O que fazer na Toscana? Em geral, montar um roteiro na Europa é sempre complicado: quantos dias ficar em cada lugar, como organizar o roteiro de forma que não fique nem muito corrido, nem muito superficial.
Numa região que tínhamos muita expectativa, como a Toscana, a responsabilidade era ainda maior. É certo que nosso roteiro pela Europa estava focado em visitar algumas locações de cinema, o que facilitou o nosso recorte. O filme Sob o Sol da Toscana, por exemplo, era um das produções que nos orientou.
Outra coisa que também nos ajudou foi o fato de já termos ficado em Florença antes, uma das cidades mais lindas que visitamos na Europa. Nesse novo roteiro, estávamos focados em explorar a Toscana de carro, e conhecer pequenas cidades. Uma Toscana mais rural e adequada a uma road trip.
Mas para não dá para deixar Florença de fora, nosso roteiro vai falar dela, de Pisa, de Lucca, de Siena, do Vale d’Orcia, de Cortona e de outros tantos lugares cinematográficos e apaixonantes distribuídos por um dos pedaços mais charmosos da Itália. Bora viajar pela Toscana com a gente?
O que fazer na Toscana: Dicas e Roteiro de Viagem
Quantos dias, principais cidades e como organizar uma road trip pelos lugares de cinema da Toscana
Para colocar você no contexto, em 2015 viajamos para a Europa em um roteiro de viagem que começou em Paris e terminou em Roma, passando por regiões espetaculares como Provence, Riviera Francesa, Veneza, Cinque Terre e Costa Amalfitana.
Roteiro Toscana em 5 dias
O tempo ideal para um roteiro básico na Toscana é de 7 dias. Mas como quase sempre o tempo é corrido na Europa, vamos sugerir um roteiro na Toscana de 5 dias.
Apesar de corrido, esse roteiro permite que você tenha uma boa ideia da região, mas provavelmente você vai querer voltar para explorar melhor.
- Dia 1: Pisa e Lucca
- Dia 2: Florença
- Dia 3: Volterra, San Gimignano e Siena
- Dia 4: Montalcino, Val d’Orcia e Montepulciano
- Dia 5: Arezzo e Cortona
Salve no Pinterest para consultar depois
Para organizar um roteiro de 7 dias na Toscana, sugerimos o post do Passeios na Toscana
Se você tem menos tempo, coloque como prioritárias as cidades de Pisa, Lucca, Florença, San Gimignano e o Val d’Orcia.
Se você não estiver vindo de Cinque Terre (como era o nosso caso), provavelmente irá começar o seu roteiro em Florença. O percurso de carro de Roma até Florença dura cerca de 3 horas e de trem dura cerca de 1h30.
Apesar da viagem de trem ser mais rápida, você precisa avaliar se vale a pena alugar o carro a partir de Roma ou a partir de Florença. Tudo depende de onde irá terminar a sua viagem e também dos preços que serão operados para cada retirada. Em geral, retirar o carro em cidades menores pode custar mais caro.
Roteiro 5 Dias na Toscana – Parte 1: Pisa e Lucca
Antes da Toscana, tínhamos visitado Veneza, Verona (onde pegamos nosso carro) e Cinque Terre. Nossa base para conhecer a Cinque Terre foi a cidade de La Spezia. Partimos de carro de lá, o destino mais próximo da Toscana para quem chega da Ligúria é a cidade de Pisa (aquela mesma da famosa Torre de Pisa).
Nós escolhemos não pernoitar em Pisa, então ela funcionou apenas como um parada estratégica no nosso caminho. Outra parada importante no caminho é a encantadora cidade de Lucca. Para quem tem tempo, opte por reservar 1 dia para cada uma dessas cidades (você pode escolher Florença como base, e fazer bate-volta para as duas cidades).
Como a proposta aqui é só um panorama, é preciso se desdobrar para conhecer cada cidade em um período do dia. Pisa pela manhã e Lucca de tarde. Para otimizar o seu tempo, pode ser uma boa opção fazer um visita guiada em Pisa e Lucca. O passeio leva 6 horas para conhecer as duas cidades. Mas também é possível conhecer por conta própria, mas sem as informações legais de um guia especializado.
A ideia é fazer o pernoite em Florença, que fica a cerca de 1 hora de distância de Lucca ou de Pisa. É uma base ideal para fazer o bate-volta para as duas cidades.
1 – Porque Conhecer a Toscana
- A Toscana é uma das regiões mais lindas da Europa. É bem provável que você não consiga conhecer muita coisa em sua primeira viagem, exceto se tenha reservado muitos dias para a região. Cada cantinho tem suas belezas peculiares e viajar de carro pelas estradas da Toscana, é sempre um convite para dar uma paradinha em cada curva.
- Prepare-se para a maior concentração de cartões postais, obras de arte e célebres pontos turísticos por metro quadrado. Desde a famosa estátua de Davi de Michelângelo e a belíssima Piazza della Signoria em Florença, passando pela Torre de Pisa e as belas paisagens do Vale d’Orcia, você não vai deixar a sua máquina fotográfica descansar muito tempo.
- E se você está torcendo o nariz e achando que a Toscana é turística demais, há muitos lugares tranquilos e inexplorados. Protegidos por suas muralhas do passado, cidades como Lucca, San Gimignano e Cortona permanecem ainda com ares de cidade pequena. Mas a oferta de lugares ainda desconhecidos do grande público é tanta, que você conseguirá fazer suas próprias descobertas.
Como Circular – Aluguel de Carro ou Sem Carro
- Para circular entre as cidades medievais, que no geral ficam no alto das colinas e cercadas de plantações, o carro é a melhor alternativa. Por isso, a viagem também é ideal para quem gosta de road trips e de dirigir por estradas cinematográficas. Para quem viaja sem carro, também não faltam opções: Florença e Siena são as melhores bases. As cidades são servidas pelo eficiente sistema de trens europeu.
- E quem assistiu filmes como Sob o Sol da Toscana e Cartas para Julieta, sabe que é difícil não associar a Toscana com uma viagem romântica. Circular por ruas estreitas e medievais, jantar em restaurantes charmosos ou simplesmente tomar um sorvete na hora do pôr do sol são programas inesquecíveis.
Roteiro de 5 Dias na Toscana – Parte 2: Florença
Um dia para explorar a cidade de Florença é pouco, já vale antecipar. Como a cidade possui alguns museus interessantes e concorridos (prepare-se para filas), boa parte do dia acaba sendo tomada por eles.
A dica é, se você possui pouco tempo na cidade, reservar para andar em lugares abertos. Passe pela Piazza del Duomo, pela Piazza della Signoria e pela Ponte Vecchio e você já terá ganhado seu dia. Difícil não se apaixonar pela cidade.
Mas para quem é fã de artes, a visita à Galleria della Academia (para ver a estátua de Davi original) e à Galleria Uffizi são lugares importantes. Mesmo para quem não é muito fã de artes, corre o risco de você não ir e depois se arrepender.
2 – Onde Ficar na Toscana
Dicas de Hotéis em Florença
- Florença é o destino mais famoso da Toscana. Reserve no mínimo 2 noites para lá. Em um dos dias você explora a própria Florença. No outro pode fazer passeios bate-volta para Lucca e/ou Pisa. Para pesquisar hospedagens, verifique as opções no Booking.com.
- Para quem chega de trem, sugiro procurar algo próximo da estação Santa Maria Novella. Assim você não precisa se deslocar muito com as malas. O Hotel Bella Firenze pode ser uma boa opção (cerca de 140 euros a diária). Se estiver procurando algo mais em conta, essa região também pode ser uma alternativa.
- Entre os melhores hotéis avaliados tanto no Booking como no TripAdvisor, o Hotel David não fica tão perto do centro. Está próximo da Piazzale Michelangelo, local ideal para ver o pôr do sol em Florença. Mas possui excelente custo-benefício.
Dicas de Hotéis em Siena
- Para explorar o restante da Toscana, nós gostamos bastante de ficar em Siena. A cidade tem uma boa infraestrutura e é ideal para explorar o Vale d’Orcia. Nós escolhemos ficar na Villa Sant’Andrea, que é uma mansão antiga e com bastante personalidade. O hotel fica longe do centro, então somente é recomendável para quem está viajando de carro. Mas o preço compensa: a partir de 60 euros.
- Como nossa hospedagem nessa Villa nos lembrou bastante o “Sob o Sol da Toscana” (Under the Tuscan Sun, 2003), falamos dela no texto sobre o filme. Foi uma ótima maneira de entrar no clima da película.
Sob o Sol da Toscana: a Villa que encantou a autora, a locação do filme e o hotel em que ficamos hospedados
- Para quem viaja sem carro, prefira um hotel mais central. O Hotel Alma Domus fica no coração de Siena, no centro histórico. Os quartos custam em média 85 euros. Note que os preços em Siena são mais competitivos do que em Florença, justamente porque é uma cidade menos turística.
- Se você procura uma experiência mais original e autêntica na Toscana, ficar hospedado em uma das cidades medievais deve ser incrível. Três cidades que nos encantaram demais pela simplicidade e beleza foram San Quirico d’Orcia, San Gimignano e Montepulciano.
Roteiro de 5 Dias na Toscana – Parte 3: Volterra, San Gimignano e Siena
Está na hora de começar a conhecer as cidades medievais da Toscana, debruçadas no alto de colinas e com inspirações altamente cinematográficas.
San Gimignano é famosa por suas torres medievais, e é uma cidade absolutamente encantadora. Foi uma das nossas maiores frustrações. Devido ao tempo apertado, só conseguimos ficar 1 hora por lá. Tínhamos horário marcado para chegar na nossa Villa em Siena e não queríamos nos atrasar.
Uma das coisas que ficou marcada na nossa rápida visita foi o melhor sorvete do mundo, na Gelateria Dondoli (ou Gelateria di Piazza, porque fica na praça principal). Ainda hoje fico com água na boca quando penso naquele sorvete.
O que nos atraiu até Volterra foi a cena final do filme da saga Crepúsculo, Lua Nova (New Moon, 2009). Uma das cenas mais impactantes ocorre quando Bela tenta salvar o vampiro Edward de uma família de vampiros poderosos, os Volturi. O curioso, no entanto, é que as cenas foram gravadas em Montepulciano, outra das cidades medievais que iríamos visitar.
Como vocês notaram, a distância de Florença para essas cidades é um pouco grande, e só chegamos em Siena à noite. Foi o tempo de fazer check in no hotel e rolou um rápido passeio até o centro histórico, para curtir o final de tarde por lá. Visitar a Catedral de Siena e a grandiosa Piazza del Campo são os programas imperdíveis.
3 – O que fazer na Toscana
Nos arredores de Florença
- Boa parte das principais atrações da Toscana estão em Florença. Entre praças e museus, a cidade é um dos lugares mais artísticos da Europa e uma das cidades mais lindas do mundo. Uma dica é subir no alto do Duomo para conferir o visual lá do alto. Florença é uma das cidades da Itália presentes no livro 1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer, de Patrícia Schultz.
- Outra cidade imperdível é Lucca. Tenho um carinho enorme pela cidade, tivemos um dia muito tranquilo e especial e um dos momentos mais marcantes foi pedalar nas muralhas da cidade. O Cleber, que não sabe andar de bicicleta muito bem, sempre lembra que eu joguei ele para pedalar no alto de uma muralha. Foi demais!
- E para não abandonar os clichês, tirar aquela foto jacu, segurando a Torre de Pisa, faz parte do programa de qualquer turista.
- San Gimignano, aquela cidade do melhor sorvete do mundo, tem 14 torres medievais, que na verdade são o principal motivo para conhecer o lugar. Pelo menos para quem não é guloso por doces como eu.
Nos arredores de Siena e Val d’Orcia
- Uma visita à Toscana não estará completa se você deixar de fora uma visita às vinícolas da região, ou pelo menos tomar um bom vinho. Montalcino é um dos destinos mais célebres nesse sentido, com a produção do vinho Brunello. As garrafas desse tipo de vinho possuem um longo processo de evelhecimento e são numeradas. Todas possuem um selo de garantia da qualidade e autenticidade. A degustação que fizemos em uma das vinícolas, com direito a 3 tipos de vinho, custou 10 euros.
- Nós fizemos um tour em companhia da Deyse do Passeios na Toscana e super recomendamos. Ela é uma guia brasileira muito querida, mas que já vive há algum tempo na Toscana.
- Mas nenhuma visita à Toscana estará completa sem passar pelo Val d’Orcia. Muito mais por suas estradas do que por suas cidades, a região possui algumas das paisagens mais bonitas que já vimos. O trecho mais “arranca-suspiros” fica entre as cidades de Pienza e San Quirico d’Orcia.
Roteiro de 5 Dias na Toscana – Parte 4: Val D’Orcia – Montalcino e Montepulciano
Já que estamos na terra dos vinhos Brunello di Montalcino, visitar uma vinícola era um dos programas essenciais. A Deyse escolheu uma das locações do filme Cartas para Julieta, a vinícola Caparzo (onde a personagem de Vanessa Redgrave finalmente encontra seu amor do passado, Lorenzo).
O lugar é bem bonito e logo na entrada há um corredor de ciprestes que nos encantou. Aliás, o logo do Passeios na Toscana é composto por ciprestes, um dos símbolos das paisagens na Toscana.
Ainda em Montalcino, vale a pena visitar a Fortaleza de Montalcino.
Um dos segredos do roteiro de Deyse (e prometemos não contar como chegar lá rs) é a visita até a Capela de Vitaleta, que foi locação da novela Passione (de Sílvio de Abreu, com Tony Ramos e Mariana Ximenes).
O ideal é fazer esse trecho da estrada entre San Quirico d’Orcia e Pienza com bastante tempo, já que o lugar merece várias paradas para fotos. E já que você percorreu a estrada, visite essas duas cidades, são pequenas e encantadoras. Em cerca de 30 minutos você explora cada uma delas.
Aliás, fique muito atento no caminho para as belíssimas paisagens. Esse trecho da Toscana foi locação de uma das cenas mais impactantes do filme Gladiador, com Russell Crowe.
Em Montepulciano, outra cidade medieval, dá para ver a fachada do prédio onde o filme Crepúsculo foi gravado. Vale subir até o alto da torre, o visual lá de cima é imperdível, com vista para toda a região e os telhados da cidade.
San Quirico d’Orcia e Pienza no blog Mulher Casada Viaja
Parte 5: Arezzo e Cortona
A cidade de Arezzo se destaca por ser uma das locações do filme “A Vida é Bela” (La Vita é Bella, 1997), mas durante a nossa visita, a praça principal (Piazza Grande) estava em reformas. Vale visitar a Catedral de Arezzo e o crucifixo de Cimabue (1260-1265) na Igreja de San Domenico.
Seguindo os passos do filme A Vida é Bela em Arezzo
Cortona é a cidade que foi a principal locação do filme Sob o Sol da Toscana e além do centro (onde boa parte das cenas foi gravada), fomos também na Villa Bramasole, a casa original onde vive a autora do livro (Frances Mayes) e que inspirou a história da película. Pegamos todas as dicas no blog da Deyse.
Saiba mais sobre o roteiro na cidade de Cortona e as locações de Sob o Sol da Toscana
E esse roteiro pela Toscana foi bem cinematográfico, exatamente como queríamos. Temos que agradecer muito a companhia da querida Deyse Ribeiro, do blog Passeios da Toscana.
Indicamos tanto o blog da Deyse como referência para planejar o roteiro, bem como os serviços dela que trabalha como guia turística na região.
Leia também:
Europa – Dicas e Roteiro de Viagem: Guia Completo
Fontes:
- Toscana de carro no Viaje na Viagem
- Roteiro de 7 Dias na Toscana no Passeios na Toscana
43 Comentários
Pingback: O QUE FAZER NA EUROPA: Dicas de Viagem e Roteiros Imperdíveis
Para quem pretende alugar um carro na Itália prepare-se para receber uma enxurrada de multas na volta para o Brasil. Na Itália existe uma verdadeira industria da multa.