O blog começou mesmo em fevereiro de 2012, fiz algumas postagens mas faltou motivação e fiquei os 4 meses subsequentes sem postar nada.
Foi de julho para agosto de 2012 que resolvi retomar os trabalhos e continuar o blog com postagens frequentes. Não me lembro exatamente o que me motivou a continuar e seguir com mais perseverança dessa vez. Provavelmente foi a repercussão de meu canal de vídeos do Youtube, no qual consegui aumentar cada vez mais a quantidade de acessos e receber comentários de pessoas que eu não conhecia, mas que estimulavam o meu trabalho.
1 Ano de Trabalho – Blog Viagens Cinematográficas
Sobre os Comentários e o Aplauso do Ator-Autor
por Fábio Pastorello
Fernando de Noronha foi uma de nossas primeiras postagens |
Meu vídeo de Fernando de Noronha foi esse motivador. Hoje ele já conta com mais de 50.000 visualizações, mas começou pequeno, e tenho muito a agradecer ao incentivo dos amigos e das pessoas que eu não conheço, mas que gentilmente deixam comentários no Youtube.
Na sequência, veio uma safra muito boa de viagens, que começou com a Chapada dos Veadeiros em julho de 2012, uma viagem que me motivou a compartilhar minhas experiências em virtude de algumas dificuldades que encontrei.
Logo depois, em setembro de 2012, veio a maravilhosa viagem ao Peru, que foi uma viagem complicada de estruturar, mas que graças ao conteúdo de outros blogs de viagem, eu consegui planejar e montar todo o roteiro. Novamente, senti vontade de compartilhar as experiências.
Peru, uma viagem com logística complicada, que outros blogs de viagem me ajudaram a planejar, mas lógico também senti vontade de compartilhar minhas próprias experiências |
A quantidade de visualizações ainda era pequena, mas alguns comentários pipocavam e, embora poucos, me motivaram a seguir adiante.
Escrever um blog pode ser uma tarefa solitária. Às vezes eu me imagino como um ator, fazendo um espetáculo em um palco, com as luzes apagadas. Você não consegue ver quantas pessoas há na platéia, mesmo assim você continua interpretando. Imagine se ao final da peça o público ficasse simplesmente em silêncio, no escuro.
Mas se no final da apresentação, uma pessoa aplaude (ou um comentário), já é uma motivação. Se uma outra pessoa também aplaude, vai ficando mais bonito. Quanto mais pessoas aplaudem, mais bonito fica o aplauso, e melhor a gente se sente com o feedback recebido.
Por isso faço questão de responder todos os comentários. Mesmo para postagens com vários comentários, cada comentário adicional é um aplauso a mais, tornando o trabalho mais bonito.
Não que eu goste apenas de elogios. Críticas e sugestões também são uma forma de aplauso, são elas que também avançam e melhoram a qualidade de nosso trabalho.
Mas novamente, se uma peça termina e você tem alguma restrição em relação ao trabalho do ator, do diretor ou do texto, você não irá ficar em silêncio no escuro, sem aplaudir, irá?
Depois vieram as viagens de Cancun, Ceará e outras viagens antigas, como por exemplo ao Maranhão, que graças ao meu hábito de fazer diários de viagem, consegui transportar para o blog com alguma riqueza de detalhes.
Ficamos felizes com o crescimento gradativo do blog. Hoje são cerca de 5.000 visitas mensais e 11.000 visualizações/mês. Ainda é pouco perto de outros blogs maiores e com mais tempo de vida, mas já é estimulante saber que tanta gente passa por aqui.
As visitas duram em média 4 minutos, pelo menos as pessoas estão acessando e ficando um pouco mais por aqui. Em tempos de internet e excesso de informações, ganhar 4 minutos do seu tempo realmente é algo para se comemorar.
A diferença entre visita e visualização é que, numa mesma visita ao blog, a pessoa pode visualizar a mesma página mais de 1 vez.
E tem lá cerca de 300 comentários no blog. Tá certo, provavelmente metade deles são os meus comentários de resposta… rs. Poderia ser mais, né?
A série de postagens sobre Cancun, que aliás ainda não terminei, é hoje um dos nossos conteúdos mais acessados |
Hoje já tenho postagens no blog com muitas visitas, enquanto outras começam (e permanecem) pequenas. Não dá para acertar sempre, e nem sempre a quantidade de acessos é indício de qualidade. É um misto de qualidade, a indexação realizada que levou teu post a uma boa classificação no ranking do Google e um destino mais procurado.
O blog ganhou novo visual, domínio próprio e também busquei associações a entidades de blogs, que buscaram o intercâmbio de informações para melhorar ainda mais o trabalho.
Enfim, ainda temos muito o que melhorar e crescer (espero!), mas é certo que tenho muito a agradecer ao incentivo de você que acessa nossas viagens, aos amigos, aos conhecidos e aos desconhecidos, e mais ainda para você que deixa um comentário, que rompe o silêncio e faz eu ouvir o seu aplauso, que é fundamental não somente para o trabalho do ator.
O autor do blog também tem seu lado ator. 🙂
Obrigado.
4 Comentários
Oi, Luciana. Muitíssimo obrigado por colaborar!!! Principalmente com suas visitas, rs. É assim aí! 🙂
Bom,, em relação às notificações, é um problema sério mesmo, por enquanto busquei algumas saídas, mas vou buscar outras melhores.
Para você receber notificações de resposta aos seus comentários, só é possível se você não comentar como anônimo. Quando o comentário é como anônimo, não há como o blog saber o seu e-mail para enviar uma notificação.
Se você selecionar uma das opções na caixa "comentar como" (que pode ser conta do google, wordpress, etc), vai aparecer uma mensagem "Inscrever-se por e-mail". Se você selecioná-la, será automaticamente notificada quando o post receber qualquer novo comentário.
Se você também tiver interesse em receber notificações a cada nova postagem do blog, por e-mail, no lado direito dessa página, há uma caixa "Siga por e-mail", onde você digita o e-mail, receberá uma mensagem para confirmar o cadastramento (é preciso clicar no link para confirmar) e a partir daí receberá e-mails a cada nova postagem.
Abs e sinto que o procedimento não seja mais simples, mas vamos buscar saídas melhores. Mais uma vez obrigado pelas visitas e pelos comentários. Fábio
Fabio, parabéns por 1 ano de trabalho!
Minhas visitinhas também estão crescendo rsrs Gostaria de deixar uma sugestão,Vamos lá: O site não informa quando vc (Fábio) responde aos nossos comentários ou quando alguem(terceiros)responde também, isso é bacana pq qndo recebo o email, volto no blog pra ler a resposta e aproveito para conferir as novidades! Tem um blog de uma menia (Thais Zundt – não tô fz propaganda, pq não a conheço)que funciona assim… o processo só Deus sabe… mas em fim, é minha dica! 🙂
bjinhos luciana
Oi, Fernanda. Obrigado, essa foto de Fernando de Noronha está entre as minhas preferidas. Que bom que vc está aumentando o tempo de visita… hehehe… Abs e obrigado pelas visitas e pelo comentário. 🙂
Parabéns! E que foto LINDA é essa de Fernando de Noronha hein?? Eu definitivamente preciso aprender mais sobre fotografia rs Ah, eu provavelmente devo aumentar e muito o tempo médio de visita nos blogs que sigo pq tenho mania de abrir várias janelas e ai ir lendo e fechando rs Ai o 1o que abri acabo fechando umas 4h depois hahahaha