Parque Xcaret em Cancun Vale a Pena? O que Fazer, Dicas e Passeios

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun

Com tantas coisas para fazer em Cancun, será que vale a pena investir um dia inteiro dentro de um só parque? A verdade é que o Xcaret é um dos melhores parques que você vai conhecer em Cancun. É bom saber que há muito o que fazer no Xcaret, portanto planejar seu tempo é fundamental.

Caso você esteja na dúvida sobre qual passeio vale mais a pena (Xcaret ou Xel-Há, os parques mais famosos da Riviera Maia), dê uma olhada na nossa matéria com os prós e contras para saber qual é o melhor parque de Cancun.

Se você escolheu Xcaret, fique de olho nessas dicas.

Não dá tempo de fazer tudo, então é melhor selecionar o que você acha mais interessante.  No nosso caso, por exemplo, optamos por aquelas atrações únicas, que só veríamos por ali, como os rios subterrâneos por exemplo.

Mesmo assim, acabamos perdendo tempo demais nos rios e acabamos ficando com pouco tempo para conhecer o resto. Portanto, fique ligado.

Leia e veja mais no nosso diário de viagem com muitas fotos e informações aqui para você.

O que fazer no Parque Xcaret em Cancun – Dicas e Passeios

Parque Xcaret vale a pena? Confira prós e contras desse passeio em Cancun

São mais de 50 atrações naturais e culturais. Então já viu né? Se você não planejar bem seu tempo, arrisca não conseguir fazer tudo o que você quer.

Nós já fomos duas vezes ao Xcaret e tem coisas que ainda não conhecemos (OK, na segunda vez a gente repetiu algumas atrações, ao invés de priorizar o que não conhecíamos).

Então nós vamos indicar para você quais são as principais rotas do parque Xcaret e o que fazer em cada uma dessas rotas. Também vamos indicar o tempo que você deve reservar para cada atração. Assim você já pode traçar alguns planos para curtir o melhor do parque e não deixar nada importante de fora.

Antes de começar, vai um resumão de tudo o que fazer no Xcaret.

  • Atividades aquáticas: os rios subterrâneos são a principal atração (são 3 rios), mas também tem uma área de praia, uma lagoa e piscinas naturais de água do mar.
  • Atrações infantis: o Mundo de Niños é uma área especial para as crianças, onde é possível nadar em cenotes superficiais e piscinas infantis.
  • Observação de animais: não deixe de visitar o Coral Reef Aquarium e também tem uma área para chegar pertinho das tartarugas marinhas (não é permitido interagir). Tem também o Aviário, Jardim das Borboletas, a Trilha da Floresta Tropical e o Museu de Bromélias. Distribuídos pelo parque, também é possível ver flamingos, macacos, veados, antas e peixes-boi.
  • Cultura mexicana: no final do dia, todo mundo segue para a apresentação Xcaret México Espectacular. É um show com vários artistas e momentos incríveis, vale super a pena. Distribuídos pelo parque, é possível encontrar apresentações de Voladores de Papantla, também é possível ver uma mostra equestre e danças pré-hispânicas que acontecem na Vila Maia. No caminho para o show, reserve um tempinho para o Museu Mexicano de Arte Popular, o Cemitério Mexicano “Puente al Paraíso” e a Hacienda Henequenera.
O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun
Xcaret tem opções de entretenimento mais diversificadas, como um belo aquário de arrecife de coral

Como Chegar em Xcaret

  • O trajeto de van de Playa del Carmen (que fica pertinho do parque) custou 20 pesos e descemos na Carretera Federal (estrada). Para saber onde pegar o transporte coletivo (ideal para quem está sem carro), veja nossa matéria com as dicas de como se locomover em Cancun.
  • Atravessamos para o outro lado da estrada, onde há um ponto de espera para pegar um ônibus até a entrada do parque. O ônibus circula de 20 em 20 minutos, a partir das 8h30 até às 21h ou 22h. É gratuito.
  • Se puder, vá de carro, pois há um show noturno que termina tarde. O estacionamento está incluso no valor do ingresso.
  • Há ainda a opção de comprar o ingresso com o transfer incluso. O preço sobre um acréscimo de USD 27,00, que achamos bem caro, já que Xcaret é um dos parques mais próximos de Playa del Carmen.

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun

Ingresso, preço e como funcionam os lockers

  • Na entrada, optamos pelo ingresso Xcaret Plus, pelo preço de USD 109,00 USD 129,00, uma diferença de 30 dólares para o simples, que é justamente o preço do almoço.
  • Além do almoço, também estão inclusos os equipamentos de mergulho, toalhas e o aluguel do locker, que são pagos.
  • Ou seja, tudo que no Xel-Há estava incluído no preço, aqui é pago à parte.
  • Para quem compra o ingresso com antecedência, há desconto de 10% no preço, para compras com 7 a 20 dias antecipados. O desconto sobe para 15% com mais de 21 dias de antecedência.

Entramos e deixamos nossas coisas no locker da área Plus. Já pegamos toalha, coletes e equipamentos de mergulho e fomos para os rios subterrâneos.

É possível colocar suas coisas, como roupas e toalhas (exceto bens frágeis) em uma sacola, que eles levam essa sacola até o término do rio, onde vc pega novamente sua sacola. É muito útil, já que o término do circuito pelo rio subterrâneo pode ficar muito longe da região dos lockers.

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun
Xcaret Plus, região onde se encontram os armários, banheiro e suporte aos visitantes que pagaram pelo ingresso mais caro

Passeio pelos rios subterrâneos

Imperdível, faça pelo menos 1 dos rios

São três rios. Antes de entrar, você precisa informar que não tem problemas cardíacos ou de saúde, já que apesar do esforço ser mínimo, em determinados momentos você está dentro de um túnel, então não tem saídas de emergência.

O rio azul é praticamente todo subterrâneo, e tem várias partes que nadamos junto com morcegos pelos túneis. O rio maya, por sua vez, é mais aberto, e tem as paredes altas, com vegetação e uma água bem azul e transparente. O rio manati foi o último, e é interessante por se comunicar com áreas contruídas do parque, como um grande teatro.

É um tanto cansativo fazer os três rios no mesmo dia, pois são extensos, e em determinados momentos você cansa de nadar, e para ficar só boiando e esperando o rio te levar, pode levar muito tempo. Mas os três valem a pena, cada um tem suas belezas.

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun
Durante o trajeto, fotográfos do parque ficam a postos. Impossível resistir depois.

Passeio Rio dos Segredos: Tranquilo e Agradável, para Descansar

Entre um rio e outros dois, optamos por circular pelo parque com nossa máquina fotográfica. Tentamos ir na torre, mas inicialmente ela estava fechada. Fomos no Rio dos Segredos, que é lindo e um passeio curto, de 15 minutos, em cima de um barco, com contato com animais, túneis e até mesmo passando por um vilarejo maia. 

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun

Torre Giratória: Vista Panorâmica

De volta à torre, conseguimos visualizar lá de cima toda a região do parque, o mar do Caribe e até visualizar Playa del Carmen ao longe. A torre é giratória, portanto a vista é de 360 graus.

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun

Antes de partir para os outros dois rios, comemos um lanche que havíamos levado. Já eram 13h. Depois dos rios, o tempo correu rápido demais.

Visitamos o aquário (peixes, tubarões, tartarugas, arraias, etc.), a região das praias (onde também é possível fazer snorkel, mas não dava mais tempo) e as redes de frente para o mar.

Aquário de Arrecife de Coral: Vale Conferir

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun

Praias e Piscinas Naturais no Xcaret: Para relaxar no final do dia

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun

Refeições no Xcaret – Restaurante La Cocina

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun
Jantar no La Cocina, comida típica mexicana

Finalmente, fomos almoçar no restaurante La Cocina (existem várias opções de restaurante), que tinha um bufê interessante de comida mexicana. Mas tudo estava meio no fim (já eram quase 17h) e a comida era gostosa, mas nada extraordinário que justificasse os 29 dólares. Durante a refeição, ocorreu um show de cavalos.

Ao término, corremos para os lockers para devolver toalha, equipamentos e chave e pegar de volta nosso depósito.

Show Típico no Xcaret – Noite: Não deixe de conferir

Às 18h começava o show típico. Chegamos em cima da hora e não pegamos lugar muito bom.

O show é lindo, com música ao vivo, diversos dançarinos e demonstrações de como era a cultura maia, como por exemplo com o jogo de bola e um lindo jogo com bolo de fogo. A iluminação é excelente.

Mas estávamos em lugar ruim, cabeças na minha frente, fomos embora no intervalo, após 45 minutos de show. Se estivéssemos de carro, ficaríamos mais tempo, mas como ainda tínhamos que pegar uma van de volta para Playa del Carmen, achamos melhor ir embora mais cedo.

Soy México! Soy Espetacular

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun

Na saída, passamos para ver as fotos tiradas pela equipe do Xcaret e compramos duas (15 dólares cada). Pode valer a pena comprar o pacote Photo Pass, por USD 58,00, que inclui todas as fotos registradas por um mesmo grupo de até 10 pessoas.

O ônibus passou logo, bem como a van na estrada, então logo chegamos no centro de Playa. Mas obviamente, ir de carro ou de transfer garante um pouco mais de comodidade, já que é meio chato ir até o meio da Carretera durante a noite e poderíamos ter ficado até o final do show.

Chegamos no hotel super cansados. O dia foi bem puxado, mas Xcaret é um daqueles lugares que deixa a gente com gostinho de quero mais.

Salve esse Pin para consultar depois. Siga a gente no Pinterest

O que fazer em Xcaret - Passeios em Cancun


FICHA TÉCNICA:

Título: Xcaret
Direção: Cancun/México
Produção: Fábio Pastorello
Roteiro: Rios Subterrâneos, Aquário de Arrecife de Coral, Rio dos Segredos, Praias e Piscinas Naturais, Torre Giratória Cênica, Zonas Arqueológicas, Espetáculo de Cavalos, Museu de Arte Popular Mexicano, Show
Elenco: Fábio Pastorello e Cleber Alcantara
Fotografia: Fábio Pastorello e Cleber Alcantara
O melhor: os rios subterrâneos, os passeios são surpreendentes, túneis, cachoeiras, labirintos surgem no caminho, além das águas cristalinas
O pior: apesar da grande quantidade de atrações, nem todas valem a pena, portanto selecione bem o que você irá fazer
Duração: 11 horas (das 10 às 21h)
Ano: 2012
País: México
Avaliação: ★★★★★


© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Leia também: O que fazer em Cancun / Passeios em Cancun

Cancun O que fazer Dicas

80 comentários

  1. Estou indo no mês que vem e… como assim 15 dólares cada foto? Meu Deus! hahaha. Na internet tem um fotopasse de 50 dólares.. eles vendem lá isso, caso eu goste de várias fotos? Valeu!

  2. Boa tarde, tudo bem? Vou com minha esposa no final desse mês e gostaria de saber se esse roteiro que vocês fizeram em xcaret, vocês mudariam algo ou realmente você acredita ser a melhor sequência de atrações? Agradeço desde já.

    att,

    Enrico

    1. Oi, Enrico. Acho que teríamos escolhido apenas 1 rio subterrâneo, para ter mais tempo de aproveitar o resto das atrações de Xcaret. De resto, acho que seria nessa ordem mesmo. Abraços.

  3. Olá, Luciara. Fico feliz que o blog está ajudando. O Xcaret oferece armários para você guardar suas coisas, quando for fazer a flutuação, leve apenas o básico para colocar nesses sacos que eles retornam no final do percurso (roupas e chinelos, por exemplo, são uma boa). Por exemplo, não deixamos itens de valor nem objetos que podem ser danificados, como máquinas fotográficas, melhor deixar no locker. Portanto, terminada a flutuação, voltamos para o locker para pegar esses itens. É uma caminhadinha, mas nada muito longe. Abraços.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.