Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino do Caribe e o Melhor Hard Rock Hotel?

3

Na hora de escolher o seu próximo destino de viagem, você pode ficar na dúvida entre dois lugares imperdíveis: Cancun ou Punta Cana?

Nós fizemos as duas viagens mais de uma vez, então qualquer um dos destinos é uma excelente opção de viagem, inclusive para quem está em lua de mel. Para Cancun, fomos em 2012 e 2019. E para Punta Cana, viajamos em 2015 e em 2020, poucos dias antes de começar a quarentena do Coronavírus.

Quase sempre a gente é obrigado a escolher apenas um destino, então nesse artigo nós vamos identificar as principais características dos dois destinos e como eles se diferenciam, identificando prós e contras.

E como ficamos hospedados nas unidades do Hard Rock Hotel nesses dois destinos, também vamos falar para vocês sobre as diferenças entre os hotéis.

Sem querer aumentar os seus problemas para decidir, mas você ainda pode consultar nosso artigo sobre as diferenças entre Aruba e Curaçao, outras duas ilhas do Caribe que também consideramos dicas de viagem incríveis.

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino do Caribe e o Melhor Hard Rock Hotel?

Cancun ou Punta Cana: saiba os prós e contras de cada destino e escolha qual se encaixa melhor no seu estilo de viagem

1 – Qual destino possui as melhores praias?

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino e o Melhor Hard Rock Hotel?

A beleza e calmaria do mar da Playa Gaviota Azul, na Zona Hoteleira de Cancun, são inacreditáveis

As praias de Cancun e Punta Cana são incríveis, mas possuem algumas diferenças.

O mar de Cancun possui diferentes condições, dependendo da região. Entre as praias mais tranquilas, com mar bem calmo e cristalino, destacamos a Playa Gaviota Azul, com entrada ao lado do Coco Bongo. As praias nessa região de Cancun possuem o mar mais tranquilo.

Se você se locomover em direção ao aeroporto, o mar fica mais bravo e com ondas. É o caso da Playa Delfines. Mesmo assim, a cor da água e a transparência continuam incríveis.

Ao contrário do que muita gente imagina, as praias de Cancun possuem acesso público, então você não precisa ficar restrito somente a praia que fica em frente ao seu hotel. Isso também permite que você possa visitar as praias, mesmo que não esteja hospedado num resort de praia.

Além das praias de Cancun, a região também oferece várias outras praias lindas, como Xpu-Há, Playa Akumal e a Playa Paraíso, que ficam na Riviera Maya e Tulum. Uma das melhores praias do mundo fica em Isla Mujeres, cerca de 30 minutos de barco a partir de Cancun.

Confira aqui:
Top 10: Melhores Praias de Cancun e Riviera Maya

Punta Cana também possui praias lindas, que na realidade são pequenas variações de uma mesma faixa litorânea. A Playa Bávaro é a mais famosa e com mar mais tranquilo e cristalino.

Mais ao norte, as praias têm o mar com mais ondas, como é o caso da Playa Arena Gorda e da Playa Macao, onde fica o Hard Rock Hotel Cancun.

Um passeio imperdível a partir de Punta Cana é visitar a Isla Saona, uma ilha com visual paradisíaco e acessível apenas de barco. Vale muito a pena conhecer.

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino e o Melhor Hard Rock Hotel?

O mar incrível de Isla Saona, um dos passeios imperdíveis a partir de Punta Cana

Praias com Sargaço

Tanto Cancun como Punta Cana tem sofrido muito com o sargaço. Então é comum encontrar praias que ficam cheias dessa alga, que escurece o mar e às vezes possui um cheiro não muito agradável. Infelizmente, não é um fenômeno previsível, então pode acontecer em qualquer época do ano.

Nos dois destinos, também é possível encontrar praias livres de sargaço, enquanto outras são mais afetadas.

Aluguel de Carro

Se você precisar alugar um carro, nós recomendamos os serviços da Rentcars. O portal faz uma pesquisa entre diversas locadoras e apresenta os melhores preços para você escolher.

O pagamento é feito online pela Rentcars ou diretamente na locadora.

Para locações no exterior, você tem a opção de economizar o valor do IOF, fazendo o pagamento em reais diretamente com a Rentcars.



Outros Passeios

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino e o Melhor Hard Rock Hotel?

Os tons de azul impressionantes do Cenote Azul, um dos passeios na Riviera Maya próximo a Cancun

Se você quer fazer outros tipos de passeios além de praias, Cancun é o destino ideal. A Península de Yucatán, onde Cancun está localizada, possui vários sítios arqueológicos maias, como Chichén Itzá, Tulum e Cobá, que são excelentes opções de passeio.

Nós também adoramos os cenotes da Riviera Maya. São cavernas com água cristalina onde é possível nadar e ter uma experiência inesquecível.

A partir de Cancun, também é possível visitar parques temáticos, como o Xcaret, Xel-Há, Xplor e também fazer os sonhados nados com golfinhos.

Leia mais:
O que fazer em Cancun e Playa del Carmen: Top 10 Passeios Imperdíveis

Em Punta Cana, também são oferecidos alguns passeios, mas em menor quantidade. Um dos destaques é o passeio até a Isla Saona, uma ilha paradisíaca.

PARECER: CANCUN. Apesar de ambos os destinos possuírem praias lindas, Cancun ganha pela variedade de praias, tanto na própria cidade de Cancun, como nos arredores da Riviera Maya e ilhas próximas.

2 – Onde é melhor a estrutura de praia: Cancun ou Punta Cana?

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino e o Melhor Hard Rock Hotel?

A Playa Paraiso, em Tulum (próximo a Cancun), já foi considerada uma das melhores praias do mundo

Os dois destinos se caracterizam por pouca estrutura de praia que seja independente dos hotéis. Quase sempre as praias são frequentadas apenas pelos hóspedes dos hotéis e resorts.

Em Cancun, por exemplo, existem praias com aluguel de cadeiras e espreguiçadeiras, como a Playa Delfines, a Playa Tortugas ou a própria Gaviota Azul.

Em Xpu-Há, Akumal e Tulum, é mais comum encontrar barracas e restaurantes à beira-mar, no estilo das praias brasileiras.

Em Punta Cana, é ainda mais difícil encontrar restaurantes na praia. Mas eles existem, nas imediações do centro de Bávaro.

Fora isso, lógico, existe toda a estrutura de praia é fornecida pelos hotéis all inclusive.

PARECER: CANCUN.

3 – Onde é mais fácil a locomoção?

Cancun possui uma linha de ônibus bem frequente que circula pela Zona Hoteleira.

Mas para quem viaja sem carro, o destino mais aconselhável para se hospedar é Playa del Carmen. De lá, existe um serviço de ônibus e vans que permite conhecer boa parte dos pontos turísticos da Riviera Maya por conta própria.

O transporte público em Punta Cana é precário, nem chegamos a utilizar.

Não existe Uber nem em Cancun nem em Punta Cana. Os táxis cobram valores razoáveis (média de USD 30,00), então é uma boa alternativa de locomoção. Chame com antecedência, eles demoram muito para chegar.

Se você não se importar em andar de moto, o serviço de mototáxi é muito frequente por lá.

Em Punta Cana, quase sempre os hóspedes costumam ficar a maior parte do tempo no resort all inclusive, então não há necessidade de alugar um carro.

Para Cancun, apesar do bom transporte público, nós sugerimos alugar um carro. O carro permite mais agilidade e flexibilidade para conhecer os pontos turísticos de Cancun e Riviera Maya, que são muitos.

Transfer do Aeroporto

Para reservar o transfer de ida ou de volta em Punta Cana, nós contratamos e recomendamos o site da Civitatis. Eles operam com valores para 1 pessoa (em transfer compartilhado) ou para 2 ou mais pessoas em transfers privativos, que saem mais barato do que o valor do táxi.

Para você ter uma ideia, o táxi custaria no mínimo US$ 30,00 e o transfer da Civitatis foi US$ 22,00.

PARECER: CANCUN.

4 – Hotéis e Resorts: onde ficar melhor hospedado? Qual o melhor Hard Rock?

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino e o Melhor Hard Rock Hotel?

O Hard Rock Hotel Riviera Maya fica numa localização privilegiada, próximo dos principais pontos turísticos da região

A oferta de hotéis em Cancun ou Punta Cana é igualmente excelente. Com muita variedade e qualidade nos resorts, em qualquer um dos destinos é possível encontrar hotéis maravilhosos.

Nossa escolha, em ambos os destinos, foram os hotéis da rede Hard Rock. Em Cancun, ficamos hospedados no Hard Rock Hotel Riviera Maya e em Punta Cana ficamos no Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana.

Os dois hotéis trabalham em sistema all inclusive e os preços são equivalentes. A qualidade dos resorts é semelhante, mas o Hard Rock Punta Cana impressiona pelas dimensões.

São 13 piscinas, distribuídas pela enorme área do hotel.

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino e o Melhor Hard Rock Hotel?

O Hard Rock Hotel Punta Cana tem um complexo com 13 piscinas, 9 restaurantes e atendimento impecável

Isso garante que você encontre piscinas para todos os gostos: tem piscinas exclusivas para adultos, para crianças, piscinas com entretenimento e outras super tranquilas e reservadas. E nada de superlotação, obviamente.

Mas também adoramos a estrutura do Hard Rock Hotel Riviera Maya. Ele é dividido em dois hotéis: o Hacienda (para famílias) e o Heaven (exclusivo para adultos), o que garante estruturas independentes para diferentes tipos de viajantes.

Nós adoramos essa estrutura diferenciada do Hard Rock da Riviera Maya.

Clique aqui para consultar preços e disponibilidade

Além disso, o Hard Rock Riviera Maya conta com parque aquático e praias privativas, verdadeiros oásis com piscinas naturais.

Apesar da estrutura ser menor do a unidade de Punta Cana, achamos o Hard Rock da Riviera Maya mais charmoso e agradável.

PARECER: Empate. Os dois destinos possuem excelente oferta de hotéis, com preços semelhantes.

5 – Gastos: para onde é mais barato viajar?

Como já mencionamos, os preços de hospedagem são semelhantes no dois destinos.

Os preços de passagem aérea também acabam sendo muito próximos.

O que diferencia Cancun de Punta Cana é a oferta de atividades e passeios. Nós achamos os passeios em Punta Cana bem caros, mas eles não são obrigatórios. Ou seja, a maior parte das pessoas viaja para Punta Cana e acaba nem saindo do hotel. Com isso, você acaba gastando menos.

Já Cancun possui uma oferta incrível de passeios, parques temáticos e atividades.

Os parques, por exemplo, custam em média USD 100,00 cada. Se você viaja em família, precisa ainda mais pensar em como esses gastos irão afetar o seu orçamento.

E os passeios são incríveis, como visitar os cenotes, ir até as ilhas próximas ou conhecer os sítios arqueológicos maias, como o Chichén Itzá. Dessa forma, é preciso contar com um orçamento de viagem maior para esses gastos.

PARECER: PUNTA CANA é uma viagem mais econômica, pois tem menos atividades e passeios para gastar do que em Cancun.

6 – Quando Ir

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino e o Melhor Hard Rock Hotel?

Quem viaja para o Caribe, deve ficar atento à temporada dos furacões

Para quem viaja para Punta Cana ou Cancun, é preciso considerar a época de furacões.

Os meses mais chuvosos vão de setembro a novembro, em qualquer um dos destinos. Nessa época (desde agosto na verdade) a região também está vulnerável a furacões. A possibilidade de que eles ocorram é rara, mas existe.

Os melhores meses para viajar para esses lugares, considerando o clima, vão de janeiro a abril.

Uma das desvantagens de Cancun é que ela está mais suscetível ao Spring Break. Nos meses de março e abril, boa parte dos universitários norte-americanos possuem uma mini férias (equivalente a semana do saco cheio no Brasil). Esse período varia de universidade para universidade, mas costuma ocorrer entre a segunda metade do mês de março até a primeira metade do mês de abril.

Nessa época, os preços sobem muito e os destinos ficam lotados, com muitas festas e gente alcoolizada circulando pela rua.

Estivemos em Cancun durante o Spring Break e não chegou a nos incomodar, mas pode atrapalhar uma lua de mel caso você dê azar de ficar num hotel cheio de gente barulhenta.

Como Punta Cana também recebe muitos visitantes norte-americanos, o destino também é impactado pelo Spring Break. Mas a procura é maior em Cancun.

PARECER: Empate.

7 – Como Chegar

Cancun tem voos diretos do Brasil, mas somente a partir de Brasília.

Já Punta Cana possui voos diretos de São Paulo, com saídas três vezes por semana.

Além dos voos diretos, existe uma ampla oferta de voos com escala. Para Cancun, nós sugerimos buscar um voo com escala na Cidade do México (é útil para comprar pesos mexicanos por lá). Em Punta Cana, nosso voo fez escala na Cidade do Panamá, também um excelente hub para voos pelo Caribe.

Nem o México (Cancun) nem a República Dominicana (Punta Cana) solicitam vistos para brasileiros.

Notícias no início de 2020 indicam que a entrada de brasileiros foi um pouco dificultada no México (por causa das políticas anti-imigração dos Estados Unidos). Dessa forma, é recomendável viajar com todos os documentos e reservas impressos.

PARECER: Empate, ambos possuem voos diretos do Brasil, com ligeira vantagem para Punta Cana que possui voos diretos a partir de São Paulo.

Parecer Final

1 – Praias e Passeios: Cancun

2 – Estrutura de Praia: Cancun

3 – Locomoção: Cancun

4 – Hospedagem: Empate

5 – Gastos: Punta Cana

6 – Melhor Época: Empate

7 – Como Chegar: Empate

Salve no Pinterest para consultar depois

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino do Caribe

Cancun ou Punta Cana: Qual o Melhor Destino do Caribe

Mas vamos sair de cima do muro. Nosso destino preferido é Cancun.

Nós adoramos a região e a variedade de passeios que encontramos por lá. Punta Cana é uma delícia, mas acaba sendo uma viagem mais restrita para quem quer curtir o hotel e somente relaxar.

Em Cancun e Riviera Maya, o viajante tem uma diversidade de outras experiências, como atividades culturais, de aventura e de mergulho. É uma viagem completa.

Mas cada viagem é uma experiência pessoal e diferente, conta aí para a gente o que você mais gostou de Cancun ou Punta Cana?

Saiba tudo sobre Cancun
CANCUN: Dicas de Viagem e as 10 Perguntas mais Frequentes

E tudo sobre Punta Cana
PUNTA CANA: Dicas e Roteiro de Viagem – 10 Perguntas mais Frequentes

Share.

About Author

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

3 Comentários

  1. Oi bom dia !! Qual hotel intermediário vocês indicam ? E em qual praia devo ficar Playa del Carmen ou Cancún ?

    • Oi, Dallana. Podem comprar lá mesmo, só precisa comprar com um dia de antecedência. Aconselho ir nas agências que tenham lojas físicas para comprar os passeios e evitar os quiosques que ficam na rua, podem não ser confiáveis. Abraços.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.