Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo

16

Fazer uma viagem para Portugal muito além de Lisboa: essa foi a nossa proposta ao viajar para esse país europeu. Mas na hora de planejar o roteiro da viagem, sempre fica aquela dúvida: o que fazer em Portugal, quais as principais cidades e lugares para conhecer.

Nesse artigo vamos explorar um roteiro de viagem para Portugal em 15 dias, que inclui obviamente a sua capital Lisboa, mas também propõe destinos imperdíveis do país, como o Algarve, Porto, Nazaré, Cascais e Óbidos.

Vamos compartilhar também algumas dicas práticas para organizar essa viagem.

Fique ligado e sempre estamos abertos para dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário no final desse artigo que podemos ajudar você a organizar essa viagem.

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo

O que fazer em Portugal: conheça as principais cidades, regiões e pontos turísticos

Nosso roteiro na Europa em 2019 incluiu a Espanha e depois Portugal. Então, ao contrário da maioria das pessoas, nossa entrada no país não foi por Lisboa e sim por Faro, capital do Algarve.

Outra informação importante na hora de pensar a viagem para Portugal é que nosso roteiro foi focado em cidades litorâneas como na região do Algarve, ou ainda cidades próximas do mar, como Lisboa, Porto, Nazaré, Cascais, Sintra (Cabo da Roca, na foto de capa) e Aveiro.

Outro de nossos objetivos foi conhecer as 7 Maravilhas de Portugal, resultado de uma votação entre os portugueses em 2007. Confira no decorrer desse roteiro, quais são essas 7 maravilhas, também consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

O blog Turista Profissional também foi uma ótima base para o planejamento de nossa viagem para Portugal, especialmente o artigo sobre os principais Pontos Turísticos de Portugal.

Mas além do litoral e das maravilhas históricas, há toda uma série de aldeias históricas no interior de Portugal (como Monsanto, Piódão, Belmonte ou Sortelha), que deixamos para uma próxima viagem.

Essa foi nossa segunda viagem pelas belezas de Portugal. Em 2015, já tínhamos feito um roteiro curtinho que incluiu 4 dias no Algarve e 5 dias em Lisboa.

Salve no Pinterest para consultar depois

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro de Viagem

Roteiro Dia a Dia

Assista também nosso vídeo com o nosso Top 7 Lugares para Conhecer em Portugal.

 

Aluguel de Carro vale a pena na viagem para Portugal?

O aluguel de carro é altamente recomendável para fazer esse roteiro de viagem para Portugal. Mas não para o tempo inteiro.

No Algarve, o carro é bem importante para explorar todas as praias com mais agilidade. Já fizemos essa viagem pelo Algarve sem carro, e fica tudo mais difícil e demorado.

Depois, é botar o carro na estrada. Entre Lisboa e Porto, há um trecho onde é possível fazer várias paradas, que iremos explorar a seguir.

Os pedágios (portagens) são muitos, mas na hora de alugar o carro você já inclui o Sem Parar (Via Verde, lá em Portugal) que facilitará sua vida.

Em Porto e Lisboa, nós não usamos o carro. Então você pode optar por devolver o carro em Porto ou ainda usá-lo para se locomover até Lisboa e deixar para devolvar na capital.

Quanto Custa Alugar o Carro

Para alugar o carro, nós recomendamos o site da Rentcars. O site pesquisa e apresenta os melhores preços de várias locadoras e você pode comparar o melhor para você.

O custo do aluguel ficou em média € 42,00 / dia, com seguro incluso.

Nós optamos pelo carro mais econômico. Ao chegar, tivemos que recusar algumas ofertas bem insistentes da vendedora para fazer um upgrade. Na hora de retirar o carro, você também pode optar pelo seguro total, que cobre totalmente o valor da franquia.

Tudo isso encarece muito o valor do aluguel e acabamos ficando somente com o valor inicial contratado e o Via Verde (para os pedágios).

Clique aqui para consultar valores do aluguel de carro

Com o carro em mãos, pudemos finalmente começar nosso roteiro de viagem em Portugal.

Uma curiosidade é que pegamos um carro tão pequeno (Fiat 500 Categoria Mini) que ficamos em dúvida se nossa mala iria caber no porta-malas. Mas felizmente deu tudo certo. Mas ele só é adequado para 2 pessoas, um grupo de 4 pessoas já encontraria problemas.

Dia 1: Faro, Algarve

A nossa chegada em Portugal foi por avião.

Nossa viagem em Portugal foi uma continuação do roteiro na Espanha. Para fazer o trajeto da Espanha para Portugal, há duas opções.

  • De ônibus: para quem tem a Andaluzia no seu roteiro de viagem, pode pegar um ônibus direto de Sevilha para Albufeira, no Algarve. Nem é preciso passar por Faro. A viagem dura de 2h a 3h.
  • De avião: na Europa os voos são realmente baratos e podem custar até menos do que viajar de trem ou ônibus. Pegamos um voo da Vueling de Barcelona para Faro.

Leia mais:
Como Chegar no Algarve: Passo a Passo

Apesar de ser a capital do Algarve, Faro não é a cidade mais turística para se hospedar. Albufeira e Lagos são as melhores pedidas, com centrinhos bem charmosos e praias muito bonitas.

Mesmo assim, vale a pena conhecer Faro e o Parque Natural da Ria Formosa – uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Mas a principal atração é o centro histórico de Faro, e não suas praias.

Dia 2: Albufeira, Algarve

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo
O charmoso centro de Albufeira, uma das opções de onde ficar em Algarve

Para dividir seus dias no Algarve, sugiro escolher uma cidade por dia. Nós ficamos hospedados em Albufeira, então reservamos um dia exclusivo para circular pela cidade e explorar todas as suas praias, com destaque para a Praia da Falésia.

A partir de Albufeira, também é possível fazer um passeio de barco pelas grutas até Benagil.

Uma excelente opção é alugar uma casa nos arredores de Albufeira. Nós ficamos hospedados numa acomodação cinematográfica, a Shantivillas Casa da Montanha, que fica a 14 km das praias. O lugar é um sonho e comporta até 14 pessoas. Experiência digna de cinema.

Dia 3: Passeio de Barco no Algarve

Esse foi o dia de mudarmos de hospedagem, de Albufeira para Lagos. Em menos de 1 hora é possível ir de uma cidade até a outra.

Para economizar tempo e dinheiro (por causa dos inúmeros pedágios), já coloque as malas do carro e vá conhecendo os lugares pelo caminho.

Vale reservar um dia para fazer um passeio de barco pelas grutas do Algarve. Você pode optar pelas seguintes opções:

Observe que os passeios se dividem em três modalidades diferentes. Os passeios de caiaque são mais indicados para quem tem preparo físico, mas não é necessário conhecimento prévio.

Os passeios de barco são o meio mais tradicional, mas também existem as lanchas rápidas, que agilizam a duração do passeio e permitem chegar mais rápido em longas distâncias.

Nós fizemos um passeio de lancha chamado Grutas e Golfinhos, com a Dreamwave. Foi ótimo, nós recomendamos.

Como os passeios muitas vezes precisam atravessar várias cidades, esses tours de lancha são os mais indicados.

Parque Zoomarine

Se você viaja com crianças ou adolescentes, o Zoomarine é uma boa pedida para tirar um dia pra relaxar.

O parque possui alguns brinquedos aquáticos, como tobogãs e o Jurassic River. É tudo bem light, não espere brinquedos radicais. Além disso, também se destaca com apresentações envolvendo animais como golfinhos, focas e aves.

O parque também tem piscinas e uma praia artificial com ondas. E o melhor é que a alimentação no Zoomarine é bem econômica, então você pode passar o dia inteiro com a família sem gastar todo o orçamento. 

Dia 4: Lagoa, Algarve

O que fazer no Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
A Gruta de Benagil é um dos lugares mais “instagramáveis” do Algarve

Lagoa é uma cidade (eles chamam de concelho) imperdível, no caminho para Lagos.

Um dos lugares mais icônicos e instagramáveis é a famosa Gruta de Benagil.

Reserve um tempo também para conhecer as lindíssimas Praia da Marinha e Praia do Carvoeiro.

Dia 5: Lagos, Algarve

O que fazer em Portugal: Principais Cidades e Roteiro de Viagem
A pequena enseada e a escadaria da Praia do Camilo, em Lagos

Lagos é, na minha opinião, a melhor cidade do Algarve para ficar hospedado nessa viagem para Portugal. Tem um centrinho charmoso, mas bem mais tranquilo do que em Albufeira.

Para quem viaja sem carro, também é uma boa opção. A pé ou de ônibus, você chega fácil nas praias mais bonitas, como a Praia da Dona Ana ou a Praia do Camilo.

Em Lagos, nós adoramos a estrutura do Boavista Golf e Spa Resort. Alugamos uma casa completa, com 2 quartos, cozinha, sala e dois andares, também com toda estrutura de piscinas e spa, por um preço super convidativo. Valeu muito a pena.

Leia mais:
O que fazer em Lagos: Melhores Praias de Portugal

Dia 6: Portimão, Lagos

A cidade é totalmente diferente das suas vizinhas, com ruas largas, prédios modernos e praias extensas, como a Praia da Rocha.

Por lá, nós visitamos a exótica e interessante Praia de João Arens (uma praia de nudismo).

E nosso dia terminou com um belíssimo pôr do sol na Praia dos Três Irmãos.

Nosso roteiro pelo Algarve dessa viagem para Portugal ainda deixou muitos lugares incríveis de fora, mas acredito que conseguimos incluir os lugares mais representativos dessa região.

Confira nosso roteiro completo
O que fazer no Algarve: Dicas e Roteiro de Viagem


Dia 7: Viagem para Portugal: Óbidos e Nazaré

Em 7 dias dá para conhecer muita coisa no Algarve, mas não tudo. De qualquer forma, pegamos estrada rumo ao norte do país, seguindo nosso roteiro de viagem em Portugal.

Manhã

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo
Cidade de Óbidos cercada de muralhas e com o castelo ao fundo

Após Lisboa, entre as paradas imperdíveis de um roteiro de viagem para Portugal, está a ultra charmosa Óbidos. 

A vila tem duas ruas principais e uma grande atração: o Castelo de Óbidos, considerado uma das 7 maravilhas de Portugal. Cercada de muralhas e com ruas preservadas como antigamente, a vila é encantadora.

Praticamente todo lugar de Portugal tem uma comida ou bebida típica, e a de Óbidos é a ginginha. Um licor servido numa xícara de chocolate. € 1,00 e você mata a curiosidade de saber como é.

Tarde

Antes de chegar em Nazaré, nosso próximo pernoite, vale passar no Mosteiro de Alcobaça, outra das 7 maravilhas de Portugal. O monumento foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1989.

O Mosteiro de Alcobaça é uma das construções mais antigas de Portugal e impressiona tanto pela monumentalidade (a maior construção gótica cisterciense) como pelo despojamento. Apesar de seus quase 900 anos, o conjunto ainda mantém suas dependências medievais quase intocadas. A sua igreja é a maior em estilo gótico primitivo construída em Portugal na Idade Média. 

Os túmulos de D. Pedro I e Inês de Castro são encontrados no local. Eles viveram uma famosa e trágica relação de amor. Viveram juntos e tiveram 4 filhos até D. Inês ser morta a mando de D. Afonso IV, rei de Portugal na época.

O que fazer em Portugal: Conheça as 7 Maravilhas

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo
O Mosteiro de Alcobaça possui mais de 900 anos

Confira a seguir quais são as 7 maravilhas de Portugal, que também orientaram nosso roteiro em Portugal. Essa é uma uma das formas de você definir o que fazer em Portugal. 

De todas elas, nós não conseguimos incluir o Castelo de Guimarães no nosso roteiro. As demais se encaixaram direitinho nos nossos planos, sem grandes desvios.

  • Torre de Belém, Lisboa
  • Mosteiro dos Jerônimos, Lisboa
  • Palácio Nacional da Pena, Sintra
  • Castelo de Óbidos, Óbidos
  • Mosteiro de Alcobaça, Alcobaça
  • Mosteiro da Batalha, Batalha
  • Castelo de Guimarães, Guimarães

Se você tiver alguns dias adicionais, pode ainda incluir uma visita ao Santuário de Fátima e até a cidade de Coimba.

As Praias de Nazaré

O que fazer em Portugal: Principais Cidades e Roteiro de Viagem
Vista aérea de Nazaré, suas praias e a parte alta da cidade

Em Nazaré, a dica é conferir a Praia de Nazaré e a Praia do Norte, onde rolam as famosas ondas gigantes. Os surfistas fazem a festa, tanto que tem até estátua para eles.

O Miradouro do Suberco fica no alto de uma falésia e tem vistas maravilhosas para o mar. Para chegar lá no alto, existe um bondinho.

O calçadão de Nazaré também é ótimo para conhecer restaurantes ou tomar sorvete. Nazaré é outro dos lugares de praia que mais gostamos em Portugal. 

Em Nazaré, nós ficamos hospedados no Gaviota Holidays. O hotel é simples, mas bem localizado, próximo da praia. Embora não tenha estacionamento, é bem fácil estacionar na rua e também tem um estacionamento pago bem em frente.


Dia 8: O que fazer em Portugal – Aveiro e Porto

Certos lugares merecem bem mais tempo em um roteiro de viagem para Portugal, como é o caso de Porto, mas só conseguimos guardar 2 dias para Porto nesse roteiro. 

Manhã

Antes de chegar, aproveite para passar no Mosteiro da Batalha (mais uma das 7 maravilhas de Portugal e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1983) e na simpática cidade de Aveiro.

O Mosteiro da Batalha surgiu de uma promessa feita pelo Rei Dom João I em agradecimento pela vitória de uma batalha em 1385. Essa vitória garantiu a ele o trono e a independência de Portugal. As obras duraram mais de 150 anos.

No local é encontrado o túmulo de D. João I e D. Filipa de Lencastre, de mãos dadas. Outros destaques são o Claustro Real, o belíssimo lavabo e o portal da igreja.

Em Aveiro, rola uma experiência de andar de “gôndola”, que na verdade sai bem mais barato do que a gôndola de Veneza. Mas não vá esperando muita coisa, é tudo bem mais simples e menos bonito do que na Veneza original.

Lembra que falamos das comidas típicas de Portugal? Em Aveiro são os ovos moles, um doce feito a base de ovos e açúcar.

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
Um passeio de gôndola em Aveiro

Tarde

De Aveiro a Porto são mais 40 minutos de estrada. Em Porto, recomendamos fazer um tour guiado, já que a cidade é cheia de curiosidades e histórias.

Nós recomendamos o passeio com a Sara do blog Portoalities. Sara é natural de Porto e conta com propriedade sobre a história e cultura da cidade.

Leia mais:
Um tour guiado em Porto: Igrejas e Mirantes da Cidade


Dia 9: Porto e Vila Nova de Gaia

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo
Vista aérea da cidade de Porto e de Vila Nova de Gaia, separadas pelo Rio Douro

Em Porto, ainda é preciso conhecer alguns pontos turísticos imperdíveis como a Igreja dos Clérigos (há também a opção de subir a torre), a Estação de São Bento (e seus maravilhosos painéis de azulejos) ou os Jardins do Palácio de Cristal (com vistas espetaculares para o Rio Douro).

Passeie pela Ribeira do Douro e atravesse a ponte D. Luís I para chegar em Vila Nova de Gaia. É lá que ficam as Caves de Vinho do Porto e os fãs podem fazer uma visita e degustação.

É em Gaia que também fica uma das melhores vistas para Porto, a partir do Miradouro da Serra do Pilar.

Nossa hospedagem em Porto foi num apartamento do Airbnb , muito bem localizado e com excelentes instalações. Faça seu cadastro através desse link e ganhe um crédito para futuras reservas.

O apartamento é lindo, com vista para o Rio Douro e para a famosa Ponte Dom Luís I.


Dia 10: Cascais 

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
A pequena e charmosa Praia da Rainha, em Cascais

Chegou a hora de pegar estrada para o nosso último destino da viagem: a capital de Portugal, Lisboa.

Sem trânsito, a viagem de Porto até Lisboa dura cerca de 3 horas. Mas sem esquecer das praias de Portugal, fomos lá conhecer mais algumas. 

Fizemos uma parada na super charmosa cidade de Cascais. Muita gente faz esse passeio bate-volta a partir de Lisboa, mas como ainda estávamos com o carro alugado, resolvemos fazer uma paradinha por lá.

É preciso dizer que as praias, em si, não são bonitas como as brasileiras.

Mas as praias tem suas peculiaridades: castelos e casas históricas ficam à beira-mar, dando um toque todo especial para o lugar. Tem até a Praia da Rainha, que já foi frequentada de fato por uma rainha.

Assim como várias outras cidades de Portugal, temos em Cascais também um centro animado e bem charmoso, com muitas lojas, restaurantes e cafés sofisticados. 

Em Cascais, os passeios imperdíveis são a Boca do Inferno, a Praia do Guincho (considerada uma das 7 melhores praias de Portugal) e o Cabo da Roca (o ponto mais ocidental da Europa Continental, situado em Sintra, mas com acesso também por Cascais).

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo
Cabo da Roca, em Sintra, o ponto mais ocidental da Europa Continental

Em Lisboa, optamos por ficar hospedados num hotel um pouco mais distante do centro, mas com metrô na porta. A opção foi para economizar, já que os hotéis mais centrais são bem mais caros. O Evolution Hotel Lisboa foi uma boa pedida, com infrestrutura contemporânea e excelente café da manhã.

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
O quarto modernoso do Evolution Hotel Lisboa


Dia 11: Viagem para Portugal – Lisboa

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo
Miradouro de Santa Luzia, uma das atrações do bairro Alfama

Chegamos em Lisboa. A cidade tem muitos passeios e lugares interessantes para conhecer, então é bom planejar bem o tempo.

E além disso, tem pelo menos dois passeios bate-volta imperdíveis: Sintra e Belém. Reservamos um dia para cada um deles.

Manhã: Alfama e Ribeira

De volta ao que fazer em Lisboa, um dos programas imperdíveis é explorar o bairro do Alfama, suas ruas estreitas e seus belos mirantes, como o Miradouro de Santa Luzia. Outro lugar imperdível por lá é o Castelo de São Jorge.

Um dos cartões postais de Lisboa, a Praça do Comércio e o Arco da Rua Augusta também vale a visita. No alto do arco há um mirante pago, mas quem tem o Lisboa Card entra gratuitamente.

Na hora do almoço, vale conhecer o Mercado da Ribeira (Time Out Market). Time Out é uma publicação internacional que reuniu nesse mercado, alguns dos melhores chefs de Lisboa, que criaram pequenos quiosques com pratos estrelados. Difícil encontrar lugar para sentar, mas o lugar é realmente imperdível.

Viagem para Portugal: O que Fazer, Principais Cidades e Roteiro Completo
Reunião de restaurantes estrelados, o TimeOut Market é uma das melhores opções de alimentação em Lisboa

Depois do almoço, não deixe de provar o Pastel de Nata da Manteigaria, ali mesmo no Time Out Market.

Tarde: Chiado e Bairro Alto

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
Uma das agitadas ruas do Bairro Alto de Lisboa

Outros bairros deliciosos para caminhar e explorar são o Chiado e o Bairro Alto (já para curtir a vida noturna).

Alguns lugares imperdíveis nesses bairros são: Livraria Bertrand (a mais antiga do mundo), a estátua de Fernando Pessoa (em frente ao café A Brasileira), a Praça Luís de Camões, o Elevador de Santa Justa e, se curtir, as compras nos Armazéns do Chiado.

Vale a Pena comprar o Lisboa Card?

Em todas as cidades onde existe a opção de comprar esse tipo de cartão, nós optamos por ele. Por vezes é preciso colocar na ponta do lápis, mas no geral vale tanto pela economia como pela praticidade.

É o caso do Lisboa Card. Apesar dele não garantir gratuidade para todas as principais atrações de Lisboa, a maior parte delas está incluída.

Mas o melhor mesmo é que ele também inclui o transporte público (ônibus, trem, metrô), o que garante ainda mais praticidade ao Lisboa Card. Até mesmo viagens de trem para cidades próximas estão incluídas, como o trecho até Sintra.

O Lisboa Card custa € 20,00 para 1 dia de uso, € 34,00 para 2 dias de uso ou € 42,00 para 3 dias de uso. Ou seja, na versão de 3 dias o custo cai para € 14,00/dia, então vale super a pena.


Dia 12: Lisboa

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
O belo jardim geométrico do Parque Eduardo VII

Ficou muito corrido o dia anterior? Está afim de explorar alguns museus de Lisboa? É sempre bom deixar um dia extra para conhecer uma cidade como Lisboa.

Algumas boas apostas são o Museu Nacional do Azulejo e o Museu Arqueológico do Carmo.

Para quem gosta de arte moderna, o Museu Calouste Gulbenkian é um programa imperdível.

Não deixe também de conhecer a Praça Marquês de Pombal e o Parque Eduardo VII, com seu belíssimo jardim geométrico.

Parque das Nações

Há também toda uma parte nova da cidade, construída para a Expo Mundial em 1998.

Nela está o Parque das Nações, o Teleférico, uma bela vista para a cinematográfica Ponte Vasco da Gama e o prestigiado Oceanário de Lisboa. Programação para toda a família.


Dia 13: O que fazer em Portugal – Belém

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
Torre de Belém, uma das 7 maravilhas de Portugal

Em Belém ficam algumas das atrações mais visitadas de Portugal. Para conhecê-las, a partir do centro de Lisboa é só pegar a linha 15 ou ir de trem a partir da estação Cais do Sodré (são duas estações no sentido de Cascais).

Mas logo no caminho, você entende o sentido de um ponto turístico popular. O coletivo segue lotadíssimo, e ao chegar no Mosteiro dos Jerônimos, a fila está enorme. Já deixamos aqui a primeira dica: evite o período da manhã, quando chegam boa parte dos ônibus turísticos no lugar.

A partir das 13h, as coisas ficam bem mais tranquilas. 

O Mosteiro dos Jerônimos foi considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal e é Patrimônio Mundial da Unesco. Do lado direito, há uma entrada gratuita para a igreja e do lado esquerdo, a entrada paga para o claustro, a principal atração.

É uma obra fundamental da arquitetura manuelina. A ideia de D. Manuel era criar em Belém um símbolo para todo o país da “unificação dos cristãos de todo o mundo”, através da expansão marítima. Clique aqui para fazer uma visita virtual no Mosteiro.

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
O belo interior do Mosteiro dos Jerônimos, em Belém

Se tiver o Lisboa Card, pode entrar direto, só validar o cartão num terminal na entrada.

Quase em frente (mas é preciso uma boa caminhada, pois é tudo mais espaçado em Belém), está o Padrão dos Descobrimentos, outro dos cartões postais de Lisboa. É possível subir de elevador até o topo e ver a Rosa dos Ventos lá do alto (o desenho fica no piso em frente ao monumento).

Caminhando para o lado direito, encontramos outra maravilha de Portugal. A Torre de Belém nasceu para proteger Lisboa, depois ganhou várias outras utilidades como prisão, posto aduaneiro e farol, antes de virar o espaço que é hoje. As visitas são pagas (€ 6,00) e para quem tem Lisboa Card a entrada é gratuita.

Para encerrar a visita, siga até os Pastéis de Belém para comprar o tradicional doce portugutês. Você pode comprar e retirar no balcão ou optar pelo serviço de mesa, que comporta 400 lugares. Mesmo assim, tivemos que esperar uns 20 minutos para conseguir uma mesa.


14 – Sintra

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
No Palácio da Pena, o ponto turístico mais concorrido de Sintra

A cidade de Sintra é um programa para o dia inteiro dentro dessa viagem para Portugal. Pegue um trem na estação do Rocio (o transporte está incluso no Lisboa Card) para chegar na cidade.

Ao chegar, pertinho da estação está o ponto de ônibus. Ali você um transporte circular local, que passa por todos os pontos turísticos da cidade. São algumas linhas e diversas paradas, mas vamos destacar aqui os melhores pontos.

O primeiro lugar que você deve ir em Sintra é também a atração mais concorrida, o Palácio da Pena.

Em cerca de 5 minutos de caminhada (não é preciso pegar o ônibus novamente), você chega no Castelo dos Mouros, um lugar impressionante.

Retorne ao centro, almoce em um dos charmosos restaurantes. Aqui também há um doce típico português, o travesseiro.

Para encerrar seu dia, programe algumas horas para visitar a Quinta da Regaleira. Os jardins são incríveis, com destaque para o Poço Iniciático, um dos lugares mais instagramáveis de Portugal.

E esse foi nosso roteiro de viagem para Portugal. Facilmente, poderíamos dedicar 1 mês para percorrer outros lugares que ficaram de fora, mas acho que conseguimos visitar vários lugares que estavam nos nossos sonhos de viagem.

Deixe a seguir seu comentário ou dúvida sobre nosso roteiro e teremos prazer em ajudar você no seu planejamento de viagem.

Leia mais:
O que fazer na Europa: Dicas e Roteiros de Viagem Imperdíveis

Salve no Pinterest para consultar depois

O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

Share.

About Author

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

16 Comentários

  1. Claramente pessoas do sul. 6 dias no algarve, 5 em lisboa mas nem um no Gerês ? Com a quantidade de cascatas, trilhos, paisagens, locais de culto e atracoes que existem? Nada tambem no Douro vinhateiro? Passadiços do Paiva? Termas e grutas de viseu? Berço de Portugal em Guimarães? Serra da Estrela com a sua gastronomia, miradouros e beleza natural entre montanhas, piscinas naturais e aldeias históricas e de xisto? E o Alentejo com a rota mais incrível? Ai ai que roteiro incompleto e discriminatório…

    • Oi, Raquel. Nosso recorte de viagem foi para o Portugal à beira-mar, mas temos ciência que deixamos de fora muitas coisas lindas e incríveis no país. Obrigado pela contribuição, somos brasileiros e esperamos retornar em breve para Portugal para conhecer mais alguns desses lugares que você citou. Abraços.

  2. De fato, Portugal é incrível, são tantos os lugares incríveis que um mês é pouco.
    Super interessante o roteiro de vocês. Estou planejando uma viagem a essa terra Lusitana junto com minha família e, saber planejar essencial, principalmente com um roteiro.
    Sou facinado com esse tipo de arquitetura, além das do período medieval, seus castelos, etc.

  3. Pingback: O QUE FAZER NA EUROPA: Dicas de Viagem e Roteiros Imperdíveis

  4. Pingback: Top 10 Melhores Destinos LGBT Friendly do Mundo

  5. Que delícia ver uma menção nossa aqui <3 Muito obrigada. Esse roteiro está delicioso meninos! Saudades de Portugal. Beijão

  6. Ual!!! Super roteiro pelo meu país. Estivemos no Algarve há 2 meses, que mesmo no inverno vale a pena. O que são as praias de Lagos?! Da próxima vez não deixe de visitar minha cidade: Coimbra. E se precisar, tem casa lá para ficar. 😉
    Beijos

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.