Arraial d’Ajuda e Trancoso, que tal começar o dia em uma praia e terminar na outra? Sou muito fã de caminhadas, em particular nas praias. Caminhar é uma forma interessante de saber o que há entre um destino e outro, e muitas vezes os trajetos são tão interessantes como os destinos.
Chego até a perceber que quando vou de uma forma muito rápida de um destino ou ao outro, parece que não cheguei nele de fato, e demoro um tempo até me ambientar. Loucuras a parte, rs, fiquei particularmente curioso para percorrer as praias no caminho entre Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Já havia lido sobre a caminhada no Viaje na Viagem, porque a gente sempre fica na dúvida se é possível ou não fazer os trajetos a pé. E resolvemos partir para nossa caminhada, onde encontramos alguns trechos mais complicados, outros bem tranquilos e extensos, e paisagens de tirar o fôlego.
Porto Seguro: Trajeto de Arraial d’Ajuda até Trancoso a pé
Diário de Viagem: Costa do Descobrimento
Lagoa Azul, no trecho intermediário da caminhada entre Arraial d’Ajuda e Trancoso |
Leia também:
- Bahia: Dicas e Roteiros de Viagem
- O que fazer em Arraial d’Ajuda
- O que fazer em Trancoso
- Praia do Espelho: Dicas
- Top 10 Melhores Praias da Bahia
Começando a caminhada em Arraial d’Ajuda
Nossa caminhada começou em Arraial d’Ajuda, onde estávamos hospedados próximos da rua Mucugê. O trajeto tem 12 km e você atravessa dois rios e várias praias. Obviamente, a caminhada pode ser feita no sentido inverso.
É recomendável que se faça na maré baixa, para isso, consulte a Tábua das Marés e verifique o horário em que a maré estará mais baixa. No dia 11/06/2013, por exemplo, data em que fizemos a caminhada, a maré mais alta era de 2.2 cm (às 05:11) e a maré mais baixa de 0.4 cm (às 11h21). Portanto, é preciso planejar para que às 11h21 (1 hora a mais ou a menos) você esteja no meio da caminhada ou nos pontos onde a maré alta pode se tornar mais crítica para sua caminhada.
Clique aqui para visualizar o mapa maior |
1 – Praia do Mucugê
Distância de Arraial d’Ajuda: 10 minutos de caminhada
Praia mais próxima do centro de Arraial d’Ajuda. Basta descer a Rua Mucugê, onde ficam a maior parte dos restaurantes e do agito de Arraial, em direção ao mar. Chegando lá embaixo, você encontra várias barracas de praia e boa infraestrutura, mas como preferimos justamente os lugares mais desertos e sem infraestrutura, Mucugê foi apenas ponto de passagem para iniciarmos a nossa caminhada.
2 – Praia do Parracho
É a sequência da Praia de Mucugê, é um pouco difícil distinguir onde começa uma e termina a outra, dessa forma parece ser mais um daqueles casos de praias que só mudam de nome, mas continuam a mesma.
3 – Praia da Pitinga
Distância de Arraial d’Ajuda: 30 minutos de caminhada
Depois de uma curva na praia, você encontra o primeiro trecho de perder o fôlego. Uma longa extensão de falésias a beira mar são visualizadas nessa praia. O cenário é muito lindo. Por isso recomendo fazer a caminhada de Arraial para Trancoso, é a forma de chegar na Pitinga e encontrar esse cenário encantador. Nessa virada da praia também encontram-se algumas barracas de praia ainda com boa estrutura.
Um pouco antes da virada para Pitinga, você encontra algumas barracas e as falésias inesquecíveis |
O próximo trecho de caminhada pela praia da Pitinga até encontrarmos a Lagoa Azul |
4 – Praia da Lagoa Azul
Distância de Arraial d’Ajuda: 1 hora de caminhada
Prepare-se para o trecho mais bonito dessa caminhada. Até então eu achava que a Lagoa Azul era o nome de uma pequena lagoa na base das falésias, mas esse é também o nome da praia. O cenário é inconfundível. Aqui você encontra uma lagoa de águas com argila e uma fenda entre as falésias. Há também uma barraca de praia com o nome Lagoa Azul escrito.
Não deixe de avançar pela lagoa e pela fenda entre as falésias. O caminho é cheio de lama e barro, portanto vá devagar para não escorregar. Em alguns trechos, os pés afundam bastante na lama. Depois de caminhar um pouco para dentro da lagoa, o negócio é procurar uma entrada para uma trilha em que você começa a subir as falésias. Com os pés cheios de lama (que rapidamente endurece nos pés), a trilha fica até mais fácil de fazer.
Por um caminho, encontramos mais uma lagoa, dessa vez mais reservada, cercada de falésias e pela mata do local. O outro caminho é falésia acima. A trilha é curta, em pouco tempo chegamos no topo da falésia e nos deparamos com uma fenomenal vista da Praia da Pitinga e da Lagoa Azul do alto da falésia. Lá de cima, os tons de azul e verde do mar ganharam cores ainda mais incríveis.
Confira também: As 10 Melhores Praias da Bahia
Lagoa encontrada após uma breve trilha falésias para dentro |
Chegada no alto das falésias da Praia da Lagoa Azul |
Vista da Praia da Pitinga, do alto das falésias |
Depois de muitas fotos tanto no alto como na base das falésias, continuamos nossa caminhada rumo a Trancoso.
Ainda nas falésias da Lagoa Azul, pausa para fotos com esse cenário de fundo |
Dá uma conferida no nosso vídeo sobre essa parte da caminhada e aproveita para se inscrever em nosso canal do YouTube.
5 – Praia do Taípe
Distância de Arraial d’Ajuda: 1h30 de caminhada
Essa é a praia mais extensa do percurso. É nesse trecho também que você encontrará menos estrutura de barracas de praia, embora elas existam (em determinado ponto você encontra a estrutura de apoio do Club Med Trancoso). As falésias alcançam suas maiores alturas, chegando a 45 metros de altura e também adquirem o tom mais avermelhado.
Praia do Taípe, trecho de praia mais extenso da caminhada |
Quando chegamos no final da praia, encontramos alguma dificuldade. A falésia encontrava o mar, não havia nenhum ponto seco para caminhar, exceto subindo algumas pedras. Foi esse o caminho que tivemos que fazer, nos equilibrar sobre as pedras e, depois de 10 minutos, conseguimos chegar do outro lado da praia.
Leia mais:
O que fazer em Arraial d’Ajuda: Melhores Praias
6 – Praia do Rio da Barra
Distância de Arraial d’Ajuda: 2h30 de caminhada
Finalmente estávamos na Praia do Rio da Barra, onde um rio deságua no mar.
Ali outro ponto de dificuldade caso estivéssemos na maré cheia. As águas do rio estavam com uma correnteza forte, e mesmo que não estivessem altas (batendo na altura do joelho), estavam fortes e é preciso tomar cuidado para não se desiquilibrar.
Rio da Barra deságua no mar com bastante força, é melhor tomar cuidado por aqui |
7 – Praia dos Nativos
Distância de Arraial d’Ajuda: 3h de caminhada
Atravessado o rio, o restante da caminhada foi bem tranquilo. Encontramos um trecho com muitos coqueiros à beira-mar, com estrutura dos sofisticados resorts e clubes de golfe da região.
A paradisíaca Praia dos Nativos |
Cenário que é a tradução da Bahia: coqueiros à beira-mar |
Essa caminhada, de cerca de 30 minutos por um trecho de areia praticamente deserto, chega na Praia dos Nativos, onde afinal encontramos novamente barracas e o movimento dos turistas que fazem os passeios de um dia até Trancoso.
8 – Praia dos Coqueiros
Distância de Arraial d’Ajuda: 3h30 de caminhada
Novamente um rio para atravessar e alcançamos a praia dos Coqueiros, onde está o acesso para o Quadrado. Esse rio é particularmente interessante, já que encontra bons trechos para o banho de rio e uma curiosa casa de madeira afundada nas águas.
Final da caminhada, chegamos em Trancoso |
Nisso já era quase 1h da tarde e encerramos nossa caminhada de 12 km de Arraial d’Ajuda até Trancoso. Nossa caminhada demorou um pouco mais do que o normal pois fazemos muitas (mas muitas mesmo rs) paradas para fotos. Numa caminhada um pouco mais apressada e sem muitas paradas, acredito ser possível concluir a caminhada em 3 horas.
A caminhada é muito gostosa e conta com pontos de beleza incrível, como a praia da Lagoa Azul, a praia de Pitinga e o Rio da Barra. No trajeto, falésias, lagoas, águas verdes e alguns rios para atravessar (e quem sabe se banhar neles também). Não deixe de fazer, embora seja preciso um pouco de disposição e observar a maré para que a caminhada seja ainda mais tranquila.
Vista da Praia dos Coqueiros e Nativos, do Quadrado de Trancoso |
Almoço
Subimos o Quadrado e já cansados e sedentos, escolhemos para almoço o restaurante da Pousada El Gordo, com vista espetacular para a praia dos Nativos (além da bela piscina do hotel, que se mistura com o horizonte).
Os preços são um pouco salgados. Os pratos individuais saem em média R$ 80,00, embora seja possível encontrar alguns risotos por cerca de R$ 50,00. Os pratos estavam gostosos (talvez não compense a relação custo/benefício), mas o melhor mesmo era a vista. O restaurante também conta com wi-fi grátis.
Almoço no El Gordo com vista para a Praia dos Nativos, recompensa após os 12 km de caminhada |
Na volta, pegamos uma van que passa em rua próxima ao Quadrado (é só perguntar na região) e retornamos para Arraial d’Ajuda.
Leia também:
- Bahia: Dicas e Roteiros de Viagem
- O que fazer em Arraial d’Ajuda
- O que fazer em Trancoso
- Praia do Espelho: Dicas
- Top 10 Melhores Praias da Bahia
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Fábio Pastorello e Cleber Alcântara
50 Comentários
Pingback: O QUE FAZER NA BAHIA: Top 7 Roteiros de Viagem e Pontos Turísticos
Irei fazer nesse domingo, 14/03/2021. Valeu pelo relato. Ajudou muito