O que fazer em Cozumel – México: Passeio até El Cielo e Playa Mia

Um dos destinos mais famosos do México, Cozumel é uma das ilhas mais cobiçadas do Caribe. Mas confesso que minhas lembranças de lá não eram das melhores.

Em 2012, quando viajamos para Cancun pela primeira vez, a gente decidiu fazer um mergulho com cilindro em Cozumel e tudo foi um desastre. Escolhemos uma das melhores empresas avaliadas pelo TripAdvisor. No entanto deu tudo errado e fomos embora de Cozumel sem ter visto de fato as belezas do lugar.

Alguns anos depois, em 2019, a gente voltou para o México e colocamos Cozumel novamente no nosso roteiro em Cancun e Riviera Maya.

Dessa vez, optamos por um passeio de barco, ideal para fazer snorkeling apenas, e onde visitaríamos alguns lugares bem bonitos da ilha. Além disso, esse passeio visita o recife de Columbia e depois o banco de areia El Cielo. Uma das grandes promessas desse passeio é ver estrelas do mar no El Cielo.

O que fazer em Cozumel – México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia

Confira como fazer, preços e se vale a pena o passeio até a ilha de Cozumel, próximo a Cancun e Riviera Maia

Salve no Pinterest para consultar depois

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia

Como Ir

Nessa viagem, nós ficamos hospedados na Riviera Maya e em Playa del Carmen, justamente de onde saem os ferries para Cozumel. Vale lembrar que, para quem está hospedado em Cancun, é preciso considerar um tempo adicional de 1 hora de estrada para chegar no ferry de Playa del Carmen.

As duas empresas mais famosas que operam esse trajeto são a Ultramar (MXN 400,00) e a Winjet (MXN 350,00). A qualidade das duas é similar, você pode comprar a passagem no local antes de viajar e os barcos saem de hora em hora, das 7h às 22h.

Apesar disso, nossa dica é contratar o passeio antes de ir. Isso porque esse passeio até El Cielo é bem famoso e um dos mais concorridos em Cozumel. Consequentemente, imagina você pegar o barco e ao chegar lá em Cozumel, descobrir que o passeio está esgotado.

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
Chegada dos barcos no ferry de Cozumel

Como Contratar o Passeio

Primeiramente, em Playa del Carmen, há muitas empresas que oferecem um passeio de barco para El Cielo. No entanto, sinceramente eu morro de medo de cair em uma furada. Por conta disso, preferimos contratar o passeio da Playa Mia, que é o mais famoso.

Playa Mia é um restaurante com estrutura de praia e lazer que fica localizado em uma das praia de Cozumel, distante cerca de 15 km do centro. O lugar oferece almoço no estilo buffet e bebidas à vontade, inclusive algumas opções de drinks.

O passeio pode ser contratado online ou através de um quiosque localizado em Playa del Carmen. O quisque fica ao lado da entrada no ferry (mas esse quiosque só funciona pela manhã, até às 9h40). Ao invés disso, em Cozumel os quiosques funcionam em período estendido. Além disso, há uma loja no terminal marítimo.

Finalmente, se nenhuma dessas opções por viável para você (como não foram para a gente), o negócio é contratar através de uma agência de turismo. Nós compramos com o pessoal da Travel Ahead. A agência está localizada em Playa del Carmen, tem atendimento em português e é especializada em turistas brasileiros.

Preços

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
Estrutura com refeição e bebidas inclusas no Playa Mia em Cozumel

O passeio até El Cielo e Columbia custa US$ 65,00 (MXN 1.300,00, ref.: março/2019) com a Playa Mia inclusa. Além do passeio de catamarã, também estão inclusas bebidas à bordo (bebidas alcóolicas também), almoço no Playa Mia (pode comer e beber à vontade), equipamentos de snorkeling e nadadeiras.

Não está incluso o ferry até Cozumel. Ou seja, se você contratar diretamente com a Playa Mia, é preciso comprar a viagem de ferry (MXN 350,00 ida e volta com a Winjet).

Ou seja, ao todo o passeio custa MXN 1.650,00.

Na época da nossa viagem, nós pagamos com a Travel Ahead o valor de MXN 1.750,00 por pessoa (ferry incluso, ref. março/2019), mas os valores estão sujeitos a alterações. Valeu pela comodidade e pelo suporte da agência.

Preencha o formulário abaixo para consultar preços atualizados e reservas.

Tudo isso saindo de Playa del Carmen. Se você estiver hospedado em algum hotel mais distante ou em Cancun, será preciso pagar o transfer até Playa também.

Cuidado: o rapaz no guichê da Playa Mia que fica próximo ao ferry de Playa del Carmen queria nos cobrar mais de MXN 2.000,00 para o passeio. Obviamente, não fechamos com ele.

Como Funciona o Passeio

Às 9h30 é preciso chegar no guichê da Playa Mia em Playa del Carmen (Avenida Benito Juarez, quase ao lado da entrada do ferry). Se você tem um voucher, é preciso entregar e o funcionário vai colocar um pulseira em você. Ele também vai te dar os bilhetes de ida e volta para fazer a travessia com o ferry.

Depois, os grupos são separados por língua (português, espanhol, inglês) e o pessoal da Playa Mia dá todas as instruções sobre o passeio. Eles são muito prestativos e elucidativos. Depois das explicações, embarcamos para o ferry.

Todos embarcamos para Cozumel no Ferry das 10h, mas a volta é aberta e cada um pode retornar no horário que quiser. O passeio termina por volta das 17h30 e o horário do último ferry de volta para Playa del Carmen é às 21h.

Após a travessia do ferry, que dura cerca de 45 minutos até Cozumel, desembarcamos e novamente o pessoal da Playa Mia estava lá para nos recepcionar e nos orientar. É tudo extremamente organizado.

Entramos num grupo de mais de 50 pessoas em um catamarã. Apesar da embarcação comportar bem esse número de pessoas, você já pode imaginar que nas paradas, esse povo todo disputando um lugar ao mar não ia dar muito certo.

Primeira Parada: Recife de Columbia

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
Parada para snorkeling no recife de Columbia, em Cozumel

No trajeto de 1 hora de barco até o recife de Columbia, todo mundo pode beber água e refrigerantes à vontade. É à vontade mesmo, a equipe do barco passa frequentemente para abastecer os passageiros.

Quase chegando, um dos tripulantes faz uma explicação minuciosa sobre o uso dos equipamentos de mergulho (snorkel, máscara, pé de pato, tudo fornecido) e coletes salva-vidas e sobre as regras de flutuação no recife. É um parque nacional marinho, com várias regras de preservação.

E bora desembarcar todo mundo. Primeiro pulam os mais experientes, depois o pessoal do barco providencia uma escada para os menos experientes poderem descer tranquilamente ao mar. Um guia vai na frente e eles pedem que as pessoas fiquem aglomeradas seguindo o guia.

Achei um suplício nadar com uma multidão de gente em volta, todo mundo se esbarrando para ver alguma coisa no mar. Quando o guia chamou as pessoas para verem uma tartaruga então, foi aquele alvoroço. Tudo isso para ver uma única tartaruga, que em Noronha já tínhamos visto um monte delas.

Mas enfim, o mar de Cozumel é realmente impressionante e a transparência e visibilidade são extremas. Mas nessa parada, o recife fica bem distante da superfície e víamos tudo de bem longe.

Segunda Parada: El Cielo

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
El Cielo em dia nublado, mas as cores de Cozumel são impressionantes

Após essa primeira parada, o pessoal do catamarã começa a servir bebidas: drinks e cervejas incluídos.

Todas as bebidas são servidas com frequência e sem economias. E vale a nota e os parabéns para a equipe do barco: todos realmente muito simpáticos e prestativos.

Chegamos no El Cielo, que é um banco de areia um pouco distante da praia, somente alcançável de barco.

O dia estava nublado e não tivemos a oportunidade de ver o lugar com sol, que imagino que seria ainda mais lindo. E olha que fomos no mês de março, um período em que tradicionalmente o sol deveria ser predominante. Mas pegamos alguns dias em que as nuvens e a chuva apareceram para atrapalhar os passeios.

Quer aproveitar melhor:
Quando Ir para Cancun: Melhor Época e Dicas de Viagem

No entanto mesmo com o dia nublado, ao entrar no mar, o azul é de tirar o fôlego.

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
Mergulhando no mar extremamente azul e cristalino de Cozumel

Aqui a parada acontece num ponto bem mais raso, com pouco mais de 1,5 de profundidade. No entanto, para quem não sabe nadar, ainda assim é recomendável usar o colete, já que nadamos para alguns pontos mais distantes para ver as estrelas.

De qualquer forma, foi ótimo para finalmente perder aquela experiência ruim que eu tive na primeira vez em Cozumel. Deu para nadar tranquilamente e curtir uma das águas mais cristalinas que eu já vi. Pena que a vida marinha não deu muito as caras.

Vimos duas estrelas do mar. Isso mesmo, só duas. Tínhamos visto fotos e imagens com várias estrelas na areia, mas caçando muito, conseguimos encontrar essas duas. É importantíssimo não tocar nas estrelas ou muito menos tirá-las do lugar. É considerado um delito federal.

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
Mergulhando dá para chegar mais pertinho das estrelas do mar, mas é proibido tocá-las

Deu para fazer uns vídeos e fotos, mas novamente foi um pouco decepcionante.

Terceira Parada: Playa Mia

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
Chegando na praia do Playa Mia: a estrutura de praia desse lugar faz o passeio valer a pena

O melhor do passeio é mesmo a estrutura do Playa Mia. O almoço está incluso no passeio e é ótimo. Bebidas (inclusive drinks prontos) também podem ser consumidas livremente.

A estrutura do Playa Mia também é legal. Localizado em uma bela praia, o restaurante ainda conta com parque aquático com toboágua e uma área no meio do mar com vários brinquedos infláveis.

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
Praia do beach club Playa Mia, nossa última parada do passeio

E para quem quiser relaxar, muitas espreguiçadeiras para deixar e curtir, sem custo adicional.

Por volta das 16h20, retornamos para o Terminal de Cozumel. Como chegamos às 17h15 no terminal, ainda deu tempo de dar uma circulada pelo centro de Cozumel antes de pegar o ferry de volta para Playa del Carmen.

O passeio vale a pena?

Apesar da ótima organização, das bebidas incluídas no barco e do atendimento exemplar dos tripulantes do Playa Mia, infelizmente as paradas deixaram a desejar.

Pelo custo de mais de US$ 65,00 (equivalente a mais de R$ 260,00 por pessoa, ref. mar/2019), esperávamos que as paradas fossem mais interessantes. Isso sem considerar o custo da travessia. Ao todo, você irá gastar cerca de R$ 500,00 por pessoa. Mas confesso que nossa avaliação pode ter sido prejudicada pelo tempo nublado na hora em que chegamos em El Cielo, com sol o lugar deve ser realmente de tirar o fôlego.

Mas valeu a pena pela estrutura do passeio e para contemplar o mar azul e cristalino de Cozumel. Só considere se você acha que o investimento vale a pena e se você não tem outros passeios pendentes para fazer na região.

Leia mais:
O que fazer em Cancun: Roteiro de Viagem e Melhores Passeios

O que fazer em Cozumel - México: Como Fazer o Passeio até El Cielo e Playa Mia
Uma paradinha para tirar foto no letreiro de Cozumel não pode ficar de fora

FICHA TÉCNICA

Passeio: Snorkel em Cozumel com El Cielo e Playa Mia
Direção: Cozumel, Quintana Roo – México
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: a organização do passeio é muito boa e o fato de ser um passeio all inclusive ajuda a relaxar mais
O pior: o mergulho no Recife de Columbia foi uma confusão, com várias pessoas aglomeradas no mar querendo ver alguma coisa
Ano: 2019
País: México
Avaliação: ★★★
Duração: 6 horas
Preço: cerca de R$ 500,00 por pessoa (depende da conversão da moeda)

Leia também:

4 comentários

  1. Ainda não conheço o Mexico, mas está em meus planos. Com suas valiosas dicas e alertas irei planejar minha próxima viagem. Muito obrigada Fabio!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.