Um Passeio Guiado em Porto, Portugal: Tour pelos Mirantes e Igrejas da Cidade

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelo Centro

O que fazer em Porto, Portugal? Planejar uma viagem dá um pouquinho de trabalho. Envolve traçar roteiros, pesquisar informações e definir que lugares você irá visitar.

Tem horas que, até mesmo para nós que trabalhamos com isso, dá vontade de entregar todo o planejamento da viagem na mão de outra pessoa.

Mas será que vale a pena fazer um tour guiado?

Uma das experiências de viagem que mais gostamos de fazer é conhecer pessoas que vivem nos destinos que iremos visitar.

Essa é uma possibilidade de realmente conhecer a cidade pelos olhos de um local, e tentar romper essa barreira de sermos apenas turistas

Um passeio guiado em Porto: Tour pelos Mirantes e Igrejas da Cidade

Conheça Porto com a companhia da Sara, do Portoalities

Salve no Pinterest

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelos Mirantes e Igrejas

Adoramos fazer passeios guiados nos lugares que visitamos. Em Porto, entramos em contato com a Sara do site Portoalities, que organiza tours pela cidade e pela região.

Além de trabalhar com viagens como nós, a Sara acabou desenvolvendo esse trabalho de tours privados em função da procura que recebeu.

Afinal não somos somente nós que curtimos essa companhia tão especial.

Chegada em Porto

E já que estamos falando em conhecer pessoas do local, em Porto nós optamos por ficar hospedados num apartamento do Airbnb (faça seu cadastro através desse link e ganhe um crédito para futuras reservas).

Encontramos um apartamento lindo, com vista para o Rio Douro e para a famosa Ponte Dom Luís I.

Essa ponte domina a paisagem de Porto e o cenário de todas as construções de Porto e Vila Nova de Gaia debruçadas sobre o Rio Douro é inesquecível.

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelos Mirantes e Igrejas
Vista da rua do nosso apartamento para a Ponte Dom Luís I

Foi com essa vista que começamos nossa viagem em Porto, Portugal.

Outra coisa muito característica que encontramos logo de cara, foram os estudantes com aqueles uniformes que parecem saídos de um filme do Harry Potter. Eles são alunos da Universidade do Porto.

A verdade é J. K. Rowling, autora da série, viveu na cidade e é possível encontrar alguns lugares e coisas na cidade que inspiraram a autora.

1 – Sé do Porto

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelos Mirantes e Igrejas
Sé, a Catedral do Porto foi o ponto inicial do nosso tour privado

Nosso ponto de encontro com a Sara do Portoalities foi na Sé do Porto, onde fica a Catedral de Porto. Sara comenta que gosta de escolher esse lugar porque foi justamente aqui que a cidade começou, no século XII.

A Sé do Porto combina diferentes estilos arquitetônicos, em função das diferentes intervenções ocorridas na Catedral. Estilo românico, gótico e barroco são encontrados nela.

Mas nosso papo embalou mesmo em várias curiosidades sobre Porto.

Uma delas é que, ao contrário do que você pode pensar, os portugueses não são tão religiosos como imaginávamos. Chegam tantas informações sobre igrejas e monumentos religiosos em Portugal, que a gente logo imagina um povo super católico.

Na verdade, as gerações anteriores ainda preservam essa religiosidade, mas as novas gerações não.

Porto e a Igreja

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelos Mirantes e Igrejas
Em Porto, as igrejas são muito frequentes, muitas delas são coberta de azulejos

Porto, por exemplo, tem uma história muito interessante ligada a burguesia e também a um confronto contra a exploração econômica pela Igreja.

A cobrança de altas taxas pela Igreja motivou, por exemplo, as fábricas produtoras de vinho a se mudarem para o outro lado do rio. Isso explica porque todas as produtoras de Vinho de Porto encontram-se em Vila Nova de Gaia, e não em Porto propriamente dita.

Mas obviamente, o acervo histórico e patrimonial das igrejas e monumentos religiosos é inestimável, e visitá-las é um programa obrigatório. Ao lado da Catedral de Porto, também é curioso notar as muralhas da cidade. 

Porto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1996. A partir de então, o turismo na cidade se desenvolveu cada vez mais, até ser considerada o Melhor Destino da Europa em 2017.

2 – Igreja e Mirante dos Grilos

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelos Mirantes e Igrejas
Nós com a Sara, nossa guia em Porto, no Mirante em frente a Igreja de São Lourenço

Nossa próxima parada, a Igreja de São Lourenço (Igreja dos Grilos) foi transformada em Museu de Arte Sacra.

Ao lado, o Miradouro da Igreja de São Lourenço é uma das vistas preferidas de Sara, e também virou a nossa. Não vamos dar spoilers, mas na fachada da igreja há uma curiosidade histórica muito interessante, que Sara comenta durante seu tour.

É por ali que Sara tirou uma garrafa de vinho do Porto de sua bolsa e experimentamos um pouco da bebida mais famosa de Portugal. Adoramos a surpresa. 

3 – Estação Ferroviária de São Bento

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelo Centro
Um dos melhores lugares para apreciar os tradicionais azulejos pintados é na Estação Ferroviária de São Bento

Outra parada incrível é na Estação Ferroviária de São Bento, toda decorada com azulejos belíssimos.

A estação foi inaugurada em 1916. São mais de 500 metros quadrados de azulejos pintados que representam momentos históricos ocorridos no Norte de Portugal, como o Batalha de Arcos de Valdevez e a Entrada de D. João I no Porto.

Sara nos explica a história por detrás de cada uma das imagens e cenas retratadas nos mais de 20 mil azulejos do lugar. Aqui também rolam curiosidades, como ficar reparando alguns “defeitos” nas pinturas dos azulejos.

Os azulejos foram produzidos por Jorge Colaço, famoso azulejador na época, mas os errinhos poderiam ter sido obra de alguns aprendizes.

4 – Torre dos Clérigos

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelo Centro
A linda Igreja dos Clérigos, um dos principais pontos turísticos de Porto

Outro ponto emblemático do centro de Porto é a Torre dos Clérigos. O conjunto da Torre, Igreja e Museu foi classificado como Monumento Nacional desde 1910.

A entrada da igreja é grátis e o interior é impressionante.

Um dos destaques é a capela-mor, com um altar de mármore e um retábulo de inspiração rococó. O trono tem a imagem de Nossa Senhora da Assunção.

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelo Centro

Mas a principal atração é a subida até o topo da torre. Nós somos avessos a filas e desistimos, mas parece que a vista é bem bonita, embora o espaço seja bem apertado para conferir. O ingresso custa € 6,00.

Ali no centro, Sara também comenta quais são os lugares imperdíveis e as roubadas gastronômicas.

Uma das situações são os bolinhos de bacalhau com queijo da serra, que são caros e não representam o modo como os bolinhos são tradicionalmente preparados. 

5 – Pastel de Nata e o McDonald’s mais bonito do mundo

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelo Centro
A linda unidade do McDonald’s na Avenida dos Aliados

Comemos por ali um delicioso Pastel de Nata da Manteigaria (um dos melhores de Porto), custa só € 1,00. A rede é encontrada em vários pontos da cidade.

E vale incluir um McDonald’s no tour guiado? Vale sim, se for para conhecer o McDonald’s mais bonito do mundo.

Sim, ele fica na Avenida dos Aliados e o interior da lanchonete é realmente magnífico. A franquia só teve autorização para usar o espaço desde que preservasse a sua estrutura, um prédio histórico dos anos 30 onde funcionava o Café Imperial.

Para manter a beleza do espaço e combinar com a estrutura da lanchonete, o projeto arquitetônico manteve a fachada do prédio e o vitral de autoria de Ricardo Leone.

No percurso, ainda descobrimos com Sara alguns grafites incríveis do Hazul, um artista que se destaca pelas ruas de Porto. 

6 – Mirante da Vitória

O que fazer em Porto: Um Tour Guiado pelo Centro
Mirante da Vitória é um dos mais populares e lindos visuais da cidade

Encerramos nosso tour com a Sara no Mirante da Vitória, outro miradouro espetacular para a cidade de Porto.

De lá, visualizamos tudo o que percorremos até ali (Sé, Igreja dos Grilos, quarteirão judaico), visualizamos as caves do vinho do Porto e finalmente o Palácio da Bolsa.

Por ali, descendo uma escadaria, é possível chegar rapidamente ao Palácio da Bolsa, Igreja de São Francisco e até a Ribeira.

Deixamos aqui o link para um dos incríveis artigos da Sara, justamente esse que fala sobre os mirantes de Porto.

Não deixe de conferir:
Descubra os Melhores Mirantes de Porto no Portoalities

Mas obviamente, o legal do tour guiado não é saber como chegar nesses mirantes incríveis e sim todas as histórias, curiosidades e informações históricas que se revelam pelas ruas, igrejas e prédios de Porto. E com a Sara, tivemos alguns momentos preciosos na cidade.

Leia também:
O que fazer na Europa: Roteiros Imperdíveis

Outras Fontes:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.