Ilha do Mel: Trilha de Nova Brasília até Encantadas

Ilha do Mel: Trilha de Nova Brasília até Encantadas

Na Ilha do Mel, no Paraná, as hospedagens e praias se concentram em duas regiões principais: Nova Brasília e Encantadas. As duas são um pouco distantes e facilmente acessadas através de barco.No diário de nosso primeiro dia de viagem, você viu que ficamos em Nova Brasília e de lá conhecemos as praias próximas e o Farol das Conchas, um dos pontos mais famosos da ilha.

Agora no segundo dia, resolvemos fazer a caminhada desde Nova Brasília até Encantadas. Apesar do tempo não ter ajudado muito, ficamos encantados com os mirantes que encontramos no caminho. E chegando em Encantadas, muitas belezas.

Tanto que apesar da facilidade da viagem de barco, recomendo fortemente que você faça essa caminhada de um ponto ao outro da ilha. O que você encontra no trajeto, é compensador. E se estiver cansado, que foi nosso caso, é super tranquilo pegar o balco para voltar ao seu destino inicial.

Ilha do Mel – Trilha de Nova Brasília até Encantadas

Confira essa trilha por algumas das praias e mirantes mais incríveis da ilha

Quem preferir, pode fazer o percurso de bicicleta, mas eu acho que deve ser meio complicado fazer esse trajeto de bike, já que envolve muita subida e trechos sobre a areia.Nosso dia começou com um delicioso café da manhã na Pousada Enseada das Conchas e já nos abastecemos para uma caminhada até a Vila de Encantadas, na Ilha do Mel.

Ilha do Mel: Trilha de Nova Brasília até a Gruta de Encantadas

Início da Caminhada: Praia do Farol

Parte dessa caminhada que faríamos nós já tínhamos feito no dia anterior. Da Praia do Farol, onde nossa pousada está situada, partimos diretamente para a Praia Grande, que é uma das praias mais extensas de ilha. O caminho pode ser feito tanto passando pela Praia de Fora ou por dentro da ilha.

Infelizmente, o tempo lindo que tinha feito no dia anterior cedeu lugar para um dia nublado. Pelo menos não chovia, como é bem característico na ilha.

No final da Praia Grande, o acesso para a praia seguinte é pelas pedras. Por isso, a recomendação é fazer a trilha na maré baixa.

Eu e Cleber atravessando um trecho de pedras entre as praias Grande e do Miguel.

Praia do Miguel

Uma das praias mais desertas e selvagens da ilha, a Praia do Miguel fica num trecho sem nenhuma ocupação. Estamos no meio do caminho entre Nova Brasília e Encantadas.

Uma das grandes atrações de nossa caminhada foi conferir os mirantes do alto dos morros. A Praia do Miguel está cercada por dois morros, portanto a vista do alto estava garantida.

Foi no final dessa praia que encontramos o Morro do Sabão. O nome do morro já assusta: sabão por ser escorregadio. Sorte nossa que não tinha chovido.

Ilha do Mel Morro do Sabão
Morro do Sabão, um dos mirantes do caminho, entre a Praia do Miguel e a Praia do Mar de Fora

Morro do Sabão

Do alto do morro, a vista é perfeita para grande parte da ilha, mas principalmente para a Praia do Miguel e dá para ver até o Farol das Conchas. Uma pena mesmo o tempo estar nublado.

Vista a partir do Morro do Sabão

Além das praias e mirantes, outra coisa que nos encantou foi ver as diversas flores que existem no caminho. No Morro do Sabão tinham alguns caminhos repletos de flores, mas encontramos elas brotando até no meio da areia. Lindo.

Ilha do Mel: Trilha de Nova Brasília até Encantadas

Ilha do Mel O que fazer Praias
As flores estão distribuídas pelos caminhos da Ilha do Mel
Trevos nascem na areia da Praia de Fora das Encantadas

Praia de Fora das Encantadas (Mar de Fora)

Quando cruzamos o Morro do Sabão, tivemos imediatamente aquele impacto com mais uma paisagem cinematográfica da Ilha do Mel.

Do alto do morro avistamos a Praia de Fora das Encantadas, linda. Um pequeno curso de água segue em direção do mar e a vegetação cresce transformando a areia em tons verdes.

Ilha do Mel Praia de Fora Encantadas
Toda a extensão da praia de Fora das Encantadas e a vegetação que cresce na própria areia
Praias da Ilha do Mel
No canto esquerdo da praia, outro morro para explorar: a Ponta da Nhá Pina

As trilhas são tranquilas para serem percorridas e há uma descida com degraus até a praia. Novamente, demos sorte mas dizem que o caminho é bem escorregadio. No nosso caso, achei que estava tranquilo.

Ilha do Mel: Trilha de Nova Brasília até Encantadas

Ilha do Mel: Trilha de Nova Brasília até Encantadas

Ilha do Mel Praias

Ponta da Nhá Pina

Dali caminhamos até a Ponta da Nhá Pina, um lugar com outro mirante incrível para as praias da região. Tiramos várias fotos por lá.

Cleber e eu em mais um mirante da Ilha do Mel
Melhores Praias Ilha do Mel - O que fazer
Praia de Fora das Encantadas vista a partir da Ponta da Nhá Pina
No alto do morro, duas cruzes e mais cenários cinematográficos

Na praia, um aspecto interessante. Construíram uma “praça de alimentação” de frente para o mar, com alguns bares e restaurantes. O lugar é bem feinho, não nos animamos a ficar por lá.

Praça de Alimentação Ilha do Mel
Praça de alimentação na Praia de Fora das Encantadas
E a gente ficou muito feliz quando o céu ficou finalmente azul e o tempo abriu

Gruta das Encantadas

Chegou finalmente a hora de alcançar um dos cartões postais da Ilha do Mel.

Como nos demoramos demais na caminhada (entre 1h30 a 2h), nas paradas nos mirantes e nas fotos, eu estava um pouco preocupado em alcançar a gruta ainda na maré baixa. Para entrar na gruta, é preciso chegar com a maré baixa.

Felizmente chegamos na gruta e a maré ainda estava baixa, o que permitiu que a gente entrasse na gruta e tirasse várias fotos.

O que mais a gente gostou foi fotografar a gruta de dentro, mostrando o desenho com o céu de fundo. As nossas sombras ficaram bem interessantes nas fotos.

O acesso até a Gruta das Encantadas é feito por um trapiche de madeira
 

Ilha do Mel Gruta das Encantadas

Gruta das Encantadas vista do lado de fora 
O que fazer na Ilha do Mel
Gruta das Encantadas vista do lado de dentro
Trapiche Ilha do Mel Encantadas
Trapiche de madeira dá acesso à Gruta das Encantadas

Encantadas

Caminhada concluída e Gruta das Encantadas conhecida, fomos até a Vila das Encantadas para procurar um lugar para almoçar.

Ao contrário de tudo o que tínhamos lido na internet, achamos Encantadas bem melhor estruturada do que Nova Brasília. O supermercado de Encantadas entrava em contraste com a janelinha que a gente comprava produtos em Nova Brasília. Lembrando que não circulam carros na ilha.

Outra coisa legal em Encantadas é que havia vários lugares para comer à beira mar. Mas ainda assim, acho que tanto Nova Brasília como Encantadas são legais para ficar.

Ilha do Mel Encantadas
Vila de Encantadas, um lugar para esquecer da vida e só focar na natureza
O mar calminho da praia em Encantadas

Finalmente, chegou a hora de voltar. Os barcos saem de hora em hora para Brasília e a viagem de volta foi bem tranquila.

Ilha do Mel Barco Brasília Encantadas
Ponto de embarque para Nova Brasília, os barcos saem praticamente de hora em hora
Ilha do Mel Barco
No barquinho de volta para Nova Brasília


© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor. 

Veja todas as postagens da Ilha do Mel

Nota: Nossa hospedagem recebeu uma cortesia parcial da Pousada Enseada das Conchas, mas as opiniões representam a nossa livre expressão e experiência sobre o local.

Tags:

12 comentários

  1. Show de bola esse post, lindas imagens, fui apenas 1 vez para ilha e fiquei em Brasília, estou pensando em ir na semana que vem que antecede a Páscoa mas dessa vez quero fazer essa mesma trilha até a gruta achei muito legal, só uma dúvida, vc aconselha ir de tênis ou pode ser de chinelo mesmo, já que
    citou que tem pontos escorregadios, abraço!!!

  2. Olá, sua matéria me deixou bem aliviada, pois escolhemos uma pousada em Encantadas, e foi bom saber que não irei me arrepender (pois os murmurinhos são de que Brasília é melhor). Gostaria de saber de vc, até que horas acha que conseguimos tirar fotos na Gruta antes da maré subir, viajo no próximo feriado em outubro. Parabéns pelas fotos, simplesmente incríveis!!

    1. Oi, Vandre. Dá tempo sim, saia bem cedo e planeje bem o tempo. Ao chegar no final da ida, veja em quanto tempo fez e já calcule o tempo que irá levar na volta. Nós acabamos voltando de barco para ficar mais tempo em Encantadas e relaxar um pouco. Abraços.

  3. Boa tarde, qual o valor do trajeto de barco de encantadas para brasilia?
    Estou indo para um bate volta e vou ficar em encantadas, porem quero visitar o farol das conchas
    Obrigada!

  4. Oi, Maglu. Pois é, preferimos deixar essa opção já que muitos não gostam de se identificar mesmo. Mas ainda bem que você deixou a mensagem assinada, alguns não assinam e tenho que responder para um anônimo rs.

    O Estacionamento Portal do Mel, que fica ao lado do Terminal de Embarque para a Ilha, nos foi recomendado pela Pousada Enseada das Conchas, onde ficamos. Procurar pela Dona Lucia (41) 9174-1479. Caso opte por outro estacionamento, é sempre bom não deixar as chaves. Abraços.

  5. Fabio, nos interessamos muito por sua sugestao. Gostaríamos de ir à Ilha do Mel em final de fevereiro/principio de marco, pois estaremos a caminho do Sul.
    Gostaríamos, se possível, que nos desse uma sugestao para estacionar o carro, num lugar seguro, talvez uma garagem, pois estaremos com bagagem e tranqueiras de 4 adultos. Seria muito desagradável voltar da ilha e nao encontrar nem o carro e/ou nossa bagagem.
    Agradecemos por qualquer dica.

    Maglu

    PS. Acho muito bom que vc permite comentar como anonimo. Nem todo mundo, como eu, está registrado em redes sociais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.