10 Melhores Praias do Brasil

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem

Todo mundo concorda que o litoral do Brasil é um dos mais incríveis do mundo, mas e se você tivesse que escolher quais são as melhores praias do Brasil?

Por aqui no Viagens Cine, nós já fizemos uma série com as melhores praias de boa parte desse litoral. Temos artigos com as melhores praias da Bahia, do Rio de Janeiro, do Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo e outros Estados.

E finalmente chegou a hora de identificarmos as melhores praias do Brasil. Lógico, isso baseado na nossa experiência e vivência. Nosso trabalho é baseado somente em lugares que efetivamente conhecemos e visitamos, então essa lista pode deixar alguma praia de fora.

Não deixe de colocar sua contribuição no final desse post, na caixa de comentários.

Nossa seleção também procurou identificar tendências entre outras listas de melhores praias do Brasil. Sites e publicações como a Viagem e Turismo, Melhores Destinos e o TripAdvisor também já possuem suas listas.

Mas vamos lá falar sobre as nossas escolhas. Espero que você gostem, e não deixem de conferir nossas matérias e vídeos sobre cada uma das melhores praias do Brasil.

10 Melhores Praias do Brasil

Conheça algumas das praias mais bonitas do Brasil, com dicas de como chegar, onde ficar e melhor época

Salve no Pinterest

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem

Confira nossa relação completa em imagens no nosso vídeo no YouTube.

 

10 – Praia do Espelho, Porto Seguro – Bahia

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
A paisagem incrível da Praia do Espelho vista do alto

Nossa lista começa com o lugar do descobrimento do Brasil. A Praia do Espelho fica localizada em Porto Seguro, Bahia. A região também é conhecida como Costa do Descobrimento.

Muita gente conhece a praia através de passeios bate-volta, mas também é possível ficar hospedado em uma das melhores praias do Brasil. Como os preços de pousadas por lá são elevados, é preciso levar isso em consideração.

  • A Praia do Espelho se destaca por ser uma praia bem mais tranquila do que suas vizinhas Arraial d’Ajuda e Trancoso. O acesso é somente por estrada de terra e os preços no local são mais elevados.
  • Para quem vai, a recompensa é encontrar uma praia belíssima, cheia de falésias e piscinas naturais, especialmente na maré baixa. Mas ao contrário de outras praias brasileiras, é importante alertar que as piscinas não são tão agradáveis para banho.
  • Nas melhores condições do mar e dos ventos, a água forma um verdadeiro espelho d’água, justificando o nome do lugar.
  • Melhor aproveitar as barracas e estrutura de praia, com charmosas espreguiçadeiras. É necessário pagar uma consumação mínima na maior parte dos lugares.

Dicas de Viagem

PRAIA DO ESPELHO

– Como Chegar: É possível contratar passeios bate-volta a partir de Porto Seguro ou Arraial d’Ajuda. Para quem vai de carro, tome cuidado com a estrada de terra, que em dias de chuva fica mais complicada.

– Onde Ficar: A Pousada Enseada da Espelho é pé na areia e possui decoração e serviços caprichadíssimos. Mas infelizmente não tem piscina. Outra alternativa é a Pousada do Outeiro, localizada no alto de uma falésia e com uma piscina cinematográfica.

– Quando Ir: Chove muito no primeiro semestre, especialmente dos meses de abril até julho

Dica Imperdível: A partir do estacionamento, é possível pegar uma trilha e subir uma das falésias para contemplar a praia de cima. Quem fica hospedado na Pousada do Outeiro também tem a oportunidade de curtir esse visual cinematográfico lá do alto.

Para saber mais:
Praia do Espelho: 7 Dicas para Aproveitar Melhor


9 – Cacimba do Padre, Fernando de Noronha – PE

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
O visual da Praia da Cacimba do Padre tem vista privilegiada para o Morro Dois Irmãos, cartão postal de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é aquele lugar dos sonhos de todos os viajantes, então daria para fazer uma lista de melhores praias do Brasil só com lugares desse arquipélago.

Mas uma das melhores praias de Noronha é a Cacimba do Padre, a praia que dá acesso até a Baía dos Porcos e o melhor lugar para ver os Dois Irmãos, cartão postal de ilha.

  • Enquanto outras praias são mais controladas por ficaram dentro da área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Cacimba do Padre é uma praia mais relax, onde realmente dá para sentar e curtir o dia todo.
  • A praia tem restaurantes, estrutura de praia (pouca) e um dos melhores lugares para curtir o pôr do sol em Noronha.
  • Finalmente, vale a dica que essa praia muda conforme a época do ano. No verão, a praia é muito procurada por surfistas e tem muitas ondas. Nas outras estações, o mar fica mais tranquilo para o banho, com águas cristalinas.

Dicas de Viagem

PRAIA DE CACIMBA DO PADRE

– Como Chegar: Fernando de Noronha é um arquipélago localizado a mais de 500km de Recife. O único acesso para turistas é de avião.

– Onde Ficar: A Vila dos Remédios é o centro da ilha, mas é possível também encontrar hospedagens no bairro do Vila dos Trinta e Floresta Nova. Para quem quer economizar, a dica é a Casa Swell Hostel, mas para quem procura um pouco mais de conforto e privacidade, vale apostar na Tesouro de Noronha, pertinho da Vila dos Remédios.

– Quando Ir: Para quem gosta de snorkeling, é melhor evitar os meses de dezembro a março, quando o mar fica mais mexido e a visibilidade piora. As chuvas se concentram nos meses de março até julho.

Dica Imperdível: Fique até a hora do pôr do sol para conferir o sol se pondo entre os Dois Irmãos. Dá para curtir a partir da praia ou do Morro do Bode (do outro lado do morro está a Praia do Americano, uma praia praticamente deserta e maravilhosa).


8 – Quarta Praia, Morro de São Paulo – Bahia

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
Quarta Praia, a mais paradisíaca de Morro de São Paulo

Na nossa lista das melhores praias do Brasil, não poderia deixar de fora mais uma praia na Bahia e nossa escolha foi numa ilha paradisíaca.

Morro de São Paulo é um dos melhores destinos do Brasil, reunindo praias de águas tranquilas e cristalinas, além de boas opções de hospedagem.

  • O acesso até a ilha é somente de barco, o que garante aquele clima gostoso de curtir um lugar sem carros, onde você só pode circular a pé ou de barco.
  • Mas não espere tanta tranquilidade. Morro de São Paulo possui uma vida noturna agitada, com vários restaurantes, bares e tem até festa na praia (também conhecido como luau).
  • A Quarta Praia é a mais bonita da ilha. Com água azul turquesa, piscinas naturais com muitos peixinhos e boa estrutura de restaurantes à beira-mar, a praia tem todos os ingredientes para uma praia perfeita.

Dicas Importantes

QUARTA PRAIA DE MORRO DE SÃO PAULO

– Como Chegar: Para chegar na ilha, é preciso pegar um barco a partir de Salvador (porém o percurso é longo e balança muito) ou transporte terrestre até a cidade de Valença, de onde é possível pegar um barco mais rápido.

– Onde Ficar: Morro de São Paulo está dividida em praias: a Primeira Praia (mais próxima do pier de chegada na ilha), Segunda Praia (onde rolam as festas na praia), Terceira Praia e Quarta Praia. Nós ficamos no Hotel Portaló, que fica literalmente em frente ao pier, mas você também pode optar por ficar mais perto das praias. Uma boa opção na Segunda Praia é a Pousada Bahia Brasil.

– Quando Ir: Os meses mais chuvosos vão de abril até julho, se puder evite.

– Dica Imperdível: Suba até o Morro da Tirolesa para conferir um dos melhores visuais da ilha.

Leia mais:
Como Chegar em Morro de São Paulo


7 – Praia dos Carneiros, Pernambuco

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
A Capela de São Benedito, ou Igrejinha, é o cartão postal da Praia dos Carneiros

Porto de Galinhas já se consolidou como um dos melhores destinos do Brasil, mas por conta disso acabou virando um lugar muito cheio e movimentado.

Para quem busca uma opção mais tranquila (mas não muito), vale apostar na paradisíaca Praia dos Carneiros.

  • O termo paradisíaca pode parecer meio clichê, mas toda vez que a gente pensa em águas cristalinas, coqueiros à beira-mar e muitas piscinas naturais, não dá para pensar em outra palavra.
  • A praia tem boa estrutura de barracas, como a Bora Bora ou o restaurante Beijupirá. Os precinhos não são baratos, mas também nada fora do comum. Vale o investimento para curtir uma das melhores praias do Brasil.
  • Além disso, vale super a pena caminhar até a Capela de São Benedito, de frente para o mar. Tem gente que sonha casar por lá, mas por mais rústica e simples que a igrejinha pareça, realizar esse sonho custa uma fortuna. Melhor ficar só na foto na fachada mesmo.

Dicas de Viagem

PRAIA DOS CARNEIROS

– Como Chegar: Você pode ir de carro e pagar o estacionamento, ou fechar um transfer até lá (a vantagem é que pode beber à vontade). Nós fizemos esse passeio a partir de Porto de Galinhas com a Sol e Mar Tour.

– Onde Ficar: Nossa dica é ficar em Porto de Galinhas e fazer um bate-volta para lá, mas quem quer relax total pode optar por ficar hospedado lá mesmo em Tamandaré. Uma das opções é a Pousada Paraíso Carneiros, pé na areia da Praia de Carneiros.

– Quando Ir: Os meses mais chuvosos vão de abril até julho, se puder evite.

– Dica Imperdível: A verdade aqui é a dica dispensável. Achamos o passeio de catamarã oferecido por lá caro e muito sem graça. Melhor ficar curtindo a praia mesmo e a caminhada até a Capela de São Benedito.

Para saber mais:
Praia dos Carneiros – Bora Bora Vale a Pena? Preços e Estrutura


6 – Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande – RJ

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
O mar cristalino da Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande

Já faz algum tempo que somos fãs de Ilha Grande e viajamos para lá com uma certa frequência.

  • Adoramos o clima do lugar e o fato de não ter carros, assim o único meio de locomoção são os pés.
  • Para os mais preguiçosos (e confesso que também tenho meus dias de preguiça), os passeios de barco são a opção. Eles levam tanto até praias próximas, como a Praia do Abraãozinho, até as mais distantes, como a Praia do Aventureiro.
  • A grande estrela de Ilha Grande é a Praia de Lopes Mendes. O mar absolutamente cristalino é daqueles que dá vontade até de beber a água de tão pura.
  • A praia não tem nenhuma infraestrutura. Rola só alguns ambulantes, nos dias de maior movimento. Então leve suas coisas e curta um dia inteiro por lá.

Dicas Importantes

PRAIA DE LOPES MENDES

– Como Chegar: Para chegar em Ilha Grande, é preciso pegar um barco em Angra dos Reis ou Mangaratiba. Os barcos para a Vila do Abraão, centrinho da ilha, saem com bastante frequência, não é preciso reservar. Em Abraão, também tem um barco que leva até a Praia do Pouso, de onde é preciso pegar uma trilha de 20 minutos até Lopes Mendes.

– Onde Ficar: Ilha Grande tem vários povoados, mas nós sempre optamos por ficar na Vila do Abraão, onde tem mais estrutura (mesmo assim, é comum faltar luz em dias de chuva ou feriados). Nós já ficamos e recomendamos a Pousada Solar da Praia (de frente para o mar) e a Pousada Caúca. Também ficamos num AirBnb do Sylvio Cavalheiro, artista que tem uma casa maravilhosa. Clique nesse link e procure a Pousada Atelier Sylvio Cavalheiro.

– Quando Ir: Evite o verão, pois chove demais, e a estrutura fica precária. A partir de abril a chuva começa a diminuir.

– Dica Imperdível: Caminhe para o lado esquerdo da praia, praticamente deserto. Você vai encontrar uma intervenção do Sylvio Cavalheiro (justamente o artista da casa onde ficamos).

 

Saiba mais:
O que fazer em Ilha Grande: Dicas e Roteiro de Viagem


5 – Baía dos Golfinhos, Praia da Pipa – RN

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
As impressionantes falésias da Baía dos Golfinhos fazem dessa uma das melhores praias de Pipa

A Praia da Pipa virou um dos nossos lugares queridinhos da Região Nordeste. Nós preferimos ficar hospedados por lá do que em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Pipa é um distrito do município de Tibaú do Sul e tem um toque muito charmoso, tanto no seu agitado centrinho, como também nas praias com suas falésias cinematográficas.

  • Um dos lugares mais incríveis de Pipa é o Chapadão e sua vista maravilhosa para a Praia do Amor. Foto imperdível.
  • Mas as praias de Pipa são muito cheias, então vale a pena uma caminhada até um paraíso escondido. Cercada de falésias e somente acessível a pé ou de barco, a Baía dos Golfinhos é super reservada.
  • A praia é um refúgio não somente para quem quer fugir da multidão, mas também para os golfinhos. O nome da praia não é em vão. É possível ver golfinhos ao nadar no mar de lá (é preciso ir um pouco mais fundo).

Dicas de Viagem

BAÍA DOS GOLFINHOS

– Como Chegar: A partir da praia central de Pipa, vá caminhando para o lado esquerdo. Vá na maré baixa e fique atento para o horário de retorno, quando a maré começar a encher.

– Onde Ficar: Em Pipa, nós ficamos no Bupitanga Hotel, que fica no alto da falésia do Chapadão. O hotel é maravilhoso e possui até piscina privativa nos quartos, ideal para casais em lua de mel ou mesmo para quem quer curtir uma experiência romântica e inesquecível.

– Quando Ir: Evite o verão, pois chove demais, e a estrutura fica precária. A partir de abril a chuva começa a diminuir.

– Dica Imperdível: Caminhe para o lado esquerdo da praia, praticamente deserto. Você vai encontrar uma intervenção do Sylvio Cavalheiro (justamente o artista da casa onde ficamos).

Leia mais:
Praia da Pipa – Dicas e Roteiro de Viagem


4 – Jericoacoara

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
Pôr do sol na Praia de Jericoacoara: inesquecível

Essa escolha foi difícil, pois passaram na nossa mente várias praias do Ceará: Canoa Quebrada, Morro Branco, Lagoinha, Mundaú.

Mas no final das contas, o que pesou mais mesmo foi aquela praia que já visitamos várias vezes e é sempre uma experiência deliciosa.

  • A praia de Jericoacoara nem é das mais bonitas, mas a vibração do lugar é tão legal que ganha qualquer coração. O ritual de todos os dias é escolher um lugar legal para curtir o pôr do sol (a Duna do Pôr do Sol nem é a única opção).
  • As ruas da vila de Jericoacoara são todas de areia, mas o lugar é um charme só. Restaurantes deliciosos, pousadas e hotéis excelentes e estrutura pé na areia na medida certa.
  • E além disso, Jeri ainda possui passeios imperdíveis, como a Lagoa do Paraíso, o passeio até Tatajuba e o novo Buraco Azul. Tudo isso contribui para que Jeri fique na lista das melhores praias do Brasil.

O que você precisa saber

JERICOACOARA

– Como Chegar: Chegar em Jeri não é tão fácil. A vila é isolada por dunas e caminhos de areia, somente acessíveis através de veículos 4×4 ou carros de passeio sob orientação de guias locais. Melhor ir de ônibus ou transfer a partir de Fortaleza, ou ainda através do novo Aeroporto Regional de Jericoacoara.

– Onde Ficar: São muitos hotéis e pousadas charmosas, desde o famoso Essenza com suas piscinas privativas na varanda ou a gostosa Pousada Carcará, onde ficamos em 2018 e 2019.

– Quando Ir: Cuidado com o verão no Ceará, pois chove mais do que no resto do Nordeste. Evite os meses de fevereiro, março e abril, os mais chuvosos no Ceará.

– Dica Imperdível: Jericoacoara faz parte da Rota das Emoções, um roteiro imperdível que combina Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jeri na mesma viagem.

Para saber mais:
O que fazer em Jericoacoara: Dicas e Roteiro de Viagem


3 – Praias de Arraial do Cabo

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
Prainhas do Pontal do Atalaia e o azul caribenho de Arraial do Cabo

Nós até poderíamos ter escolhido a Praia do Farol (que já assumiu nossa liderança na lista das Melhores Praias do Rio), mas a verdade é que qualquer praia de Arraial é maravilhosa e entra fácil na lista das melhores praias do Brasil.

Mas se tivermos que escolher as melhores mesmo, no topo dessa lista ficam a Praia do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno.

  • Com águas calmas e o mar super cristalino em tons de azul caribenho, estar diante de qualquer uma das praias de Arraial do Cabo é um momento de admiração.
  • Todo mundo já sabe, mas é sempre bom alertar: o mar é super gelado, não importa a estação do ano. No calor, fica mais fácil de suportar. No inverno, a gente sai até tremendo do mar, mas dá para entrar. Até pinguim a gente já viu por lá.
  • Infelizmente, Arraial do Cabo tem pouca estrutura para receber a quantidade de visitantes que está recebendo. Na alta temporada, o excesso de pessoas atrapalha bastante a experiência.

Dicas de Viagem

PRAIAS DE ARRAIAL DO CABO

– Como Chegar: Para chegar na Praia do Farol, é preciso fazer um passeio de barco. As Prainhas do Pontal do Atalaia podem ser acessadas através de taxi-boat ou de carro mesmo. Finalmente, uma trilha rápida separa a Praia dos Anjos da Praia do Forno.

– Onde Ficar: Nós já ficamos na Pousada Tanto Mar (fica no Pontal do Atalaia com um visual incrível) e na Pousada Estalagem do Porto (mais simples porém com ótima localização, bem em frente ao cais de embarque para os passeios).

– Quando Ir: Costuma chover pouco nessa região, durante o ano inteiro. Mas é melhor evitar os meses de dezembro a fevereiro, quando Arraial fica mega lotada.

– Dica Imperdível: Além das praias, outro programa imperdíveis são as trilhas. O pessoal da Lagos Trilhas organiza várias trilhas incríveis na região, como até o Mirante da Cabocla.

Leia também:
Pontal do Atalaia: Como Chegar e O que Fazer


2 – Praia de São Miguel dos Milagres

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
Jangadas estacionadas na piscina natural em São Miguel dos Milagres

O litoral de Alagoas é um dos mais bonitos do Brasil. Entre Maceió (AL) e Tamandaré (PE) fica localizada a APA Costa dos Corais, uma área de arrecifes e piscinas naturais.

Apesar de Maragogi ser o destino mais famoso da Costa, a cidade acabou ficando muito cheia e pode assustar quem viaja procurando sossego.

  • São Miguel dos Milagres virou uma das opções mais tranquilas para quem visita a Costa dos Corais.
  • Com pousadas pé na areia e vilas pequenas e rústicas, em São Miguel dos Milagres as praias são praticamente selvagens e mais tranquilas do que em Maragogi.
  • A partir de lá, também é possível fazer um dos deliciosos passeios de jangada até as piscinas naturais.

Dicas Legais

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

– Como Chegar: O acesso até São Miguel dos Milagres é melhor de carro, já que há pouca opção de transporte público na região. A partir de Maceió, são menos de 2 horas de carro.

– Onde Ficar: Quem viaja para São Miguel dos Milagres procura pousadas charmosas pé na areia, mas os preços não são dos melhores. Uma dessas opções é a Pousada Côté Sud. Para quem procura opções mais econômicas, vale apostar na Pousada Praia Bonita ou a Pousada Maresia.

– Quando Ir: Os melhores meses vão de setembro até fevereiro.

– Dica Imperdível: É delicioso caminhar pelas praias. Vale a pena caminhar até a Praia do Toque ou até a Praia do Marceneiro.

Leia mais:
São Miguel dos Milagres: Dicas de Viagem e Melhores Praias


1 – Baía do Sancho e Baía dos Porcos

10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
O Mirante Dois Irmãos é o cartão postal de Fernando de Noronha, acessível pelo PIC da Baía do Sancho e com vista para a Baía dos Porcos

Fernando de Noronha é um dos destinos mais sonhados pelos brasileiros. Mas de uns anos para cá, virou um lugar dos sonhos também para os viajantes de todo o mundo.

É que por vários anos, a Baía do Sancho foi considerada a melhor praia do mundo, no ranking do Travelers Choice do TripAdvisor. Então, nem dá para pensar em excluir essa praia de qualquer lista das melhores praias do Brasil.

  • A Baía do Sancho é uma praia localizada no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, com acesso restrito e controlado para manter esse paraíso natural sempre preservado.
  • A praia é maravilhosa, tanto do alto de seu mirante natural, como lá de baixo de suas areias. Entre essas diferentes alturas, é preciso encarar uma escadaria cravada nas rochas.
  • Leve seu snorkeling, pois lá você vai conhecer uma das águas mais cristalinas que você já viu, com muita vida marinha. No canto direito, particularmente, é possível encontrar cardumes de peixes e até tubarões.
  • Mas não dá para esquecer da Baía dos Porcos, que fica do lado da Baía do Sancho. Do alto do Mirante Dois Irmãos, você tem uma vista espetacular para essa praia, um dos cartões postais de Noronha.
10 Melhores Praias do Brasil: Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar e Dicas de Viagem
A Baía do Sancho já foi considerada algumas vezes a melhor praia do mundo

BAÍA DO SANCHO E BAÍA DOS PORCOS

– Como Chegar: Para chegar na Baía do Sancho ou na Baía dos Porcos, há uma linha de ônibus que circula por toda a ilha de Noronha. É possível ir também de táxi ou alugar um buggy para circular o dia todo.

– Dica Imperdível: No inverno, uma cachoeira deságua na praia, deixando o cenário ainda mais incrível.

Saiba mais:
O que fazer em Fernando de Noronha: Dicas e Roteiro de Viagem

Esperamos que você tenha gostado da nossa lista, mas como já falamos, é uma lista muito pessoal e baseada na nossa experiência.

Então contribua também com sua experiência: conte qual sua praia preferida, como seria a sua lista?

Deixe aqui no comentário a sua opinião para podermos trocar ideias sobre essas praias lindas do nosso Brasil.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.