Quais as melhores trilhas do Brasil e do mundo, que você não pode deixar de conferir? Pois é, a nossa proposta é ambiciosa, sugerir 10 trilhas para você fazer pelo mundo afora.
Lógico, é tanta trilha por aí que essa matéria é apenas uma pequena amostragem, baseada na nossa experiência de caminhos que já percorremos em nossas viagens. E devemos confessar, somos trilheiros amadores, então são trilhas que podem ser percorridas em apenas 1 dia, sem necessidade de acampar no final da empreitada.
Mas não esqueça de deixar, no final do texto, a sua sugestão de trilha que você acha imperdível, seja no Brasil ou no mundo.
De qualquer forma, essas dicas de percursos com certeza vão enriquecer suas viagens. Porque fazer uma trilha é essa oportunidade única de entrar em contato maior com a natureza do lugar. Nada melhor do que, no final do trajeto, ter aquela sensação de missão cumprida!
10 Melhores Trilhas no Brasil e no Mundo
Confira essas trilhas incríveis que nós percorremos no Brasil e pelo mundo para inspirar as suas próximas jornadas
1 – Trilha Huayna Picchu e Ponte Inca – Peru
A Trilha Inca é provavelmente uma das melhores trilhas e das mais conhecidas que existem. Mas é uma trilha cara (mais de 400 dólares por pessoa) e que dura 4 dias. Quem volta, traz a ideia de uma das melhores experiências de viagem possíveis.
Mas para quem não tem todo esse tempo, dinheiro ou disposição para fazer a caminhada, existem duas alternativas baratas e mais rápidas para fazer uma trilha em Machu Picchu. A trilha até a montanha Huayna Picchu e a trilha da Ponte Inca possuem visuais de tirar o fôlego. Vale conferir.
- Trilha Huayna Picchu: nível difícil
- Trilha Ponte Inca: nível fácil, mas melhor evitar quem tem medo de alturas
Confira nossos posts sobre a Trilha de Huyana Picchu e a Trilha da Ponte Inca
2 – Trekking no Vale da Morte e Vale da Lua
Uma viagem para o Deserto do Atacama é o sonho de todo viajante de aventura. Um dos passeios mais famosos e cinematográficos do Atacama é até o Vale da Morte e ao Vale da Lua, um lugar de paisagens tão cinematográficas que parece coisa de outro planeta.
Enquanto a maior parte das agências faz um passeio curto até lá, vale apostar no trekking da FlaviaBia Expediciones, que permite uma visita mais aprofundada e inclui um trekking na borda de penhascos e dunas da região. Vale super a pena conferir essa que é uma das melhores trilhas que já fizemos.
- Trekking Vale da Morte e Vale da Lua: nível moderado
Veja como funciona o trekking até o Valle de la Muerte e Valle de la Luna
3 – Trilha Dois Irmãos – Rio de Janeiro
No Brasil, uma das melhores trilhas que percorremos foi até o topo do Morro Dois Irmãos. Esse morro, composto por dois picos, é aquele que se avista da Praia de Ipanema e parece surreal que você pode chegar lá em cima.
O acesso é pela comunidade do Vidigal. A trilha é um pouco cansativa por ser íngreme, mas bem possível de ser feita. Tanto que nos fins de semana e feriados, o lugar fica intransitável de tanta gente. Mas o visual é impressionante: Leblon, Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas e até Niterói podem ser vistos lá do cume.
- Trilha Dois Irmãos: nível moderado
Confira todos os detalhes e como chegar no Dois Irmãos
Fique ligado
Hoje em dia, muitos artigos na internet são impessoais. Os autores não fizeram efetivamente a viagem e trabalham com conteúdo inspirado em outros sites e não em suas próprias experiências.
Você pegaria dicas de viagem com alguém que não fez essa viagem?
Prestigie o trabalho autoral. Todos os artigos do Viagens Cine são baseados em experiências reais e sobre lugares que nós efetivamente visitamos. As fotos e vídeos são de nossa autoria.
4 – Chapada dos Veadeiros: Catarata dos Couros
A Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma região com vários cânions e cachoeiras, somente acessíveis por trilha. Fora da área do parque, mas ainda nos domínios da Chapada dos Veadeiros, a região oferece trilhas para cachoeiras incríveis.
Uma das melhores trilhas do Chapada é a Catarata dos Couros. O acesso de carro tem parte em asfalto e parte em estrada de terra, para depois partir para uma trilha que percorre o curso do rio. Nesse trajeto, são pelo menos três poços imperdíveis. Muita gente pára no primeiro poço, mas o melhor está mesmo no final.
Para maior segurança, é recomendável fazer essa trilha com guia.
Leia mais sobre a trilha da Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros
5 – Trilhas em Ilha Grande – Rio de Janeiro
Ilha Grande fica no litoral sul do Rio de Janeiro. Na ilha não circulam carros, portanto o acesso para todos os lugares é somente por trilhas ou passeios de barco. Por isso, é o destino ideal para quem curte trilhas. Aliás, todas elas são sinalizadas e no início possuem uma indicação de nível de dificuldade e duração. A T14, por exemplo, é a trilha até Dois Rios e foi classificada como pesada. A T15, trilha de Dois Rios até Caxadaço também pode ser percorrida, mas como é muita extensa, recomendável chegar bem cedo.
Para chegar até Lopes Mendes, é preciso encarar duas trilhas: a T10 (de Abraão até a Praia do Pouso, mas que pode ser substituída por um transporte de barco) e a T11 (de Pouso até Lopes Mendes). Nem preciso dizer que todas as trilhas em Ilha Grande têm sua recompensa, não é? Essa é uma das melhores ilhas do Brasil e Lopes Mendes é considerada uma das melhores praias do nosso litoral.
- Trilha Dois Rios: moderada a difícil
- Trilha Lopes Mendes: fácil (para quem encara somente a T11) ou difícil (T10 + T11).
Confira todas as dicas para a Trilha até Dois Rios e a Trilha da Praia de Lopes Mendes
6 – Trilha pelas Calanques do Sul da França – Provence
O desafio é encarar a trilha até a Calanque d’en Vau. Além de um trecho de subida, toda a trilha é repleta de pedras, de vários tamanhos, mas são as mais pequenas mesmo que requerem cuidado. Você pode escorregar ao pisar em alguma delas, pois estão soltas. A trilha inclui a visita a 3 calanques, formações rochosas que criam praias de incrível beleza.
- Trilha até a Calanque d’En Vau: nível difícil
Confira a trilha até as Calanques de Cassis
7 – Trilha até a Praia da Lagoinha do Leste – Florianópolis
Em plena capital Florianópolis, alguns lugares parecem sobreviver à urbanidade. É o caso da praia da Lagoinha do Leste, somente acessível a pé. A trilha é cansativa, mas não muito difícil. Só é preciso tomar cuidado, é comum ver cobras na trilha ou até mesmo na praia. Chegando na praia, a dica é seguir para o lado esquerdo e ver o rio que deságua no mar, ou encarar mais uma trilha, até o topo do Morro da Coroa.
- Trilha Lagoinha do Leste: nível moderado
Leia o post completo da trilha da Lagoinha do Leste
8 – Trilha da Praia do Rosa até Garopaba – Santa Catarina
Essa trilha atravessa várias praias, todas com mirantes cinematográficos. Na Praia Vermelha, ainda em Imbituba, o sinal de telefone já não pega e a praia fica praticamente deserta. O ponto final é na Praia da Ferrugem, em Garopaba, onde o último mirante do percurso garante um visual de perder o fôlego.
- Trilha da Praia do Rosa até Garopaba: nível difícil
Praia do Rosa e um roteiro de trilhas até Garopaba
9 – Trilha da Serra do Espírito Santo – Jalapão
Para chegar no início da trilha já é pauleira, e a partir do nosso acampamento no Jalapão, tivemos que encarar algumas horas de chão de terra e areia em um veículo com tração nas quatro rodas. Pra subir a pé, também não é fácil: o calor de Tocantins castiga e dificulta a subida. Depois da subida íngreme, ainda é preciso caminhar cerca de 30 minutos até o ponto onde as falésias da região se transformam em dunas. E de quebra, contemplar o visual inesquecível para o cerrado do centro do país: uma das melhores trilhas em um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil.
- Trilha da Serra do Espírito Santo: nível difícil
Confira o relato completo da trilha da Serra do Espírito Santo no Jalapão
10 – Trilha Matterhorn
Caminhar pelos campos floridos da Suíça é uma das experiências mais inacreditáveis que você pode viver. Enquanto percorre a trilha, o visual possui cabanas de madeira, sinos de vacas leiteiras e belas trilhas cercadas de flores amarelas. Coisa de papel de parede de computador. Mas como você está ali pertinho, sabe que é tudo de verdade. A trilha segue sempre sob o olhar imponente da Montanha Matterhorn, uma das mais famosas do mundo.
- Trilha Matterhorn: até Zmutt o nível fácil, mas são 400 km de trilhas para todos os gostos e condições
Confira o que fazer em Zermatt e a Trilha Matterhorn
Essas são as melhores trilhas que já percorremos. E para você, quais são as melhores trilhas que você já conheceu. Deixe seu comentário abaixo.
Leia também: Trekking Copacoya no Deserto do Atacama
Confira outras sugestões de trilhas:
- 15 melhores trilhas do mundo segundo a National Geographic no site Terra
- Trilhas em São Paulo no Dicas de Viagem
- Trekking pelo mundo: 10 trilhas espetaculares no Viagem e Turismo
- Trilha até a Praia do Forno e Mirante da Cabocla em Arraial do Cabo
32 Comentários
Olá !
Gostaria de saber se existe algum projeto ou estudo para integrar todas as principais trilhas do país, de norte a sul, como exite em outros países (Estados Unidos, por exemplo).
Trekking que poderia ser feito em várias etapas, parcialmente, ou na totalidade (do Chuí até o norte), em vários dias (ou meses), passando por diversos biomas e relevos, litoral e serra, com graus de dificuldade não muito elevados pra favorecer todo tipo de condicionamento físico.
Saberiam dizer ? Teriam interesse em montar este gigantesco quebra-cabeças ??
Abraços
Oi, Eduardo. Apesar de adoramos trilhas, nossa experiência se restinge mesmo a trilhas de apenas um dia. Mas acho a ideia incrível, de possibilidades de trilhar caminhos pelo país. Agora me chegam à memória algumas travessias mais longas, como a dos Lençóis Maranhenses, a Travessia do Vale do Pati (na Chapada Diamantina), a trilha de volta completa em Ilha Grande e a travessia entre Petrópolis e Teresópolis, mas ainda assim são trilhas em determinadas regiões, que não possibilitam esse cenário de atravessar diversos biomas e relevos. Abraço grande.
Uma trilha incrível e que vale a pena pra quem pode eh subir o monte Fuji no verão.
Subir até seu topo eh uma quase uma imposição para cada cidadão nativo. E para os brasileiros q vivem no país igualmente obrigatório.
Normalmente se sobe durante a noite para apreciar o nascer do sol. Algo que não se esquece.
Opa, adorei a sugestão!!! Tá na lista.
Precisando visitar Chapada dos Guimarães/MT
Quando mais lugar a gente conhece, mais nossa wishlist aumenta.
Todas lindas!!!!! e deixo uma dica de trilhas incríveis que fiz nesta ultima semana na Patagônia Argentina: Sendero Fitz Roy em El Chaltén, Sendero Glacial Martial em Ushuaia e Laguna Esmeralda em Ushuaia também. Uma mais linda (e difícil!) que a outra! mas sem explicação do cenário no caminho e no final da trilha!
Uau, deve ser o máximo. Obrigado pelas dicas Raquel, Patagônia com certeza está nos meus planos de próximas viagens.
bahh tanta trilha e não fiz nenhuma aheuahe a mais proxima seria a lagoinha do leste, mas quando tentei fazer tava chovendo 🙁
Ah sim, com chuva nem vale a pena. Mas agora começa uma boa época para visitar Floripa. Beijos.
Só lugares incríveis Fabio, da sua listinha sou apaixonada pelas 3 primeiras, já visitei os lugares e adoraria fazer as trilhas. São tantos lugares que fica difícil escolher!
Pois é, Flávia. São tantos lugares incríveis, não é. Obrigado pela visita.