Paraty: Passeio de Barco – Costa Verde do Rio de Janeiro

Um roteiro detalhado com fotos de Paraty e de Trindade, situada na Costa Verde do litoral do Rio de Janeiro, região em que as montanhas da Serra do Mar e a águade cor esverdeada praticamente se misturam.

São mais de 2.000 praias e uma quantidade impressionante de ilhas, mas o que encanta mesmo é a possibilidade de nadar e mergulhar no mar.

A região é tão top que foi indicada pelo Guia Lonely Planet como umas das regiões do mundo imperdíveis para se visitar em 2016. Isso em virtude dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Para nós, podemos visitar a qualquer tempo.

Para visitar boa parte das praias e ilhas de Paraty, fazer um passeio de barco (ou escuna) é uma ótima opção. Nessa matéria vamos detalhar como é o passeio de barco, que praias e ilhas o passeio visita, quanto custa, qual escuna e se é necessário fazer reserva.

Apesar do tempo não ter ajudado, o passeio valeu a pena, foi ótimo para relaxar e curtir a paisagem.

Paraty: Passeio de Barco / Escuna em Paraty – Costa Verde

Como Funciona o passeio de escuna da Estrela da Manhã, em Paraty

Vista da Praia Vermelha, durante o passeio de barco pela baía de Paraty

Paraty: Praia do Sono, Antigos e Antiguinhos

Depois do café da manhã, fomos até o centro histórico e nossa intenção era direto para o cais, para ver os horários de saída dos passeios de barco. Mas quem disse que conseguimos? O dia amanheceu lindo, e em diversos pontos paramos para fotos do centro histórico. Depois de algumas fotos, conseguimos chegar no cais.

Paraty: Passeio de Barco
No cais de Paraty, uma paisagem de barcos coloridos ilustrados pela serra e pela igreja de Santa Rita

O Estrela da Manhã V (R$ 35,00, pechinchamos e saiu por R$ 30,00) possui dois andares, música ao vivo (R$ 5,00 o couvert artístico), uma ampla área tanto embaixo como em cima da embarcação, e ainda wi-fi a bordo. Duvidei que o wi-fi funcionasse de fato, mas funcionou. Optamos por essa embarcação pela possibilidade de viajar no andar de cima, o que nos renderia fotos mais bonitas.

O melhor é que o espaço era amplo, com cadeiras para ficar tomando sol. Adoramos. Nada de aperto, pelo menos dentro do barco.

Como todo passeio de barco, o trajeto conta tanto quanto os destinos, e no percurso, passamos por diversas ilhas, baías e pelo mar verde do litoral. Como a baía de Paraty é fechada, o mar é bem tranquilo.

“Paraty está situada na quarta maior baía do país, a baía da Ilha Grande, com 1125 km2 (as maiores são as baías de Todos os Santos e de Camamu, na Bahia e, a de Guanabara, no Rio de Janeiro). Costuma-se dividi-la em duas partes: a baía de Paraty e a de Angra dos Reis. Cada uma com várias enseadas, angras e sacos. ” Fonte: http://www.paraty.tur.br/baia.php

Primeira Parada: Ilha Comprida

A primeira parada foi na Ilha Comprida, para mergulho. O tempo fechou completamente, então o mergulho não foi tão gostoso.
A proposta era uma parada de 20 minutos para o pessoal mergulhar e ver os peixes.
Mas o que me incomodou mais mesmo foi o excesso de pessoas que desceram para o mar.
Paraty: Passeio de Barco
Primeira parada na Ilha Comprida, o mar não estava para peixe

Segunda Parada: Praia da Lula

Nossa próxima parada, não muito distante da Ilha Comprida, mas ainda com tempo fechado, foi a praia da Lula, linda até mesmo debaixo de nuvens.

Cleber e eu na Praia da Lula

Essa praia eu já conhecia da outra vez que fizemos o passeio de barco, com pequena faixa de areia e uma bonita casa de veraneio em estilo colonial. Na realidade, a maior parte dos passeios faz parada na Praia do Lula. Ficamos imaginando o drama do dono da casa, que teve seu paraíso transformado em ponto turístico. Mas pensando bem, acho que o drama não é tão grande assim.

Paraty: Passeio de Barco - Praia da Lula
Praia da Lula e a casa de veraneio, única habitação no local

O barco disponibiliza botes para ir até a praia, mas também é possível ir nadando, num trecho de 100 metros.

Depois de uma parada de 30 minutos, voltamos para o barco. Ao contrário da volta do mergulho, a volta pelo bote salva vidas foi mais tranquila.

Terceira Parada: Ilha da Pescaria

Depois da praia do Lula, nova parada na Ilha da Pescaria, que na verdade é bem pertinho, onde a parada é apenas para o almoço.

Eles anotam o pedido com antecedência e providenciam o almoço por volta das 13h. Os pratos custavam R$ 28,00 por pessoa. A comida estava saborosa, mas nada demais.

Paraty: Passeio de Barco
Ilha da Pescaria, parada apenas para almoço

Quarta Parada: Praia Vermelha

Lá pelas 14h fomos para a última parada, a Praia Vermelha, onde o sol resolveu dar as caras e brilhou intensamente. A praia é tão linda quanto a praia da Lula, com o diferencial de ser mais extensa e ter até um restaurante.

Chegando na Praia Vermelha, o sol resolveu aparecer
Escuna parada próximo à Praia Vermelha, há opção de ir bote salva-vidas ou nadando

Novamente parada de apenas 30 minutos, que passou num piscar de olhos.

Um dos pontos onde mais tiramos fotos foi perto de um barco e de uma rede de pescadores.

Em frente ao único restaurante encontrado na praia, há também uma pedra alta, onde eles fizeram uma escada e a transformaram num mirante. A vista de cima da pedra, que nem é tão alta, é linda, mostrando a beleza das águas da praia.

Paraty: Passeio de Barco - Ilhas
Um pouco mais do alto, a areia e o mar da Praia Vermelha parecem ainda mais especiais

O nosso barco buzinava e voltamos rápido até o outro extremo da praia, para embarcar no bote salva- vidas.

No retorno, o tempo fechou outra vez, mas foi uma grande sorte que o sol tenha brilhado justamente naquele curto período de tempo em que estávamos na praia Vermelha.

Hora de fechar as contas e eles ainda servem um cafezinho. Ao chegarmos no píer, começou a chover, mas assim como o sol, a chuva também não demora muito por aqui.

FICHA TÉCNICA:

Título: Passeio de Escuna em Paraty
Direção: Baía de Paraty/RJ
Produção: www.estrelatours.com.br
Roteiro: Ilha Comprida, Praia da Lula, Ilha da Pescaria (almoço) e Praia Vermelha
Elenco: Fábio Pastorello e Cleber Alcântara
Fotografia: Fábio Pastorello
O melhor: o barco era bem confortável e as paradas são deliciosas
O pior: o tempo de parada nas praias, de apenas 30 a 40 minutos; os barcos saem às 10h30 ou às 11h, poderiam sair mais cedo, já que o tempo em Paraty normalmente piora à tarde
Duração: 4 a 5 horas

O que fazer em Paraty: Dicas e Roteiro de Viagem

share on:
Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

16 comentários

1. Passeio de barco em Paraty é demais, ne? As paisagens são incríveis! Um uau atrás do outro! E ficando na parte de cima da escuna deve dar mesmo uma visão privilegiada!

1. Uau, que honra Gabi. Muito obrigado pela referência. E adorei o seu post, super informativo, não sabia sobre essa questão de ser o único fiorde tropical. E quero ir na praia do Crepúsculo!!!! hehehe. Beijão.

2. Então, da Vila de Abraão pego o barco para Angra e de lá o ônibus para Paraty? Outra coisa, de onde é mais fácil volta para o aeroporto do galeão: de Paraty ou de Ilha Grande? Meu voo decola as 22h00

3. Tenho planos de ir ao Rio na primeira quinzena de junho e gostaria de passar uns dias e Paraty e Ilha Grande. Quais as alternativas para ir de uma a outra?

4. Oi Fábio,
    Uma opção de é ir pra Paraty e fazer um passeio em sua propria lancha ao invés de subir nas superlotadas escunas.
    Pode custar um pouco mais caro ou até mesmo mais barato se você estiver em um grupo.
    Eu faço passeios de lancha em Paraty, quem estiver interessado basta visitar o website abaixo
    Obrigado pelo espaço!

5. Gostei muito do artigo. Estive em Paraty há uns 8 anos e me diverti bastante por lá. O lugar é um charme. Parabéns pelo texto e pelas fotos, Fabio. Abraços.