Novidades do Turismo de Berlim e Viena

0
Em março de 2016, fomos convidados para um happy hour de blogueiros em conjunto com representantes do turismo de Berlim e Viena. A proposta do encontro era apresentar algumas novidades da cidade. 

Adoramos a iniciativa. Para nós blogueiros é sempre importante nos manter atualizados sobre quais são as novidades nos destinos turísticos. Aqui no blog, temos séries muito acessadas sobre viagens que fizemos em 2012, 2013, 2014. 

Toda vez que surgem dúvidas na caixa de comentários, vou atrás das informações para prestar uma informação atualizada e de qualidade aos nossos leitores. 

Por isso, seria ótimo que todos os destinos desenvolvessem ações como essa, para que os blogueiros de viagem tenham sempre as novidades na ponta da língua (no caso na ponta do teclado) para informar para a sua comunidade de leitores. Notícias

Novidades do Turismo de Berlim e Viena

Encontro de Blogueiros em São Paulo – Março de 2016

Novidades do Turismo de Viena. Foto: Vienna Info
Palácio de Schönbrunn, símbolo de uma Viena Imperial e Contemporânea

O encontro dos blogueiros com os representantes de Viena e Berlim faz parte de uma turnê pelas cidades brasileiras para promover esses dois destinos em conjunto (eles estão a apenas uma hora de distância, de avião).

As cidades têm muito em comum, mas vale destacar em Berlim e Viena a renomada gastronomia, que vai desde um trailer de rua até os restaurantes estrelados pelo Michelin.

Outro aspecto em comum é o fato das duas capitais serem amplamente gay-friendly. Tanto para Berlim como para Viena, foram distribuídos algumas brochuras e entre elas, vou dar uma olhada com mais atenção nos guias gays de Berlim e Viena.

Entre os destaques para 2016, está a Rainbow Parade em Viena (que ocorre em junho e reune 100 mil pessoas). Eu não sabia que o Príncipe Eugene of Savoy, que viveu no Belvedere Palace (um dos melhores pontos turísticos de Viena), nunca casou e era provavelmente gay, ou que os arquitetos da Vienna State Opera House eram gays.

Berlim também dispensa comentários nesse quesito gay, né? É uma das cidades mais gay-friendly do mundo. Também em junho acontece o Christopher Street Day (que corresponde à nossa parada gay) e o Lesbian and Gay City Festival (a cidade possui uma longa tradição relacionada ao Queer Cinema). A cidade conta até com o Gay Museum no Tiergarten District.

Em se tratando de referências cinematográficas, as cidades também são um prato cheio. Aqui no blog já falamos sobre o filme Antes do Amanhecer, um filme maravilhoso com várias cenas rodadas em Viena. Já em Berlim foram gravados filmes como A Supremacia Bourne, o clássico Asas do Desejo (do diretor alemão Win Wenders) e o excepcional A Vida dos Outros (que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro). E como esquecer de Corra Lola Corra.

Novidades de Viena

O encontro começou com a apresentação de Florian Wiesinger, responsável pelo Relacionamento com a Imprensa do Vienna Tourist Board.

Florian nos apresentou uma Viena imperial e ao mesmo tempo contemporânea (lema, aliás, do turismo de Viena em 2016: “Imperial e Contemporânea”). 2016 marca o 100º ano de morte do Imperador Francisco José I, que faleceu no Castelo Schönbrunn em 1916.

Novidades do Turismo de Viena. Foto: Vienna Info
Ópera de Viena, espetáculos são exibidos ao vivo para público

Em 2015, a cidade foi visitada por cerca de 55 mil brasileiros, com 134 mil pernoites. Em se tratando de números globais, o número de pernoites na cidade teve um acréscimo de 6% e chegou a 14,3 milhões de pernoites.

Entre as novidades do setor hoteleiro, Florian apresentou alguns hotéis novos, boa parte deles se apresentam como prédios antigos convertidos em hotéis. O Hotel Rubie Marie, por exemplo, era uma loja de departamentos, agora reformada.

Os destaques culturais citados por Florian incluem a transmissão das óperas no lado de fora da famosa Ópera de Viena. Turistas e moradores têm a possibilidade de assistir às apresentações do espaço gratuitamente e sem necessidade de reserva. É só chegar, assistir e curtir.

Outro destaque é que a roda gigante Prater completa 200 anos em 2016. Para comemorar, esse famoso ponto turístico (quem assistiu o filme Antes do Amanhecer, deve se lembrar dela) vai ganhar novas gôndolas.

Turismo de Viena. Foto: Vienna Info
A roda gigante Prater comemora 200 anos

Finalmente, vamos destacar também a área às margens do Rio Danúbio como um crescente espaço para encontro de jovens, locação de bares e restaurantes.


Novidades de Berlim

Christian Tanzler, Gerente de Relações com a Imprensa do Visit Berlin, também apresentou recordes de visita. A cidade de Berlim alcançou a marca de 30 milhões de pernoites, crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior.

Novidades do Turismo de Berlim. Foto: Visit Berlin

O Brasil é destaque, com aumento do número de pernoites de 13% em relação ao ano anterior. Foram 78 mil turistas em 2015.

Christian nos trouxe a informação de uma cidade barata, onde a grande oferta de hotéis e restaurantes, faz com que os preços fiquem mais competitivos. Um menu de 3 pratos em um restaurante custa em média 24 euros e o ingresso de uma ópera pode custar apenas 10 euros.

Mas a cidade se destaca no segmento de luxo, com 28 novos hotéis e 26 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin. Um dos destaques é o Hotel Provokateur com uma decoração sensual e burlesca.

Novidades do Turismo de Berlim. Foto: Visit Berlin

Entre os destaques para 2016, estão o esqueleto de 12 metros de Tristan, a ossada mais bem preservada de um Tiranossauro Rex no Naturkundemuseum, a reabertura do Zeiss-Großplanetarium e o Spy Museum, uma experiência para quem quer se aprofundar no mundo da espionagem e se sentir um James Bond.

Fica a dica para quem estiver planejando viagem para esses destinos em 2016, fique de olho nessas novidades. 

Fonte e Fotos:
Turismo de Berlim e Turismo de Viena

Share.

About Author

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.