris, e o último da lista foi o delicioso Antes do Pôr do Sol, dirigido por Richard Linklater. No filme, os personagens de Julie Delpy e Ethan Hawke se reencontram em Paris (na livraria Shakespeare and Company, que fica pertinho da Notre Dame) e saem conversando e filosofando sobre a vida pelas ruas. O verdadeiro espírito da cidade: flanar sem destino pela cidade. Mas o auge do filme é um passeio de barco, justamente ao pôr do sol, pelas águas do Rio Sena.

Roteiro Dia a Dia

Não deixe de ler:
Roteiro Europa em 30 dias: França e Itália

Salve no Pinterest para consultar depois

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - 10 Melhores Pontos Turísticos #Paris #Viagem

Dia 1 – Paris: Champs-Élysées, Arco do Triunfo, Invalides e Torre Eiffel

Aluguel de Carro

Se você precisar alugar um carro, nós recomendamos os serviços da Rentcars. O portal faz uma pesquisa entre diversas locadoras e apresenta os melhores preços para você escolher.

O pagamento é feito online pela Rentcars ou diretamente na locadora.

Para locações no exterior, você tem a opção de economizar o valor do IOF, fazendo o pagamento em reais diretamente com a Rentcars.



Champs-Élysées

Estações de Metrô: George V, Invalides, Trocadero

  • Comece seu roteiro em Paris pela avenida Champs-Élysées e pelo Arco do Triunfo (pode subir para contemplar a vista, vale super a pena).
  • Uma caminhada pela Champs é aquele programa imperdível em Paris, mesmo que você não vá fazer nenhuma compra. É como se fosse a Avenida Paulista de Paris.
  • Ao final da sua caminhada, no sentido do Museu do Louvre, você irá encontrar o Grand Palais e Petit Palais (o Petit Palais tem entrada grátis). Os dois ficam um em frente ao outro.
  • Atravesse a Ponte Alexandre III (a minha ponte preferida em Paris) e visite a região dos Invalides e a Dôme (cúpula dourada que você logo avista ao atravessar a ponte). Fique atento para todos os detalhes dourados desses lugares fascinantes. A ponte é locação da última cena do filme “Meia Noite em Paris”.
  • O Hôtel des Invalides é um prédio grande que possui o Museu de l’Armée em seu interior. A entrada também dá direito a visitar o túmulo de Napoleão, imperdível.
  • Bem ao lado está o Museu Rodin, um dos melhores museus de Paris. No jardim, diversas obras desse famoso escultor.
O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem
Ponte Alexandre III com a Dôme dos Invalides ao fundo: os detalhes dourados são fascinantes

Torre Eiffel

  • De lá, vale a pena a caminhada até o Campo de Marte.
  • Faça um picnic ou simplesmente descanse no Campo de Marte, com vista para a Torre Eiffel.
  • Dê lá você acompanha como está a fila para subir. Procure subir no final de tarde na Torre Eiffel, para pegar um restinho do dia e o anoitecer lá em cima. Se não der tempo para fazer a visita nesse dia, no dia 3 também é um dia em que dá para encaixar a visita.

Dica: Esse é um roteiro para fazer em dias de sol e tempo aberto. Se o dia estiver ruim, troque com o roteiro em Paris do dia 2, que é mais focado em museus. Esteja preparado para fazer essas pequenas trocas de acordo com o clima.


Dia 2 – Paris: Museus e Pôr do Sol no Rio Sena

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Às margens do Rio Sena e em suas pontes, existem vários lugares incríveis para fotografar o pôr do sol em Paris

Estação de Metrô: Louvre-Rivoli

  • Pela manhã, aproveite que está descansado e explore o Museu do Louvre. O museu demanda um dia inteiro de visita, mas confesso que depois de algumas horas não consigo assimilar mais nada. Então reserve de 2 a 3 horas para circular pelo museu, sem a pretensão de conhecer tudo.
  • Depois tire algum tempo para descansar ou almoçar na região dos Jardins de Tuileries.
  • À tarde vá até ao Museu de l’Orangerie (fica bem próximo do Louvre e do Tuileries). Inspire-se com as obras de Monet e de outros impressionistas. Essa é uma das locações do filme “Meia Noite em Paris”. Além disso, dizem que é legal ir antes nos Jardins de Monet, mas acho que a ordem não importa.
  • Para conhecer os museus de Paris, nós recomendamos comprar o Museum Pass. Todos os principais museus de Paris estão incluídos e você pode comprar para um prazo de 2 dias, 4 dias ou 6 dias consecutivos, de acordo com o seu roteiro de viagem.

Dica: No final de tarde desse roteiro em Paris, vá até o Rio Sena e veja o pôr do sol de lá (tomara que o tempo ajude). O legal de Paris é que o Rio Sena é uma presença constante na cidade, e pode ser acessado de diversos pontos. Então você pode terminar vários dias por lá, para conferir o pôr do sol.


Dia 3: Paris às Margens do Rio Sena

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Um passeio de barco no final de tarde é um programa cinematográfico e obrigatório em Paris

Museu d’Orsay e Ile de la Cité

Estação de Metrô: Solferino ou RER – linha C, estação Museé d´Orsay

  • Nesse dia, nosso roteiro em Paris percorre o Rio Sena. Às margens dele fica o Museu d’Orsay. O museu é maravilhoso e era, originalmente, uma estação ferroviária. Então vale pelo acervo e pela arquitetura.
  • De lá, vale ir caminhando até a Ile de la Cité (uma ilha que fica no meio do Rio Sena) e visitar a Conciergerie, a Sainte-Chapelle (uma igreja pequena mas com vitrais maravilhosos) e a Catedral de Notre-Dame (após o acidente, infelizmente não será possível a visita, mas dá para ver ela de longe).

Passeio de Barco

  • Depois pegue um passeio de barco e veja tudo a partir do Rio Sena. Do rio, você tem um ponto de vista diferente e privilegiado da cidade. Da mesma forma como acontece no filme “Antes do Pôr do Sol”.
  • Se o passeio de barco for antes do anoitecer, esse roteiro em Paris fica mais cinematográfico ainda.

Dica: Existem vários passeios de barco no Rio Sena, que partem de lugares diferentes. A Bateaux Parisiens é uma das mais famosas, com embarque próximo da Torre Eiffel. O Batobus permite alguns embarques e desembarques em pontos diferentes, funcionando mais como um Hop-On Hop-Off do que propriamente um passeio de barco.

  • Caso você não tenha conseguido subir na Torre Eiffel no primeiro dia, esse também é um bom dia para fazer a visita.

Dia 4: Marais, Quartier Latin e Montmartre

Marais

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Place des Vosges, no Marais, é considerada uma das praças mais bonitas do mundo

Estação de Metrô: Chemin Vert ou Bastille ou Saint Paul

  • Dois bairros estão entre os meus preferidos de Paris. O primeiro é o Marais.
  • Por lá, vale começar o seu roteiro em Paris na Place des Vosges (considerada uma das praças mais bonitas de mundo), o Museu Carnavalet (entrada grátis e conta a história de Paris, bem interessante) e o prédio da prefeitura (Hôtel de Ville).
  • Ali perto também estão o Centre Pompidou e o Museu Picasso.

Dica: Marais é considerado um dos bairros mais LGBT friendly de Paris.

O Bairro mais Charmoso e Gay Friendly de Paris
O que fazer no Marais

Montmartre

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem
O Muro do Eu te Amo é um dos destaques do bairro do Montmartre

Estações de Metrô: Abbesses, Anvers ou Blanche (mais próxima do Deux Moulins)

  • Sobrou um tempinho? Acho difícil, mas se sobrou vá conferir o final de tarde na Sacré-Couer e aproveite para circular pelo delicioso bairro de Montmartre.
  • Para o dia ficar ainda mais cinematográfico, tome um café no Café des Deux Moulins (o mesmo do filme de Amélie Poulain).
  • Você pode fazer esse roteiro por conta própria, mas recomendo fazer um passeio guiado pelo bairro.
  • Se não conseguiu ver tudo, não se preocupe. O dia seguinte é livre e você pode deixar Montmartre para o dia seguinte.

Dia 5 – Paris: Dia Livre ou Passeios Opcionais

  • Dia de deixar o roteiro em Paris livre. Se não der tempo relaxe, e deixe algumas coisas para conferir nesse dia, ou até mesmo para retornar para visitar com mais calma alguns dos lugares dos dias anteriores.
  • Alguns lugares ainda valem a sua visita: Jardim de Luxemburgo, Torre Montparnasse (a melhor vista de Paris, depois da própria Torre Eiffel), Opera de Garnier, Galeries Lafayette, entre outros.
  • Confira nosso Top 10 Paris e certifique-se de não deixar nada de fora.

Dia 6: Passeios bate-volta em Paris – Versailles

Como Montar um Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
O Salão dos Espelhos, em Versailles, é um dos lugares mais impressionantes que você irá conhecer em Paris
  • O primeiro bate-volta imperdível desse roteiro em Paris é até o Palácio de Versailles.
  • O passeio leva o dia inteiro e você pode fazer por conta própria (o trajeto é de trem e depois uma caminhada) ou contratar uma excursão de ônibus com guia até Versailles.
  • Muita gente pergunta se não dá para fazer em meio período. Nós também fomos com essa esperança e não conseguimos. Além do próprio palácio, os jardins são enormes e belíssimos.
  • Se for verão, pode ser que até sobre algum tempinho no final do dia para você fazer alguma atividade extra.

Saiba mais
Como Chegar e O que fazer no Palácio de Versailles


Dia 7: Passeios Bate-Volta em Paris – Giverny e os Jardins de Monet

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Conhecer os jardins de Monet, em Giverny, é como mergulhar nas obras impressionistas desse artista espetacular
  • Giverny é um bate-volta bem tranquilo desde Paris. Essa é outra das locações do filme “Meia Noite em Paris”
  • Em Giverny, que é uma pequena cidade também muito charmosa, o programa é visitar a Casa e dos Jardins de Monet.
  • O passeio por conta própria também leva praticamente o dia inteiro. Mas é bem provável que você consiga retornar a Paris por volta das 16h.
  • Se você fizer uma excursão guiada, pode ser que consiga ganhar algum tempo e fazer em meio período.

Lembrando que essa é somente uma sugestão de roteiro em Paris.

Estando lá, você vai provavelmente fazer modificações e fazer seu próprio roteiro.

Mas se você é organizado como eu, e não consegue viajar sem ter o máximo de coisas esquematizado, nossas sugestões podem ser um bom ponto de partida.

Roteiro de Viagem em Paris: o nosso roteiro


10 Melhores Pontos Turísticos em Paris

1 – Torre Eiffel

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos
Torre Eiffel, ponto turístico soberano de Paris

A Torre Eiffel é o edifício mais alto de Paris, com 324 metros e foi construída pelo mesmo Gustave Eiffel responsável pela Estátua da Liberdade, em Nova York.

Obviamente, subir a Torre é um programa imperdível, mas tenha paciência para enfrentar longas filas. Para mim, o melhor horário é no final da tarde, porque aí você já estica até o anoitecer e confere o pôr do sol lá de cima.

A Torre também é um dos pontos turísticos mais retratados pelo cinema, e praticamente todo filme rodado em Paris tem alguma cena mostrando ela.

Um dos grande clichês são pessoas morando ou se hospedando em lugares com vista para a Torre Eiffel. Alguns dos filmes de maior destaque são o “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, e a animação “Ratatouille”, de Brad Bird.


2 – Musée d’Orsay

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos
Um dos museus mais lindos de Paris: o Musée d’Orsay

O que mais encanta no Musée d’Orsay, além do acervo maravilhoso, é o fato do prédio ser uma antiga estação de trem.

Aliás, quando a gente visita o museu, dá impressão que você entrou no filme “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese. O filme se passa na Paris da época do pioneiro Georges Méliès. Mas a estação onde vive o protagonista foi inspirada na Gare Montparnasse (mas boa parte do filme foi mesmo criada a partir de efeitos digitais).

A construção do d’Orsay é belíssima e impressiona mais o fato de quase ter sido demolido na década de 70. Felizmente não foi.

Parte do acervo do Museu do Louvre migrou para cá, compondo um dos melhores e mais bonitos museus do mundo.

Entre as obras de arte, as esculturas e as obras impressionistas são as minhas preferidas, entre elas obras de Monet, Renoir e Van Gogh.


3 – Museu do Louvre

O que fazer em Paris - Melhores Pontos Turísticos

Uma curiosidade sobre o prédio onde funciona o Museu do Louvre, é que ele foi inicialmente construído para ser uma fortaleza. Rei após rei, teve sua estrutura ampliada até ser o enorme complexo de hoje.

Somente após a Revolução Francesa que o espaço deixou de ser residência de reis e transformou-se em um museu.

A Pirâmide de Vidro, que ocupa um lugar de destaque do Louvre, é uma dessas obras polêmicas de Paris (como a própria Torre Eiffel foi um dia).

No acervo, os destaques ficam para as ultras mega famosas Mona Lisa e a Vênus de Milo. Prepare-se para disputar o espaço com multidões. Reserve pelo menos metade de 1 dia e tenha consciência de que você só irá conhecer 1/5 do lugar.

A produção do filme “Código da Vinci” (2006) com Tom Hanks conseguiu autorização para filmar dentro do museu. Tudo foi feito com muito cuidado (as cenas das paredes sujas foram filmadas em outro lugar e para as cenas com o quadro de Mona Lisa, foram usadas réplicas). As filmagens ocorreram fora do horário de funcionamento do museu, ou seja, durante a noite.

O clipe “Apeshit”, de Beyoncé e Jay Z, também foi gravado no interior do museu. O museu não comenta o valor cobrado para aceitar a gravação, mas o grande sucesso do clipe rendeu ao Louvre mais de 10 milhões de visitantes em 2018, um recorde de visitantes.

Com esse número, o Museu do Louvre se tornou o museu mais visitado do mundo.


4 – Rio Sena

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos
Caminhar pelas margens do Rio Sena ou fazer um passeio de barco: você escolhe como prefere curtir essa parte de Paris

Um passeio pelo Sena é um dos pontos turísticos imperdíveis para quem visita Paris.

O passeio pode ser feito a pé, pelas margens do Sena, que viraram um excelente espaço de lazer para os parisienses.

Há também os passeios de barco, um programa turístico típico, tanto que existem várias empresas e pontos de partida no percurso do rio.

Do Sena você pode admirar vários desses pontos turísticos que destacamos nessa lista: o Louvre, o d’Orsay, a Notre-Dame e a Pont Alexandre III estão às margens do Sena.

Confira também nessa matéria um pouco mais sobre o filme “Antes do Pôr do Sol”, um dos filmes que inspiraram nossa viagem.

Sugerimos a leitura: 5 Lugares para ver o Pôr do Sol em Paris


5 – Pont Alexandre III

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos

Sem sombra de dúvidas, é a ponte mais bonita de Paris e um dos melhores pontos turísticos da cidade.

A Ponte Alexandre III forma um conjunto construído entre 1896 e 1900 para a Exposição Universal, do qual também fazem parte o Grand e o Petit Palais (todos bem próximos).

O cenário com os lampiões dourados, os anjos, ninfas e os cavalos alados e dourados é absolutamente impressionante. Durante o passeio de barco, é possível também passar por debaixo da ponte, que também é bem emocionante.

A cena final do filme “Meia Noite em Paris” de Woody Allen, acontece justamente nessa ponte, quando o protagonista encontra uma das personagens com quem compartilha uma preferência inusitada: os momentos de chuva. Ainda bem que não choveu durante nossa passagem por lá.


6 – Sainte-Chapelle

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos

Considerada uma das igrejas mais lindas do mundo, esse é um ponto turístico de Paris que não pode ficar de fora de sua lista.

Assim como a Catedral de Notre-Dame, elas ficam dentro de uma ilha no meio do Rio Sena, a Ilé de La Cité. São 15 vitrais de 15 metros que retratam 1.000 cenas religiosas (entre eles a Santa Ceia). O que encanta mesmo é o espetáculo de cores e luzes provocados pelos vitrais. Antes de chegar a capela, fique atento à Capela Inferior: o teto azulado com estrelas sempre me encanta.


7 – Catedral de Notre-Dame

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos

Em conjunto com a Torre Eiffel, estamos falando de um dos pontos turísticos mais famosos e simbólicos de Paris. Foram 170 anos de construção, desde o ano de 1163 até 1330. Impossível não lembrar de obras como “O Corcunda de Notre-Dame”, ainda mais para quem visita as torres e chega bem pertinho das gárgulas. Além do interior, vale também conferir a charmosa Square du Jean XXIII, que fica na parte detrás da igreja.

“O Corcunda de Notre-Dame”, inspirado no romance de Victor Hugo, já teve várias versões para o cinema (1923, 1939, 1956), mas a que iremos destacar aqui é a bela animação da Disney (1996), cujas cenas se aproximam bastante da igreja original.


8 – Basílica de Sacré-Couer

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos

O alto da cúpula oval da Sacré-Couer é o segundo ponto mais alto de Paris, perdendo somente para a Torre Eiffel. O fato da basílica ficar no alto de uma colina e com vista panorâmica para Paris atrai muita gente nos finais de tarde para ver o pôr do sol.

Confesso que em nenhuma das 3 vezes que estive lá, consegui ver um pôr do sol legal. De qualquer forma para nós valeu pelo fato do local ser locação de um dos filmes que inspiraram nossa viagem. O filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e pela bela fachada, de influência romano-bizantina. E já que veio até aqui, um passeio pelo bairro de Montmartre é essencial.


9 – Musée de l’Orangerie

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos

Uma visita aos pontos turísticos de Paris está intimamente ligada ao pintor Monet e ao Museu de l’Orangerie, o melhor museu para contemplar as obras do autor (estivemos também no Marmottan, que é bem abrangente). É lá que estão as impressionantes Nymphéas, pintada nos jardins de Monet, em Giverny.

Como não incluímos aqui Giverny (que também acho um ponto turístico imperdível, embora fora de Paris), fica a dica para fazer essa dobradinha dos jardins de Monet ao vivo e os jardins de Monet através das pinturas nesse museu. Mas o acervo surpreende por estar além das Nymphéas de Monet: contempla também Renoir, Picasso e Cézanne.

O museu também está retratado em cenas do filme “Meia-Noite em Paris”.


10 – Arco do Triunfo

O que fazer em Paris: Roteiro Dia a Dia e Dicas de Viagem - Melhores Pontos Turísticos

O Arco do Triunfo e a região da Avenida Champs Élysées é uma das mais movimentadas de Paris. Então se tanto turista, você é que não vai ficar de fora, né? Mas obviamente, você não vai só por causa disso. O Arco do Triunfo é um dos pontos mais emblemáticos da cidade. Tanto que é o ponto de encontro de várias das principais avenidas de Paris (são 12 avenidas que desembocam na Praça Charles de Gaulle). Vale a pena subir e conferir a vista lá do alto de seus 50 metros de altura, embora não chega a ser um programa imperdível.


Onde Ficar em Paris: Dicas de Hotéis

Escolher um hotel em Paris e onde ficar por lá é sempre uma questão. A principal dúvida pode ser escolher em que bairro onde ficar. Por isso, antes de viajar, corremos atrás de algumas dicas de hotéis bons, bonitos e baratos.

Nós já ficamos em hotel no bairro do Marais (bem charmoso e central), hotel em Bastille (região mais barata por ser mais distante do centro) e agora em um hotel no bairro do Montmartre (que adoramos). A primeira vez em Paris fiquei em um albergue.

A seguir vamos contar algumas dicas e como foram nossas experiências nessas hospedagens.

Em todas as vezes, fizemos as reservas do hotel pelo Booking.com, que sempre nos ajuda a consultar dicas, opinião de outros hóspedes, preços, disponibilidade e também outras informações relevantes.

Dicas para Encontrar a Melhor Hospedagem

  • Reserve com antecedência de pelo menos 3 meses. Se deixar para reservar muito em cima da hora, os melhores hotéis já estarão reservados. Próximo do verão (maio a setembro), comece a pesquisar até com maior antecedência.
  • Caso queira economizar, flexibilize o bairro de sua hospedagem. O mais importante é ficar próximo a uma estação de metrô.
  • Mas também procure não ficar em bairros muito distantes do centro. A distância pode significar bairros não muito agradáveis. Acredite: o bairro em que você está hospedado influencia muito na sua opinião sobre a cidade.
  • Na hora de reservar, você pode escolher preços com ou sem café da manhã. Para quem vai ficar bastante tempo, pode ser uma boa opção para variar e conhecer restaurantes no entorno do seu hotel. Novamente, para quem quer economizar, comprar sanduíches naturais e outros itens no supermercado também é uma opção.
  • Outro critério é verificar a classificação do hotel, seja no Booking.com ou no TripAdvisor. Considere também quantas pessoas avaliaram o hotel. Notas baseadas em uma pequena quantidade de usuários podem não ser muito confiáveis.

1 – Hotel Le Relais Saint Honoré – Museu do Louvre

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias - Onde Ficar

Quem não sonha em ficar hospedado pertinho dos principais pontos turísticos de Paris. O Hotel Le Relais Saint Honoré fica super perto do Museu do Louvre e, por conta disso e também de suas comodidades, é um dos hotéis melhor avaliados no Booking e TripAdvisor.

No entanto, ficar bem localizado em Paris, uma das cidades mais turísticas do mundo, tem seu preço. Mesmo assim, é importante considerar que o hotel é pequeno, compacto e algumas pessoas reclamam que o café da manhã está abaixo das expectativas.

Dica Importante: Na França os cafés da manhã são pagos a parte, dificilmente você irá encontrar um hotel com o café da manhã incluso na diária. O que inicialmente pode ser ruim, na realidade te dá liberdade para, caso você preferir, economizar ainda mais tomando o café da manhã em um lugar da sua escolha (ou até mesmo no próprio quarto).

Clique aqui para consultar e/ou reservar: Hotel Le Relais Saint Honoré

Nota no Booking: 9,2 (Fabuloso)
4,5 de 5 estrelas em mais de 500 avaliações do TridAdvisor
Nº 47 de + 1.800 hotéis em Paris com Certificado de ExcelênciaPreço: € 220 + € 15,00 (café da manhã)Ponto Forte: Localização perfeita, muito próxima do Museu do Louvre
Ponto Fraco: Quarto e banheiro pequenos e café da manhã regular, pago à parte

2 – Hotel du Prince Eugène – Bastille / Place de la Nation

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias - Onde Ficar
Numa de nossas viagens, optamos por um hotel mais barato. A localização não era muito boa, mas valeu pela relação custo benefício. O Timhotel Nation foi uma escolha para economizar bastante mesmo, mas desde então o preço aumentou e já achamos que não vale a pena. Os valores atualizados giram em torno de € 150 sem café da manhã.

Na região, que é ótima para buscar opções econômicas, recomendamos o Hotel du Prince Eugène. O hotel não fica próximo dos principais pontos turísticos mas fica pertinho do metrô.

De qualquer forma, pense direitinho sobre a localização. Escolher o hotel e em que bairro ficar pode significar uma experiência completamente na sua viagem. Hotel não é só para dormir não. Mas se a intenção é economizar, reduza suas expectativas.

Clique aqui para consultar e/ou reservar: Hotel du Prince Eugène

Nota no Booking: 8,7 (Fabuloso)
4,5 de 5 estrelas em mais de 900 avaliações do TridAdvisor
Nº 152 de + 1.800 hotéis em Paris com Certificado de ExcelênciaPreço: € 65 + € 12,00 (café da manhã)Ponto Forte: Localização próximo do metrô, atendimento e conforto
Ponto Fraco: Quarto e banheiro pequenos

3 – Hotel Bastille de Launay – Marais / Bastille

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias - Onde Ficar
Conforme você muda de bairro, o preço encarece. Ficar no charmoso bairro do Marais, por exemplo, que era um dos nossos planos na viagem de 2010, saiu mais caro. Por lá é bem difícil encontrar um hotel por menos de € 100. Encontramos um hotel nesse limite mínimo.

O Hotel Bastille de Launay não fica no miolo do Marais, mas a uma curta caminhada do bairro. Ele está muito bem avaliado no TripAdvisor e recebeu o Certificado de Excelência em 2014.

Apesar dos bons reviews no TripAdvisor, nós somos bem críticos em relação a hospedagem e tivemos nossas ressalvas. Como ficamos no primeiro andar, de frente para a rua, o barulho e o movimento tirava um pouco a privacidade ao abrirmos a janela. O quarto é pequeno, e praticamente só há espaço para a cama mesmo.

Por outro lado, a boa localização e o conforto das instalações compensaram o investimento. O café da manhã tinha uma boa variedade, mas a reposição era um pouco demorada.

Clique aqui para consultar: Hotel Bastille de Launay

Nota no Booking: 8,54,5 de 5 estrelas em mais de 500 avaliações do TridAdvisor
Nº 361 de + 1.800 hotéis em Paris com Certificado de ExcelênciaPreço: € 150 + € 12 (café da manhã)Ponto Forte: Localização no Marais e conforto das instalaçõesPonto Fraco: Tamanho do banheiro e do quarto, barulho da rua conforme o quarto obtido

4 – Hotel Montmartre

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias - Onde Ficar

Sempre tive minhas ressalvas ao bairro de Montmartre, devido a rua onde fica o Moulin Rouge, cheia de inferninhos. Mas dessa vez resolvemos escolher o bairro para entrar no clima do filme Amélie Poulain.

Conforme você entra no bairro, sente um clima totalmente diferente da rua dos inferninhos, especialmente no entorno da Rua des Abbesses. A 1 quadra da Abbesses está localizado o Grand Hotel de Clermont. A localização é perfeita, próxima de vários pontos turísticos do bairro e também do comércio local, que inclui ótimos restaurantes, mercadinhos, supermercados e 3 estações de metrô.

O hotel não tem elevador e de início rolou o choque inicial de subir 3 lances de escada carregando uma mala. Mas quando chegamos no quarto, valeu a pena. O quarto era bem limpo, amplo e arejado. Tudo funcionou bem: chuveiro bem quente, WiFi rápido, silencioso (fique atento, pegamos um quarto na área do fundo do hotel, na frente as avaliações reclamam do barulho do bar).

Mas por conta dessa ausência de elevador, recomendamos o Hotel The Originais Paris Montmartre Apolonia. O único porém é que esse hotel fica mais distante do centrinho de Montmartre e do café do Amélie Poulain.

Clique aqui para consultar: Hotel The Originals Paris Montmartre Apolonia 

Nota no Booking: 8,2
3,5 de 5 estrelas em mais de 500 avaliações do TridAdvisor
Nº 1.059 de + 1.800 hotéis em Paris
Preço: € 88,00 + € 12,00 (café da manhã)
Ponto Forte: Boa relação custo-benefício em localização no charmoso bairro de Montmartre
Ponto Fraco: Os quartos e banheiros são bem pequenos

5 – Hotel Darcet – Place de Clichy

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias - Onde Ficar

Essas dicas de hotéis foram também baseadas em pesquisas no Booking.com e no TripAdvisor. Nesses hotéis não ficamos hospedados, mas a julgar pelas avaliações e até mesmo pelos Certificados de Excelência concedidos por esses sites, são opções recomendadas.

O Darcet, por exemplo, tem Certificado de Excelência do TripAdvisor e fica localizado a poucas estações de metrô do Arco do Triunfo. Metrô próximo é quase sempre garantido em Paris, aqui não é diferente e também está próximo de um parque lindo de Paris, o Parc Monceau.

Clique aqui para consultar e/ou reservar: Hotel Darcet

Nota no Booking: 8,8 – Fabuloso
TripAdvisor: 4.5 de 5 estrelas baseado em mais de 300 avaliações do TridAdvisor
Nº 74 de 1.794 hotéis em Paris com Certificado de Excelência
Preço: € 78,00

Sugerimos a leitura:
O que fazer na Europa: Dicas de Viagem e Roteiro Imperdíveis

Outras matéria relacionadas:

Share.

About Author

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

5 Comentários

  1. Pingback: 10 Filmes para Viajar sem Sair de Casa - Filmes na Netflix ou YouTube

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.