Fotografia: As 10 Melhores Fotos do Pôr do Sol


Dia 19 de agosto. Dia Mundial da Fotografia. Para comemorar esse dia, resolvi selecionar algumas das fotos de entardecer que mais se destacaram em minha trajetória de turista e de entusiasta de fotografia. Algumas foram tiradas sem muito preparo, apenas procurando aproveitar um momento único e especial; outras foram melhor planejadas, no que eu tentei trabalhar com o modo manual da máquina. O objetivo sempre foi e será fazer justiça a esse que é um dos maiores espetáculos da natureza, e o momento mais celebrado pelos fotógrafos.

Não importa onde eu esteja, essa hora mágica em que o dia termina, o sol se esconde, e as cores do dia se misturam com as cores da noite, em que o amarelo, o vermelho e o azul convivem com tamanha beleza, essa é uma das horas mais importantes para o fotógrafo. 

Fotografia: As 10 Melhores Fotos do Pôr do Sol 
por Fábio Pastorello

As fotos a seguir não estão em ordem de qualidade ou preferência, são 10 fotos que selecionei do meu acervo, pois representam ou meus melhores registros do entardecer, ou simplesmente fotos de momentos que mais me marcaram nesse período do dia.


1 - Entardecer em Boipeba

A Bahia com certeza foi cenário de alguns dos melhores pores do sol que eu já presenciei. Esse em Boipeba foi um deles. É certo que a sensação de estar em lugar como Boipeba, um lugar tranquilo e paradisíaco, faz com que nossa percepção fique mais sensível, mas é certo que esse cenário do rio, do coqueiro e de um trecho de areia com a luz do sol ao fundo foi único.

Bahia
Boipeba, Bahia - Julho de 2009


2 - Entardecer em Santos

Difícil escolher um entre os tantos pores do sol que presenciei em Santos, minha terra natal. Alguns lindos e fotografados, outros ainda mais belos, mas que só permanecem na memória. Por isso, escolhi esse, durante uma tarde em que saí justamente com o intuito de fotografar. Coloquei a máquina no modo manual e fui testando, para obter os melhores registros. Gosto muito dessa série de fotos, que também representou um resgate em minha memória de algumas cenas que vivi durante minha infância nessa cidade.

Santos, São Paulo - Maio de 2012

3 - Entardecer em Nova York

Essa é uma das mais recentes da série. Em Nova York, resolvemos atravessar a ponte do Brooklyn e ver o pôr do sol do outro lado da ponte, para Manhattan. O dia estava um pouco nublado, e minhas esperanças não eram boas. Mais eis que o pôr do sol é sempre surpreendente, e as nuvens acabaram por colaborar por difundir pelo céu a luz solar, preenchendo tudo de um tom amarelado incrível. O entardecer fica cada vez mais lindo e ficamos frenéticos em fotografá-lo e ser fotografados diante desse cenário.

Brooklyn, Nova York, Estados Unidos - Junho de 2013

4 - Entardecer na Chapada dos Veadeiros

O céu na região centro-oeste parece pegar fogo no entardecer. Mas por incrível que pareça, um dos registros que eu mais gosto não é dessas cores. Para fugir um pouco do amarelo e vermelho comuns ao pôr do sol, resolvi captar essa belíssima árvore em meu caminho para um pôr do sol inusitado no alto de uma antena. O contraste entre os galhos e o céu de um azul intenso ficaram exatamente como eu queria.

Chapada dos Veadeiros, Julho de 2012

5 - Entardecer em Paris

No dia do meu aniversário, escolhi estar em Paris para comemorar em grande estilo. E nada melhor do que ser brindado com um pôr do sol como esse, não é? Bom, a realidade foi um pouco diferente. Meu aniversário foi no dia anterior, e presenciamos um belíssimo pôr do sol no alto da Torre Eiffel. Mas o problema da vista da Torre Eiffel é que justamente ela não aparece, então no dia seguinte fomos à Torre Montparnasse e quase chegamos atrasados, mas conseguimos presenciar o entardecer com a Torre Eiffel compondo o cenário.

Paris, França - Setembro de 2010

6 - Entardecer em Jericoacoara

O famoso pôr do sol de Jericoacoara é no alto das dunas, certo? Mas uma imagem me perseguia, de um pôr do sol na minha primeira viagem para Jeri, em 2000. Resolvi recriá-la, e felizmente o cenário ainda era o mesmo. Essa pequena piscina natural que se forma na praia de Jericoacoara e um lindo barquinho compõem o cenário. Em outro dia subimos as dunas e fotografamos o pôr do sol lá de cima, mas esse é o pôr do sol do meu coração, seja de minhas lembranças da primeira viagem por lá, ou desse novo reencontro.

Jericoacoara, Ceará - Novembro de 2012

7 - Entardecer em Atins

Assim como em Boipeba, existem certos lugares que encantam a gente, e foi o meu caso com Atins, esse lugar tão tranquilo e tão único em que as dunas dos Lençóis Maranhenses encontram o mar. E para  brindar de vez nossa passagem por lá, encontramos esse pôr do sol maravilhoso, o sol queimando o o céu e tingindo tudo de vermelho e amarelo. De quebra, o pescador que também terminava seu dia e a gaivota que resolveu dar uma passadinha por lá.

Atins, Lençóis Maranhenses - Julho de 2011

8 - Entardecer em Santorini

Curtir o entardecer em Santorini é um programa obrigatório. Todos os dias muitas pessoas procuram o lugar ideal nas encostas de suas montanhas, que são viradas para o mar e para o fundo da cratera de um vulcão, para encontrar o melhor ângulo. Depois de um dia na famosa Oia, onde vimos um pôr do sol lindo, o dia seguinte foi ainda melhor, quando presenciamos o sol se pondo em Firá. Para lembrar sempre onde estávamos, procurei um símbolo que representasse a Grécia, e encontrei esses sinos, que ajudaram a compor esse pôr do sol em Santorini.

Sunset
Santorini, Grécia - Setembro de 2010

9 - Entardecer em Fernando de Noronha

Muita gente vai conferir o pôr do sol no mirante do Boldró. Nós fomos, ao final de nosso Ilhatur, mas infelizmente o dia estava semi nublado e o entardecer não foi tão bonito. Resolvemos repetir a dose no mirante do Forte Nossa Senhora dos Remédios, que fica perto da Vila dos Remédios. O dia finalmente estava perfeito e o cenário é magnífico, com as praias do mar de dentro de Fernando de Noronha, do Morro do Pico e dos Dois Irmãos. Lindo e inesquecível.

Sunset
Fernando de Noronha - Julho de 2011

10 - Entardecer em São Paulo

Para encerrar a seleção, um registro bem recente, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Minha atual residência não podia faltar. Apesar de normalmente cinza e cheia de prédios, São Paulo ainda nos permite momentos mágicos como esse, um entardecer de cores inacreditáveis, no outono dessa cidade.

São Paulo - Maio de 2013
Espero que gostem da homenagem à fotografia e se puderem, comentem qual das fotos você gostou mais. 

© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.


Siga a gente nas redes sociais

Facebook YouTube Google+ Twitter Instagram 




Assine nosso blog: clique AQUI e assine gratuitamente nosso blog, assim você recebe todas as nossas atualizações. Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.




Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. LINDOS lugares! Senti falta de fotos do pôr do sol em Porto Alegre :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jenifer. Pois é, infelizmente ainda não conheço Porto Alegre, acredita? Mas pretendo resolver logo essa falha imperdoável. Abraços.

      Excluir
  2. Suas fotos são perfeitas, entretanto quando lemos o contexto de onde e como elas foram tiradas, essas fotografias ganham alma, sentimento e assim, passam de perfeitas para "de tirar o fôlego".
    Fabinho, fotografar todos conseguem mas captar sentimentos em forma de fotografias apenas algumas pessoas, como você, são capazes de realizar essa "mágica".
    Parabéns por esse dom!
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, muitíssimo obrigado. Que palavras lindas, me deixaram muito feliz. Cada foto tem uma história legal por trás, né? Que legal que consegui transmitir um pouco da emoção que a fotografia me causa. Abração!!!!

      Excluir
  3. Amei todas as fotos, todas tem muita emoção e sentimento! Me deu até vontade de cinhecer todos esses lugares. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Caroline. Fico feliz que a emoção dessas cenas de pôr do sol transpareceu através das fotos. Abs.

      Excluir
  4. Pode escolher todas???

    Boipeba, Paris, Noronha e Sampa sem comentários. Show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigadão, Guilherme. Imagino o trabalhão que você deve ter tido para selecionar os seus, muito pôr do sol lindo pelo mundo. Abraços.

      Excluir
  5. Maravilhosoooooo , a foto de Lençois é linda demais.... Adoro o modo como você escreve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosa... Super obrigado, fiquei feliz com seu comentário. Abraços.

      Excluir
  6. Que paz que essas imagens me transmitiu.. Incrivel!

    ResponderExcluir
  7. Lindas fotos!!! Para mim 2 especiais foram o Pôr do sol na praia do jacaré, em João Pessoa e também o do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo!!! Sem falar é claro do mais famoso do Rio, pôr do sol na Pedra do Arpoador...rs! Mas sou carioca e meio que idolatro minha cidade...haha!!! Parabens Fabio, sempre com belas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris. Eu não sou carioca e também idolatro o Rio, então entendo perfeitamente. Estive em novembro no Rio e tirei umas fotos bem legais do Arpoador, pena que esse post foi antes, senão tinham entrado na lista. Super obrigado, abraços!

      Excluir
  8. Amo as cores do por de sol. Em cada uma de suas fotos você deixou um pouco de sua alma! Os lençois maranhenses! Que beleza! Vendo-a, a gente sonha e no sonho nos transportamos para dentro do mais profundo do nosso ser, e nos trasnportando descobrimos que a beleza interior ainda permanece viva!

    ResponderExcluir
  9. Amo as cores do por de sol. Em cada uma de suas fotos você deixou um pouco de sua alma! Os lençois maranhenses! Que beleza! Vendo-a, a gente sonha e no sonho nos transportamos para dentro do mais profundo do nosso ser, e nos trasnportando descobrimos que a beleza interior ainda permanece viva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laço de Fita. Que mensagem bonita, obrigado. A fotografia é uma janela da alma. Abraços.

      Excluir

Clique em Inscrever-se por e-mail para receber avisos de novos comentários e respostas. Essa opção só está disponível para comentários que não sejam anônimos. Os comentários serão respondidos o mais breve possível.