Uma Viagem Inspirada no filme “Comer Rezar Amar”

Comer Rezar Amar - Filme de Viagem

O cinema é uma grande inspiração para viagens, o que justifica o título do nosso blog.

Nossa leitora Sophie Ozelin está planejando uma viagem para a Europa e se inspirou no filme “Comer Rezar Amar” (Eat Pray Love, 1980), com Júlia Roberts. Por isso, abrimos um espaço aqui no blog para ela contar um pouco como esse filme influenciou o próximo destino de viagem dela. Vamos conferir?

Confiram também nossa viagem para a França e para a Itália inspirada em filmes de viagem: Os 10 Melhores Filmes de Viagem: França e Itália.

Uma viagem inspirada no filme “Comer Rezar Amar”

por Sophie Ozelin

Filme Viagem Comer Rezar Amar
Liz Gilbert (Julia Roberts) em sua viagem de autoconhecimento no filme “Comer Rezar Amar”

“Eu quero ir a algum lugar onde eu possa me maravilhar com algo”. É expressando esse desejo que Liz Gilbert – personagem de Julia Roberts em Comer Rezar Amar (Eat Pray Love, 1980) – sai de sua zona de conforto e começa uma jornada em busca de autoconhecimento, paz interior e felicidade. Recém-separada do marido e cansada da vida na cidade de Nova York, ela parte em uma viagem de um ano com destino à Itália, Índia e Indonésia.

Meu primeiro contato com a história foi através do livro, que ganhei de uma amiga pouco antes do lançamento do filme, em 2010. Nele a jornalista americana narra com detalhes como foi seu ano de renascimento, desde o fim de um casamento frustrado até o reencontro com o amor e a felicidade.

Fiquei maravilhada com a história, os cenários e, principalmente, a coragem daquela mulher. Desde então tenho sonhado e planejado fazer o mesmo roteiro. 

Não que eu esteja em um casamento ruim ou precisando de um novo amor, mas é tudo tão inspirador e tão diferente. A gente fica com vontade de expandir os horizontes, se perguntando por que não conhece mais partes do mundo e porque não arriscamos sair e ver o que acontece.

E essa vontade só aumentou quando finalmente vi o filme e todos os cenários estavam ali na minha frente e pareciam ainda mais bonitos que na minha imaginação.

O filme

Comer

A primeira parada de Liz é na Itália.

Comer Rezar Amar
Liz come uma pizza em Nápoles na L’Antica Pizzeria da Michele

Morando em Roma, a personagem se divide entre passear pelas ruas da cidade histórica, aprender italiano, os costumes dos moradores e, claro, comer muito macarrão. É com os italianos que aprende o “dolce far niente”, ou “o prazer de não fazer nada”.

Entre os lugares frequentados pela personagem estão a Piazza Navona (onde ela toma seu gelato observando o movimento de turistas na praça, ao lado de duas freiras, em frente à igreja Sant’Agnese in Agone), o Mausoleo di Augusto (aonde vai para refletir) e a Via Condotti (excelente opção para fazer comprinhas).

Comer Rezar Amar
Piazza Navona por Zach DischnerCreative Commons Attribution licence (CC BY 2.0)

“Estou me sentindo muito culpada, estou em Roma há três semanas e só aprendi algumas palavras em italiano e comi.”  (L’Antica Pizzeria Da Michele – Nápoles, Itália)

Rezar

Para rezar, nada melhor que a Índia.

Liz passa alguns meses em um ashram na Índia (no Ashram Hari Mandir), um local no meio da natureza, destinado especialmente a reunir pessoas em busca de evolução espiritual. Lá ela aprende sobre meditação tântrica, yoga e o caminho da devoção. Em meio a belos cenários, o filme faz uma bonita representação de uma Índia religiosa.

Comer Rezar Amar

“Se você esvaziasse a sua mente, ela se abriria. E sabe o que o universo faria? Ele a preencheria. E tudo seria como deve ser.” Richard do Texas

Amar

O amor ela encontra em Bali, na Indonésia.

Comer Rezar Amar
Liz reencontra o amor em Bali, na companhia de Javier Bardem (em locação no Ubud Art Market)

Liz aluga um chalé em meio à natureza, em Ubud, no coração da ilha de Bali. Lá faz passeios de bicicleta entre as plantações de arroz – tão comuns na região – e visita com frequência uma curandeira espiritual. São belíssimas paisagens, cercadas de natureza e mar de águas cristalinas.

Comer Rezar Amar
Os trajetos de bicicleta em Bali

“Às vezes, ao decidir se ajudar, você acaba ajudando a tutti (todos).”

Comer Rezar Amar

Dicas de viagem

Se assim como eu você também ficou inspirado com o roteiro e gostaria de fazer alguma – ou todas – dessas viagens inesquecíveis, precisa ficar atento a alguns detalhes. Afinal, infelizmente, não é tão simples assim sair por aí viajando em busca de si mesmo.

Para visitar a Itália os brasileiros não precisam de visto, se forem ficar como turistas por até 90 dias. No entanto, é necessário apresentar seguro viagem, comprovante de hospedagem e de meios financeiros.

Para Índia e Indonésia, o seguro viagem não é obrigatório, mas é necessário tirar visto. Nesses links você encontra mais informações importantes e detalhadas sobre seguro viagem internacional, útil na Itália, visto para a Índia e visto para a Indonésia.

Outros destinos

E é claro que você não precisa conhecer apenas os lugares que são mostrados no filme. Roma, por exemplo, é uma cidade histórica das mais ricas do mundo. É berço da civilização ocidental e tem diversos monumentos que não podem faltar em nenhum roteiro, como o Coliseu, igrejas, museus e o belíssimo Panteão, um templo que data de 126 d.C. e está em perfeito estado de conservação.

A Índia proporciona um choque cultural a cada esquina, com animais andando pelas ruas e seu trânsito caótico, principalmente na capital Nova Délhi. E também tem diversos monumentos que não podem faltar no seu roteiro – como o Taj Mahal, especialmente se sua viagem for em busca de amor. Quer destino melhor que aquele conhecido como a maior declaração de amor do mundo?

Taj Mahal por David Castor. Wikimedia Commons.

E Bali é um lugar tão, mas tão bonito, que você nem precisa ir com um roteiro traçado, basta sair passeando sem destino que, sem dúvida, irá encontrar paisagens que irão te maravilhar.

Espero que vocês fiquem tão inspirados quanto eu e, caso decidam fazer a viagem, encontrem o que procurem. Seja o que for.

Sobre nossa Autora Convidada

Sophie Ozelin, 22 anos e mineira, mas que se encontrou mesmo em São Paulo. Jornalista adora viajar e sonha em desbravar cada canto desse mundo e contar pra todo mundo. Inspirada em filmes, livros e Woody Allen. 

Sugerimos a leitura: 

Europa em 30 Dias: Roteiro pela França e Itália |  2015

Os 10 Melhores Filmes de Viagem: França e Itália

© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

3 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.