México: um dos destinos que eu mais gosto de visitar pelo mundo. Aliás, em maio de 2016 eu fui revisitar uma região que eu adoro: a região de Vallarta, no Oceano Pacífico, que inclui Puerto Vallarta e a Riviera Nayarit e em 2019 estivemos em Cancun e Riviera Maya.
No mês do orgulho LGBT (em junho de 1969 ocorreu a primeira manifestação LGBT contra o preconceito, e desde então o mês tornou-se um símbolo do orgulho gay), vamos indicar alguns destinos que adoramos conhecer pelo mundo.
E a dica dessa matéria são esses dois destinos incríveis no México: Puerto Vallarta (e a vizinha Riviera Nayarit) e Cancun (e as vizinhas Playa del Carmen e Riviera Maia).
Além de todas as características adoráveis do turismo no México, como a gastronomia e a festividade do povo mexicano, vamos relacionar as principais diferenças, pontos fortes e dicas de cada um desses destinos. E eu, se fosse você, não pensava duas vezes para incluir o México na sua próxima viagem: #FicaADica.
México LGBT: Cancun e Puerto Vallarta
Os Destinos Mais Gay Friendly do México
Assim como vários destinos turísticos do Brasil e do mundo, o México também visa atrair o público gay. O que faz um destino gay friendly é justamente o quanto as organizações se mobilizam para promover e transformar o destino em lugares mais recepctivos à comunidade LGBT.
A proximidade dos Estados Unidos (um país com muitos turistas gays) faz com que o destino tenha que se aprimorar. O Ministro do Turismo do México estima cerca de 6 milhões de turistas, com um gasto médio de US$ 500,00 por pessoa, o dobro de um viajante tradicional.
Cancun e Riviera Maia
Você que imagina Cancun como aquele destino típico de pacote turístico, é importante rever seus conceitos. A cidade tem sim, seu lado mega turístico onde grupos e pacotes dominam os passeios e hotéis, mas também possui uma oferta de atividades para quem viaja independente e, também, para o viajante gay.
A Vida Noturna em Cancun
Muita gente logo imagina que falar de dicas de viagem LGBT é dizer onde ficam as boates gays. Eu e Cleber dificilmente frequentamos casas noturnas. Mas adoramos, por exemplo, circular e conhecer bairros e o comércio gay. Não posso ver uma bandeira do arco-íris.
O curioso de Cancun é que o destino pode ser ideal tanto para quem quer buscar festas e muita badalação (a cidade é famosa por conta de seu Spring Break, repleta de festas numa espécie de “semana do saco cheio” dos universitários americanos) como para um casal gay (eu e Cleber) que simplesmente quer curtir um romance num resort all inclusive.
Durante nossa viagem para Cancun, só saímos da Zona Hoteleira (que é onde ficam a maior parte dos hotéis de Cancun) para pegar um barco até Isla Mujeres. De resto, circulando pelas atrações de Cancun, não vimos nada gay, justamente porque tudo se encontra na região do “El Centro” ou o centro de Cancun.
Se você está procurando a vida noturna LGBT de Cancun, ao que pesquisamos, fica mais concentrada na região central (fora da Zona Hoteleira) e com poucos lugares fixos e outros tantos que abrem e fecham. O Karamba Bar, por exemplo, está fechado. Leia mais no GayCities ou no GayTravel.
Nós curtimos conferir a noite no Coco Bongo. É uma casa noturna um pouco kitsch, mas repleta de shows com inspirações cinematográficas, como Homem Aranha ou Moulin Rouge. Mas o lugar não é lá muito frequentado por gays, pelo contrário, rola até umas mulheres rebolando em cima do bar. Abstraia.
Hotéis Gay-Friendly em Cancun
Uma curiosidade é que quando chegamos no Paradisus Cancun Resort & Spa, onde ficamos hospedados, uma funcionária nos acompanhou por uma visita ao hotel para oferecer um plano de fidelidade, e ao comentarmos que éramos um casal gay, elas nos recomendou que a rede ME seria mais adequada ao nosso perfil. Achamos a abordagem um pouco desagradável, mas de qualquer forma, nós adoramos o Paradisus, mesmo não “sendo adequado ao nosso perfil”.
Uma dica infalível é a rede Hard Rock, que tem várias práticas direcionadas para o segmento LGBT. Além da unidade em Cancun, o excelente Hard Rock Hotel Cancun All Inclusive, há também uma unidade na Riviera Maya. Nós ficamos no Hard Rock Hotel Riviera Maya All Inclusive e achamos sensacional.
Um dos diferenciais do Hard Rock Hotel Riviera Maya é que ele possui dois resorts unificados. O Hard Rock Hacienda é mais indicado para famílias e o Hard Rock Heaven é adults only. Seja qual for o seu perfil (muita gente já associa gays como viajantes que não gostam de crianças, mas não dá para esquecer dos LGBTs com filhos), o clima é de total tolerância.
Outro hotel bem cotado para o público gay é o Grand Oasis Sens.
Riviera Maia e Playa del Carmen
Mas foi em Playa del Carmen que fomos mais felizes. A cidade, vizinha a Cancun, é um charme e muito mais descolada e ganhou prestígio com uma alternativa de destino gay no México à já extremamente conhecida Puerto Vallarta. Por lá, nós ficamos hospedados no Holiday Inn Express Playa del Carmen.
De noite, todo mundo se encontra na Quinta Avenida, a principal rua de comércio e restaurantes da cidade, que é um charme só. Playa é o lugar para esquecer completamente que existem pacotes turísticos nessa região. Uma opção de lugar gay é o Playa 69 Gay Club, porém está super mal avaliado no TripAdvisor, arrisque-se e depois nos conte como foi.
O site Tag Approved, que atesta hotéis com capacidade de receber bem os hóspedes gays, possui 5 indicações de hotéis gay friendly em Playa del Carmen. Os destaques ficam para:
– Grand Hyatt Playa del Carmen Resort
– Sandos Caracol Eco Resort
– Secrets Maroma Beach Riviera Cancun.
O que fazer em Cancun e Riviera Maia
Aqui no blog você irá encontrar várias opções de passeios incríveis em Cancun e Riviera Maia. Nós particularmente adoramos conhecer Tulum, os cenotes e os parques como Xel-Há e Xcaret.
10 Melhores Pontos Turísticos de Cancun e Riviera Maia
Se precisar contar com um operador local, o IGLTA – The International Gay & Lesbian Travel Association, recomenda o GayToursMexico by MMT, com proprietários gays. Eles falam inglês, espanhol, alemão e holandês. Eles também possuem um site focado em casamentos gays, o Cancun Gay Weddings.
Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
Mas se falamos em turismo LGBT no México, não tem pra ninguém, o destino mais conhecido entre os gays é mesmo Puerto Vallarta, no outro lado do México, considerada a São Francisco do México.
Se Cancun tem o mar do Caribe como cenário, em Puerto Vallarta a região é banhada pelo Oceano Pacífico.
Eu já estive duas vezes na região, as duas vezes sem a companhia do Cleber, pois estava a trabalho. Em maio de 2016 viajei a convite do Hard Rock Hotel Vallarta. Obviamente, o grupo de blogueiros deu algumas escapadinhas para conhecer melhor a região, sempre em companhia da Tropical Incentives e do pessoal super atencioso do Hard Rock.
Se os estabelecimentos gays em Cancun e Playa del Carmen são contados nos dedos, em Puerto Vallarta é possível encontrar livretos bem volumosos com estabelecimentos e serviços direcionados ao público LGBT. O Guia Gay de Vallarta e o GayPV são publicações facilmente encontradas na Zona Romântica.
Puerto Vallarta recebeu o selo Gay Travel Approved do site GayTravel.com.
Zona Romântica
Zona Romântica é o bairro gay de Puerto Vallarta. A região é o centro antigo de Puerto Vallarta, portanto tem aquele charme de bairros históricos e mais rústicos. A região tem como um dos principais cartões postais o pier da Playa dos Mortos, reinaugurado em 2013.
São mais de 30 bares e casas noturnas, 5 clubes de praia (a praia mais gay daqui é a Playa de los Mortos) e atividades específicas para o público gay, como o On Bay Gay Cruise ou o Gay Bar-Hopping Tour (um tour pelos bares gays de Puerto Vallarta).
Além de circular pela Zona Romântica, nós demos uma caminhada pelo Malecón, que é o calçadão da praia de Puerto Vallarta (que se estende da Zona Romântica até o centro), e o ambiente é super gostoso e descontraído, com várias casas noturnas pelo caminho.
O roteiro gay já começa durante o dia, na Playa de los Mortos, na altura do Blue Chairs Resort. É bem fácil reconhecer o público gay: é só procurar o pessoal de sunga (que não é nada comum entre mexicanos e norte-americanos héteros, mas super popular entre os gays).
Aposte no Mantamar Beach Club, que possui infraestrutura com piscina de borda infinita, wifi, jacuzzi, chuveiros e lockers ou no fim de tarde no rooftop do Blue Chairs Resort.
Para saber mais, acesse o GayTravel.com.
Hotel Gay Friendly em Vallarta – Riviera Nayarit
Além de Puerto Vallarta, que fica no Estado de Jalisco, Nuevo Vallarta, no Estado de Nayarit, também é um destino bastante gay-friendly. A maior parte dos melhores resorts do México estão por aqui.
Mas há quem prefira mesmo ficar o mais perto possível da Zona Romântica. Trata-se de uma opção mais econômica e conveniente, para quem não está procurando o conforto e comodidade dos resorts all inclusive.
Eu sinceramente ficaria na dúvida. Particularmente eu gosto de ficar pertinho da vida noturna, pois fica mais prático na hora de sair à noite para jantar ou dar uma passeada. Mas como fiquei hospedado no incrível Hard Rock Hotel Vallarta, fica difícil recomendar qualquer outro lugar. O resort é deliciosos.
Review: Hard Rock Hotel Vallarta
Tanto Jalisco como Nayarit são Estados que recentemente aprovaram regulamentações favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Então alguns hotéis oferecem opções de casamento para pessoas do mesmo sexo.
O Hard Rock oferece um jantar com lagosta para todos os convidados do casório, garrafa de Champagne Möet, massagem relaxante e upgrade ao casal para o nível Deluxe Diamond, entre outros mimos.
O que fazer em Vallarta e Riviera Nayarit
Durante nossa estadia, nós contamos com os serviços da Tropical Incentives e adoramos. A empresa também está na lista de serviços do IGLTA. Entre os serviços oferecidos, estão os transfers do aeroporto e outros passeios pela região.
A região da Riviera Nayarit também é conhecida por ser super segura, e portanto, combina perfeitamente com hóspedes de luxo.
No início do ano, conversamos com Richard Zarkin, Gerente de Relações Públicas da Oficina de Visitantes da Riviera Nayarit, sobre destinos em alta para 2016.
“Riviera Nayarit é um destino que acolhe a todos”, relata Zarkin. “São mais de 200 quilômetros de costa com hotéis luxuosos, natureza selvagem e a rica e amigável cultura Mexicana que cresce continuamente em popularidade entre a comunidade gay dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Argentina e Brasil, entre outros países”.
Alguns points gays da Riviera Nayarit são o bar Billy Bob’s situado em San Blas, o restaurante Xaltemba em La Peñita e a deliciosa cidadezinha de Sayulita que atrai os gays durante o ano todo, além dos surfistas.
Capriche na academia, pois um dos destaques da região das opções gastronômicas. Se você ficar num resort all inclusive então, aí o prejuízo vai ser grande. Se você é urso, tá tranquilo, mas as barbies vão ter que malhar muito, viu. Mas enfim, vale muito a pena mergulhar e se jogar nesses destinos do México.
Para saber tudo sobre Cancun e Puerto Vallarta, confira as nossas seguintes matérias:
- O que fazer em Cancun e Riviera Maya: Roteiro de Viagem
- Riviera Nayarit e Puerto Vallarta: Dicas de Viagem
Nota: O Viagens Cinematográficas viajou para Vallarta a convite do Hard Rock Hotel Vallarta e da AeroMexico. Apesar de ser uma viagem patrocinada, as opiniões são independentes e de livre expressão do autor.