São Miguel dos Milagres – Alagoas: O que Fazer, Pousadas e Melhores Praias

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Que tal viajar para o litoral de Alagoas e conhecer algumas das suas praias mais reservadas e bonitas? São Miguel dos Milagres é uma ótima pedida no litoral norte de Alagoas. Confira o que fazer, algumas dicas e as principais praias nesse paraíso localizado na Rota Ecológica do estado.

São Miguel dos Milagres é mais um destino da Costa dos Corais, com seus 120 km entre o litoral norte de Alagoas e o litoral sul de Pernambuco, mais precisamente desde Paripueira / AL até Tamandaré / PE. Esta região é repleta de praias paradisíacas e piscinas naturais.

A estrada AL-101 passa por tantos lugares deliciosos que ganhou o nome de Rota Ecológica.

Como é a Rota dos Milagres?

Ao contrário de outros destinos, São Miguel dos Milagres é um dos destinos mais preservados do litoral de Alagoas.

Com lugares bem rústicos, vilas de pescadores, pousadas pé na areia e praias praticamente desertas como a famosa Praia do Patacho, essa região é uma agradável surpresa para quem a visita.

Confira a seguir o que fazer em São Miguel dos Milagres, algumas dicas e as principais praias desse trecho do litoral alagoano. E, boa parte delas dá para chegar caminhando, para você poder se desligar por completo.

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Dicas e Melhores Praias

Conheça as praias e os passeios de jangada até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, na Rota Ecológica de Alagoas

Nossa primeira viagem para São Miguel dos Milagres foi em 2017 e encontramos muita paz. Toda a vila de São Miguel dos Milagres é de uma tranquilidade só.

Dizem que aos domingos com os passeios bate-volta de Maceió a vila fica lotada. Mas, nós não vimos isso, só tranquilidade mesmo, ainda que fosse feriado.

Quase nada acontecia nas ruas de São Miguel dos Milagres. As pessoas sentadas em suas cadeiras, na porta de suas casas, como numa cidade de interior. As crianças brincam livremente e da rua você consegue até ver a televisão ligada dentro das casas.

Piscinas Naturais, em São Miguel dos Milagres, um dos passeios imperdíveis

Três anos depois, ou seja, em 2020, retornamos a uma Milagres com muito mais passeios (e muito mais gente), mas, ainda assim, um lugar onde a tranquilidade reinou.

Próximo da estrutura dos restaurantes e beach clubs, é onde a maioria das pessoas fica. Mas, basta caminhar alguns metros para a direita ou para a esquerda, para você encontrar praias mais desertas, como todo paraíso merece ter.

Como não há muita opção de serviços ou restaurantes fora das pousadas, é importante encontrar uma pousada charmosa e com um bom restaurante, preferencialmente, pé na areia.

Confira as dicas que iremos abordar a seguir:

Assista também nosso vídeo de São Miguel dos Milagres e da Praia do Patacho.


Como Chegar em São Miguel dos Milagres

Para chegar em São Miguel dos Milagres, vindo de Maceió, é preciso seguir pela AL-101, pela orla da cidade rumo às praias do litoral norte.

No caminho, você irá passar por praias como Jatiúca, Cruz das Almas, Ipioca (onde fica a famosa Barraca Hibiscus), Paripueira (excelente ponto para ir até as piscinas naturais) e Barra de Santo Antônio (onde fica a Praia do Carro Quebrado).

A partir de Barra de Santo Antônio, é preciso pegar o interior e passar por São Luís do Quitunde e Passo do Camaragibe, e depois voltar para o litoral, na chamada Rota Ecológica.

São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Dicas e Principais Praias

O caminho, sem paradas, dura cerca de 2h. Mas, as paradas são altamente recomendadas, se puder, reserve bastante tempo para conhecer pelo menos algumas das praias que citamos no caminho.

Para quem está vindo de Recife, o caminho passa por Maragogi, Japaratinga e depois é só pegar a balsa até Porto de Pedras. A balsa é uma boa opção, mas é melhor evitá-la em fins de semana e feriados. Nesse caso, há uma alternativa via Porto Calvo.

De Recife, a viagem até São Miguel dos Milagres dura cerca de 4h.

De Maragogi o percurso tem 1h30. Esse tempo inclui o trecho da balsa, mas lógico, dependendo da fila esse tempo pode aumentar. Evite nos finais de semana e feriados.

Salve no Pinterest para consultar depois

São Miguel dos Milagres: O que Fazer na Rota Ecológica de Alagoas, Pousadas e Melhores Praias

Aluguel de Carro

Se você precisar alugar um carro, nós recomendamos os serviços da Localiza. A Localiza possui a maior frota do Brasil e tem mais de 47 anos de experiência no setor.

Sua reserva pode ser online de forma rápida, diretamente pelo site da Localiza.

Fique de olho também nessas vantagens que a Localiza oferece:

  • você pode parcelar o pagamento em até 10 vezes sem juros;
  • assistência 24 horas;
  • acumular pontos no Programa Fidelidade, para trocar por novas diárias. 

Aluguel de Carros

Não deixe de conferir também a página exclusiva de benefícios e descontos para os clientes Localiza.


Quando Ir

A época tradicional de chuvas em Alagoas vai dos meses de abril a setembro. Mas, os piores meses são de junho, julho e agosto, quando as chances de chuva são superiores a 60%.

A melhor época é o verão, quando chove menos e o mar ganha tonalidades dignas de comparação com o mar do Caribe.

Se você quiser fugir da alta temporada, outubro e novembro são boas opções.

Em 2020, nós visitamos a região em novembro e foi uma delícia, embora tenha chovido em um ou dois momentos da viagem, porém bem rapidamente.

Consulte mais dicas de quando ir para Alagoas.


Onde Ficar em São Miguel dos Milagres

A região de São Miguel dos Milagres é conhecida por suas pousadas graciosas e pé na areia, mas a fama inflacionou os preços.

Como são pousadas pequenas e a procura pode ser grande, é bom reservar com antecedência.

Pousada Côté Sud: pousada de charme

São Miguel dos Milagres: O que Fazer na Rota Ecológica de Alagoas, Pousadas e Melhores Praias
Pousada Côté Sud, de frente para o mar de Alagoas

Em 2020, nós queríamos muito ficar numa pousada charmosa e pé na areia. Por isso, nossa escolha pela Pousada Côté Sud foi certeira.

A pousada tem a Nota 9,6 no Booking, uma das maiores pontuações do site.

A Côté Sud fica a poucos metros da vila de Porto da Rua, uma das regiões com melhor estrutura de São Miguel dos Milagres.

De frente para o mar, e numa área bem tranquila e reservada, a pousada é perfeita para quem gosta de ficar perto da natureza.

Ecossustentabilidade

São Miguel dos Milagres: O que Fazer na Rota Ecológica de Alagoas, Pousadas e Melhores Praias
Piscina da Pousada Côté Sud, de frente para o mar de Alagoas

Além da própria praia e da piscina com vista para o mar, os hóspedes têm contato com um lindo gramado e um coqueiral.

A área da pousada também reserva algumas surpresas, como uma área de mangue, protegida pelos proprietários. Caranguejos e saguis podem ser encontrados frequentemente circulando pela natureza da Côté Sud.

Os bangalôs ficam distribuídos pela área verde, garantindo tranquilidade e privacidade para os hóspedes.

Para manter esse ambiente calmo e romântico, a pousada só aceita pessoas partir de 16 anos.

Localização, Decoração e Atendimento

Decoração de objetos artísticos na Pousada Côté Sud, em Milagres

Além disso, a Pousada Côté Sud conta com ambientes super requintados, como o restaurante, a recepção (com objetos de arte coletados pela querida proprietária Corinne) e a área de massagem.

Para encerrar, o atendimento da equipe da Côté Sud é primoroso. Eles nos receberam com muito carinho, sempre chamando os hóspedes pelo nome e atendendo rapidamente todas as solicitações.

Restaurante Côté Sud

No café da manhã, os produtos são servidos à la carte. E, no mesmo restaurante, é possível almoçar e/ou jantar.

No mesmo dia, a equipe da Côté Sud informa o cardápio e os hóspedes têm a opção de reservar um dos pratos oferecidos no dia.

Como os proprietários da pousada são belgas, é comum que os pratos tenham influência européia, mas a gastronomia privilegia os mais nobres produtos locais.

São Miguel dos Milagres: O que Fazer na Rota Ecológica de Alagoas, Pousadas e Melhores Praias
Prato servido no restaurante da Pousada Côté Sud

A tríade perfeita de localização, ambiente e pessoas fizeram essa pousada uma escolha perfeita para a nossa viagem.

Clique aqui para consultar valores e disponibilidade


Pousada Praia Bonita: opção mais barata em São Miguel dos Milgares

São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Pousadas e Melhores Praias
A Pousada Praia Bonita fica a poucos passos da praia de São Miguel dos Milagres

Em 2017, todo o clima de tranquilidade e simplicidade que encontramos ao chegar em São Miguel dos Milagres, era bem diferente da imagem que eu tinha desse destino. Mas, mesmo assim, adoramos a experiência.

Na época, a Pousada Praia Bonita estava em reformas (reforma concluída e a pousada ficou linda). A proprietária Nívea, já nos recebeu com um sorriso no rosto e acompanhada de sua cachorra que adora brincadeiras. A pousada reflete o espírito simples do restante da vila.

Mas, apesar da simplicidade, é uma opção bem confortável, jeitosa, com ar condicionado, frigobar e, o melhor, com precinho muito bom, mesmo em dias de feriado prolongado.

A pousada tem nota 9,4 (Fantástico) no Booking.com e as diárias custam a partir de R$ 175,00 (set/2017).

E, o mais importante: estávamos ali, apenas a alguns passos da praia (a pousada não é pé na areia, mas fica a 100 metros da praia).


Aldeia Beijupirá: Pousada em Porto de Pedras

São Miguel dos Milagres: O que Fazer na Rota Ecológica de Alagoas, Pousadas e Melhores Praias
Área da Pousada Aldeia Beijupirá, na Praia de Lages

A Rota Ecológica de Milagres inclui também o município vizinho de Porto de Pedras, onde fica a Praia do Patacho.

Muita gente considera tudo como Milagres, mas é uma cidade independente.

Foi em Porto de Pedras que ficamos na Pousada Aldeia Beijupirá, muito bem avaliada no Booking (Nota: 9,5). Um dos conceitos da pousada é que as casas são chamadas de malocas, e cada uma representa uma aldeia indígena.

Outras Dicas de Pousadas em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras

São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Pousadas e Melhores Praias
Pousadas em São Miguel dos Milagres: ambiente charmoso e vista para o mar, como na Pousada Côté Sud, tornam as pousadas pé na areia as mais concorridas
  • Anga Hotel: um dos hotéis mais procurados da região, o Anga Hotel fica na Praia de Porto da Rua e tem diárias a partir de R$ 350,00. Prefira os bangalôs, já que os quartos ficam na área em frente à piscina oferecendo menos privacidade.
  • Pousada Recanto dos Milagres: com ótima relação custo-benefício e boas avaliações, a Recanto dos Milagres é uma pousada em localização isolada, próxima da tranquila Praia do Riacho. A estrutura é simples, mas a partir de R$ 250,00, é uma boa alternativa para quem prefere economizar.
  • Pousada Marceneiro: apesar de não estar localizada em São Miguel dos Milagres, mas em Passo do Camaragibe, esta pousada é uma boa opção para explorar a região. Entre as opções de pousada pé na areia, acaba sendo uma das mais baratas (média de R$ 500,00 a diária) e garante muita tranquilidade e privacidade aos hóspedes.
  • Pousada da Amendoeira: localizada na Praia do Toque (uma das mais bonitas de Milagres), essa é uma das pousadas mais belas da região, pé na areia e com atendimento super elogiado. Não possui piscina, mas a pousada compensa através de uma estrutura privativa na praia. O valor da diária é a partir de R$ 900,00.
  • Pousada Quinta do Patacho: as pousadas na Praia do Patacho são ainda mais caras do que em São Miguel dos Milagres, mas para quem quiser economizar, vale ficar um pouquinho mais distante da praia. A Quinta do Patacho tem piscina, quartos com varanda e diária a partir de R$ 230,00.

Pousadas em São Miguel dos Milagres
Clique aqui para consultar valores e disponibilidade

Uma boa dica também pode ser utilizar o Airbnb. Você pode reservar um quarto em uma casa de um morador local ou até mesmo uma casa inteira para você.


O que fazer em São Miguel dos Milagres: Dicas e Principais Praias

Os passeios principais são as próprias praias da Rota Ecológica, belíssimas, e os passeios de jangada até as piscinas naturais.

A Costa dos Corais se estende por mais de 120 km do litoral de Alagoas e de Pernambuco. Dizem que é a segunda maior barreira de corais do mundo.

Por isso, o que não faltam são piscinas naturais nessa região. É possível fazer passeios de jangada em qualquer uma das praias.

No entanto, cada uma das praias e piscinas naturais possuem suas peculiaridades. Não são todas iguais e cada uma tem seu encanto, vale a pena conhecê-las.

  1. Porto da Rua
  2. Praia do Toque: Piscinas Naturais
  3. Praia do Riacho
  4. Praia do Marceneiro e Capela dos Milagres
  5. Praia de São Miguel dos Milagres: Piscinas Naturais

1 – Praia de Porto da Rua

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica
A Praia de Porto da Rua, a mais movimentada de São Miguel dos Milagres

Em menos de 10 minutos de caminhada da Pousada Côté Sud, chegamos na Praia do Porto da Rua. O mar é lindo, mas conforme chegamos na vila, podemos esquecer a tranquilidade de outras praias de Milagres.

A Vila de Porto da Rua é o lugar com melhor infraestrutura de São Miguel dos Milagres. Mas, na verdade, isso não quer dizer muita coisa. Tem apenas uma pracinha simpática, com poucos restaurantes e vida noturna pacata.

Esqueça cafés charmosos, sorveterias ou lojinhas de artesanato. Não tem nada mesmo. Alguns desses estabelecimentos, você irá encontrar na AL-101, a estrada que liga as praias da região.

Em suma, se você gosta de agito, Milagres não é o seu lugar.

Em Porto da Rua, uma dica infalível é o Restaurante do Enildo. O restaurante possui boa relação custo benefício (confira mais detalhes e dicas de restaurantes a seguir).

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica
Clique para visualizar em tamanho maior no Google Maps

Na sequência da caminhada, fica a foz do rio Tatuamunha e a divisa com a cidade de Porto de Pedras (onde ficam a Praia do Patacho e a Praia da Lage). A Praia de Tatuamunha já fica nos limites de Porto de Pedras.


2 – Piscinas Naturais da Praia do Toque

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica
Praia do Toque, uma das mais bonitas de Milagres

A Praia do Toque fica entre a Praia de São Miguel dos Milagres e a Praia do Porto da Rua. É mais bonita e tranquila do que suas duas vizinhas.

O acesso é mais isolado, somente por estradas de terra, o que diminui a chegada de ônibus de turismo.

Milagres do Toque Beach Club

Nós utilizamos a estrutura do Milagres do Toque Beach Club. O lugar é bem gracioso, com piscina, bangalôs à beira-mar e também cadeiras na faixa de areia.

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica
O charmoso corredor de bambus do Milagres do Toque Beach Club

Tem também uma área vip na área superior e a piscina liberada para todos os visitantes. O custo de tudo isso é um day-use no valor de R$ 30,00.

Para as refeições, os preços não são baratos. O prato para duas pessoas mais barato custa R$ 96,00. A Chapa de Grelhados do Mar custa R$ 228,00. Mas, há também opções de pratos executivos, a partir de R$ 46,00.

Para beber, os preços estão na média de quiosques de praia, com cervejas 600 ml a partir de R$ 12,00 e caipirinhas a partir de R$ 18,00 (ref. nov/2020).

Jangadas do Toque

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica
Jangadas nas piscinas naturais do Toque

O Milagres do Toque Beach Club foi nosso ponto de partida para o passeio Jangadas do Toque, que reservamos com o pessoal da 4Trip Agência.

A agência é do querido casal do blog Viajar é um Prazer e também reservamos passeios com eles em Porto de Galinhas.

O custo do passeio é de R$ 95,00 e a boa notícia é que nesse valor, já está incluso o day-use do Milagres do Toque. Seguidores do Viagens Cine têm 5% de desconto.

O passeio é incrível. A jangada é bem simples, mas a parada nas piscinas naturais é imperdível. O mar estava maravilhoso, e nadando é possível ver vários peixes e muita vida marinha. Nós vimos até uma moreia.

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica

Nossa dica é se afastar das aglomerações. Muita gente fica concentrada em volta dos fotógrafos que atraem os peixes com ração. Além da prática de dar ração para os peixes não ser recomendada pela APA Costa dos Corais, você consegue ter uma experiência muito mais autêntica explorando os recifes por conta própria.

Leve seu snorkel e aventure-se.

Ficha Técnica

  • Passeio: Jangadas do Toque
  • Produção: 4Trip Agência
  • Preço: R$ 95,00 por pessoa (inclui day-use no Milagres do Toque)

O horário do passeio até as piscinas naturais depende da tábua das marés. O ideal é sair 2 horas antes ou até no máximo 2 horas depois do ponto de maré mais baixa. Com a maré acima de 0,5 m, o passeio fica prejudicado pois a água fica muito turva e pode não valer a pena.

Na data do nosso passeio, o horário da maré mais baixa seria às 8h, o que atrapalharia bastante o nosso café da manhã. Acabamos chegando às 9h e chegamos nas piscinas próximo das 10h, quando a maré já estava enchendo.

Mesmo assim, conseguimos aproveitar. A maré no dia era de 0.4 m.


3 – Praia do Riacho

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica
Clique para visualizar em tamanho maior no Google Maps

Para quem está hospedado em São Miguel dos Milagres, como ficamos em 2017, você pode deixar o carro alugado na garagem da pousada, e percorrer as praias a pé.

A praia de São Miguel dos Milagres é repleta de jangadas e barcos, que formam um bonito colorido em contraste com o mar lindo de Alagoas. Caminhando para o lado direito de quem olha para o mar, seguimos para as praias do Riacho (a última praia ao sul de São Miguel dos Milagres) e Praia do Marceneiro (já no município de Barra de Camaragibe).

São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Dicas e Principais Praias
Muitos barcos e jangadas preenchem o mar de São Miguel dos Milagres

Pessoalmente, nós adoramos a possibilidade de ir caminhando pelo litoral e conhecer as praias no caminho.

Algumas pousadas também costumam oferecer bicicletas aos seus hóspedes. Na maré baixa, dá para pedalar tranquilamente pela areia.

São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Dicas e Principais Praias
Caminhada em São Miguel dos MIlagres até a Praia do Riacho: muitos coqueiros e trechos desertos no caminho

Vale conhecer a Praia do Riacho, cujo nome vem mesmo de um pequeno curso de água que deságua no mar.

Alguns coqueiros inclinados fazem a festa de quem quer uma foto daquelas de cartão postal. A praia fica pertinho, a uma caminhada de cerca de 30 minutos da vila de São Miguel dos Milagres.


4 – Praia do Marceneiro e a Capela dos Milagres

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica
A deserta Praia do Marceneiro e a famosa Capela dos Milagres

Seguindo o caminho pela Praia do Riacho, é possível chegar na Praia do Marceneiro.

Para quem chega de carro, o acesso é pelo restaurante Corais dos Milagres, ainda na Praia do Riacho. Existe outro acesso diretamente para a Praia do Marceneiro, mas fica num trecho mais distante da Capela dos Milagres.

A Capela dos Milagres é uma igrejinha construída especialmente para Destination Weddings, que ficou famosa graças ao casamento de algumas celebridades, como o casamento de Whindersson Nunes e Luisa Sonza (que não deu certo, mas provavelmente não é culpa da igreja).

Uma curiosidade é o que chão da igreja é todo de areia, o que garante o clima praiano para a cerimônia.

Da praia mesmo é possível ver a capela, mas ela fica um pouco distante. Mas, a Capela fica em área particular, não é possível entrar sem autorização.

A praia também é um dos melhores lugares de Milagres para curtir o pôr do sol. O visual da igrejinha, o lindo coqueiral e o rio, que divide os municípios de São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, garantem um belo cenário de entardecer.

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica
Pôr do sol na divisa da Praia do Riacho com a Praia do Marceneiro

Ensaio Fotográfico

Foi por lá que fizemos um ensaio fotográfico com a Carol Rox Fotografia, que foi super querida conosco.

No dia em que marcamos o ensaio, o clima não ajudou muito e ela fez a gentileza de remarcar para o dia seguinte. Nossa intenção, além de fazer fotos românticas, era mostrar, também, as belezas de São Miguel dos Milagres.

Confira algumas fotos do nosso ensaio.

Fotos: Carol Rox Fotografia

Nós pagamos R$ 800,00 pelo ensaio, mas achamos legal que a Carol disponibilizou todas as fotos registradas.


5 – Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Dicas e Principais Praias
Jangadas estacionadas na piscina natural em São Miguel dos Milagres

Assim que colocamos os pés na praia de São Miguel dos Milagres, um jangadeiro já veio nos apresentar o passeio até as piscinas naturais, que faria por R$ 35,00 por pessoa (ref. setembro/2017).

O problema é que, olhando para o céu, uma nuvem negra se aproximava. De qualquer forma, ainda eram 9h e o passeio sairia às 10h30.

Como ainda tínhamos um tempinho, fizemos a caminhada até a Praia do Riacho e voltamos debaixo de chuva, uma chuva fininha, mas bem fria. Enfim, quando estávamos quase desistindo, a chuva deu uma trégua e o céu começou a abrir. E, 10h30 em ponto, bem no horário que a jangada iria sair, o céu azul dominou o cenário.

A maré estava tão baixa que foi preciso caminhar um trecho pela água, na altura do tornozelo, até onde a jangada estava “estacionada”. E saímos.

Passeio de Jangada até as Piscinas Naturais

Na hora de embarcar na jangada, é bom ficar de olho nos pertences e não deixar nada no chão. A jangada vai de encontro às ondas e muita água avança para dentro da embarcação. Depois desse trecho inicial com bastante balanço, chegamos afinal numa enseada protegida pelos corais, com o mar bem mais calmo.

A jangada parou perto de outras, e todos descemos. O mar estava bem bonito, com tonalidade esverdeada cercada pelos corais. Mas, por conta da chuva, a água não estava muito cristalina. Ainda assim, conseguimos ver alguns peixes (que ficavam embaixo do casco da jangada).

Vale flutuar com toda a calma desse mundo e ir observando o movimento nos corais. Vez por outra aparecem peixinhos, mas a própria formação já é belíssima. Evite utilizar ração para atrair os peixes, já que essa prática não é recomendada pela APA Costa dos Corais, entidade de proteção ambiental da região, pois causa desequilíbrio no ambiente.

Além de nadar e fazer snorkeling, é possível também caminhar pelos arrecifes. Pequenas piscinas naturais e o próprio desenho de uma piscina cercada de corais, fez o passeio valer super a pena, apesar da pouca visibilidade da água.

São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Dicas e Principais Praias
Encontramos um cantinho para relaxar nas piscinas naturais

A parada foi bem tranquila e longa, cerca de 1h30, e deu para aproveitar bastante com fotos e filmagens. Voltamos para a jangada e retornamos para a praia.

Distância entre as Praias

  • Praia do Toque: 30 minutos de caminhada, a partir de Porto da Rua
  • Praia de São Miguel dos Milagres: 1h de caminhada, a partir de Porto da Rua
  • Praia do Riacho: 1h30 a partir de Porto da Rua.

Dicas de Restaurantes em São Miguel dos Milagres

  • Para almoçar na região, a dica imperdível é ir até o Restaurante do Enildo, em Porto da Rua. O restaurante possui preços justos, está sempre cheio e oferece ótimo atendimento. Além dos pratos com frutos do mar, o Petit Gateau Alagoano, como eles chamam uma sobremesa típica, é maravilhoso.
São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Dicas e Principais Praias
Petit Gateau Alagoano, sobremesa imperdível para conferir na maior parte dos restaurantes da região
  • Para jantar, além dos restaurantes das pousadas onde ficamos, que são excelentes (Pousada Côté Sud e Aldeia Beijupirá), existem outras opções, a maior parte no vilarejo de Porto da Rua.
  • Em Porto da Rua, vale conhecer o Restaurante Manzuá, que visitamos em companhia dos blogueiros Fabiane e Fabio do blog Viagens e Vivências. No cardápio do restaurante, o Camarão Manzuá é um dos destaques (acompanha pirão e arroz branco, R$ 98,00 para duas pessoas), mas como o Cleber é alérgico, fomos de Peixe Grelhado (R$ 75,00), bem saboroso. O ambiente do restaurante é uma graça, bem rústico, e o atendimento bastante atencioso.
  • O restaurante mais concorrido de São Miguel dos Milagres é o No Quintal. Nós tentamos ir até lá, mas mesmo chegando cedo, não havia vagas. Portanto, fica a dica: caso queira conhecer, reserve com antecedência, o lugar parece ótimo.
  • Outro restaurante que anda bem concorrido é o Patrícia Bistrô, reserve com pelo menos 2 ou 3 dias de antecedência para jantar. No almoço, você consegue vagas mais fácil. Todo mundo que conhece, recomenda muito.
  • O Restaurante Buda Bistrô é uma boa opção. Um lugar com poucas mesas, e tudo muito simples, onde o chef Carlos Henrique recebe os clientes na porta. Comemos um peixe com farinha de canela ao molho de acerola (acompanhado de arroz, banana frita e coco) que estava delicioso. E, tomamos pela primeira vez um suco de jabuticaba (restaurante fechado).

Conclusão

Notamos que, independente se você está num hotel sofisticado ou numa hospedagem mais simples, se escolhe um restaurante badalado ou outro de porte menor, em São Miguel dos Milagres, você será sempre muito bem atendido. Nós fomos recebidos, não apenas com eficiência, mas com carinho mesmo.

E, eu sempre acreditei que não existe conforto melhor do que um belo sorriso na hora de ser recebido em um estabelecimento.

Por isso, São Miguel dos Milagres ainda guarda aquela característica dos lugares em que o turismo massificado ainda não chegou. Um lugar especial, em que cada turista se sente especial. Tem coisa melhor?

São Miguel dos Milagres - Alagoas: O que Fazer, Dicas e Principais Praias
Final de tarde na praia de São Miguel dos Milagres

Conheça mais
10 Melhores Praias de Alagoas

Dicas Práticas

  • Não há transporte público em São Miguel dos Milagres. Por isso, o carro acaba sendo essencial.
  • Caminhar pela praia é possível, mas somente na maré baixa. Pela estrada, não é muito recomendável, pois acho um pouco perigoso.
  • As vilas e casas são bem simples e humildes. O lugar com um pouco mais de infraestrutura é Porto da Rua.
  • Alguns lugares não aceitam cartão de crédito, então é bom ir com dinheiro.
  • Não me lembro de ter visto caixa eletrônico ou agências bancárias por lá (há notícias de que um caixa eletrônico do Bradesco explodiu por lá e no site do Bradesco não constam mais pontos de atendimento na região). A alternativa é uma agência de correio em São Miguel dos Milagres, onde é possível realizar alguns serviços.

Leia mais:
Alagoas: Roteiro de Viagem de 7 a 10 dias

Veja também:

Salve esse Pinterest para consultar depois

São Miguel dos Milagres: O que Fazer, Dicas de Pousadas, Melhores Praias e Passeios na Rota Ecológica

Nota: Esse texto foi originalmente publicado em janeiro de 2018 e atualizado em dezembro de 2020.

A hospedagem na Pousada Côté Sud foi uma cortesia. Os passeios com a agência 4Trip foram realizados em parceria com o Viagens Cine. A entrada e refeições nos restaurantes Milagres do Toque e Sonhos do Patacho também foram cedidas em cortesia. Prestigiem as empresas que apoiam o nosso trabalho.

Essa página contém links para sites afiliados ao Viagens Cine. Não nos responsabilizamos por empresas, hotéis ou anúncios exibidos nesse site.
Compartilhe.

Sobre o autor

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

88 Comentários

  1. Sandra Nunes de

    Adorei ler a experiência de vocês, há três anos atrás fomos para Maragogi, compramos o passeio de escuna antecipado para as piscinas naturais a tabua da mare na época estava 0,2 as 8:00 horas da manhã, bom enfim
    o jangadeiro chegou as 10: 40 da manhã, chegando nas piscinas a maré já estava começando a encher, então chegou um certo momento que eu resolvi voltar para a escuna, para a minha surpresa não dava mais pé para mim e eu não sei nadar, comecei a chamar o jangadeiro mas ele não estava nem ai com o pessoal, então o meu marido foi nadando até a escuna e trouxe as boias para gente voltar, nunca passei tanto medo, não sei se eu voltaria a fazer este passeio novamente.

  2. Apenas para acrescentar uma informação. Estou aqui em São Miguel dos milagres recém cheguei e passei por uma agência do Banco do Brasil. Adoro o site de vocês, meus sinceros parabéns!

  3. Pingback: As melhores praias para todo viajante conhecer em 2021

  4. Adoro as dicas de vocês! Acompanho sempre, já fiz diversas viagens seguindo suas rotas, inclusive estou nesse momento em São Miguel dos Milagres. Amando esse lugar paradisíaco! Obrigada!

  5. Pingback: LUA DE MEL: 10 Melhores Lugares e Dicas de Hotéis Cinematográficos

  6. Pingback: COSTA DOS CORAIS: Roteiro Maragogi - AL e Porto de Galinhas - PE

  7. Andréia de

    Um belo passeio que pode ser tornar desagradável. Os “guias” não são registrados em associação, situação que lhe deixa a mercê de pessoas pouco confiáveis. Ao chegar em São Miguel fui interceptada por um “guia” que tentou me vender um passeio de jangada. Como não aceitei, tive meu carro arranhado. Outros guias e jangadeiros relataram que a situação é rotineira por parte dessa pessoa e que não conseguem afasta-lo da atividade.

    • Que situação triste Andréia. Nossa recomendação é sempre já chegar nos lugares com os passeios já contratados, assim você pode evitar esse desgaste. Mas com certeza, é uma postura lamentável. Obrigado por compartilhar, assim outros viajantes também podem ficar avisados sobre isso. Felizmente não passamos por nenhum problema nesse sentido. Abraços.

  8. ANDERSON ALVES DE OLIVEIRA de

    As praias são como as depois da região e a cidade é ruim de estrutura e desorganizada. Japaratinga que fica após a balsa é muito melhor.

Deixei uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.