Trilha até Lopes Mendes, Ilha Grande: Uma das Melhores Praias do Brasil

Praia de Lopes Mendes Ilha Grande: Uma das Melhores Praias do Brasil

Saiba como chegar e como é a trilha até a Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. A praia é considerada uma das melhores praias do Brasil.

Anualmente, o TripAdvisor divulga o Travellers’ Choice e entre as listas, está a das melhores praias do Brasil. A primeira praia é sempre a Baía do Sancho, mas em 2016, a Praia de Lopes Mendes ocupou a segunda posição.

Antes de ir para lá, é importante conhecer um pouco da praia e de como é o acesso, para não ser pego de surpresa. Muita gente vai até a Praia de Lopes Mendes e não acha grande coisa, porque foi esperando outra coisa. Então vale a pena se informar.

Vamos contar também como chegar na praia e como é a trilha até Lopes Mendes, seja a partir da Vila do Abraão, seja a partir da Praia do Pouso (ponto mais próximo).

Trilha até a Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande

Conheça uma das melhores praias do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Lopes Mendes tem 3 km de extensão, por conta disso é bem fácil encontrar trechos desertos

Chegamos na Praia de Lopes Mendes e o tempo estava nublado. Pior coisa é chegar numa praia lindíssima e o tempo não ajudar.

Fomos até a água do mar e notamos como a água era transparente, mas com tempo nublado, deu até um desânimo. Confesso que fico deprimido com dias nublados.

Começamos a caminhar pela praia, que a partir de determinado ponto, fica praticamente deserta. A praia foi incluída no Parque Estadual da Ilha Grande somente a partir de 2007, antes disso havia planos até de construção de 3 resorts por lá.

E eis que o sol começou a brilhar. E descobrimos, afinal, que Lopes Mendes é, realmente, uma das melhores praias do Brasil.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
O mar cristalino e de lindas cores da praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande

Como Chegar em Lopes MendesPraia de Lopes Mendes, Ilha Grande

Trilha a partir da Vila do Abraão

Existem duas formas principais de chegar em Lopes Mendes. A primeira é por trilha, a partir da Vila do Abraão. É a T10 (Abraão – Mangues – Pouso).

Todas as trilhas de Ilha Grande são numeradas e possuem mapas com o tempo de duração. É ótimo para saber o que você vai encarar pela frente.

A T10 possui uma distância de 6 km e leva cerca de 3 horas para ser concluída. É preciso subir e descer alguns morros, por isso quando eu fiz essa trilha, cheguei muito cansado na Praia do Pouso. Para mim, o nível da trilha é difícil e cansativo e não compensa.

Mesmo assim, caso esteja no pique de trilha, dá para fazer a trilha na ida e voltar de barco, a partir das 15h.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande, uma das melhores praias do Brasil
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande, uma das melhores praias do Brasil

Taxi-boat até a Praia do Pouso e trilha até Lopes Mendes

Como a praia de Lopes Mendes fica no mar aberto, os barcos dificilmente vão até lá. Existe um roteiro chamado Super Sul (que também passa Caxadaço e Dois Rios), mas eu nunca fiz. Recomendo mesmo pegar um barco até a Praia do Pouso (o barco é baratinho, cerca de R$ 30,00 por pessoa, ida e volta).

Os barcos começam a sair às 9h da manhã do cais de turismo da Vila do Abraão. Não é preciso reservar com antecedência, já que o barco sai sempre e em diversos horários, mas também não custa nada a mais comprar o ticket antes, em qualquer uma das agências da vila. O preço é o mesmo.

Confirme os horários disponíveis na ida e na volta.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Eu e Cleber, antes de embarcar no cais de turismo da Vila do Abraão

O trajeto de barco é um pouco lento e monótono. Dependendo do barco, a viagem pode durar até 60 minutos. Se estiver com pouco tempo, procure uma embarcação mais rápida.

Chegando na Praia do Pouso, o destino final do barco, é preciso fazer a T11 (Pouso – Lopes Mendes), uma trilha leve de cerca de 20 minutos. Na trilha, é comum aparecerem macaquinhos, fique atento.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Pier de chegada na Praia do Pouso

Dicas – Lopes Mendes

  • Não há estrutura na praia. O máximo que você irá encontrar é algum comércio ambulante, por isso é recomendável levar comida, bebida e demais apetrechos.
  • Existem algumas amendoeiras na praia, que garantem alguma sombra.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
As sombras das árvores e algum comércio ambulante é a única infraestrutura da praia
  • Chegando na praia, calcule bem seu tempo. Vale a pena caminhar toda a extensão da praia até o canto direito.
  • Nem preciso dizer que o banho de mar é imperdível.
  • Leve repelente e protetor solar.
  • Só para lembrar, leve seu lixo de volta e nem pense em deixar lixo pela trilha. A área faz parte de uma área de proteção ambiental.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Início da trilha para Lopes Mendes
  • Apesar de não haver estrutura em Lopes Mendes, existe um restaurante flutuante na Praia do Pouso onde é possível almoçar. Mas não conte muito com ele: nessa última vez que visitamos, o restaurante estava fechado.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Barcos aguardam os visitantes na Praia do Pouso, ponto de embarque e desembarque

O mar de Lopes Mendes

Lembra quando falamos que o mar da praia de Lopes Mendes era bem transparente. Pois é, a gente entrou no mar para conferir.

Tivemos sorte, pois o mar estava uma piscina. Em geral o mar é mexido, tanto que a praia é bastante procurada por surfistas.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
O mar bem rasinho e tranquilo (naquele dia) da Praia de Lopes Mendes

Como estávamos com a GoPro e com o Dome, um equipamento que permite tirar fotos embaixo e acima da água, a sessão de fotos foi extensa.

Mas como a praia é bem plana, é um pouco difícil registrar a transparência do mar. Só estando lá ao vivo mesmo para você entender porque o povo gosta tanto.

Aliás, li alguns comentários de pessoas dizendo que não acharam a praia grande coisa. Confesso que antes dessa última visita em 2016, eu era uma dessas pessoas.

Por isso fica a dica: pegue um dia de sol e entre no mar. Em uma das águas mais cristalinas que você já viu, você vai entender porque essa praia é tão querida.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Registro feito com o Dome em Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
O tchibum é inevitável
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Fizemos vários registros com a GoPro e o Dome

O símbolo de Lopes Mendes

Lembra que falamos que era bom caminhar até o canto direito? Pois é, no caminho você irá encontrar a bóia gigante de um navio, encalhada.

Um artista carioca chamado Sylvio Cavalheiro (radicado em Ilha Grande) fez um mosaico decorativo que deu um charme para um objeto quase todo enferrujado.

O artista já tem um histórico de transformar lixo e sucata em obras de arte.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
A obra de Sylvio Cavalheiro já virou símbolo da praia de Lopes Mendes

Tirar uma foto nesse objeto peculiar é imperdível.

Mas vale a pena andar até o final da praia, onde há um pequeno riacho que deságua no mar. No extremo oposto, algumas pedras garantem um mirante natural.

Prepare-se para  a caminhada dos 3km de extensão de Lopes Mendes. Nós sempre gostamos de percorrer as praias, de ponta a ponta.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
No canto esquerdo (mais próximo da trilha), algumas pedras formam um mirante natural

A gente se empolgou tanto que tivemos que voltar correndo para não perder o último barco. Mas no final das contas, voltamos com a certeza de ter conferido uma das praias mais bonitas do Brasil, mesmo.

FICHA TÉCNICA:

Passeio: Praia de Lopes Mendes
Direção: Ilha Grande, Rio de Janeiro
Produção: R$ 30,00 ida e volta
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: O mar de Lopes Mendes, cristalino
O pior: O trajeto de barco é monótono e extenso.
Ano: 2016
País: Brasil

Leia também: Como Chegar em Ilha Grande

Onde Ficar em Ilha Grande: Dicas de Hotéis e Pousadas

© 2016 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Fontes:

IlhaGrande.com.br
IlhaGrande.org

17 comentários

  1. Gente, é a segunda vez que ouço falar nesse riacho de Lopes Mendes que desagua no mar. Saí da trilha, fui até o final da praia e nada. O mar estava com tantas ondas que não tive coragem de entrar, um sol da rachar. Tomei banho com água a água que levei.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.