A Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, foi a gruta mais bonita e sensacional que conhecemos, no complexo de cavernas localizado no entorno de Belo Horizonte.
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato fica distante apenas 68 km de Belo Horizonte, pouco mais de 1h da capital. Então também vale a pena pela facilidade de acesso.
A gruta faz parte do complexo Rota das Grutas Peter Lund. O circuito também inclui a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo e a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa.
Peter Lund foi um pesquisador dinamarquês que passou por mais de 200 cavernas no século XIX e fez importantes descobertas. Ele é considerado o pai da paleontologia e da arqueologia no Brasil. Que tal seguir alguns de seus passos?
10 Fotos e Curiosidades sobre a Gruta Rei do Mato
Uma das maiores grutas de Minas Gerais, a Rei do Mato se localiza em Sete Lagoas, 68 km de Belo Horizonte
Alguns séculos depois das descobertas de Peter Lund, exploramos a Gruta Rei do Mato em companhia de Maria Honorina Pereira Rocha, gestora do local.
Hoje, muito já foi descoberto e a tarefa maior de Honorina é preservar e manter a estrutura de visitação da caverna aos turistas.
Já tinha passado das 18h e ela estava lá, conversando conosco sobre a Rei do Mato, depois de nos ter acompanhado durante uma visita. Na época, ela tinha que lidar com a falta de pessoal (o IEF – Instituto Estadual de Florestas estava em processo de contratação de novos funcionários).
Mas nota-se que a tanto a paixão de Peter Lund pelas cavernas, que o levou a tantas descobertas, como a paixão de Honorina pela gruta hoje em dia, são as mesmas. Em companhia dela e de um outro guia do local, foi muito bom notar o empenho que ela nos mostrava todos os salões, formações e curiosidades sobre a gruta.
E obviamente, saímos todos encantados. Nesse roteiro de grutas nos arredores de Belo Horizonte, a Rei do Mato foi a caverna que mais me impressionou.
Confira nas fotos e curiosidades a seguir, o porquê.
Uma das maiores grutas de Minas Gerais
1 – A Gruta Rei do Mato é considerada uma das maiores grutas de Minas Gerais. São 998 metros de extensão, mas apenas 220 metros visitáveis através de passarelas e escadarias. A gruta possui uma profundidade de 30 metros. Nem pense em deixar cair alguma coisa das passarelas.
2 – O nome da gruta seria decorrente de um eremita que teria vivido dentro da caverna. A identidade do homem é ignorada. Há quem diga também que o homem era fugitivo da Revolução de 30. Mas nada comprovado, são somente histórias que o povo conta.
Os salões
3 – O primeiro salão é chamado de Salão da Couve Flor, porque tem uma formação semelhante à hortaliça. Os outros salões se chamam Salão dos Blocos Desabados, o Salão Principal e o Salão das Raridades.
4 – A Galeria das Estactites de Pontas Quebradas, que antigamente foram depredadas por pessoas para exploração comercial.
5 – Fique de olho pois algumas formações possuem desenhos curiosos, como a Sorvetão (em forma de um grande cone de sorvete) ou a Cabeça de Leão.
6 – Toda a iluminação é feita com lâmpadas de LED, que são lâmpadas frias que provocam impacto menor nas formações. Antigamente, o uso de lâmpadas quentes causou a formação de líquens nas formações, que impedem o crescimento dos espeleotemas.
A formação dos espeleotemas
Para quem não sabe, espeleotemas são a denominação geral que se dá para estalactites (que nascem no teto) e estalagmites (que nascem no chão). Mas existem diversas outros tipos de formações encontradas nas grutas de Minas Gerais.
7 – A Gruta Rei do Mato é considerada uma gruta “viva”, pois está em processo contínuo de transformação. Fique atento e é possível ver gotas caindo de suas estalactites e há também uma estalagmite bebê. A água é a principal responsável por essas formações.
8 – Evite tocar em qualquer um dos espeleotemas (estalactites ou estalagmites). Você pode interromper um processo de formação que leva milhões de anos.
9 – A gruta possui uma formação muito rara, a única no Brasil. O espeleotema é composto de duas colunas gêmeas (as colunas ocorrem quando estalactites e estalagmites se juntam). Elas são colunas paralelas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura. Elas estão localizadas no último salão, o Salão das Raridades que também possui a maior estalactite da gruta, que pesa 1 tonelada.
10 – Na Grutinha, que ao lado da Rei do Mato, é possível encontrar pinturas ruprestres com mais de 6 mil anos. As pinturas foram feitas com sangue e gordura vegetal. O estado de conservação, porém, é pior do que vimos nas Cavernas do Peruaçu.
Regras de Visitação
- A visitação é restrita a grupos de 20 pessoas por grupo, sempre acompanhados de um guia. A visita dura cerca de 1 hora.
- O acesso somente é permitido com calçados fechados. Chinelos, sandálias ou sapatos abertos não são permitidos.
- Crianças a partir de 6 anos de idade já podem visitar a caverna, desde que acompanhadas por responsáveis. A gruta recebe vários grupos escolares e funciona como um ótimo programa educativo.
FICHA TÉCNICA:
Passeio: Monumento Natural Estadual Rei do Mato
Direção: Sete Lagoas, Minas Gerais
Produção: R$ 25,00, com horário das 9h às 16h (último grupo)
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: A iluminação garante boa visibilidade às lindas formações da gruta, e as cores trazem ainda mais beleza
O pior: O percurso envolve alguns declives e escadarias, mas nada que envolve muito esforço físico
Ano: 2017
País: Brasil
Avaliação: ★★★★
Gruta Rei do Mato
(31) 3775-2695
E-mail: [email protected]
Fontes:
- Rede Globo Minas: Gruta Rei do Mato é atração imperdível em Sete Lagoas
- Setelagoas.com.br: Gruta Rei do Mato – Sete Lagoas
Leia também: Cordisburgo – Museu Casa Guimarães Rosa e Gruta do Maquiné
Nota: O Viagens Cine viajou para Minas Gerais a convite da SETUR-MG, mas nossas opiniões são independentes e resultado de nossa experiência no local. A press trip foi acompanhada dos blogs Boralá e Trilhas e Aventuras e da Revista Viajar pelo Mundo.
14 Comentários
Visitei a Gruta de Maquiné quando criança. Nunca me esqueci dessa experiência. Quem puder conhecer essas maravilhas, vale muito anoena. Espero em breve conhecer essa e levar meus netos.
Que legal Maria Tereza. É um lugar para guardar na memória sempre. Abraços.
Posso dar uma correção, falando no homem, quem deu o nome a gruta, ele apareceu misteriosamente lá, jose eloi (quem descobriu a gruta) alimentava esse homem, mas assim como apareceu, ele tambem desapareceu. Obs: minha vo que me contou essa historia, ja que jose eloi era o pai dela (logo, meu bisavo) ; )
Fabio Pastorello, boa tarde, estou muito interessada em seu trabalho, e gostaria de saber sim voce tem algum contato do guia local para fazer essas grutas e si lembra tamben aonde se hospedo, seria tão amavel de poder me passar essas informaçoes, e que quero ir eu com um grupo de pessoas amigas!
Muito obrigado pelo trabalho, impecável e bem feito, demais!
Grande abraço!
Horrivel a gruta, acabou a iluminação no meio do passeio a entrada é muito pequena, há espécies de aranhas venenosas…Só entrei nessa gruta por ser um trabalho escolar valendo pontos
Que pena a sua experiência, eu adorei a visita.
Conheço as outras grutas e estou me programando para visitar a gruta rei do mato! Acho que muito a pena até porque comentários não mostram a realidade das maravilhas na natureza!
Abraço a todos
Abraços Paulo e tenha uma excelente visita.
a que se foda horrivel fui la quando era criança e odiei era obrigatorio vc tinha que ficar sem respirar era muito tuim nunca vao la
Cara, não existe esse negócio de ficar sem respirar. Volte lá adulto, você terá outra impressão e já se livra desse trauma. Abraços.
Linda Gruta! Fui lá quando era criança em uma excursão escolar. Preciso voltar urgente, não me lembro de nada.
Opa, vale super a pena Rozembergue. Já faça o roteiro das grutas todas, são incríveis!
Amei o texto, muito bem escrito. É a gruta que mais gosto, realmente as estalactite e estalagmite dessa gruta impressiona.
Fiquei impressionado mesmo, linda demais!!! Obrigadão Thalita.