Meia Noite em Paris: Um roteiro pelas locações do filme

O filme “Meia Noite em Paris” tem um início simples, mas profundamente emocionante.

Em cenas rápidas e estáticas, Woody Allen mostra alguns “retratos em movimento” de Paris, com a bela trilha sonora de Sidney Bechet. É provavelmente um dos momentos mais emocionantes do filme, especialmente para quem já visitou e é apaixonado pela cidade.

Ao voltar de viagem de Paris, até resolvi fazer uma homenagem ao filme e também editei um vídeo com algumas de minhas capturas de Paris, na mesma pegada de Woody Allen. Lógico, é só uma referência, não chego nem perto do talento do diretor.

Mas de qualquer forma, “Meia Noite em Paris” representou o terceiro filme que escolhemos para guiar nossa viagem para a França, em 2015. Para conhecer as outras referências cinematográficas, visite o post Os 10 Melhores Filmes de Viagem da França e Itália.

Meia Noite em Paris – Um roteiro pelas locações do filme

A Paris Cinematográfica de Woody Allen

Meia Noite em Paris: Roteiro pelas Locações do Filme

O cinema inspirando as viagens

Voltei de Paris ainda com o início do filme de Woody Allen na cabeça.

Poucas cidades têm esse privilégio de se tornarem personagens de filmes. É o caso não somente do início do filme de Allen, que traz Paris para o primeiro plano, como para o filme “Antes do Amanhecer”.

Midnight in Paris: Sequência Inicial
Before Sunset: Sequência Final

Inspirado por Woody Allen, corri atrás da música de Sidney Bechet, mas por questões de direitos autorais não poderia usar a mesma. Encontrei outra música linda, com acordeon e um clima super francês, que combinou muito bem com as imagens que eu tinha captado.

O vídeo tem esse aspecto de espiar a cidade, o movimento das pessoas, como elas interagem com as paisagens locais, como a cidade toca as pessoas. Assistam e me deixem suas opiniões.

Uma viagem guiada por Woody Allen

Em “Meia Noite em Paris” (Midnight in Paris, 2011), somos guiados para uma viagem a Paris em companhia de seus protagonistas, o casal americano Gil (Owen Wilson, de Uma Noite no Museu) e Inez (Rachel McAdams, de Spotlight). Gil ama Paris e cogita viver na cidade, além de abandonar sua carreira de escritor de roteiros de cinema.  Inez nem pensa em abandonar os Estados Unidos, e para ela Paris é só um destino turístico.

O filme começa com algumas cenas nos Jardins de Monet de Giverny, no Palácio de Versalhes e no Museu Rodin, alguns lugares que fizemos questão de revisitar em Paris.

Leia também: Paris: Antes do Pôr do Sol às Margens do Rio Sena

Meia Noite em Paris: Roteiro pelas Locações do Filme
Cena inicial do filme “Meia Noite em Paris”, nos jardins de Monet (arredores de Paris)

Gil está escrevendo um romance e assim como o personagem de seu livro, sonha em viver na Paris dos anos 20. Esse argumento  é perfeito não somente para embarcamos numa viagem para Paris, mas também numa viagem pela história de Paris. É assim que embarcamos para a cidade de outros tempos.

A Paris do passado: Restaurante Polidor

O argumento também é perfeito para mostrar como Paris preserva sua história e tradições, e algumas cenas gravadas hoje, perfeitamente remetem a Paris de outros tempos. É o caso por exemplo do restaurante Polidor que também tivemos o privilégio de visitar.

Meia Noite em Paris: Roteiro pelas Locações do Filme
Restaurante Polidor nos dias de hoje, nem virou lavanderia como no filme

O restaurante data de 1845 e pouco desde então foi modificado. No banheiro, ainda não existem vasos sanitários, e sim aqueles buracos onde é preciso se agachar, como em alguns lugares do Oriente. O restaurante não aceita reservas, então chegue cedo.

Como de costume, é muito legal estar em um lugar praticamente intocado onde a cena de um filme foi gravada. Quem sabe até sentar na mesma mesa que os atores da película.

Foi assim que nos sentimos também no Café des 2 Moulins, do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Confira como foi no post sobre a Montmartre de Amélie Poulain.

Meia Noite em Paris: Roteiro pelas Locações do Filme
Eu e Cleber jantando no Polidor: restaurante no clima de antigamente

A conta nem ficou tão cara. Dois menus e um vinho saíram por EUR 64,00 para 2 pessoas.

É no restaurante Polidor que Gil tem conversas com Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway (que foi de fato frequentador do restaurante) em sua primeira incursão ao passado de Paris. No filme, o restaurante é transformado em uma lavanderia, mas o legal é que o Polidor continua por lá e ainda pode ser visitado.

Locações do Filme Meia Noite em Paris

Outras locações do filme são:

  • Église Saint-Etiénne-du-Mont: onde Gil é resgatado todas as noites para o passado;
  • Hotel Le Briston, onde os personagens estão hospedados em Paris;
  • Mercado de Pulgas de Saint-Ouen: onde Gil conhece a adorável Gabrielle (Léa Seydoux);
  • Museu de l’Orangerie: onde as obras de Claude Monet podem ser vistas, um passeio legal para fazer após ou antes a visitação de Giverny;
Meia Noite em Paris: Roteiro pelas Locações do Filme
A beleza das obras de Monet no L’Orangerie
  • Escadarias de Montmartre: também locação de Amélie Poulain;
  • Parc Jean XXIII: um dos lugares mais adoráveis de Paris, atrás da Nôtre-Dame;
  • Margens do Rio Sena: onde ele passeia com Adriana (Marion Coutillard, do filme Piaf) ou também caminha sozinho (imagem do início do post);
  • Restaurante Maxim’s: o lugar onde Gil e Adriana viajam para o passado da Bélle Epoque;
  • Moulin Rouge: uma curiosidade é que o filme de Baz Luhrman “Moulin Rouge” não foi filmado na locação real;
  • Livraria Shakespeare and Company: locação também do filme “Antes do Pôr do Sol”.
Meia Noite em Paris: Roteiro pelas Locações do Filme
Personagens do filme passeiam por Versailles, uma das locações do filme

Finalmente, o filme termina em um dos meus lugares preferidos de Paris, a Ponte Alexandre III, justamente onde fui pedido em casamento. É onde Gil reencontra Gabrielle, a moça do mercado de pulgas. Mas não vou revelar mais para evitar spoilers.

O importante é que quem vai a Paris pode ter um pouco do gostinho da modernidade, dos velhos tempos dos anos 20 ou até mesmo da Era de Ouro da Bélle Époque.

Meia Noite em Paris: Roteiro pelas Locações do Filme
Seja nos anos 20 ou na Bélle Époque, é possível sentir a história de Paris a cada esquina

O certo é que todas essas locações são ótimos lugares para visitar em Paris. Vai por Woody Allen e inclua esses lugares cinematográficos na sua próxima viagem a Paris.

FICHA TÉCNICA:

Filme: Meia Noite em Paris (Midnight in Paris)
Ano: 2011
Direção: Woody Allen
Fotografia: Darius Khondji
País: Estados Unidos (Locações na França)
Cotação: ★★★★★

Meia Noite em Paris, filme de Woody Allen tem várias locações em Paris

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Confira nosso roteiro em Paris

Fontes:
10 Amazing Locations from Midnight in Paris
Midnight in Paris – Movie Locations

Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

26 comentários

  1. Adorei o texto, eu, assim como vocês, não sei o que amo mais, cinema ou viagem. E juntar os dois é sensacional! Adoro Meia Noite em Paris também, mas preciso voltar a Paris para ver as coisas com mais detalhes. E você citou Antes do Pôr do Sol, que é um dos meus filmes favoritos. Vou guardar o texto para um futuro retorno a Paris, quero ver isso tudo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.