O que fazer em Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Praias e Passeios Imperdíveis

10

O que fazer em Maresias, no litoral norte de SP? Localizada em São Sebastião, você deve concordar comigo que Maresias é uma das praias mais bonitas e famosas de São Paulo.

Por outro lado, ninguém gosta de viajar para um destino de praia e não pegar sol né. Já peguei Maresias, Ilhabela ou Ubatuba com chuva várias vezes e realmente fica bem difícil aproveitar.

Mas com sol ou com chuva, é possível sim aproveitar o melhor de Maresias e saber porque afinal essa praia ficou tão querida e famosa pelos paulistanos.

Areias branquinhas, o mar de ondas fortes (ou em alguns momentos também com águas tranquilas) e uma ótima infraestrutura de pousadas e restaurantes transformou Maresias num lugares mais queridos do Estado de São Paulo.

Mas afinal, como evitar Maresias com chuva?

Gostamos de dizer que a melhor época para vir ao litoral norte de São Paulo é justamente fora do verão. Vamos explicar isso direitinho mais adiante.

Mas nesse artigo também vamos mostrar que Maresias e o litoral norte não são somente praia. Há várias outros programas bem legais para fazer, até mesmo quando o sol não aparece.

Uma boa viagem para o litoral norte de São Paulo também começa na escolha de sua pousada ou hotel, e vamos trazer também algumas dicas de hospedagem, todas testadas pelo Viagens Cine.

Confira a seguir 10 lugares imperdíveis para conhecer em Maresias e região, na alta ou principalmente, na baixa temporada, em dias de sol ou até mesmo naqueles dias de chuva.

O que fazer em Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Praias e Passeios Imperdíveis

Confira dicas de pousadas, praias, trilhas e cachoeiras no Litoral Norte de São Paulo

Salve no Pinterest para consultar depois

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer em São Sebastião

Sou de Santos e passei a minha adolescência e juventude vindo para o litoral norte de São Paulo. Sabe aquelas viagens de faculdade, alugando casas e dividindo quartos com mais um monte de amigos? Pois é, essas são minhas lembranças do litoral norte.

Hoje em dia, buscamos bem mais conforto e charme nas hospedagens, coisa que não falta em Maresias. Acontece que esse charme também pode vir acompanhado de preços altos, então vamos dar algumas dicas de hospedagem com ótima relação custo benefício.

O que você vai ver por aqui

Confira também nossos vídeos

Aluguel de Carro

Se você precisar alugar um carro, nós recomendamos os serviços da Rentcars. O portal faz uma pesquisa entre diversas locadoras e apresenta os melhores preços para você escolher.

O pagamento é feito online pela Rentcars ou diretamente na locadora.

Para locações no exterior, você tem a opção de economizar o valor do IOF, fazendo o pagamento em reais diretamente com a Rentcars.



PORQUE CONHECER MARESIAS E O LITORAL NORTE DE SP

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
As praias do litoral norte de SP, apesar de bem famosas, ainda são preservadas e quase selvagens
  • Entre as praias de São Sebastião, Maresias é provavelmente a mais famosa, por conta não somente de sua natureza, mas também de sua vida noturna e excelentes pousadas e restaurantes.

Você sabia?

  • A praia de Maresias atrai muitos surfistas. Gabriel Medina, campeão mundial de surf, é natural de Maresias. Ele começou a surfar com 9 anos de idade, sob orientação do padrasto. Desde então, só acumulou prêmios internacionais, mas continua surfando por lá e possui até um restaurante, o Balada Mix.
  • Além da própria praia de Maresias, é possível conhecer várias outras praias incríveis a poucos minutos.
  • Todas essas praias ficam na cidade de São Sebastião, a cerca de 3 horas de carro de São Paulo.
  • No nosso roteiro de viagem, sempre rola muita praia, lógico. Mas há muitas outras atividades como trilhas, cachoeiras e atividades de ecoturismo no Parque Estadual da Serra do Mar.

Em 2017, recebemos um convite da MaresiasTur, empresa especializada em ecoturismo e turismo de aventura, para ir até Maresias e conhecer o lugar de uma forma diferente.

Em 2019, retornarmos para explorar ainda mais outras praias e lugares imperdíveis do litoral norte. Então confira a seguir o resultado dessas nossas duas viagens.


QUANDO IR

  • A decisão de qual a melhor época para viajar ao Litoral Norte de São Paulo depende de quais são suas prioridades.
  • Se você, como eu, viaja atrás de dias ensolarados, os dias de junho, julho e agosto são os períodos com menos chuvas em Maresias.

Olha só que loucura mas…

  • Segundo o site Climate-Date.Org, os meses mais chuvosos vão de dezembro a março, justamente no verão. Nesses meses, a precipitação fica acima dos 200 mm por mês.
  • Mas lógico, é preciso também considerar a temperatura. A boa notícia é que nunca faz muito frio, mas para quem quer buscar temperaturas amenas, vale apostar nos meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro, quando chove menos e a temperatura não é tão baixa.
  • Agora se você está buscando vida noturna e muita gente bonita nas praias, a dica é ir no verão mesmo. É quando Maresias está no auge das festas e todos os bares e casas noturnas estão bombando.

REABERTURA APÓS QUARENTENA: Praias Liberadas

A APHMBR – Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias anunciou a reabertura de alguns hotéis e pousadas em Maresias a partir do dia 15 de junho.

A associação informa que a abertura é feita de forma responsável e seguindo rígidos protocolos estabelecidos pelos governos municipal e estadual. Entre os estabelecimentos com reabertura prevista, o Hostel Caiçara é um dos que reabre em junho. A Pousada Toca da Praia reabre em julho e a Pousada Porto Mare reabre somente em agosto.

A praia está liberada?

Nadar, caminhar e praticar esportes individuais estão liberados em Maresias, em todos os dias da semana. Tomar banho de sol e o uso de guarda-sol ainda não são atividades liberadas.

No entanto, restaurantes não estão liberados a fornecer estrutura de praia aos turistas, como guarda-sóis e todos os lugares devem funcionar com 50% de sua capacidade, inclusive as pousadas.

O funcionamento dos restaurantes nos fins de semana foi liberado no último decreto, de 01 de julho, mas somente das 11h às 15h.

Saiba mais sobre a reabertura de Maresias no site do Hostel Caiçara.

DICAS DE POUSADAS EM MARESIAS

Muita gente nos pergunta ou pede dicas de pousadas pé na areia em Maresias ou no litoral norte de São Paulo. A má notícia é que elas são raras e com preços elevados.

A maior parte das construções próximas das praias são de casas de veraneio.

Portanto, se você procura uma pousada pé na areia (para uma lua de mel, por exemplo), a nossa dica é preparar bem o seu orçamento de viagem. Ou apostar nessas dicas de charmosas pousadas que ficam pertinho da praia, embora não sejam pé na areia. 

Pousada Porto Mare

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer - Pousadas em Maresias
A Pousada Porto Mare é uma das melhores opções de hospedagem em Maresias
  • Essa foi a pousada onde ficamos em 2017.
  • A Pousada Porto Mare é excelente, desde o atendimento na recepção, decoração e a suíte, tudo com bastante conforto e bom gosto.

Se liga nessa dica:

  • Entre os diferenciais da Pousada Porto Mare, estão a deliciosa banheira de hidromassagem (perfeita para curtir Maresias mesmo nos dias de chuva) e a área de lazer, com uma sauna e piscina integradas.
  • A localização, a poucos metros da praia, também permite deixar o carro no estacionamento e circular por Maresias a pé.
  • Outro diferencial da Pousada Porto Mare é o Restaurante Ravenala, entre os melhores avaliados de Maresias no TripAdvisor (durante a nossa hospedagem, era o restaurante número 1 de Maresias).
  • Quase em frente estão a Pizzaria A Firma e o Restaurante A Taberna, duas outras excelentes opções para jantar em Maresias.
  • O Hostel Maresias fica ao lado, e em algumas ocasiões o ruído de festas pode incomodar.

Clique aqui para consultar preços e disponibilidade

Pousada Toca da Praia

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer - Pousadas em Maresias
Pousada Toca da Praia é uma das melhores avaliadas no TripAdvisor
  • Essa foi nossa opção de hospedagem em 2019.
  • A Pousada Toca da Praia fica um pouco mais distante, a cerca de 10 minutos a pé da praia (7 minutos para ser mais preciso).
  • A pousada já foi reconhecida 5 vezes seguidas pelo Certificado de Excelência do TripAdvisor. A gente nota logo a qualidade antes mesmo de chegar na pousada.

Só fica melhor…

  • Antes de chegar, você já recebe uma mensagem de WhatsApp com algumas dicas para agilizar o check in e abre ali mesmo um canal de comunicação com a pousada para tirar qualquer dúvida.
  • Ao chegar na pousada, o atendimento é realmente impecável.
  • As instalações da Pousada Toca da Praia são ótimas, com uma deliciosa piscina, bar e espaços charmosos para curtir e relaxar ao som de uma deliciosa seleção de músicas ambiente.

Clique aqui para consultar preços e disponibilidade

  • Os quartos são amplos, divididos nas categorias Standard, Master, Superior e Deluxe. Alguns possuem varanda, outros não, e também variam algumas comodidades, como tamanho da TV e tamanho da suíte.
  • A pousada é pet friendly.
  • Por conta da obra da Nova Ponte da Rua Mergulhões, com previsão de término em 01/01/2020, o acesso é complicado para pessoas com mobilidade reduzida e as ruas não estão asfaltadas.
Maresias e Litoral Norte SP: Dicas de Pousadas
Pousada Toca da Praia em Maresias, uma de nossas dicas de hospedagem no litoral norte de SP

Pousada Barata em Maresias

  • Para quem está afim de economizar, o Hostel Caiçara é uma boa pedida, com localização privilegiada em frente à praia de Maresias.
  • O hostel possui quartos com cama compartilhada (mais recomendado para quem quer gastar menos) e quartos privados.

Um achado!

  • O Hostel Caiçara é do mesmo pessoal da MaresiasTur, uma empresa de passeios de Maresias. Por conta disso, você pode fechar pacotes que incluem hospedagem e passeios combinados e economizar ainda mais.
  • Consulte preços e disponibilidade no Booking.com. É possível encontrar preços a partir de R$ 44,00 por pessoa.

COMO CHEGAR

O que fazer em Maresias e Litoral Norte SP: Top 10 Praias e Passeios Imperdíveis
  • Maresias é uma das praias localizadas em São Sebastião, cidade do litoral norte de São Paulo.
  • É um dos destinos preferidos de viagem de fim de semana e feriados dos paulistanos e também do pessoal da Baixada Santista. Sou de Santos, e fui diversas vezes para aproveitar as belas praias da região.
  • Nossa viagem durou cerca de 3h30, mais por causa do trânsito na saída de São Paulo.
  • A estrada até São Sebastião (descemos pela SP-98 Rodovia Mogi-Bertioga) estava bem tranquila. Também é possível descer pela Rodovia dos Imigrantes.

Veja mapa de como chegar em Maresias no Google Maps.

Rodovia Rio Santos – Uma das estradas mais bonitas do Brasil

  • O maior problema do caminho é quando chegamos na BR-101, no trecho também conhecido regionalmente como Rio-Santos.
  • A rodovia é cheia de curvas em pista dupla e demanda toda a atenção do motorista. Um dos trechos mais complicados e sinuosos fica entre Boiçucanga e Maresias.

Fique ligado na estrada!

  • Em alta temporada e finais de semana, o movimento é intenso ou por vezes congestionado.
  • Mas essa é também considerada uma das rodovias mais bonitas do Brasil.
  • No caminho, o viajante passa por diversas praias do litoral de São Paulo e há visuais de tirar o fôlego.

De Ônibus

  • Também dá para ir de ônibus para o litoral norte, pela Viação Litorânea.
  • O ônibus a partir de São Paulo, sai da Rodoviária do Tietê e segue até o centro de São Sebastião.
  • A única praia que possui uma rodoviária estruturada é Boiçucanga. Caso você precise descer em qualquer um dos outros destinos, inclusive Maresias, a descida ocorre em pontos de ônibus normais localizados na estrada. Para isso, basta informar o motorista e ficar atento quando estiver chegando o seu destino.
  • Dependendo do seu destino, é possível que seja necessário caminhar um pouco do ponto de ônibus até sua hospedagem. Táxis ou motoristas de aplicativos não são muito fáceis de encontrar.
  • A passagem de ônibus custa cerca de R$ 60,00 (ref.: dez/2019).
  • Para circular entre as praias, há uma linha de ônibus da Ecobus que percorre todo o litoral. A linha não é muito frequente, então prepare-se para uma espera de cerca de 30 minutos a 1 hora. Consulte a tabela de horários aqui.

O QUE FAZER NO LITORAL NORTE DE SP

1 – Praia de Maresias

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer - Maresias
A Praia de Maresias e seus 5 km de extensão, com 20 acessos

Obviamente, entre os programas imperdíveis no litoral norte de São Paulo, a Praia de Maresias é imbatível.

A praia tem muitas construções à beira-mar, mas todas são casas baixas (muitas são escondidas por vegetação), então você não visualiza prédios. Isso já ajuda a manter um aspecto mais tranquilo e natural ao lugar.

Por outro lado, pelo fato de não ter uma orla como em outras praias, os acessos são limitados.

Praça do Surf

Entre as 20 entradas (basicamente corredores que começam na Avenida Francisco Loup e terminam na areia), uma das melhores é a Praça do Surf. Localizada mais para o lado esquerdo da praia, é uma pracinha ampla com feirinha de artesanato, pista de skate e um belo mirante para a praia.

Como não podia deixar de ser em Maresias, o surf é um dos destaques. Mas o point dos surfistas é mesmo no canto direito da praia, o Canto do Moreira.

A faixa de areia tem 4 km de extensão e não é muito propícia para caminhadas, por conta de sua areia fofa. Mas vale a pena explorar um pouco de cada um dos seus cantinhos.

Estrutura e Barracas

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Em Maresias, é possível encontrar restaurantes e barracas à beira-mar, mas os preços não são baratos

Entre as opções de o que fazer em Maresias, o canto esquerdo é chamado de Canto da Barra e possui pedras e mar mais tranquilo, por isso acaba sendo mais procurado pelas famílias.

O cenário é marcado pelo Rio Maresias, que deságua na faixa de areia próxima ao mar.

Preços!

Mais ou menos no meio da praia estão os restaurantes Badauê e Os Alemão, que possuem também infraestrutura de cadeiras de praia.

É cobrado em média uma consumação mínima de R$ 50,00, mas infelizmente o atendimento e os preços não são dos melhores. Uma cerveja long neck não sai por menos de R$ 12,00 (ref. dez/2019).

Para almoçar ou jantar, nós sugerimos o Restaurante Terral. O restaurante tem decoração temática caiçara e bons pratos com peixes e frutos do mar bem frescos. Para quem quer economizar, é possível encontrar opções de pratos por cerca de R$ 30,00.

Canto do Moreira

Vale procurar alternativas. É bem fácil encontrar várias outras barracas pela praia, até com preços de consumação e bebidas mais competitivos.

O canto direito, também chamado de Canto do Moreira, é o preferido dos surfistas (inclusive do campeão mundial Gabriel Medina).

Além de ser um point de surf, o lugar é bem mais tranquilo e preservado. As entradas 19 e 20, por exemplo, ficam em uma parte pouco urbanizada onde é mais fácil encontrar lugares para estacionar.

No caminho para Boiçucanga (praia vizinha de Maresias), há um mirante com uma vista incrível para toda a extensão da praia de Maresias. Vale super a pena conferir, mas o acesso é de carro, pela rodovia.

O que fazer em Maresias e Litoral Norte SP: Top 10 Praias e Passeios Imperdíveis
Vista incrível para a Praia de Maresias, na estrada entre Maresias e Boiçucanga

PRAIA DE MARESIAS

– A praia é longa, de cerca 5 km de extensão. No entanto a areia é fofa e não muito adequada para caminhadas.

– O mar é bravo e muito procurado por surfistas.

– Por conta de sua estrutura e charme, é um dos melhores destinos para lua de mel no litoral norte de SP.

– Possui muitas barracas de praia, com preços de consumação mínima que variam de R$ 20,00 a R$ 50,00.

– Entre as inúmeras opções de hospedagem, nós recomendamos a Pousada Porto Mare e a Pousada Toca da Praia.

– Maresias tem muitas opções de comércio, restaurantes (destaque para o Terral) e vida noturna (Santo Gole e Sirena).

– Avaliação: * * * *

2 – Praia de Cambury e Camburizinho

Cambury e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Paisagem da Praia de Cambury e Camburizinho, divididas por um rio e uma península

Apesar de Maresias ser a mais famosa, a Praia de Cambury é, na minha opinião, ainda mais bonita.

Quer saber a melhor parte?

O lugar reúne duas praias em uma. Cortada pelo Rio Cambury, de um lado está a Praia de Cambury e do outro a Praia de Camburizinho. Difícil decidir qual das duas é mais bonita.

Se estiver na dúvida, é só ficar ali na beira do rio. Com água na cintura, dá pra cruzar o rio e ir de uma praia a outra.

Pedra do Pôr do Sol

Além do rio que separa as duas praias, há também uma pequena península. A partir de Camburizinho, dá para pegar uma trilha bem fácil até o extremo da península, uma pedra que garante um belo visual para a Praia de Cambury.

A pedra costuma ser um ponto bastante procurado para sentar e curtir o pôr do sol, que ali em Cambury pode se pôr no mar.

Onde Ficar em Cambury

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Flat Camburi, jardins e piscina belíssimos definem essa excelente opção em Cambury

Cambury também é uma excelente base para explorar o litoral norte de São Paulo. Assim como Maresias, atrai viajantes mais jovens, por conta do surf.

Além de Maresias, em 2019 também ficamos hospedados em Cambury, no Flat Camburi, hospedagem que reservamos pelo Airbnb mas que também pode ser reservada pelo Booking.

A piscina e o paisagismo do lugar são impressionantes e o Flat Camburi também possui excelente atendimento e instalações. As diárias não incluem o café da manhã.

Antes de fazer a reserva, faça seu cadastro no Airbnb pelo nosso link e ganhe um crédito inicial de até R$ 300,00 para utilização no próprio site do Airbnb.

Clique aqui para consultar preços e disponibilidade

O centrinho também oferece charmosas opções de bares, cafés e restaurantes, como o Nica’s e o Barbarelas Café.

PRAIA DE CAMBURY

– A praia é bem menor do que Maresias, com cerca de 1 km de extensão. No canto esquerdo há um rio que faz a divisa com a Praia de Camburizinho.

– O mar é muito procurado por surfistas.

– Possui muitas barracas de praia, com preços de consumação mínima que variam de R$ 20,00 a R$ 50,00.

– Entre as inúmeras opções de hospedagem, nós recomendamos o Flat Camburi.

– Maresias tem muitas opções de comércio, cafés e restaurantes de alta gastronomia (como o prestigiado Manacá).

– Avaliação: * * * *

3 – Praia da Juréia

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer - Juréia
Área de reserva ambiental, a Praia da Juréia é um paraíso natural

Em dezembro de 2018, visitamos a Praia da Juréia a convite da rede Beach Hotéis para conhecer um empreendimento direcionado ao público LGBT. O Beach Hotel Amarras Juréia tinha acabado de ser reformulado. O lema era ser um hotel hétero-friendly.

Um ano depois, esse foco de um hotel destinado para o segmento LGBT não se manteve e o hotel diversificou seu atendimento. Mas continua atendendo os hóspedes da comunidade com a mesma qualidade.

Aproveite porque o Amarras Hotel possui diárias muito mais competitivas do que em outros destinos mais famosos do litoral norte de São Paulo.

Clique aqui para consultar preços e disponibilidade

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
O Amarras Jureia Hotel nasceu como uma pousada direcionada ao público LGBT

Olha só que paraíso

Juréia é uma reserva ambiental e ainda tem pouquíssimas construções e infraestrutura. A maior parte são casas de veraneio e poucas pousadas. O clima é de muita tranquilidade, ideal para quem procura sossego.

Do lado esquerdo, o rio de águas avermelhadas desemboca no mar e garante águas limpas para um banho bem tranquilo. Ótimo para as crianças, já que o mar não é muito tranquilo.

PRAIA DA JURÉIA

– Para quem gosta de praias preservadas, a Juréia fica numa reserva ambiental e possui vegetação nativa preservada.

– Como a praia não possui muita infraestrutura, vale utilizar as cadeiras fornecidas gratuitamente pelo hotel.

– Por ser uma praia mais tranquila, há ampla opção de vagas para estacionar.

– A praia não tem opções de comércio ou restaurantes. O Amarras Hotel, onde ficamos hospedados, possui restaurante no próprio hotel.

– Avaliação: * * * *

4 – Praia de Juquehy

O que fazer em Maresias e Litoral Norte SP: Top 10 Praias e Passeios Imperdíveis - Juquehy
Extensa e com areia plana, a Praia de Juquehy é ótima para caminhadas

A Praia de Juquehy é outra das praias mais famosas e com melhor infraestrutura de São Sebastião.

A praia é bem plana e muito gostosa para caminhadas. Nós achamos o mar mais tranquilo do que em Cambury e Maresias.

É uma praia onde muita gente tem casas de temporada e tem muitos restaurantes e comércio local, inclusive com shopping.

Restaurante Badauê

Um dos destaques é o Restaurante Badauê, com uma linda vista para o mar a partir de um charmoso deck de madeira. Na areia, as tendas também são uma ótima opção para os dias mais quentes.

Bem ao lado está o restaurante Chapéu de Sol, bem mais espaçoso. Nele, você pode pedir o cardápio do Badauê também.

Quanto custa uma refeição?

O Badauê tem mais de 15 anos de tradição e também possui unidades na praia de Maresias e nos Jardins, em São Paulo. Mas a unidade de Juquehy é a mais antiga.

Os preços são elevados: pratos individuais custam a partir de R$ 78,00 e o peixe grelhado na folha de bananeira, uma especialidade da casa, custa R$ 168,00 (para 2 pessoas, ref. dez/2019). Pessoalmente, não achamos a comida nada extraordinária, mas vale pela vista e decoração.

PRAIA DE JUQUEHY

– Uma das praias mais familiares do litoral norte de SP, com areia plana e atividades aquáticas, como passeios de barco e banana boat.

– Possui muitas barracas de praia, com preços de consumação mínima que variam de R$ 20,00 a R$ 50,00.

– Entre as inúmeras opções de hospedagem, não conhecemos mas o Beach Hotel Juquehy é um pé na areia bem conhecido e a Pousada Terra Juquehy uma opção menor e mais intimista.

– Juquehy tem muitas opções de comércio, shopping e restaurantes como o Badauê, com mais de 15 anos de existência.

– Avaliação: * * *

5 – Trilha do Ribeirão do Itu, Boiçucanga

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
A Cachoeira da Pedra Lisa é uma das maiores cachoeiras do litoral norte de SP

Nós fizemos a Trilha do Ribeirão do Itu com o pessoal da MaresiasTur.

A entrada para a cachoeira é gratuita, mas é preciso pagar um estacionamento no final da Estrada do Cascalho, em Boiçucanga. Não há vagas para estacionar na rua.

A trilha até a primeira queda é bem tranquila, considerada de nível fácil e dura cerca de 30 minutos. Já para a segunda queda, o nível de dificuldade é médio.

O pessoal da MaresiasTur faz o percurso para todas as quedas, busca você no seu hotel ou pousada e devolve ao final do passeio. O valor do passeio é de R$ 70,00 (grupo mínimo de 4 pessoas). 

Cachoeira da Pedra Lisa, uma das maiores cachoeiras do litoral norte de SP

São três queda no percurso, a Cachoeira da Pedra Lisa é considerada uma das maiores cachoeira do litoral norte de São Paulo. Possui uma queda de 30 metros de altura.

O poço para nadar é grande, e é possível ir até embaixo da queda principal, pela lateral (não entre pela frente). Embaixo da queda, é possível sentar e ver as águas lá debaixo, mas tome muito cuidado com a forte correnteza.

Cachoeira da Hidromassagem

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Águas geladas mas imperdíveis na deliciosa queda da hidromassagem, nas Trilhas do Ribeirão de Itu

Bem mais tranquila e ideal até para quem não sabe nadar, a Cachoeira da Hidromassagem é super gostosa para o banho, apesar da água ser bem gelada. Fui caminhando tranquilamente até as quedas, com água na altura do peito.

Infelizmente, nos dias de maior movimento, a grande quantidade de visitantes pode incomodar e atrapalhar a sua visita.

Em hipótese nenhuma, deixe seu lixo no lugar. Em função da falta de consciência de alguns visitantes, é possível que as cachoeiras de Ribeirão do Itu tenham o acesso controlado.

Como tínhamos outra atividade programada, não conseguimos visitar a Cachoeira de Samambaiaçu nesse dia. Esse trecho é mais íngreme, puxado e perigoso e o acompanhamento de um guia torna-se ainda mais importante.

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer

Há também uma outra cachoeira no percurso, a Cachoeira da Serpente.

Não esqueça o repelente, em hipótese alguma.

PRAIA DE BOIÇUCANGA

– A praia é um dos melhores lugares para conferir o pôr do sol. Tanto que no centro dela existe a Praça do Pôr do Sol.

– Apesar disso, não possui boas condições de balneabilidade e possui poucas barracas de praia.

– É uma ótima cidade base para quem viaja sem carro, pois tem a melhor infraestrutura da região, com restaurantes, shopping, supermercado e até hospital. Além do próprio centro de São Sebastião, é a única praia que tem uma rodoviária.

– Nós já ficamos no Hotel Pousada Cavalo Marinho. Apesar de não ficar muito próxima da praia, é uma boa opção para quem quer economizar.

– Avaliação: * *

6 – Praia da Baleia e Barra do Sahy

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
A Praia da Baleia é um paraíso escondido do litoral norte de SP, sem sinalização a partir da estrada

A Praia da Baleia é praticamente uma praia escondida. Quem viaja pela estrada não vê nenhuma indicação para chegar nela. Isso é intencional.

Uma praia escondida

Baleia é um dos metros quadrados mais caros do litoral norte de SP e reúne propriedades de altíssimo padrão. Como você deve imaginar, esse pessoal prefere ficar anônimo e não gosta muito de visitantes. Por isso, eles não colocam indicações na estrada.

Apesar disso, a praia é de fácil acesso. A entrada é a mesma da Barra do Sahy. Em um determinado momento, já no caminho para Sahy, você encontra finalmente a indicação para a Baleia.

Por ser bastante extensa, essa é uma das poucas praias do litoral norte de SP que você ainda encontra alguns trechos desertos. Praticamente não há comércio ou infraestrutura.

PRAIA DA BALEIA

– A praia possui quase 3 km de extensão e areia plana, ideal para caminhadas ou para pedalar.

– Possui poucas barracas de praia.

– Há somente duas opções de hospedagem, uma delas é a Pousada Azul Maria. Predominam condomínios e residências de luxo.

– Não há opções de comércio ou restaurantes.

– Avaliação: * * *

Barra do Sahy e o passeio de barco até As Ilhas

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer - Barra do Sahy
Barra do Sahy é uma das praias mais democráticas e charmosas do litoral norte de SP: tem até uma igrejinha caiçara

Por conta disso, recomendamos seguir para a Barra do Sahy. A praia é bem menor, mas muito mais democrática. Não deixe de caminhar para o lado esquerdo, onde o Rio Sahy desemboca no mar.

No canto esquerdo da Praia de Juquehy, há saída de passeios de barco para As Ilhas, um conjunto de ilhas localizado em frente a praia.

Que tal conhecer As Ilhas?

Em Juquehy, o passeio de barco custa R$ 70,00 por pessoa, mas na Barra do Sahy sai mais barato (R$ 40,00 por pessoa).

Ali também no canto esquerdo, caminhe até uma pequena ponte e visite a Capela Caiçara da Barra do Sahy, uma pequena jóia escondida nessa praia pequena e encantadora.

Do lado direito (ou canto sul), existem as piscinas naturais do Rochedos do Canto Bravo.

PRAIA DA BARRA DO SAHY

– Praia de tombo, com areia fofa e uma boa área de recreação infantil do lado esquerdo.
– A praia possui várias opções de barracas de praia e oferta razoável de comércio e restaurantes.
– Há várias opções de hospedagem, uma delas é a Pousada Arueira.
– As ruas são de terra batida e estacionar pode ser um pouco desorganizado. Há alguns estacionamentos pagos próximos da praia.
– A praia é bastante procurada para curtir o pôr do sol.
– Avaliação: * * * *

7 – Rapel na Trilha até a Praia da Paúba

Em 2017, o Fabrício da MaresiasTur nos convidou para essa viagem para Maresias e disse que teria rapel. Veio logo meu lado “tenho medo de tudo” e pensei que não conseguiria fazer. Seria nossa primeira experiência de rapel.

E quando me vejo pendurado numa corda de rapel e tentando ficar de cabeça para baixo, penso como a gente faz loucuras por uma boa experiência de vida. Ou como o Cleber diria, vale tudo por uma boa fotografia.

Trilha até Paúba

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
A trilha de Maresias até Paúba é um programa bem fácil e imperdível

Seguimos até o extremo esquerdo da Praia de Maresias, onde começa uma trilha até a Praia da Paúba.

A trilha até Paúba envolve poucas subidas íngremes e alguns trechos com lama (tinha chovido demais), mas no geral é bem tranquila. A trilha é usada por moradores locais para circular entre as duas praias.

Mesmo para quem não vai fazer o rapel, vale a pena fazer a trilha até a Praia da Paúba, bem tranquila e oferece um belíssimo visual. A MaresiasTur oferece esse passeio (R$ 20,00 por pessoa – ref.: dezembro/2019), mas você também pode fazer de forma independente.

É Hora do Rapel

Reta vai, curva vem, chegamos finalmente no ponto onde seria o nosso rapel.

Fabrício e Thiago da MaresiasTur nos explicam que o rapel ali é indicado para iniciantes e para pessoas de qualquer idade (a partir dos 10 anos), peso ou condição física. A altura do rapel é de cerca de 10 metros. A prática é muito fácil e tranquila, eles disseram.

Mas você deve estar se perguntando…

Será que seria assim tão tranquilo?

Os dois começaram a preparar os equipamentos, que envolvem capacetes, cintos e cordas. E se separaram em duas frentes: Thiago nos ajudou para descer e Fabrício ficou lá embaixo segurando a corda, oferecendo ainda mais segurança para a atividade.

Nem eu nem o Cleber tínhamos feito rapel antes e o medo era grande. Eu por medo de me enrolar em algum procedimento, o Cleber por medo de altura.

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
O rapel é uma das atividades desenvolvidas pela MaresiasTur em São Sebastião

A descida

O procedimento é simples mesmo, mas o medo faz com que a gente force ações desnecessárias. Virei de costas para a descida e comecei a caminhar, lentamente, sob orientação do Thiago. Os passos precisam ser curtinhos e o corpo deve se manter inclinado para trás. Obviamente, desastrado como sou, em determinado momento perdi o equilíbrio e acabei ralando a mão numa pedra. Na hora nem notei, tamanha a adrenalina.

Continuei descendo e um dos momentos mais tensos é quando o caminho acaba e você precisa apoiar os pés numa pedra mais baixa, em que é necessário um pequeno pulo ou esticar bem a perna até lá.

E agora?

Superada essa dificuldade, as coisas ficam mais fáceis e fui descendo mais um pouco. Em determinado momento, não há mais lugar para apoiar os pés e você fica suspenso nas alturas. É nessa hora que você finalmente entende que está livre e seguro, e pode finalmente aproveitar. Fabrício fica lá embaixo se certificando de que está tudo certinho.

É a hora para fazer as poses e tirar algumas fotos maneiras.

Uma hora o Fabrício gritou lá de baixo: vira de cabeça pra baixo. Tentei, virei só parcialmente, mas não consegui virar por inteiro.

Cleber em altas poses

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Cleber de cabeça para baixo no rapel de Maresias até a Praia de Paúba, com a MaresiasTur

Mas eu ainda tinha uma segunda chance. Como o rapel é curtinho, Fabrício permite que cada pessoa possa realizar a atividade 2 vezes.

Vez do Cleber, que teve até mais medo do que eu (por causa da altura), mas disfarçou bem e foi melhor nas poses das fotos.

E bora lá eu para o meu repeteco. Dessa segunda vez, ganhei confiança e foi mais tranquilo. Durante toda a atividade, vale salientar, me senti extremamente seguro e amparado pelo Fabrício e pelo Thiago. Mas obviamente, como a atividade envolve altura, o medo e a adrenalidade são grandes.

No final das contas, a gente que nunca tinha pensado em fazer rapel, saímos da atividade com algumas boas fotos e muita adrenalina. Valeu super a pena. O Rapel Paúba custa R$ 75,00 por pessoa. 

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer

Passeios em Maresias

Confira outros passeios que você pode fazer a partir de Maresias, com a MaresiasTur.

  • Passeio de Lancha – As Ilhas – R$ 179,00 por pessoa (não inclui transfer até o local de embarque)
  • Ecotour Calhetas – R$ 50,00 por pessoa
  • Biketour Maresias – R$ 45,00 por pessoa
  • Trilha Maresias até Paúba – R$ 20,00 por pessoa
  • Voo Duplo Paraglider – R$ 160,00 por pessoa

Clique nesse link para consultar mais passeios, preços e condições

Os preços são de dezembro de 2019 mas estão sujeitos a alteração.

8 – Praias de Toque-Toque

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer - Toque-Toque Pequeno
Mar de tombo e clima romântico definem a reservada Praia de Toque-Toque Pequeno

Mas qual das praias do litoral norte de SP estamos citando? Toque-Toque Grande ou Toque-Toque Pequeno?

Não importa, qualquer uma das dessas praias é uma excelente pedida.

Olha só que doido!

Uma curiosidade é que a Praia de Toque-Toque Pequeno é maior do que a Toque-Toque Grande, e também possui melhor infraestrutura. Os nomes derivam do tamanho das ilhas que ficam em frente das praias.

Enquanto Toque-Toque Pequeno possui várias barracas à beira-mar (algumas até com sombras debaixo das árvores bem convidativas), em Toque-Toque Grande só vimos uma barraca e com atendimento bem atrapalhado.

O mar das duas é praticamente o mesmo: são praias de tombo, mar violento e perigoso para crianças ou quem não sabe nadar.

Entre as duas, gostamos bem mais de Toque-Toque Pequeno. A praia é pequena, charmosa e romântica e ainda conta com boa infraestrutura.

TOQUE-TOQUE PEQUENO

– A praia é de tombo e o mar violento. Faixa de areia estreita mas com alguma extensão.

– Possui barracas de praia e alguns lugares com sombras de árvores.

– Há poucas opções de hospedagem.

– O estacionamento nas ruas é fácil e gratuito, mas as vagas podem esgotar na alta temporada.

– A praia possui um restaurante, o bem conceituado Pimenta de Cheiro.

– Avaliação: * * *

Cachoeira de Toque-Toque Grande

Ali da Rio-Santos mesmo, é possível ver a Cachoeira de Toque-Toque Grande.

Tem cachoeira na estrada? Tem sim senhor.

Muito fácil de ver e de chegar, esse cachoeira pode passar batido pela facilidade de acesso, mas vale a pena dar uma conferida.

Na estrada, não há muitos lugares para estacionar e é preciso ficar bem atento tanto na hora de estacionar como na hora de sair, por causa do fluxo da própria estrada.

Praia de Santiago

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer - Toque-Toque Pequeno
Quase deserta, a Praia de Santiago fica ao lado de Toque-Toque Pequeno

Ao lado da Praia de Toque-Toque Pequeno, uma das praias mais reservadas praias do litoral norte de SP é a Praia de Santiago. Ela fica bem próxima da estrada.

A praia não tem nenhuma infraestrutura, bem pequena e um paraíso a ser descoberto. No canto direito, há algumas pedras onde é possível contemplar um belo visual para a própria praia e para a vizinha Toque-Toque Pequeno.

PRAIA DE SANTIAGO

– Não possui infraestrutura ou hospedagem.

– A praia é pouco conhecida e mais deserta do que as praias vizinhas.

– O acesso é fácil, a partir da estrada. Possui estacionamento na rua gratuito, mas vagas podem esgotar na alta temporada.

– Avaliação: * * *

9 – Praia das Calhetas

Entre as duas praias de Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande, vale também conhecer a Praia das Calhetas. Para chegar nesse paraíso escondido, é preciso estacionar o carro na estrada, há alguns metros da entrada.

Foi mais um dos lugares que conhecemos com a MaresiasTur. Essa é um dos maiores achados de São Sebastião. Coloque essa praia no seu roteiro de o que fazer em Maresias.

Como Chegar na Praia de Calhetas

O acesso à praia é através de um condomínio particular, mas não é permitido a entrada de carros. Portanto é uma pequena caminhada para chegar na praia (15 minutos).

É preciso cuidado para não estacionar na rodovia, muita gente acaba tendo o carro multado.

Se puder, vá acompanhado do pessoal da MaresiasTur ou de ônibus, descendo na rodovia próximo ao Km 144.

Se quiser ir mesmo de carro, a dica é estacionar numa pequena rua às margens da rodovia e de lá ir caminhando até a entrada do condomínio Sítio das Calhetas. Mas a área para estacionar é bem restrita.

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Praia de Calhetas, reservada e localizada dentro de um condomínio privado: sem acesso para veículos

Antes de chegar na entrada do condomínio, há uma trilha que corta caminho e pode ser uma alternativa. Mas o acesso através do condomínio também é permitido e a caminhada, bem mais tranquila do que pela trilha.

A praia é muito linda e reservada, praticamente deserta. No caminho, encontramos alguns gramados verdejantes, que deixam o cenário ainda mais bonito.

Em frente à praia, há uma península que forma uma pequena ilha que vale ser explorada, pois garante mais alguns mirantes para a região.

Cachoeira da Praia de Calhetas – Secret Falls

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Quem vai até a Praia de Calhetas não pode deixar de visitar essa cachoeira

Outro ponto imperdível de quem vai até a Calhetas é ir até uma cachoeira de 95 metros de altura. A MaresiasTur faz um rapel nessa mesma cachoeira, chamado de Secret Falls (R$ 150,00 ref. maio/2017).

A cachoeira é linda. Mesmo com o dia não muito quente, a gente não resistiu e entrou nas suas quedas.

10 – Beco da Mulher Maravilha

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Beco da Mulher Maravilha, atração imperdível em Maresias, uma boa pedida para os dias nublados ou de chuva

Muita gente viaja e se encanta pelo Beco do Batman, uma das principais atrações turísticas de São Paulo.

Quer uma foto pra bombar no Instagram?

Maresias também tem seu beco cheio de grafites instagramáveis. É o Beco da Mulher Maravilha, que fica na altura da entrada 8 para a Praia de Maresias.

Além do próprio grafite da Mulher Maravilha, que dá nome ao beco, existem vários outros murais interessantes, tanto de artistas consagrados como de crianças da comunidade.

Pôr do Sol no Litoral Norte de SP

Para encerrar seu dia em Maresias, Cambury ou qualquer uma dessas praias do litoral norte de SP, o pôr do sol é sempre uma boa pedida.

Como a chuva na região é mais frequente do que gostaríamos, caso você seja contemplado com um pôr do sol, não deixe de assistir e registrar.

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer
Jogo de vôlei no fim de tarde na Praia de Maresias, litoral norte de SP

Confira todos os tours e preços da MaresiasTur

Nota: O Viagens Cine foi convidado pela MaresiasTur e as hospedagens na Pousada Porto Mare e Pousada Toca da Praia foram uma cortesia. As opiniões relatadas representam nossa livre expressão sobre a viagem. 

Confira também:

Leia mais:

Salve no Pinterest para consultar depois

Maresias e Litoral Norte de SP: Top 10 Melhores Praias e Lugares para Conhecer

Essa página contém links para sites afiliados e associados (Booking e Airbnb). Caso você efetue a reserva através dos nossos links, o Viagens Cine receberá uma comissão. 

Share.

About Author

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

10 Comentários

  1. Rômulo ROSITO on

    Estou querendo ir pra maresias com a namorada e me hospedar na pousada toca da praia,seria uma boa opção?um fim de semana pra curtir e relaxar.

  2. Estou querendo descer para Maresias e ficar na pousada Canto Mágico, vocês recomendam ? Tem praias legais e tranquila próximo ?

    • Oi, Camila. Não conhecemos essa pousada. Pela localização, parece um pouco longe da praia, mas Maresias não é muito grande, então se você não se importa de caminhar uns vinte minutos até chegar na praia, é tranquilo. Abraços.

  3. Maresias é demais, sempre quando posso até lá e admiro bastante o por do sol, agora uma pergunta: esse sensacional por do sol é somente no verão?

    • Oi, Jonas. O pôr do sol acontece o ano inteiro, mas pra ser bem sincero, no verão é raridade, pois é bem comum chover no fim do dia. Mas já pegamos um fim de tarde lindo em maio também. Abraços.

  4. Uauu que experiência incrível essa que vocês tiveram. Amo aventura e sou louca para fazer rapel hehe, gostei da descrição “o que a gente não faz por uma foto” Até hoje, a minha única aventura foi rafting, mas espero participar de outras no futuro e rapel está na lista. Conhecer Maresias já está nos planos também
    Abraços

    • Oi, Josiane. Vale super a pena, mas foi uma aventura “controlada”, podemos dizer assim, porque a MaresiasTur possui outras atividades de rapel mais radicais do que a que fizemos. Abraços.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.