10 Fotos e Curiosidades sobre a Gruta Rei do Mato – Sete Lagoas

A Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, foi a gruta mais bonita e sensacional que conhecemos, no complexo de cavernas localizado no entorno de Belo Horizonte.

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato fica distante apenas 68 km de Belo Horizonte, pouco mais de 1h da capital. Então também vale a pena pela facilidade de acesso.

A gruta faz parte do complexo Rota das Grutas Peter Lund. O circuito também inclui a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo e a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa.

Peter Lund foi um pesquisador dinamarquês que passou por mais de 200 cavernas no século XIX e fez importantes descobertas. Ele é considerado o pai da paleontologia e da arqueologia no Brasil. Que tal seguir alguns de seus passos?

10 Fotos e Curiosidades sobre a Gruta Rei do Mato

Uma das maiores grutas de Minas Gerais, a Rei do Mato se localiza em Sete Lagoas, 68 km de Belo Horizonte

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund

Alguns séculos depois das descobertas de Peter Lund, exploramos a Gruta Rei do Mato em companhia de Maria Honorina Pereira Rocha, gestora do local.

Hoje, muito já foi descoberto e a tarefa maior de Honorina é preservar e manter a estrutura de visitação da caverna aos turistas.

Já tinha passado das 18h e ela estava lá, conversando conosco sobre a Rei do Mato, depois de nos ter acompanhado durante uma visita. Na época, ela tinha que lidar com a falta de pessoal (o IEF – Instituto Estadual de Florestas estava em processo de contratação de novos funcionários).

Mas nota-se que a tanto a paixão de Peter Lund pelas cavernas, que o levou a tantas descobertas, como a paixão de Honorina pela gruta hoje em dia, são as mesmas. Em companhia dela e de um outro guia do local, foi muito bom notar o empenho que ela nos mostrava todos os salões, formações e curiosidades sobre a gruta.

E obviamente, saímos todos encantados. Nesse roteiro de grutas nos arredores de Belo Horizonte, a Rei do Mato foi a caverna que mais me impressionou.

Confira nas fotos e curiosidades a seguir, o porquê.

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund
Equipada com uma lanterna, a gestora Honorina mostra detalhes das formações da gruta

Uma das maiores grutas de Minas Gerais

1 – A Gruta Rei do Mato é considerada uma das maiores grutas de Minas Gerais. São 998 metros de extensão, mas apenas 220 metros visitáveis através de passarelas e escadarias. A gruta possui uma profundidade de 30 metros. Nem pense em deixar cair alguma coisa das passarelas.

2 – O nome da gruta seria decorrente de um eremita que teria vivido dentro da caverna. A identidade do homem é ignorada. Há quem diga também que o homem era fugitivo da Revolução de 30. Mas nada comprovado, são somente histórias que o povo conta.

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund
A Gruta Rei do Mato é uma das maiores de Minas Gerais, com profundidade de 30 metros

Os salões

3 – O primeiro salão é chamado de Salão da Couve Flor, porque tem uma formação semelhante à hortaliça. Os outros salões se chamam Salão dos Blocos Desabados, o Salão Principal e o Salão das Raridades.

4 – A Galeria das Estactites de Pontas Quebradas, que antigamente foram depredadas por pessoas para exploração comercial.

Algumas estalactites quebradas mostram a importância de um guia acompanhar os visitantes durante todo o percurso

5 – Fique de olho pois algumas formações possuem desenhos curiosos, como a Sorvetão (em forma de um grande cone de sorvete) ou a Cabeça de Leão.

6 – Toda a iluminação é feita com lâmpadas de LED, que são lâmpadas frias que provocam impacto menor nas formações. Antigamente, o uso de lâmpadas quentes causou a formação de líquens nas formações, que impedem o crescimento dos espeleotemas.

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund
A iluminação fria de LED visa causar o mínimo de impacto no local

A formação dos espeleotemas

Para quem não sabe, espeleotemas são a denominação geral que se dá para estalactites (que nascem no teto) e estalagmites (que nascem no chão). Mas existem diversas outros tipos de formações encontradas nas grutas de Minas Gerais.

7 – A Gruta Rei do Mato é considerada uma gruta “viva”, pois está em processo contínuo de transformação. Fique atento e é possível ver gotas caindo de suas estalactites e há também uma estalagmite bebê. A água é a principal responsável por essas formações.

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund
Gota cai de uma das estalactites da Rei do Mato, considerada uma gruta viva

8 – Evite tocar em qualquer um dos espeleotemas (estalactites ou estalagmites). Você pode interromper um processo de formação que leva milhões de anos.

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund
Formações demoram milhões de ano para serem formadas: não toque em nada

9 – A gruta possui uma formação muito rara, a única no Brasil. O espeleotema é composto de duas colunas gêmeas (as colunas ocorrem quando estalactites e estalagmites se juntam). Elas são colunas paralelas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura. Elas estão localizadas no último salão, o Salão das Raridades que também possui a maior estalactite da gruta, que pesa 1 tonelada.

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund
As colunas gêmeas são raríssimas e possuem 12 metros de altura

10 – Na Grutinha, que ao lado da Rei do Mato, é possível encontrar pinturas ruprestres com mais de 6 mil anos. As pinturas foram feitas com sangue e gordura vegetal. O estado de conservação, porém, é pior do que vimos nas Cavernas do Peruaçu.

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund
Na Grutinha, pinturas rupestres podem ser encontradas com origem de mais de 6 mil anos

Regras de Visitação

  • A visitação é restrita a grupos de 20 pessoas por grupo, sempre acompanhados de um guia. A visita dura cerca de 1 hora.
  • O acesso somente é permitido com calçados fechados. Chinelos, sandálias ou sapatos abertos não são permitidos.
  • Crianças a partir de 6 anos de idade já podem visitar a caverna, desde que acompanhadas por responsáveis. A gruta recebe vários grupos escolares e funciona como um ótimo programa educativo.
Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Circuito Rota das Grutas Peter Lund
A visita guiada na gruta dura cerca de 1 hora

FICHA TÉCNICA:

Passeio: Monumento Natural Estadual Rei do Mato
Direção: Sete Lagoas, Minas Gerais
Produção: R$ 25,00, com horário das 9h às 16h (último grupo)
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: A iluminação garante boa visibilidade às lindas formações da gruta, e as cores trazem ainda mais beleza
O pior: O percurso envolve alguns declives e escadarias, mas nada que envolve muito esforço físico
Ano: 2017
País: Brasil
Avaliação: ★★★★

Gruta Rei do Mato
(31) 3775-2695
E-mail: mrreidomado@meioambiente.mg.gov.br

Fontes:

Leia também: Cordisburgo – Museu Casa Guimarães Rosa e Gruta do Maquiné

Nota: O Viagens Cine viajou para Minas Gerais a convite da SETUR-MG, mas nossas opiniões são independentes e resultado de nossa experiência no local. A press trip foi acompanhada dos blogs Boralá e Trilhas e Aventuras e da Revista Viajar pelo Mundo.

Confira o que fazer e um roteiro de 3 dias em Belo Horizonte na Rota das Grutas

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

11 comentários

  1. Horrivel a gruta, acabou a iluminação no meio do passeio a entrada é muito pequena, há espécies de aranhas venenosas…Só entrei nessa gruta por ser um trabalho escolar valendo pontos

  2. Conheço as outras grutas e estou me programando para visitar a gruta rei do mato! Acho que muito a pena até porque comentários não mostram a realidade das maravilhas na natureza!
    Abraço a todos

  3. a que se foda horrivel fui la quando era criança e odiei era obrigatorio vc tinha que ficar sem respirar era muito tuim nunca vao la

  4. Amei o texto, muito bem escrito. É a gruta que mais gosto, realmente as estalactite e estalagmite dessa gruta impressiona.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.