O que fazer na Califórnia: 10 Melhores Pontos Turísticos

O que fazer na Califórnia? Conheça quais são os 10 melhores pontos turísticos para incluir no seu roteiro de viagem.

E sabe como é, fase de planejamento de viagem, é preciso definir o roteiro da viagem e escolher, entre tantos lugares legais para conhecer, quais afinal entrarão no nosso roteiro e quais não.

Confesso que para a Califórnia, a tarefa foi bem difícil. Há muita coisa legal para conferir nesse que, provavelmente, é um dos Estados mais encantadores, para não dizer cinematográficos, dos Estados Unidos.

Por aqui, vamos destacar os 10 principais pontos de interesse da Califórnia. Infelizmente, não dá para fazer tudo (e acreditam, a Califórnia tem muita coisa linda para conhecer), então priorizar é fundamental.

Bora conferir essa lista e alguns destaques do nosso roteiro de viagem pela Califórnia?

O que fazer na Califórnia: 10 Melhores Pontos Turísticos

Confira quais são os pontos de interesse imperdíveis para incluir em um roteiro de viagem pela Califórnia

California Principais Pontos Turísticos de Interesse

1 – Pacific Coast Highway

Essa estrada que atravessa todo o Estado da Califórnia pelo litoral, é um dos pontos principais do nosso roteiro pelo Estado. Começando em São Francisco e descendo até San Diego, a estrada é um dos caminhos mais cinematográficos do mundo, com praias de tirar o fôlego, pontes, cidades charmosas e vários mirantes.

Para explorar a estrada, vale tanto começar em qualquer um dos extremos, nós começamos em São Francisco.

No caminho, um dos pontos mais icônicos é o Hearst Castle, um castelo cinematográfico construído por William Hearst, magnata que inspirou o filme Cidadão Kane (1941), um dos maiores clássicos do cinema.

Ponte na Pacific Coast Highway, California. Foto: Alice Sverker / Shutterstock.com
Ponte na Pacific Coast Highway, California. Foto: Alice Sverker / Shutterstock.com

2 – As Sequóias

Imagine você andando por uma floresta de árvores gigantes e centenárias. Na Califórnia, as sequóias são uma das principais e mais características atrações.

O filme Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958), um dos maiores clássicos gravados em São Francisco, traz uma cena que supostamente se passa no Muir Woods National Monument, onde é possível encontrar alguns dos seres mais antigos do mundo. Mas a cena, na verdade, foi gravada em outra locação, no Big Basin Redwoods State Park.

Tomara que dê tempo para você visitar os dois cenários. Muir Woods fica nas imediações de São Francisco e Big Basin no caminho para Monterey. Mas há florestas também no Parque de Yosemite e outras localidades do Estado.

Leia mais sobre as sequóias no post do Yosemite Park

As gigantes florestas de Sequóias são um dos destaques da California. Foto: Kenneth Sponsler / Shutterstock.com
As gigantes florestas de Sequóias são um dos destaques da California. Foto: Kenneth Sponsler / Shutterstock.com

3 – Rota dos Vinhos na Califórnia: Sonoma, Napa Valley e Santa Barbara’s Wine Country

E já que estamos falando de filmes, como esquecer o filme Sideways – Entre Umas e Outras (2004), filme de Alexander Payne que concorreu a vários Oscar.

O filme foi rodado na área de vinículas de Santa Bárbara (próximo de Los Angeles), mas a Califórnia possui outras célebres regiões produtoras: Napa e Sonoma Valley, ao norte de São Francisco. E se já fizemos um roteiro bem legal por algumas vinícolas na Toscana, nesse roteiro adoramos conferir algumas vinícolas na Califórnia.

Confira nosso roteiro de 5 vinícolas no Napa Valley em 1 dia

California: 10 Melhores Pontos Turísticos e Principais Pontos de Interesse
As vinícolas do Napa Valley são um dos pontos de interesse mais sofisticados da Califórnia. Foto: © Fabio Pastorello

4 – São Francisco

Mas antes de tudo, como não falar de São Francisco, uma das cidades mais adoradas, cinematográficas de gay-friendly do mundo (o filme Milk, 2008, com o ganhador do Oscar Sean Penn, tem sua história baseada na cidade).

ão Francisco é nossa conhecida de uma viagem feita em 2005, mas foi ótimo retornar. Entre os programas imperdíveis para se fazer na cidade, está a Golden Gate, a ponte mais famosa do mundo. Famosa, porém temperamental. É difícil encontrar a ponte sem um nevoeiro em volta, dizem. Por sorte, consegui fotografá-la com dia limpo.

Confira nosso roteiro completo: O que fazer em São Francisco – Dicas e Roteiro de Viagem

Sao-Francisco-California-2-1
A Golden Gate é um dos pontos turísticos mais cinematográficos da Califórnia: locação do filme “Um Corpo que Cai”, por exemplo. Foto: © Fabio Pastorello

5 – Yosemite National Park

Avançando para o interior da Califórnia, o parque Yosemite garante visuais impressionantes para abismos formados pela ação de geleiras, terremotos e avalanches. O legal é que mesmo para quem não vai fazer trilha, dá para encontrar mirantes incríveis mesmo sem sair do carro.

Mas como não sair do carro e tentar chegar o mais perto possível desses cenários? Uma grande inspiração é o trabalho do fotógrafo Ansel Adams, que registrou de forma maravilhosa e em P&B as paisagens de Yosemite. Mas confesso que prefiro o parque mesmo com todas as cores!

Confira o que fazer no Yosemite Park em 1 dia (mas o ideal são pelo menos 2 dias)

O parque Yosemite é uma das paisagens mais espetaculares da Califórnia.
O parque Yosemite é uma das paisagens mais espetaculares da Califórnia. Foto: © Fabio Pastorello

6 – Hollywood

Não tem como um roteiro cinematográfico na Califórnia fugir de Hollywood. Confesso que minha primeira visita lá foi um pouco decepcionante, então sigo novamente para tentar desfazer a impressão inicial. E como não se inspirar pelo filme “La La Land: Cantando Estações” (La La Land, 2016), um dos maiores vencedores do Oscar 2017.

Tirar uma foto na Calçada da Fama ou no Chinese Theatre são programas obrigatórios, mas também quem resiste a uma foto com o famoso letreiro de Hollywood. Enfim, é um lugar que a história do cinema está presente e onde é impossível não lembrar de alguma produção cinematográfica.

Um roteiro pelas locações de La La Land em Los Angeles

Clichê máximo do turismo mundial: quem resiste a uma foto com a estrela de seu artista preferido?
Clichê máximo do turismo mundial: quem resiste a uma foto com a estrela de seu artista preferido? Foto: © Fabio Pastorello

7 – Estúdios de Los Angeles

Da Paramount Pictures (cenário do clássico Crepúsculo dos Deuses, Sunset Boulevard, 1950), até o Universal Studios (que é mais um parque temático do que propriamente um estúdio de cinema), passando pela Disneylandia, esse é o momento de voltar a ser criança e se divertir.

Lembro-me muito bem de chorar, chorar mesmo, ao ouvir o tema da Disneylandia durante a queima de fogos. É um desses destinos de sonho que a gente se emociona muito quando eles viram realidade.

Apesar do sonho que é visitar a Disney, o Universal Studios e os filmes transformados em entretenimento com certeza me encantaram mais. Para um cinéfilo como eu, encarar um parque temático de cinema é uma experiência inesquecível.

Hollywood-Los-Angeles-Shutterstock
Universal Studios, um dos parques próximos de Los Angeles. Foto: stigmatize / Shutterstock.com

8 – Os Desertos da Califórnia: Vale da Morte e Valley of Fire

Encarar um deserto pode ser um desafio e tanto, principalmente para o Vale da Morte, um dos lugares mais quentes do mundo. Os desertos podem ser visitados a partir de Las Vegas, cidade que  está no Estado de Nevada, e não na Califórnia, mas pela proximidade, acaba sendo muito difícil deixar de fora de um roteiro na Califórnia.

No nosso caso, nós fomos conferir o Valley of Fire, que é simplesmente fenomenal. Vale a pena a visita, e não é tão longe de Las Vegas como o Vale da Morte.

Roteiro Road Trip California, Las Vegas e Grand Canyon
Paisagens incríveis se sucedem em uma road trip pela California, Nevada e Arizona, como no Valley of Fire. Foto: © Fabio Pastorello

9 – Rota 66

O gênero “road movie”, do qual um dos meus filmes prediletos é Thelma e Louise (1991), com Geena Davis e Susan Sarandon, provavelmente tem sua inspiração nas estradas norte-americanas, entre elas a mais famosa é a Rota 66.

É lá que está uma das locações que visitamos, o estabelecimento do filme Bagdad Café (1987) ou a cidade fantasma de Calico, que lembra muitos filmes do Velho Oeste. Enfim, fizemos apenas um trecho da famosa Rota 66, já que a estrada é bem extensa e cruza praticamente os Estados Unidos de costa a costa.

California: 10 Melhores Pontos Turísticos e Principais Pontos de Interesse
A Rota 66 é uma das experiências mais emocionates e cinematográficas de um roteiro pela Califórnia. Foto: © Fabio Pastorello

10 – Monterrey, Carmel-by-the-Sea, Big Sur e Santa Bárbara

E tinha que rolar um pouco de praia. No trajeto entre São Francisco e Los Angeles, impossível não fazer algumas paradas para curtir o cenário praiano.

Aqui as praias têm um aspecto mais dramático, e pode até rolar cachoeira desaguando no mar, como no Julia Pfeiffer State Park. Enfim, não dá para visitar a Califórnia e deixar as praias de fora, não é?

A charmosa praia de Carmel-by-the-Sea, no litoral da Califórnia
A charmosa praia de Carmel-by-the-Sea, no litoral da Califórnia. Foto: © Fabio Pastorello

Obviamente, muito da Califórnia ainda ficou de fora. Qual o local que você considera imperdível na Califórnia? Compartilhe com a gente a sua opinião.

Confira o roteiro completo da viagem: Road Trip: Roteiro California

Fonte:

Descubra a Califórnia. Guia Lonely Planet

© 2016 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

15 comentários

  1. Oi,Fabio,mi nha neta vai fazer quinze anos e quer fazer intercâmbio na California.VC acha uma boa?O que vc me sugere?obrigada pela atenção.eu sou Gracas Carvalho.

    1. Oi, Graças. Não tenho muita experiência em intercâmbio, mas como ela ainda é nova, acho que seria interessante escolher uma cidade pequena e mais tranquila, onde ela pudesse focar mais nos estudos. A vantagem da Califórnia é que é um Estado lindo e também com o clima um pouco mais ensolarado (nesse caso, quanto mais ao sul melhor). Abraços.

  2. Oi Fábio, entrei no seu blog hoje há exatamente 1 hora rs para ler os posts da California, e estou aqui devorando tudo e amando ler os posts desse estado tão lindo e querido. Ah, e os posts cinematográficos com dicas dos locais onde foram gravados alguns filmes estão show (virei fã). Respondendo a pergunta no final do post, acho que um lugar imperdível que não deve faltar em Cali é uma visita ao lago mais lindo que conheci lá, o lindão do Lake Tahoe que é uma boa pedida tanto no verão, quanto no inverno para ver a neve e esquiar.
    Obs: acredita que morei em Cali e não fiz este roteiro que passa pela Highway 1 🙁 uma frustação, pois quando fiz minha road trip, passei nela durante à noite.

    Abraços

  3. Estou aguardando ansiosa pelo post do roteiro que vcs fizeram!! Acompanhei tudo pelo insta (adorooo o insta de vcs)…
    Estou planejando uma road trip com meus filho em 2017… Escolhemos Califórnia/Nevada… Quero passear pela Disneyland e Universal Hollywood… Route 66, Las Vegas e Grand Canyon.
    Quantos dias durou essa viagem de vcs (desde São Francisco)? Beijos

    1. Oi Camila, que bom saber que você curtiu o roteiro e a viagem, esse incentivo é muito importante para o nosso trabalho. Esse roteiro é incrível, já é a segunda vez que eu faço ele, dessa vez fiz algumas melhorias e ficou show. Nós levamos ao todo 21 dias, mas novamente ainda faria mais algumas alterações. Logo logo eu solto o roteiro e algumas dicas na hora de montar o roteiro. Beijos e obrigadão pelo comentário.

    2. Em dezembro de 2014 passamos quase um mês rodando de carro os Estados da Califórnia e Nevada, foram seis dias em Los Angeles, dois dias em Anaheim, um dia nas praias do sul da Califórnia (Huntington Beach, Newport Beach e Laguna Beach), cinco dias em San Diego, cinco dias em Las Vegas, um dia viajando pela Route 66, um dia em San Luis Obispo, um dia curtindo a Highway 1, e mais cinco dias em San Francisco. Em 2011 eu já tinha ido e ficado uma semana, para comemorar a formatura de um curso que fiz no Brasil. A Califórnia é um espetáculo, possui uma infinidade de atrações turísticas, e vale muito a pena dar uma esticada até o Estado de Nevada para conhecer a “fabulosa” Las Vegas, Hoover Dam e o Grand Canyon. Passamos por vários outlets, ao total foram onze, rodamos mais de 4.200Km em estradas perfeitas e não pagamos um centavo de pedágio. Confesso que adorei San Francisco, mas cada lugar tem sua magia, a cinematográfica Los Angeles com várias cidades na região metropolitana, como Beverly Hills, Long Beach, Santa Monica, Anaheim com seus dois parques da Disney, San Diego com suas belíssimas praias, descobri uma Las Vegas para famílias, que os filmes não mostram, a belíssima Highway 1 que margeia o Pacífico, a lendária Route 66, e San Francisco espetacular, com suas muitas atrações turísticas. Foram viagens muito boas. Califórnia, em breve voltarei.

  4. Olá !
    Fizemos a Highway partindo de Los Angeles até São Francisco e depois voltando . Gastamos 2 dias na ida e na volta, para apreciar bem essa estrada que é linda! Paramos para dormir em San Luis Obispo, em Monterrey para conhecer o Aquário. Carmel e Seventeen Mile Drive e a Big Sur são de tirar o fôlego. Também demos uma paradinha em Solvang, um pedacinho da Dinamarca nos EUA. Visitamos Muir Woods, muito interessante. Atravessando a Golden Gate, vale a pena conhecer Sausalito, uma simpática cidadezinha à beira mar. Em Las Vegas, fomos ao Red Rock Canyon, que é muito menor que o Grand Canyon, mas fica bem mais perto de Las Vegas.
    Está nos nossos planos fazer esse roteiro novamente, pois é realmente muito lindo!
    Curta muito sua viagem!

    1. Que legal Hélida. Muito obrigado por compartilhar sua experiência. Acho que estamos com um roteiro parecido, resolvi também demorar um pouco mais no trajeto, para curtir as belas paisagens da Highway com calma. Adorei a dica do Red Rock, vamos tentar colocar no roteiro, já que é tão pertinho de Las Vegas. Abraço grande, já estamos postando algumas coisas, espero que curta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.