Praia Brava: Paraíso Escondido em Arraial do Cabo

34

Você conhece a Praia Brava, em Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio de Janeiro?Arraial do Cabo tem belíssimas praias: Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Farol, Praia do Forno, a lista é incrível. Mas em época de alta temporada ou nos fins de semana, essas praias podem ficar bem cheias.

Para quem gosta de lugares mais reservados e selvagens, a Praia Brava é a pedida. Não confundam com a Praia Brava homônima de Búzios.

Nessa Praia Brava em Arraial do Cabo, que fica dentro do Pontal do Atalaia, é preciso fazer uma “trilha” (entre aspas porque a trilha é bem fácil) e depois descer uma escadaria “vertiginosa” (vertiginosa porque você desce encarando o mar fantástico de Arraial do Cabo e pode perder a direção).

Vale conferir esse paraíso, mas para aproveitar melhor a Praia Brava, reservamos algumas dicas e informações para você aproveitar melhor. Vamos lá?

Praia Brava: Paraíso Escondido em Arraial do Cabo

Como Chegar na Praia Brava, em Arraial do Cabo e Dicas para Conhecer Melhor

Praia Brava: Arraial do Cabo
Praia Brava é uma das praias menos conhecidas de Arraial do Cabo: um tesouro escondido

Praia Brava em Vídeo no YouTube

Em vídeo sempre dá para conferir mais detalhes e informações sobre a viagem, né? Dá uma olhadinha no nosso vídeo mostrando um pouco mais sobre o acesso e como é a Praia Brava em Arraial do Cabo.


Praia Brava – Como Chegar

Da Pousada Tanto Mar, onde estávamos hospedados, a caminhada era muito curta. Em menos de 3 minutos já alcançamos um belo mirante para a Praia Brava. Quem vem de carro pode estacionar ali na Rua Castro Neto, conforme o mapa abaixo, ou em frente à pousada mesmo, é tranquilo estacionar pois é uma rua com pouco movimento.

Depois dessa pequena trilha, é só descer a escadaria de pedra (cerca de 300 degraus), que não chega diretamente na praia.

Mas esse trecho da escadaria particularmente me encantou pra caramba. A descida é vertiginosa, íngreme e durante toda a descida você tem a sua frente o mar espetacular de Arraial.

Praia Brava: Arraial do Cabo
Cuidado na hora de descer a escadaria: as cores do mar de Arraial podem deixar você meio atordoado

Além de ser o caminho para a praia, a escadaria também funciona como um mirante incrível. Aliás, mirantes no caminho para contemplar a Praia Brava é o que não faltam.

Apesar de eu ter considerado a trilha e a escadaria bem tranquilas, muita gente reclama. Não é praia recomendada para crianças, pessoas com dificuldade de locomoção ou para quem quer estacionar o carro e já estar pertinho da praia.

Praia Brava - Arraial do Cabo - Como chegar
O acesso até a Praia Brava é através de uma escadaria de pedra com um visual de tirar o fôlego

Como é a trilha

O final da escadaria encontra um trecho de pedras razoavelmente tranquilas de explorar, mas todo cuidado é pouco e alguns trechos estavam molhados e escorregadios.

visual da trilha é impressionante. Mas a chegada na Praia Brava é ainda melhor.

A areia é plana e branquinha e os tons do mar são realmente impressionantes. A praia também conta com uma caverna, mas nada demais.

Não há muito o que fazer na praia, já que o trecho de areia é bem curto (cerca de 200 metros), então o negócio é relaxar e aproveitar o mar, se é que você consegue lidar bem com a água gelada.

Banco de areia na maré baixa. Na maré alta, as diferenças alturas podem se tornar buracos perigosos

Dicas para aproveitar melhor

– Vá na maré baixa, quando a faixa de areia é maior e em alguns momentos até se formam bancos de areia e piscinas naturais.

– Por outro lado, na maré alta, o cuidado deve ser redobrado. Como o mar é muito movimentado, podem surgir vários buracos no mar. Nesse caso, deixe para os surfistas.

– Dependendo da hora do dia, a faixa de areia pode desaparecer.

– Não há nenhuma estrutura na praia nem ambulantes. Se pretende ficar mais tempo, leve sua própria infraestrutura.

– A temperatura do mar é geladíssima.

Confira também outras matérias sobre o Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO: 10 Melhores Praias do Rio de Janeiro

ARRAIAL DO CABO: O que fazer em Arraial do Cabo – Dicas e Roteiro de 4 Dias

Praia Brava: Arraial do Cabo

Share.

About Author

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

34 Comentários

  1. Pingback: 20 Melhores Praias do Rio de Janeiro - Costa do Sol a Costa Verde

  2. Ouvi de locais que lá é uma praia INFORMAL de nudismo. Então se acontecerem de ver alguém peladão lá, não se assutem!

      • Isabella on

        A praia de nudismo a qual ela se refere é em cabo frio, mas também se chama praia brava e o acesso é por trilha, partindo da ilha do japonês, mas não são a mesma. Esta a qual ela se refere também vale muito a pena 😉

  3. Olá Fabio tudo bem? Gostaria de saber como você fez para chegar lá vindo de São Paulo

    • Oi, Ana. Nós fomos de carro até lá, mas também é possível ir de avião até o Rio de Janeiro e de lá pegar um ônibus, ou ainda pegar um ônibus de São Paulo para lá (os ônibus para Cabo Frio são mais frequentes do que para Arraial). Abraços.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.